Quantos pepinos brotam e por que não há brotos?

Contente
  1. Fatores de influência
  2. Cronometragem
  3. Processo de desenvolvimento de sementes
  4. Como acelerar a germinação?
  5. Por que não há brotos e o que fazer?

Do momento da semeadura do pepino ao surgimento das mudas, o jardineiro mais de uma vez vivenciará momentos de dúvida e medo - está tudo bem, as mudas vão brotar? Porque é no estágio inicial que você pode prever como será a temporada do pepino, se as mudas crescerão fortes. E os pepinos nem sempre brotam. Vale a pena descobrir porque pode não haver mudas e como prevenir o problema.

Fatores de influência

Convencionalmente, todos os fatores são geralmente divididos em internos e externos. Internas - é o que está associado às sementes, e externas - são as condições climáticas, principalmente a semeadura e o cuidado com as mudas.

O que afeta a germinação das sementes após o plantio?

  • Era. Aconteceu mais de uma vez que as sementes com oito anos germinaram com calma e deram uma excelente colheita. Mas ainda existem normas segundo as quais as sementes de 2-3 anos dão o melhor resultado, são mais previsíveis. Quanto mais velha a semente, menos chance ela tem.
  • Condições de armazenamento de sementes. Para viverem, precisam de oxigênio e não da temperatura mais alta, cerca de +10 graus (aliás, a temperatura deve ser mais alta para a germinação). Você não deve deixá-los úmidos, caso contrário, eles acabarão. Como eles morrerão devido à falta de umidade e devido ao superaquecimento. Se a umidade na sala for alta, se estiver quente lá, as sementes podem germinar antes do tempo, o que também as leva à morte.
  • Tamanho e forma / integridade. A semente deve ser pesada, sem deformações. Se houver sinais visíveis de danos, é melhor não semear. Quanto mais pesada a semente, maior a chance de germinação.
  • Datas de desembarque. Há todo um ponto sobre isso abaixo, só podemos dizer que é por causa da mudança no tempo que toda a colheita está morrendo.
  • Condição do solo. Se a terra estiver infectada (não houve cultivo adequado), se estiver esgotada (não houve rotação de culturas, alimentação suficiente), as sementes não têm para onde buscar forças para o crescimento.
  • Tratamento de sementes de pré-semeadura. Este item simplesmente não pode ser ignorado.

E nenhum momento pode ser subtraído - por muito tempo de observação do cultivo das plantas, todos os possíveis problemas de germinação já foram isolados. Até mesmo um iniciante produzirá pepinos com sucesso se observar metodicamente ponto por ponto e controlar o processo.

Cronometragem

A semeadura geralmente ocorre em meados de abril. E para cultivá-los durante todo o ano em uma estufa especialmente equipada, eles podem ser semeados a cada 3 meses - uma colheita ininterrupta é garantida. É melhor não plantar sementes em terreno aberto: será impossível dar a elas tanta luz e calor quanto você pode dar em casa, cultivando-as no parapeito de uma janela para as mudas.

Se tudo for feito corretamente, os pepinos brotam em 4-7 dias. Se for decidido cultivá-los em uma estufa, isso pode ser planejado 3 semanas antes do que em solo aberto. Mas, ao mesmo tempo, se a temperatura estiver abaixo do normal, o crescimento das plantas será atrasado em 15 dias.Sumindo, podemos dizer que dentro de uma semana após o plantio, os pepinos devem subir. Se eles não estiverem lá no oitavo dia, provavelmente algo deu errado.

Mas os especialistas neste caso aconselham não se desesperar e dar aos pepinos mais uma semana, mas se se passaram 2 semanas desde o plantio e os pepinos não aparecem, é hora de semear um novo lote. Este está perdido.

Processo de desenvolvimento de sementes

E agora um pouco de botânica informativa e entediante. A germinação de um broto de pepino é a fase mais delicada de todo o ciclo de vida de uma cultura. A própria semente do pepino é branca, alongada, com um embrião dentro, em um forte tegumento.E essa casca não permite que o embrião se danifique, seque, germine antes do tempo, seja afetado por vírus, fungos e outros patógenos. Mas para a semente germinar é preciso criar condições para que essa casca abra. Esta é uma temperatura especial, umidade e rega suficiente.

Em geral, o ciclo de vida de um pepino está saturado de umidade, começa a partir deste momento. Quando a quantidade necessária de água é absorvida pela semente, começa a abertura da casca. Em seguida, o sistema enzimático é ativado, a atividade aeróbica começa.

Para que a semente seja nutrida e, portanto, deu-se início ao seu desenvolvimento, é necessário que o solo tenha 40% de umidade após o plantio. Enquanto a semente incha, sua necessidade de umidade ainda aumenta - talvez até o dobro. E tudo isso terá um efeito benéfico na semente se a temperatura não cair abaixo de +25 graus. Mas se esse indicador cair, após o inchaço, a semente ficará bolorenta, e isso é destrutivo para ela.

Em seguida, vem a fase de desenvolvimento do embrião. É todo um complexo de reações químicas destinadas a quebrar o amido, a oxidação de lipídios, o aparecimento de proteínas e aminoácidos. É assim que se forma a raiz embrionária, e a nutrição do pepino será construída a partir da absorção dos nutrientes do solo.

Se a semente for plantada, por exemplo, muito fundo, será possível ver as raízes que não soltaram a casca (e deveriam ter feito isso). Esses pepinos não serão capazes de dar brotos produtivos, a casca irá endurecer rapidamente e selar literalmente a própria muda. Você pode tentar salvá-lo borrifando regularmente a amostra com um borrifador e, em seguida, retirando a casca com os dedos - isso funciona, mas nem sempre.

Como acelerar a germinação?

Como fazer germinar sementes rapidamente é a questão de muitos jardineiros. E sim, há uma ajuda bastante óbvia, que consiste no uso de estimulantes de crescimento. Mas eles não são inofensivos, portanto, se você não ler as instruções, o tiro não vai durar muito. O aquecimento também estimula a germinação. O que se parece com esta operação: as sementes são colocadas perto da bateria (a temperatura deve ser de pelo menos +30). E se a época da semeadura está chegando, você também pode aquecê-la com uma temperatura de +50 graus. Acredita-se que isso manterá os pepinos bem sem umidade se a previsão é de que o verão seja seco.

A imersão também faz parte das medidas preparatórias para ajudar a melhorar a germinação. Acontece com a participação do tecido úmido: nele são colocadas as sementes, depois encaminhadas para um saco (proteção do oxigênio), aí é mantida a umidade.

Se você semear essas sementes, os brotos aparecerão em alguns dias. E se não molhar, vai demorar mais para esperar os brotos.

A próxima maneira é endurecer as sementes. É duas etapas: na primeira etapa, as sementes são envoltas em pano, enviadas à geladeira por 5 horas, e na segunda etapa, o material é mantido em casa por 5 horas. E todo esse endurecimento de dois estágios é repetido 6 vezes. Para os pepinos, é como um treinamento, que os adapta mais facilmente às possíveis oscilações de temperatura.

Finalmente, a germinação ajudará a aumentar a germinação. As sementes são colocadas novamente em um pano úmido, coberto com algo denso por cima. A umidade também deve ser controlada, se necessário, adicionando água. A luz não deve cair sob o tecido, pois está repleto de sementes por dentro. Quando o embrião aparece, as sementes germinadas são enviadas ao solo que já foi preparado para elas. Após 2-4 dias, pode-se esperar o surgimento de sementes germinadas.

Por que não há brotos e o que fazer?

Todos os itens acima são um plano ideal para preparar sementes para crescimento e criar condições para uma excelente germinação. Mas vale a pena considerar separadamente todos os principais problemas potenciais que afetam o crescimento de uma planta, a oportunidade de sua passagem por todas as fases naturais. E existem muitos desses problemas / razões.

Temperatura do solo

A maioria dos problemas ocorre em baixas temperaturas. Pepinos não são viáveis ​​com ela, você não deve nem experimentar. Se cair abaixo de +12, as sementes provavelmente ficarão mofadas. A faixa de temperatura ideal para a germinação das sementes é de + 23-27 graus, o que deve ser suficiente para a germinação do pepino em 4-5 dias. Sim, não tão raramente, e + 15-17 graus para pepinos é suficiente para brotos visíveis, mas ao mesmo tempo raramente todas as sementes brotam ao mesmo tempo.

A temperatura é um dos momentos mais arriscados, o não cumprimento dela muitas vezes o obriga a tentar plantar sementes repetidas vezes. Embora geralmente não seja difícil acompanhá-la ao plantar sementes em casa. O método do "peitoril da janela" é o mais simples e confiável.

Material incorretamente enterrado

Acontece que esse pode ser o caso. A melhor profundidade de sepultamento, como mostra a prática, é de 2 cm. Esta profundidade de broto penetra sem problemas, esta é a camada de terra de barreira ideal para ele. Mas se você aprofundar ainda mais, as mudas provavelmente terão problemas com "bicadas". Nada pode surgir. E se a profundidade, ao contrário, for inferior a 2 cm, a casca não pode sair das mudas, o que, como já foi dito acima, também ameaça a morte das mudas.

Terreno pesado

Quanto mais pesado o solo, menos uniforme e uniforme o broto surgirá. E se a baixa temperatura também reforça negativamente essas condições desfavoráveis, você não precisa esperar pelas mudas. Mas se só houver solo pesado, e nenhum outro estiver previsto, você pode fazer o seguinte: antes de plantar, faça um pequeno sulco no solo de até 2 cm de profundidade. no topo (ou talvez terra peneirada). A camada também é vazada por 2 cm.Se, neste caso, as sementes da ranhura estiverem cobertas com terra grossa, os brotos não conseguirão perfurá-la.

Solo seco ou muito úmido

Antes mesmo de plantar as sementes, o solo deve ser umedecido. Essa irrigação é chamada de cobrança de água. Com a rega fria é preciso esperar, não tenha pressa em semear, deixe a terra aquecer um pouco. Se você secar o solo antes de semear, a germinação das sementes certamente diminuirá. É improvável que surjam em uma semana, geralmente eles vão subir apenas no dia 10-11. Finalmente, as mudas estão em perigo de morte, porque a própria raiz embrionária simplesmente secará. Você só precisa levar em conta que a terra seca com o calor.

E se, ao contrário, transbordar o solo, isso é uma ameaça para as sementes que crescem em solo argiloso. A rega reforçada dessas terras está quase sempre associada ao desbaste das mudas - ou seja, nem todas as sementes serão capazes de se espalhar.

Preparação imprópria

O acima descrito o que fazer para melhorar a germinação das sementes. É um erro comum usar todos os métodos de uma vez. Não, tais ações serão um grande desgaste para a semente. A secagem após a estimulação por meio do crescimento também é um erro, as raízes embrionárias podem não se formar.

Erro de armazenamento

E aqui podem estar os principais problemas das mudas. O ponto principal é manter o nível máximo de germinação condicionada. Pode durar até 7 anos e até um pouco mais, mas é melhor não viver à altura dessas condições. Sementes de dois, três anos são muito mais produtivas e permitem prever a estação com antecedência.

Armazene as sementes em um local seco e relativamente fresco (por exemplo, em um porão ou adega). Normalmente, as sementes são cobertas por uma película ou outra coisa igualmente densa. Mas não vale a pena cobri-los com tecido, pois existem lacunas entre a tecelagem das fibras, o que já será um obstáculo para manter uma temperatura especial dentro deste armazenamento.

Mas mesmo os pepinos podem não crescer se o solo estiver muito esgotado ou infectado. Se os patógenos agirem dentro dela, as sementes não terão chance de sobrevivência. E mesmo que alguns brotos ainda apareçam, eles podem estar danificados e fracos. Finalmente, não despreze os defeitos da semente em si. Principalmente se for retirado de fora, não se sabe como foi armazenado, quantos anos tem, etc.

A primavera começa com a estação quente para os jardineiros e, sem sair de casa, eles já estão envolvidos no processo.E numa fase tão crucial como a semeadura, é preciso passar por todas as regras, eliminando riscos e erros.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário