Qual é a distância para plantar pepinos na estufa e na estufa?

Contente
  1. Opção de pouso de uma linha padrão
  2. Método de duas linhas
  3. Outros métodos de desembarque
  4. Possíveis erros de posicionamento

A colheita de qualquer safra depende da adesão ao esquema de plantio correto. Pepinos não são exceção a esse respeito. Como esta planta é do sul, nas condições adversas da zona média e regiões do norte, os moradores de verão preferem cultivá-la em canteiros e estufas.

Portanto, hoje vamos falar sobre a melhor distância para plantar pepinos em estufas e os métodos de plantio mais ideais que contribuem para uma colheita abundante.

Opção de pouso de uma linha padrão

É melhor plantar pepinos em uma estufa ou em uma estufa de mudas, uma vez que o plantio com sementes implica em brotos posteriores... As mudas permitem colher a primeira safra em estufa no final da primavera, mesmo nas regiões centrais do país. É conveniente germinar sementes para mudas em vasos de turfa, que podem ser plantadas diretamente no solo. Raízes de pepino tão delicadas não serão danificadas durante a colheita.

Com o método padrão de plantio em uma linha, os brotos de pepino devem ser colocados em uma linha. Neste caso, a distância entre as plantas deve ser de 15-20 cm, e entre linhas adjacentes - 90-100 cm. Para híbridos autopolinizados, a densidade de plantio pode ser ligeiramente engrossada reduzindo o espaçamento entre linhas para 70 cm.

O plantio em uma linha é ideal para estufas de vidro e filme não muito grandes.

Método de duas linhas

O método da fita de linha dupla implica que em uma fita (linha) existem duas filas de patamares localizadas paralelas entre si. Ao plantar pepinos dessa forma, use o seguinte esquema de espaçamento:

  • a distância entre as plantas em uma linha é de 40-45 cm;
  • a distância entre as linhas é de 50-60 cm;
  • entre fitas - 80-90 cm.

Espaços espaçosos entre linhas simplificam a rega, a remoção de ervas daninhas e outros cuidados com o pepino, e as linhas duplas economizam espaço em estufas e criam o microclima "tropical" necessário para esta cultura. Para proteger as culturas das ervas daninhas, o solo da estufa deve ser coberto com papel, filme ou fibra agrícola. Para isso, o material selecionado é cortado em tiras largas (50-60 cm) e nelas são feitas janelas redondas para que as plantas plantadas fiquem no centro das covas. Em seguida, o papel (filme, fibra agrícola) é polvilhado com uma camada de terra.

O método de duas linhas é ideal para rastejar frutas pequenas e híbridos que não requerem a remoção de enteados.

Outros métodos de desembarque

É mais conveniente cultivar pepinos em uma estufa de policarbonato com um tamanho de 3x6 ou 3x4 m. Em tal "casa" é fácil manter um regime de temperatura ideal, monitorar a ventilação e a umidade do solo. Para economizar espaço, é importante organizar corretamente o plantio de pepinos na estufa. Além dos dois métodos descritos acima, o método xadrez de plantio tem se mostrado excelente.

Xadrez

Com um tabuleiro de xadrez ou, como também é chamado, um esquema de plantio aninhado em quadrados, as mudas são distribuídas no canteiro em um padrão de tabuleiro de xadrez em duas filas. Ao mesmo tempo, os canteiros são feitos de 80-85 cm de largura e pelo menos 20 cm de altura, sendo a distância entre as fileiras de 40-50 cm, assim como a distância entre os arbustos. Assim, cada quatro plantas adjacentes formam um quadrado. Este método de colocar pepinos na estufa fornece aos arbustos bastante luz enquanto economiza espaço. Além disso, é muito conveniente alimentar as plantas com fertilizantes.

Para fertilizar pepinos durante o plantio escalonado, estrume ou composto, as cinzas devem ser colocadas no centro de cada cova de semeadura e o fertilizante deve ser bem misturado ao solo. O estrume também é colocado no centro de cada quadrado entre os quatro buracos. Neste caso, não é necessário misturá-lo com o solo. Agora só falta regar regularmente as plantações. No início, os pepinos se alimentam de fertilizante nas covas e, quando suas raízes crescem além dos limites das covas, eles começam a consumir os nutrientes embutidos entre as covas. Com este método, não é necessário alimentar as plantas com muita frequência, o que economiza significativamente o tempo e o esforço do residente de verão - os pepinos receberão nutrientes durante toda a temporada.

Pirâmide

As camas redondas são perfeitas para pequenas estufas. Para formá-lo, é necessário fazer um morro de solo de 25-30 cm de altura, furar um mastro no seu centro e a partir desse mastro esticar os cordões de suporte ao longo de todo o diâmetro do canteiro. As mudas são plantadas em círculo em intervalos de 15 cm. À medida que crescem, os caules vão rastejando para cima, agarrando-se aos cordões, e formando um cone verde, semelhante a uma pirâmide.

É muito conveniente colher nesse canteiro, já que o acesso aos arbustos é feito por todos os lados.

Em forma de V

As mudas são plantadas em covas de dois arbustos. Os cordões de suporte são fixados em uma barra horizontal a uma altura de 1-1,5 me puxados para os orifícios na forma da letra latina V... Assim como o método da pirâmide, este método é adequado para pequenas estufas e estufas. Os dois métodos de plantio a seguir são usados ​​para germinar as sementes diretamente no solo.

