Por que os pepinos não crescem na estufa e o que fazer?
Se ficar óbvio que os pepinos do efeito estufa não estão obtendo o desenvolvimento adequado, é necessário tomar medidas de emergência antes que a situação saia do controle. Para traçar um plano de execução das medidas de resgate, é importante estabelecer a causa do fenômeno negativo.
Não é à toa que o pepino é considerado uma cultura extravagante, pois uma série de erros agrotécnicos podem levar à ausência da colheita esperada. Essas dificuldades levam ao fato de que muitos amadores se recusam a criar essa cultura completamente. No entanto, proprietários intencionais de terrenos privados compreendem metodicamente a tecnologia de cultivo de pepinos em estufa, alcançando os resultados mais otimistas.
Má composição do solo
A composição fértil do solo seca com o tempo, o que se torna a principal razão pela qual os pepinos não crescem em estufas. Para isso, o principal é repor sistematicamente a composição do solo com aditivos especiais. A renovação completa da composição do solo é realizada a cada 3 anos. Para isso, é necessário retirar a camada superior até uma profundidade de cerca de 25 cm, substituindo-a por uma composição fresca enriquecida com húmus, areia e turfa.
Acontece também que, após a floração, os frutos jovens se fixaram com sucesso, mas em vez do desenvolvimento esperado, de repente começam a secar e cair. Isso sugere que as plantas precisam de alimentação periódica, especialmente se você tiver que lidar com solo marginal. Nesse caso, a primeira alimentação é realizada diretamente no momento do plantio das mudas.
Para isso, adiciona-se às covas de plantação húmus ou turfa diluídos no solo.
Condições inadequadas
Se o plantio for muito apertado, as plantas têm que resistir à competição, o que reduz significativamente o seu ritmo de desenvolvimento. Como resultado, eles não apenas crescem lentamente, mas às vezes desaparecem completamente. O indicador quantitativo do rendimento pode ser afetado negativamente por ventilação insuficiente ou luz baixa. Esses motivos são eliminados pela natureza regulamentada do plantio, quando 20 cm são mantidos entre os brotos, e 60 cm são deixados para o espaço entre filas.
O controle da temperatura é considerado outra condição importante para o pleno desenvolvimento da cultura. A diferença ideal entre a temperatura do ar diurna e noturna deve ser de +25 e +15 graus, respectivamente. Se a temperatura cair abaixo de +15 graus, as plantas sofrerão de crescimento lento e má formação de ovários. Além disso, a fruta pode assumir uma forma distorcida (torcida). Se o aumento da temperatura ultrapassar o limite de +30 graus, o processo de fertilização será interrompido e os ovários deixarão de se formar.
Falta de fertilizantes
A falta de fertilizante pode fazer com que as mudas morram e as plantas plantadas caiam e não se desenvolvam. Se isso não aconteceu, e todos os brotos após o plantio estiveram bem, você não deve parar de alimentar, para que o crescimento não pare. Às vezes, até mesmo pepinos adotados com sucesso morrem posteriormente.
O sistema de alimentação mais eficaz é considerado a alternância periódica das variedades dos elementos introduzidos. A ênfase principal está na proporção de nitrogênio para fósforo no solo.
Você deve saber que um excesso do componente de nitrogênio leva ao desenvolvimento ativo das copas, e a planta não tem força para frutificar plenamente. As folhas tornam-se de cor verde brilhante e diferem no tamanho. Mas a atividade de formação do ovário é visivelmente reduzida, a maioria das flores desabrocham em vão.
Um alto teor de nitrogênio é acompanhado pela falta de fósforo, além de potássio, de que a planta necessita para a formação e o desenvolvimento dos frutos. Em cada estágio de desenvolvimento, a planta necessita de uma certa composição de alimentação, dependendo da fase atual de crescimento.
Raiz
Para alimentar as raízes, são utilizadas misturas secas ou substâncias líquidas. Composições de minerais secos devem ser aplicadas ao solo durante o período de cultivo em massa - após o término das geadas de inverno, bem como na época do plantio, adicionando-se uma pequena quantidade em cada cova. As soluções líquidas são muito mais eficazes para uso durante o período de desenvolvimento ativo da planta, devido à capacidade de assimilar rapidamente. Ao aplicar o curativo superior, você deve confiar nas instruções e conselhos dos jardineiros para um medicamento específico.
Foliar
O curativo foliar permite manter a vitalidade da planta durante a transição para a próxima fase de desenvolvimento. Eles são produzidos na fase de crescimento ativo, na época da floração, bem como na fase de frutificação. Este intensificador melhora a eficiência do crescimento e a capacidade de formar e desenvolver frutos. A irrigação é realizada a uma taxa de fluxo de 100 ml de composição ativa por 1 m2.
Manchas de sal que podem se depositar na folhagem devem ser removidas com cuidado.
Tratamento de doenças
Várias doenças causadas por fungos patogênicos podem levar a sérias dificuldades no desenvolvimento dos pepinos. O fungo vive e se desenvolve no solo, de onde posteriormente ataca a planta. O desenvolvimento descontrolado de organismos fúngicos leva à destruição da cultura.
Cladosporium
Para evitar que as plantas sofram desta doença, é recomendável tomar medidas para prevenir a propagação do patógeno. Para isso, você deve seguir algumas recomendações:
-
fornecer ventilação sistemática da estufa;
-
não deixe resíduos vegetais nos canteiros;
-
não use água fria e técnicas de aspersão para irrigação.
Quando aparecem os primeiros sinais da doença, é necessário suspender a rega por um período de 5 dias. Durante este período, as plantas são tratadas com uma composição de um por cento de uma mistura de bordeaux ou oxicloreto de cobre com um teor de 0,4%.
Podridão radicular
Para prevenir o desenvolvimento da podridão radicular, as seguintes condições devem ser criadas:
-
observar a distância regulada entre as culturas;
-
remova resíduos de plantas do solo a tempo;
-
exclui a rega com água fria.
Aos primeiros sinais de aparecimento da doença, é necessário tomar medidas que estimulem o desenvolvimento de novos processos radiculares. Para isso, um solo fértil de 5 cm de profundidade é colocado em cada planta, o que permitirá que os pepinos se enraízem novamente.
Oídio
Você pode prevenir o desenvolvimento desta doença tomando as seguintes medidas:
-
coletar frutas e resíduos vegetais em tempo hábil;
-
desinfetar a estufa após a colheita usando solução de formalina;
-
mantenha a temperatura do ar dentro de 25 graus;
-
fornecer rega com água morna;
-
usar híbridos resistentes ao oídio.
Aos primeiros sinais de aparecimento da doença, é necessário tratar as plantas com uma solução de oxicloreto de cobre. Para seu preparo, utilizar 40 g de uma mistura concentrada, diluída em 10 litros de água. E você também pode usar enxofre coloidal, também é diluído com 40 g em 10 litros de água.
Controle de pragas
Vários inseticidas ajudam a organizar o controle de pragas. Na ausência deles, você pode usar a prática de usar remédios populares.
Para este propósito, água com sabão, decocção de casca de cebola ou chá de ponta de flecha de alho podem ser adequados.
Mosca-branca com efeito de estufa
A primeira medida de proteção contra essa praga é um mosquiteiro, que deve ser instalado nas aberturas e nas portas. Além disso, é necessário monitorar a ausência de ervas daninhas no solo.
Se um inseto foi avistado, você deve recorrer a armadilhas. Para isso, um pedaço de compensado é pintado com tinta branca e, após a secagem, untado com vaselina (pode-se usar óleo de mamona). Como medida preventiva adicional, você pode enxaguar periodicamente as folhas de pepino do fundo, onde a mosca-branca se esforça para arrumar sua embreagem.
Pulgão melão
Este tipo de praga se espalha principalmente por ervas daninhas. Isso significa que a primeira medida de salvação será sua ausência nas camas. Como agente ativo no combate a pulgões, são utilizadas infusões de tabaco e pimenta. Neste caso, 200 g de tabaco são misturados com 30 g de vagens de pimenta picada, despejados em água quente com sabão (10 l) e infundidos por 24 horas. E você também pode usar uma mistura diferente quando 2 copos de cinzas são despejados em 10 litros de água quente com sabão. Essa composição também precisa ser insistida por um dia.
Medidas de prevenção
Para evitar danos ao sistema radicular ao plantar mudas, você pode plantar sementes em canteiros pré-preparados. E também para as mudas, costuma-se usar pratos individuais, dos quais a planta é transplantada junto com o solo.
É necessário lembrar sobre a alimentação adicional das plantas durante o período de aparecimento dos ovários, que têm grande necessidade de nutrientes. A colheita de frutas é melhor feita de manhã ou à noite. Frutos não colhidos a tempo irão amadurecer demais e impedir o desenvolvimento de novas formações.
A massa vegetativa excessiva também inibe o desenvolvimento dos frutos, redirecionando os nutrientes para sua própria manutenção. O excesso de folhas é removido, o que também ajuda a reduzir o grau de sombreamento que representa uma ameaça para os ovários jovens.
O comentário foi enviado com sucesso.