Como amarrar pepinos em uma estufa de policarbonato?
Ao cultivar pepinos em uma estufa de policarbonato, é importante amarrar os caules dessas plantas em tempo hábil. O rendimento das plantas depende disso, assim como a qualidade dos frutos cultivados dentro de casa.
A necessidade de um procedimento
Jardineiros novatos nem sempre entendem por que é necessário amarrar pepinos que crescem em uma estufa, porque seus frutos podem se formar e amadurecer enquanto estão no chão. O resultado final é que a temperatura e a umidade internas são muito mais altas. Nessas condições, várias doenças fúngicas se desenvolvem mais rapidamente.
Se em tais condições as folhas caírem diretamente no solo, começarão a apodrecer ali. Com o tempo, essa folhagem morre. Isso resultará em menos flores e frutos aparecendo nos arbustos. Além disso, os pepinos amadurecem muito mais lentamente. Se você amarrar os brotos aos suportes em tempo hábil, esse problema pode ser evitado.
Além disso, é importante destacar que a liga facilita a rega e a soltura do solo. Cuidar dos pepinos fica muito mais fácil. Durante o amadurecimento, os frutos também recebem mais luz. Isso os torna mais saborosos. Jardineiros experientes também notam que as frutas que não entram em contato com o solo são armazenadas por muito mais tempo.
Termos e regras básicas
É muito importante realizar atempadamente a liga dos pepinos em estufa de policarbonato.... Se o jardineiro hesitar, será muito difícil para ele formar um arbusto no futuro, porque os brotos acabam perdendo a elasticidade e se tornando muito quebradiços. Quando um jardineiro tenta amarrar essas trepadeiras a um suporte, elas simplesmente se quebram e caem no chão.
Via de regra, os jardineiros amarram pepinos 2 a 3 semanas após a germinação. Neste momento, o comprimento dos brotos é de 20-25 centímetros. As primeiras antenas e folhas verdes já estão aparecendo nelas.
Os arbustos neste momento já são fortes o suficiente.
Para não prejudicar as plantas, no processo de amarração, vale a pena seguir as seguintes regras.
- Prepare o suporte para amarrar arbustos com antecedência... Ao instalar a treliça no momento certo, você pode evitar danos ao frágil sistema radicular dos pepinos.
- Depois de fixados os brotos, no futuro eles não devem ser movidos.... Assim, eles podem ser facilmente feridos. Por causa disso, eles ficarão amarelos e secarão rapidamente.
- Ao formar arbustos, as antenas das plantas que crescem nas proximidades não devem se entrelaçar. Recomenda-se inspecionar regularmente a área com pepinos, separando os brotos uns dos outros.
- Antes de amarrar os arbustos, a folhagem que cresce na parte inferior dos brotos deve ser removida com cuidado. Os jardineiros geralmente cortam qualquer coisa que cresça abaixo da quinta folha. Os locais de corte devem ser desinfetados com uma solução fraca de permanganato de potássio.
- Você não precisa apertar muito as hastes.... Se a haste for apertada demais, ela começará a morrer. Por causa disso, o jardineiro pode ficar sem colheita.
- Torcendo as hastes em torno do suporte, é importante mover apenas no sentido anti-horário.
Se você seguir essas regras simples, o pepino se adaptará rapidamente às novas condições.
Ferramentas e materiais
Antes de iniciar o trabalho, é importante preparar todos os materiais e ferramentas necessárias.
- Suportes para pepinos... Eles podem ser de ferro ou madeira. No segundo caso, vale a pena usar vigas ou estacas de madeira nobre. Antes de enterrá-los no solo, é importante tratá-los com um anti-séptico. Os tubos de metal são revestidos com uma fina camada de tinta a óleo para proteção.As ripas de plástico não são utilizadas como suporte, porque não suportam cargas pesadas.
- Arame... Para uma liga de pepino, vale a pena pegar um arame que não ceda ao ser puxado. É muito importante que o fio não seja muito fino. Caso contrário, pode danificar brotos finos e frágeis.
- Internet... Os jardineiros preferem usar malha de plástico ou metal. Você pode comprá-lo em uma loja especializada. Para proteger as vinhas, você deve comprar imediatamente pequenos ganchos convenientes.
- Cordas... Você também pode usar barbante ou cordão sintético para amarrar as vinhas. É barato e de alta qualidade. Mas você precisa trabalhar com o cabo com cuidado. Não pressione com muita força os brotos para não danificá-los. Vale lembrar também que esse material não se decompõe ao entrar no solo.
- Pedaços de pano... Você pode usar pedaços de algodão para fixar as vinhas de pepino. Eles são macios e incapazes de danificar os rebentos finos. Além disso, o tecido não escorrega na superfície das vinhas. Como regra, os jardineiros simplesmente cortam coisas desnecessárias em tiras finas. A largura de cada um deles deve ser de 5 centímetros, o comprimento deve ser de cerca de 20 centímetros.
Além das ferramentas básicas, o jardineiro também pode precisar de pregos e um martelo. Eles são necessários para proteger a malha e os cabos.
Métodos de liga
Existem várias maneiras básicas de amarrar pepinos crescendo em uma estufa de policarbonato. Cada esquema tem suas próprias características.
Vertical
Os proprietários de estufas espaçosas com tectos altos podem amarrar pepinos desta forma. Para começar, postes de suporte são instalados em diferentes extremidades da cama. Uma barra transversal é fixada a eles no topo. A estrutura finalizada lembra a letra "P". Se a cama com pepinos for longa, um suporte adicional também é instalado no meio da fileira. Uma corda forte é puxada entre os suportes. As bordas são amarradas com nós. Cortes de corda são baixados para o chão. É junto com eles, no futuro, que os brotos de pepino se arrastarão. É muito importante que cada arbusto tenha seu próprio suporte.
Alguns jardineiros agem de maneira diferente. Eles colocam uma estaca alta ao lado de cada planta. É com ele que se tecem as vinhas do pepino. Para maior confiabilidade, os brotos são fixados adicionalmente com pequenos pedaços de tecido. Depois que a planta atinge a altura desejada, seu topo deve ser cuidadosamente beliscado.
É muito fácil cuidar desses arbustos. Eles recebem luz e umidade suficientes, então os pepinos ficam grandes neles. Coletar frutas de tal arbusto também é muito conveniente.
Horizontal
Este método de liga é adequado para estufas baixas. Em seu trabalho, os jardineiros usam suportes de cerca de 40 centímetros de altura, corda ou arame forte e qualquer meio para fixar as vinhas.
As estacas são instaladas ao longo do perímetro do canteiro onde crescem os pepinos. A distância entre eles deve ser de até 50 centímetros. Os suportes são colocados opostos um ao outro e conectados uns aos outros com uma corda ou arame. Geralmente, várias fileiras de cordas são presas às estacas. Neste caso, o inferior deve estar a uma altura de 30 cm do solo.
Tendo preparado tal suporte, os caules da planta podem ser fixados nele. Eles estão cuidadosamente enrolados na corda. Os tiros laterais que aparecem ao longo do tempo são vinculados ao próximo nível. É muito importante amarrar cada tiro.
Caso contrário, eles ficarão emaranhados.
Misturado
Este método não é muito popular entre os jardineiros.... Geralmente é usado em estufas onde as plantas são dispostas em um círculo. A estrutura acabada com escoras tem a forma de um cone.
Para criá-lo, você precisa cravar 9 suportes no solo. Uma malha com células grandes é puxada sobre essa estrutura. O bigode do arbusto é enfiado nesses orifícios. No futuro, o arbusto cresce para cima, gradativamente trançando a estrutura. A estrutura finalizada tem a forma de uma cabana ou pirâmide.É por isso que este método de amarrar pepinos também é freqüentemente chamado de piramidal.
Ao escolher este método de prender brotos, vale a pena certificar-se de que a tela está bem fixada. Caso contrário, a estrutura pode eventualmente entrar em colapso sob o peso dos brotos com frutos novos crescendo neles.
Com barbante
Este método de amarrar arbustos, pelo contrário, é popular entre os jardineiros. O processo de criação de suporte consiste nas seguintes etapas.
- Ao longo das bordas da linha, você precisa conduzir em suportes de metal ou madeira.
- Em seguida, ao longo da cama, você precisa puxar o fio. Deve ser fixado com segurança na parte superior dos suportes.
- Pedaços de barbante são amarrados a esse suporte.
- Uma contagem baixa é registrada ao lado de cada planta. A borda inferior do fio é amarrada ao topo. Uma videira é cuidadosamente amarrada à sua base. No futuro, os brotos do pepino se esticarão para cima, trançando a base preparada para eles.
É muito importante não esticar muito o fio. Deve ceder ligeiramente.
No arco
Se um grande número de pepinos for cultivado na estufa, faz sentido amarrá-los a estruturas arqueadas. Os arcos podem ser feitos de qualquer material durável. A altura da estrutura acabada deve ser de 80 centímetros. Os arcos geralmente estão localizados a uma curta distância um do outro. Cordas fortes são amarradas a eles. Eles devem ser fixados com segurança... É a essas cordas que os brotos das plantas jovens são presos. Crescendo, os pepinos trançam os arcos não só nas laterais, mas também por cima.
Usando uma cerca viva
Uma rede de treliça forte é usada para criar suporte. Deve ser preso com segurança à estrutura. Os suportes geralmente são instalados nas bordas da fileira. Um fio é puxado entre eles. Depois disso, a malha é fixada na moldura.
Uma grande vantagem desse método é que apenas as hastes maiores precisam ser amarradas.
No futuro, os brotos seguirão de forma independente.
Decorativo
Este método de amarrar pepinos é considerado um dos mais incomuns. As ripas de madeira são fixadas a uma curta distância umas das outras. Usando-os, você pode formar um cubo, coração ou qualquer outra forma. Uma corda é amarrada aos pinos. Em seguida, os pepinos são plantados dentro da figura resultante. No futuro, os cílios se enroscarão na estrutura por dentro e por fora.
Se feito corretamente, os pepinos em uma estufa de policarbonato ficarão grandes e saudáveis.
O comentário foi enviado com sucesso.