As nuances da formação de pepinos em estufa

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Regras gerais
  3. Esquemas básicos
  4. Características da formação de diferentes variedades
  5. Cuidados de acompanhamento
  6. Possíveis erros

Pepinos deliciosos e crocantes são sempre bem-vindos na mesa de jantar. Esses vegetais costumam ser consumidos frescos, mas também são usados ​​em saladas, lanches e outros pratos. Muitas pessoas preferem pepinos em conserva ou em conserva, cujo sabor é revelado de uma nova maneira. Dado o clima instável e frio em muitas regiões do país, muitos jardineiros cultivam esta cultura em estufas.

Cuidar de uma planta dentro ou fora de casa é diferente, então você precisa estar familiarizado com certos recursos desse processo.

A necessidade de um procedimento

Ao cultivar qualquer safra de frutas, você precisa criar condições adequadas para ela que promovam o desenvolvimento ativo e a frutificação regular. Alguns residentes de verão acreditam que a formação de pepinos em uma estufa a partir de policarbonato ou outros materiais é um procedimento opcional. Jardineiros experientes observam que esse procedimento afeta muito o rendimento, especialmente se as mudas foram plantadas em estufas. Em tais condições, é difícil para os insetos polinizarem.

As plantas vão se entrelaçar umas com as outras se não forem retiradas do solo a tempo e pinçadas. Como resultado, as mudas se transformam em uma bola e é difícil para as abelhas chegarem às flores que florescem. E também o contato com o solo pode provocar o desenvolvimento de infecções fúngicas, e insetos perigosos chegarão facilmente à colheita e a estragam.

A formação competente de arbustos permitirá que você lide com os seguintes problemas:

  • o risco de contrair doenças é significativamente reduzido;
  • o processo de coleta de vegetais torna-se mais fácil;
  • é mais difícil para as pragas chegarem aos frutos;
  • os insetos polinizadores são mais fáceis de cumprir com sua tarefa;
  • as plantas não se entrelaçam e não bloqueiam o acesso umas das outras aos raios solares;
  • o espaço na estufa é limitado, e a formação permitirá que você use o mais eficientemente possível;
  • a moldagem competente contribui para o correto crescimento e desenvolvimento das plantas.

Regras gerais

Antes de começar a trabalhar, você precisa saber como formar corretamente um pepino. Em primeiro lugar, as plantas são amarradas de modo que fiquem acima do solo e comecem a crescer. Uma corda ou fio é adequado para fixação. A liga é realizada assim que a altura da muda atinge 30 centímetros, e nela surgem 4-5 folhas maduras. Se nesta fase o trabalho ainda não foi feito e a planta já está espalhada no solo, é preciso levantar a videira com cuidado, desembaraçá-la e fazer uma liga. O principal é que a haste permaneça intacta. Para prender perfeitamente a videira, é necessário amarrar um laço ao redor do caule na região da terceira folha. A outra extremidade é conectada à barra da estufa. Deixe a corda ceder um pouco ao redor da planta e não deve ser apertada demais para evitar danificar a planta. No processo de crescimento, o caule principal ficará maior e um barbante apertado apenas interferirá nele. A planta é guiada em torno do fio.

A próxima etapa obrigatória é a fixação. Além do caule principal, a planta pode formar processos adicionais nas axilas das folhas. Eles são chamados de enteados e sua poda é chamada de beliscar. Eles tiram nutrientes e força da planta, então você precisa se livrar do crescimento desnecessário imediatamente.Se os enteados forem deixados, os frutos não receberão a quantidade necessária de microelementos úteis, como resultado, o rendimento é prejudicado. Os vegetais precisam receber tanta nutrição quanto o tronco principal. O processo de remoção dos processos laterais é realizado por pinçamento. É melhor fazer o trabalho de manhã cedo, para que à noite a planta tenha tempo para se recuperar... A ferramenta de jardinagem usada deve estar limpa e afiada, caso contrário, uma infecção pode entrar na planta.

Os arbustos de pepino são formados 2 semanas após a transferência das mudas para um local de cultivo permanente. Nesse período, eles também se livram de bigodes e enteados desnecessários, que se formam na região de 4 a 6 nós.

Esquemas básicos

Os especialistas desenvolveram diferentes formas de formação de plantas:

  • em uma haste;
  • em duas hastes;
  • arbusto com rebentos frutíferos laterais.

E também o processo de trabalho é influenciado pela maneira como uma determinada variedade é polinizada.

Existem os seguintes tipos:

  • não polinizado;
  • autopolinização (tais espécies são capazes de polinizar de forma independente devido à presença de flores de ambos os sexos e produzir uma rica colheita a cada estação);
  • espécies polinizadas com insetos.

Como regra, nas plantas do segundo grupo, os ovários aparecem no caule principal, por isso é melhor cultivar o arbusto em um caule. Portanto, ocupará um mínimo de espaço e todas as frutas estarão claramente visíveis. As plantas podem ser facilmente inspecionadas quanto a sintomas de doenças e pragas. As variedades do terceiro grupo diferem significativamente das variedades autopolinizadas, pois não formam ovários na parte central. Por este motivo, é aconselhável moldar em vários talos.

Você pode determinar a qual espécie esta ou aquela variedade pertence pelos botões. Se eles têm ovários, você tem uma cultura autopolinizada. Isso significa que você pode escolher com segurança a opção em uma haste. Caso contrário, você precisa esperar até que outros brotos apareçam e escolher um método no qual a planta seja moldada em um arbusto.

Uma haste

As instruções passo a passo parecem muito simples. Pedicelos, bigodes e ovários são completamente removidos das primeiras cinco folhas. Nos subseqüentes, apenas os ovários são preservados, além de eliminar o crescimento excessivo remanescente.

Duas hastes e brotos laterais

A planta é pinçada somente após o aparecimento de duas folhas crescidas. Depois de um tempo, a planta já se desenvolverá em dois caules. Cada um deles é amarrado separadamente um do outro e cruzado nas laterais. O processo de formar arbustos de pepino enquanto preserva os brotos laterais é semelhante à opção de um caule. Neste caso, também são cortados todos os enteados disponíveis, que cresceram nas primeiras 4 axilas das folhas. Certifique-se de amarrar a haste principal à treliça.

Na área da quinta folha, o enteado é salvo e, após o aparecimento da primeira folha, eles o beliscam. Este esquema é usado para tratar toda a planta. Cada quinto enteado é deixado e o resto é removido. Nota: jardineiros experientes aconselham não cortar, mas cortar os brotos para não prejudicar a planta. Um empurrão muito forte pode quebrar o caule. Ao estudar as características de cuidar de pepinos, você pode encontrar o termo - cegamento. Este é o processo de eliminação dos ovários ou protuberâncias nos seios da folha.

As plantas ficam deslumbradas com mais frequência quando a parte inferior do arbusto é formada.

Características da formação de diferentes variedades

Você também deve levar em consideração as peculiaridades do cultivo de inúmeras variedades de pepinos. O cumprimento das regras de formação estabelecidas permite atingir o rendimento máximo.

Híbridos partenocárpicos

As espécies pertencentes a esta categoria diferem dos pepinos varietais pela forte ramificação e crescimento rápido. Essas características devem ser levadas em consideração no plantio e cultivo de híbridos partenocárpicos.

O fluxo de trabalho é assim.

  • A primeira etapa é processar a parte inferior da planta (o intervalo do primeiro ao quarto nó)... Todos os ovários, enteados e bigodes encontrados nas axilas das folhas são removidos com cuidado.Jardineiros experientes chamam essa parte do arbusto de lugar cegante.
  • O processo não termina nesta fase.... Assim que as plantas começam a envelhecer, a folhagem amarelada aparece na videira. Também é descartado para evitar o espessamento. Caso contrário, o processo de troca de oxigênio será interrompido. Na folhagem densa, as doenças e infecções se desenvolvem mais rapidamente.
  • Ao passar para a próxima camada, que cobre a área de 5 a 7 folhas, apenas os ovários são deixados, removendo todo o resto. Eles serão a primeira colheita. Os enteados eclodem assim que se tornam perceptíveis, de forma que a planta não tem tempo para gastar energia com eles.
  • Agora você deve subir pelo caule (de 8 a 10 folhas). Nesta parte, apenas as antenas são descartadas. Os enteados ficam intactos e, à medida que crescem, procede-se ao beliscão. Em cada um deles, apenas um ovário e uma folha adulta são deixados.
  • Ao passar para outra camada (de 11 para 13 folhas), a mesma moldagem é realizada, como no parágrafo descrito acima, com uma diferença - depois que o enteado foi beliscado, sobraram 2 ovários e folhas.
  • Subindo no caule (de 14 para 16 folhas), continue a fazer o trabalho de acordo com o esquema acima, mas mantendo já 3 folhas e ovários em cada um dos enteados.
  • A última camada deve ser contada a partir da folha 17... Aqui, o número máximo de folhas e ovários (4 pedaços cada) são deixados no enteado, que mais tarde se tornarão frutos.

Nesta fase, o trabalho não termina, sendo necessário iniciar o processo de formação dos pés de pepino na latada. Se um crescimento denso e longo se formou, que já ultrapassou o elemento de fixação, ele deve ser cuidadosamente jogado sobre o suporte de arame. Portanto, a planta continuará a crescer para baixo. Assim que a distância do arame ao ponto de crescimento for de cerca de 60 centímetros, a videira deve ser beliscada. Este procedimento simples ativa o processo de formação de novos enteados, um dos quais será uma continuação do cílio principal.

Esta parte da bucha também deve ser pinçada, mas somente quando seu comprimento for de pelo menos 0,5 metros.

Buquê, cacho e pepinos do arbusto

Um fluxograma de trabalho separado foi desenvolvido especialmente para essas variedades. De 3 a 12 ovários crescem nas axilas das folhas. Essa quantidade será suficiente para uma colheita completa. Jardineiros experientes recomendam a formação de haste única.

O processamento da planta é o seguinte.

  • Ao cuidar de mudas jovens, você precisa se livrar de todos os botões, processos laterais e bigodes que crescem até 4 nós. Isso ajudará os arbustos a se desenvolverem rapidamente no estágio inicial, e o excesso de massa da planta apenas sobrecarregará o arbusto.
  • Depois disso, vale a pena inspecionar toda a planta como um todo, passando do nível inferior para o topo... No processo de trabalho, todos os enteados e bigodes são cortados.
  • Assim que o chicote cresce até a treliça, ele é jogado sobre ela, mudando a direção do crescimento. Assim que se aproximar da superfície do solo a uma distância de 25 centímetros, efetua-se o pinçamento.

Nota: dada a enorme variedade de variedades, mesmo os jardineiros experientes têm dificuldade em fazer a escolha certa, quanto mais os iniciantes. Espécies partenocárpicas com ovários tipo buquê são muito procuradas. As principais vantagens dessas variedades são o alto rendimento e a facilidade de atendimento, dada a formação do arbusto.

Variedades polinizadas por abelhas

Essas variedades têm certas características que devem ser observadas durante o processo de formação. Na parte central da planta crescem flores de tipo masculino, as chamadas flores estéreis. Os especialistas aconselham realizar a formação em vários talos, o que contribuirá para um bom rendimento.

O fluxo de trabalho passo a passo é assim:

  • o pinçamento do caule principal é realizado sobre a 5ª folha;
  • depois de amarrado com barbante;
  • à medida que cresce, vão surgindo processos laterais no arbusto, que se fixam nas treliças vizinhas, posicionados em um ângulo de 60 graus em relação ao fuste principal;
  • bigode e enteados desnecessários são aparados periodicamente;
  • assim que os brotos crescem para uma treliça horizontal, eles são enrolados várias vezes, assim que os caules crescem um pouco mais, devem ser pinçados.

Espécie indeterminada

Este grupo inclui variedades antigas bem conhecidas da maioria dos agrônomos. Via de regra, são arbustos longos, mais convenientes para o cultivo em estufas. A maior parte do fruto é formada nos processos laterais. Por este motivo, a formação realiza-se em vários ramos.

Esquema do trabalho passo a passo:

  • o topo do caule principal pode ser pinçado somente depois que 5 folhas aparecerem nele;
  • depois a planta forma dois brotos, que devem ser partidos nas laterais e fixados separadamente;
  • no futuro, eles são enteados;
  • depois que os caules crescem até a treliça, eles são cuidadosamente jogados para o lado, como é o caso de outras plantas altas;
  • cortar a videira a uma altura de cerca de um metro da superfície da terra;
  • essas ações levarão ao fato de que a planta começa a ramificar fortemente.

Alguns jardineiros fazem isso de maneira diferente. Depois de beliscar o caule principal, todos os processos laterais são deixados, mas cada um deles deve ser ligeiramente encurtado (após 2-4 folhas). O desbaste da coroa é realizado conforme necessário. Nota: características adicionais do desempenho do trabalho podem ser indicadas na descrição de uma variedade particular, portanto, antes de crescer, você deve se familiarizar com suas características. Variedades europeias, chinesas, americanas e outras são cultivadas dentro das fronteiras da Rússia.

E também as informações necessárias podem ser solicitadas aos produtores de sementes. No site do fabricante, você deve procurar uma variedade específica (por exemplo, o pepino "Masha") e descobrir qual método de formação é mais adequado.

Cuidados de acompanhamento

Formar um arbusto não é um processo único. O trabalho é realizado em várias etapas durante o desenvolvimento da fruticultura e pode ser demorado.... As plantas devem ser inspecionadas regularmente para avaliar sua condição e a densidade da massa verde. A liga deve ser suave e sem o uso de pinças rígidas que podem prejudicar a videira.

Possíveis erros

O principal erro dos agrônomos está na escolha errada do método de conformação do arbusto, e na hora da colheita, no lugar dos frutos, o jardineiro obtém uma densa massa vegetal. E também alguns jardineiros cometem erros no processo de trabalho, por exemplo, usando uma ferramenta de jardinagem inadequada ou fixando a videira com um arame duro que pode facilmente danificar a planta.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário