O que são camas de pepino quentes e como cultivar vegetais nelas?
Para que a colheita dos pepinos seja precoce, devem ser criadas condições especiais para o seu crescimento. É por isso que eles criaram camas quentes. A terra ainda está fria e objetivamente não está pronta para aceitar mudas, mas 2 semanas podem ser ganhas até da natureza. E enquanto todos estão comprando pepinos no mercado e no armazém, os donos das camas quentinhas já terão a colheita na mesa.
Peculiaridades
Descobriremos por que as camas quentes se destacam tanto a ponto de apresentarem vantagens sobre as comuns. Em primeiro lugar, uma colheita precoce que certamente ultrapassará as datas de maturação padrão para pepinos. Em segundo lugar, o número de curativos no caso desse tipo de cultivo de hortaliças é reduzido, pois a matéria orgânica já foi introduzida durante o plantio e será utilizada gradativamente ao longo do período vegetativo.
Se, por exemplo, o estrume foi introduzido no jardim - e muito, a matéria orgânica pode não ser necessária: apenas magnésio, potássio e oligoelementos serão adicionados.
Em terceiro lugar, as raízes dos pepinos sempre estarão quentes, o que significa que o mau tempo e outras forças maiores serão definitivamente mais fáceis de serem transferidas pelas plantas.
Depois que a colheita é feita, a matéria orgânica também não precisa ser introduzida, e na próxima safra será possível fazer plantações aqui que estão preocupadas com a fertilidade do solo. Camas quentes, surpreendentemente, requerem menos trabalho, tempo, esforço e custos de material.
Mas, infelizmente, teve seus inconvenientes: nas estufas, por exemplo, os nitratos podem se acumular. E isso é quase impossível de prevenir, porque há muito nitrogênio no solo. Aumentar o magnésio e o potássio não é uma opção: eles economizam pouco com o acúmulo de nitratos. Finalmente, se a primavera for particularmente quente, as plantas podem até queimar. Para as regiões do sul, esse resultado não é incomum.
E agora sobre o dispositivo da cama mais quente:
- por design, pode ser comparado a um bolo folhado, cujo principal ingrediente é a matéria orgânica, e também há serragem, resíduos de alimentos e vegetais, turfa e solo fértil;
- devido a uma reação química entre os componentes, o calor é liberado ativamente, o que significa que o solo está sempre quente e, portanto, a cultura pode ser plantada 2 ou até 3 semanas antes;
- a seqüência de camadas é sempre a seguinte: resíduos de madeira (galhos ou lascas, serragem), resíduos de plantas (por exemplo, cascas de banana), composto ou esterco, solo fértil;
- nem todos os componentes podem estar presentes neste "bolo folhado", mas definitivamente deve haver composto ou estrume nele, uma vez que são os mais produtivos em termos de liberação de calor;
- a serragem e os galhos vão sempre para o fundo, porque se decompõem por vários anos, e a transformação final virá em 3 anos, mas os topos ou a limpeza da cozinha - em 2 anos (o que significa que virão);
- as diferentes camadas da "torta" emitem calor em momentos diferentes e, portanto, uma cama quente pode ser usada por várias estações e até mesmo sem a aplicação de esterco.
Mas este é apenas um diagrama que explica como acontece o "milagre" agrotécnico. As próprias camas quentes também são diferentes, mesmo externamente.
Visualizações
Existem três tipos principais de camas quentes e não é tão difícil fazê-las.
Recessed
Se for decidido fazer uma cama numa região árida, esta é a opção que servirá. Ele sempre estará localizado abaixo do nível do solo e durará pelo menos 3 anos. É difícil equipar uma estufa dessas, mas em campo aberto tudo vai dar certo. Esta não é a opção mais trabalhosa - nenhum material adicional é necessário para tal cama. Finalmente, você nem mesmo precisa desenterrá-lo todos os anos.
Mas ela também tem desvantagens:
- pode ser arrastado pela água durante a estação das chuvas ou devido ao excesso de água;
- nesses canteiros, a água frequentemente fica estagnada, o que significa que a ameaça de decomposição das raízes permanece;
- as pragas (principalmente as rastejantes) ficarão "felizes" com uma presa tão fácil - é mais fácil para elas entrarem em um espaço enterrado;
- se a cama estiver à sombra, o aquecimento insuficiente do sol será um problema: o solo não aquece bem, novamente, em detrimento dos pepinos;
- as geadas do final da primavera, assim como as que ocorrem no início do verão, também são perigosas para esse tipo de cama.
Na faixa do meio, devo dizer, eles raramente são usados. Porque, em tal clima, a eficácia dos canteiros enterrados é bastante controversa: os pepinos simplesmente congelam nas primeiras geadas graves.
E este método de cultivo de pepinos nem sempre é adequado para iniciantes: você pode pular os "sintomas" perigosos e a menor falha (como regar em excesso) colocará a safra futura em questão.
Criado
Como um antípoda de uma variedade enterrada para a faixa do meio e até mesmo para as regiões do norte, esse método de cultivo de pepinos primitivos é perfeito. Este é um canteiro elevado em relação ao nível do solo, que durará em média 4 a 5 anos. É verdade que se você mora na região norte, precisa fazer isso em uma estufa.
Ela tem muitas vantagens: aquece perfeitamente ao sol, o risco de geada já não é tão grande (mais precisamente, o facto de os pepinos sofrerem ao mesmo tempo), a estagnação da água também é improvável, capinar e regar tal cama é confortável, pragas do solo dificilmente conseguirá.
Entre as deficiências, pode-se destacar uma quantia decente de custos de mão de obra, investimentos materiais e a necessidade de irrigação frequente. Além disso, muito provavelmente, no verão, o solo vai aquecer fortemente e, em seguida, pepinos queimados no calor são uma perspectiva possível, embora não muito grande.
Mais uma vez, deve-se notar que este tipo de cama quente é ideal para as regiões centro e norte.
Ao nível do solo
E este é o tipo mais simples de camas quentes, que é mais fácil de fazer tanto na rua como numa estufa. Ele será elevado de 3 a 4 centímetros acima do solo. É verdade que durará apenas uma ou duas temporadas. Um canteiro é feito de forma rápida e fácil, não requer investimentos, o rendimento está previsto para ser bom (e em um verão frio também).
Das deficiências, pode-se notar o seguinte: com chuvas e rega, as bordas dos canteiros podem ser lavadas, e a perda de nutrientes, neste caso, é uma ameaça muito real. Além disso, será necessário fortalecer as bordas dessa crista. As pragas do solo também entram facilmente nele. E também perde a sua forma rapidamente - muitas vezes tem de ser aparado. Além disso, são estes canteiros considerados os mais populares entre os jardineiros.
Como fazer isso sozinho?
Todos os tipos descritos podem ser executados tanto ao ar livre como em campo aberto.
Vamos começar com uma cama profunda e quente na estufa.
- Todos os canteiros de estufas costumam ter amortecedores nas laterais, portanto, para a localização do isolamento, a terra é removida dele em duas baionetas de uma pá.
- Uma boa drenagem é mais comum em estufas, portanto, serragem e galhos não são usados. Você pode despejar imediatamente os topos ou folhas, resíduos de plantas no fundo.
- A próxima camada será de matéria orgânica (composto, húmus). Estrume fresco para pepinos também pode ser aplicado, mas não fezes de frango. Mas isso só se for decidido preparar o jardim no outono, pois ele emite muito calor. A cama ficará literalmente quente.
- Ao aplicar estrume fresco, deve ser coberto com uma camada de terra de 10 centímetros. Ao usar o composto, ele se mistura com o solo e não é coberto.
- Camas prontas são despejadas com água quente, cobertas com uma película escura. Água fervente é necessária para iniciar o processo de fermentação, e isso irá gerar muito calor necessário.
Depois de alguns dias, você pode "acomodar" pepinos nessa estufa.
Descreveremos como fazer um canteiro aquecido no exterior.
- Cave uma trincheira com 60 cm de profundidade e um metro e meio de largura ou um pouco mais.
- O fundo da trincheira é forrado de galhos, serragem ou tábuas.Isso será uma boa drenagem, a água não ficará estagnada no jardim. A altura aproximada dessa camada é de 20 cm, mas com solo arenoso, 10 cm é o suficiente.
- A próxima será uma camada de resíduos vegetais: feno ou palha, copas, folhas. E a diretriz aproximada para a altura da camada é de 10 cm.
- A mesma altura será a camada de composto ou esterco.
- Tudo isso é coberto com terra de cima. Esta cama ficará enterrada no solo por 8-10 cm.
- A massa folhada deve ser derramada com água a ferver, coberta com uma película escura.
Depois de uma semana, você pode plantar pepinos aqui.
Não é difícil construir uma cama elevada com as próprias mãos.
- Derrube uma caixa do que é adequado para isso: ardósia, canos, tábuas comuns. A largura da caixa não deve ser maior que um metro e meio, e até 100 cm de altura, mas geralmente tem 60-70 cm (é mais fácil cuidar de uma borragem dessa altura).
- A próxima camada de resíduos de plantas é colocada no fundo da caixa. Materiais lenhosos podem ser usados apenas se o solo no local for argiloso e os canteiros não tiverem mais de 35 cm.
- É aplicado composto / estrume.
- Do alto, tudo isso é coberto de terra.
- As cristas são regadas com água quente, cobertas por uma película escura.
4 dias, e os pepinos já podem ser plantados em tal sistema astuto.
A opção mais fácil é construir uma cama ao nível do solo.
- Primeiro, você precisa marcar os limites da futura borragem, uma largura de mais de um metro será inconveniente.
- A terra deve ser cavada na baioneta da pá.
- Um balde de estrume e dois baldes de composto (por quadrado) são introduzidos no solo escavado.
- A matéria orgânica deve ser nivelada com um ancinho. E nenhuma terra mais é desenterrada em tal cama, porque o biocombustível não é coberto com solo. Se você cavar novamente, misturar as camadas, a liberação de calor diminuirá muito e o significado de criar uma cama será riscado.
- A borragem acabada é derramada com água (quente), coberta com uma película preta.
Em uma semana e meia, o canteiro estará pronto para receber pepinos. São esses projetos que costumam ser feitos na primavera.
As nuances do cultivo de pepinos
Cuidar das plantas cultivadas nessa borragem será um pouco diferente. Por exemplo, em canteiros elevados, o solo seca muito rapidamente, o que significa que os pepinos precisam de regas mais frequentes. Não há nada de bom na secura: mesmo a morte das plantas não está excluída, e o debate sobre a matéria orgânica ficará mais lento.
A propósito, sobre matéria orgânica: um canteiro de jardim quente também consiste nela. Portanto, não há necessidade de alimentação orgânica de borragem. É possível "polvilhar" o solo um pouco com cinza de madeira, de modo que seja mais difícil para as pragas e para as plantas terem nitrogênio suficiente.
É difícil instalar treliças em um tipo elevado de camas quentes. Pepinos do arbusto serão uma escolha melhor neste caso, porque suas hastes ficarão penduradas nas grades de proteção. Em um leito enterrado com treliça, não há problemas - é melhor plantar variedades de tecelagem nele.
O que mais os especialistas aconselham:
- plante pepinos nos buracos de manhã cedo;
- regar a borragem duas vezes por semana sem erodir a camada superficial do solo;
- em clima frio e úmido, reduza o regime de irrigação para uma vez por semana;
- não regar para que a água acabe nas folhas;
- um aumento na temperatura acima do normal sob uma cobertura de filme é um momento alarmante, então o filme terá que ser substituído por lutrasil;
- o momento de plantar pepinos em uma cama quente depende da região, mas será sempre 2 semanas antes das datas geralmente aceitas;
- é imperativo construir pára-choques ao redor das plantas, o que simplificará a rega.
Não há nada particularmente difícil na construção de camas quentes, embora você tenha que fazer alguns ajustes. Se a importância de obter uma colheita antecipada é tão grande, faz sentido iniciar esta "operação" de jardinagem não muito familiar.
O comentário foi enviado com sucesso.