Horizontal

As covas são feitas no jardim em intervalos de 40 cm e umedecidas em água abundante. 3-4 sementes são colocadas em cada buraco a uma profundidade de cerca de 4-5 cm. A distância entre as sementes no buraco é de 5-10 cm... Os arbustos são formados espalhados, ou seja, sem amarração.

Vertical

Com o método vertical, não são cavados buracos no canteiro do jardim, mas sulcos a meio metro de distância um do outro. As sementes são plantadas em intervalos de 15-20 cm a uma profundidade de 2-4 cm. Com esse método, os arbustos são amarrados em treliças ou em uma rede. Usando o método vertical, você pode formar um arbusto com o formato desejado, nivelando as características varietais de diferentes híbridos.

Cultivar pepinos a partir de sementes requer desbaste. Isso é feito assim que as mudas ficam mais fortes e uma terceira folha verdadeira é formada em cada uma. Restam brotos fortes e fortes, e brotos fracos são cuidadosamente cortados com tesouras de jardim ao nível do solo.

Não é recomendado arrancar os brotos da raiz, para não danificar o sistema radicular da planta forte selecionada.

Possíveis erros de posicionamento

Vale a pena considerar os principais erros do jardineiro para evitá-los.

  • Os residentes de verão iniciantes geralmente organizam o plantio de pepino com muita rigidez, por razões de economia de espaço. Não dá para fazer isso - o engrossamento do plantio faz com que as plantas não tenham recursos suficientes e deixem de dar frutos. Sem falar que a falta de distância entre arbustos de pepino cria um ambiente favorável para doenças fúngicas e parasitas.
  • Um pouco melhor e caindo no outro extremo - plantar pepinos muito distantes uns dos outros. Nesse caso, a planta, acostumada ao crepúsculo úmido subtropical, encontra-se ao sol escaldante. A densidade de plantio ideal é de 3 arbustos por 1,5 sq. m.
  • Não forme arbustos. Para que as plantas frutifiquem melhor e não adoeçam, é necessário formar hastes assim que aparecerem 8 a 10 folhas nelas. Para fazer isso, primeiro, nos primeiros quatro seios da face, todos os brotos laterais em excesso e flores femininas são removidos. Então, nos próximos quatro nós, os processos laterais são pinçados após uma folha, e então nos próximos dois ou três nós após dois, deixando três folhas na parte superior do caule. Além disso, assim que os caules atingirem um comprimento de 30 cm, eles precisam ser amarrados (a menos que os pepinos sejam cultivados usando o método de espalhamento) em suportes. Os bigodes são retirados, pois interferem na formação da planta, ficando apenas aqueles com os quais os cílios do pepino se agarram ao fio.
  • O não cumprimento dos princípios de vizinhança agrária... Se você cultivar pepinos na mesma estufa com a erva-moura, poderá perder a colheita de ambas. Pepinos não gostam de correntes de ar, precisam de rega abundante e alta umidade, enquanto a penumbra, ao contrário, precisa ser regularmente ventilada e regada com menos frequência. Além disso, os pepinos não toleram a vizinhança com batatas e ervas aromáticas - sálvia, manjericão, coentro, etc.
  • Semear as mudas cedo demais (fevereiro-março). Nesse caso, na hora do transplante para o solo, as mudas estarão muito compridas e finas, o processo de adaptação será atrasado. Se um erro ainda for cometido, ele pode ser corrigido girando cuidadosamente o caule em um laço, aprofundando-o até as folhas do cotilédone e borrifando-o com terra. Se as mudas já começaram a florir, é necessário retirar os brotos para que a planta não desperdice energia preciosa em frutificações desnecessárias e para evitar o desenvolvimento de doenças.
  • Colocação incorreta de plantações na estufa... A distância entre os pepinos e a borda do canteiro deve ser de pelo menos 25-30 cm. Se você plantar pepinos com muita força contra a parede da estufa ou da estufa, eles murcharão devido à falta de calor durante as geadas.
  • Falta de suporte... Para aumentar o crescimento vertical, os pepinos devem ser amarrados. Isso vai facilitar a manutenção e a colheita, além de minimizar o contato dos caules com o solo e ajudar a prevenir o apodrecimento. A liga é feita quando a planta atinge 30 cm de comprimento.
  • Localização incorreta e construção da própria estufa. Uma estufa ou estufa deve ser instalada no lado sul ou sudeste do local. Para melhor preservação do calor, os canteiros da estufa são formados em um leve ângulo, e a parede em branco posterior do cômodo é pintada de branco ou revestida com papel alumínio - refletindo da parede, os raios solares aquecerão adicionalmente os arbustos na parte de trás. É necessário ter janela de ventilação, mas ao mesmo tempo não deve haver corrente de ar na estufa.
  • Não desinfete a estufa. A higienização atempada da estufa ajudará a evitar fito-doenças e a preservar a colheita. A desinfecção é realizada fumigando o ambiente com enxofre ou borrifando todas as superfícies com uma solução de cal ou sulfato de cobre na proporção de 400 g de cal ou 75 g de sulfato por balde de água. O solo é derramado com uma solução quente de 3% de permanganato de potássio. Em seguida, trate cuidadosamente as janelas com uma solução de detergente. É imperativo destruir musgos, fungos e líquenes.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário