Como cultivar mudas de pepino?

Contente
  1. Cronometragem
  2. Processo de plantio
  3. Métodos de cultivo
  4. Cuidado
  5. Doenças e pragas

Em nosso país, os pepinos são uma cultura popular e freqüentemente cultivada, popular não apenas entre os jardineiros experientes, mas também entre os iniciantes. Para colher cedo, para aumentar a frutificação, use o método de plantio de mudas.

Se você formar em casa e depois plantar em solo aberto, o resultado será mais eficaz. Esses pepinos ficam mais fortes, frutificam mais rápido e mais ativamente.

Cronometragem

Mudas de pepino são cultivadas sem problemas em casa no parapeito da janela, mas você precisa decidir o momento. O período de plantio é determinado pela data aproximada da colheita desejada. Não se esqueça de que as mudas que já passaram da idade ideal criam raízes piores - você não deve expor demais. As mudas endurecem e amadurecem em momentos diferentes - de três semanas a 30 dias.

As características individuais varietais e híbridas de uma variedade específica também são levadas em consideração. O crescimento é geralmente muito rápido, as primeiras mudas podem ser plantadas após duas semanas. Decida as seguintes nuances:

  • data de colheita;
  • região de crescimento, clima;
  • local de crescimento.

Se nas regiões do sul a semeadura pode ser realizada em janeiro e fevereiro, nas regiões da Sibéria a data é mudada para a primavera - março-abril. Também é importante levar em consideração o grau de desenvolvimento das mudas. Você pode pousar quando:

  • o sistema radicular está totalmente formado;
  • as folhas têm estrutura densa e cor verde escura;
  • caules são fortes com entrenós curtos.

Também deve levar em consideração onde as mudas são transplantadas, o tempo varia de acordo com essa base.

Para estufa

Se as estufas são aquecidas, o momento, em princípio, não é importante, você pode cultivar uma safra em qualquer estação. Se a estufa não for aquecida, vale a pena contar algumas semanas a partir do plantio proposto no solo. Na Sibéria, por exemplo, a semeadura é em meados de março, no sul, janeiro-fevereiro.

Para terreno aberto

Tudo depende das condições climáticas, até que a geada finalmente pare, o transplante não pode ser realizado. O solo não deve apenas descongelar, mas também aquecer até 15 ° C, e a temperatura do ar deve ficar em torno de 20 ° C.

Via de regra, é maio-junho quando se trata de regiões frias. Em todo caso, o momento que define é o clima da região onde a cultura é plantada. A data de semeadura das mudas é contada de forma inversa.

Processo de plantio

O plantio de sementes pelo método de mudas tem suas vantagens:

  • os tempos de frutificação aumentam significativamente;
  • a colheita, mesmo em regiões difíceis, é garantida;
  • os frutos começam a amadurecer mais cedo.

Mas para que o resultado seja assim, é preciso se preparar e fazer tudo certo. Semeadura, solo, cultivo - tudo isso tem características próprias, os pepinos são considerados uma cultura muito delicada. Para começar, prepare a terra e os recipientes, os requisitos para o solo são os seguintes:

  • esta cultura precisa de um tipo de solo leve, mas que consuma bastante umidade;
  • um bom nível de permeabilidade ao ar deve ser assegurado, a drenagem deve ser preparada;
  • minerais e orgânicos devem estar presentes em quantidades ideais.

Você pode comprar uma mistura de solo adequada que já foi desinfetada em lojas especializadas. Mas os jardineiros experientes preferem preparar e processar o solo por conta própria. É composto pelos seguintes elementos:

  • turfa de alto pântano;
  • areia;
  • folha tipo terra;
  • composto amadurecido.

A turfa pode ser excluída se não estiver disponível.Uma mistura deste tipo deve ser desinfetada, isso é feito com vapor, calcinação ou congelamento. Após esses procedimentos, a mistura de solo é reabastecida, isso é necessário para que o sistema radicular se forme rapidamente e não se desenvolvam bolores e fungos. Para 1 balde de mistura de solo, você precisará de:

  • cinzas - 1 copo;
  • suplemento de fósforo - 2 colheres de sopa. eu .;
  • nitrophoska - 3 colheres de sopa. eu .;
  • "Fitosporin", "Trichodermin" - para tratamento com fungicidas.

Depois disso, a semente é preparada, a tecnologia desse processo é muito importante. Se você preparar sementes com violações, isso afetará a saúde e a força da planta, o tempo de bicagem mudará. O material de plantio é armazenado por até 10 anos, mas o pico da germinação cai nas sementes com quatro anos.

Se você mesmo colher as sementes, lembre-se de que crianças de um ano não farão uma grande colheita e as opções de variedades repetirão a safra do ano em que foram colhidas.

O material adquirido já foi processado, mas as sementes colhidas pela própria necessidade precisam de ajuda e de vários procedimentos:

  • desinfecção em solução de manganês;
  • imersão em qualquer ambiente antes de bicar;
  • procedimentos de endurecimento em um refrigerador ou outro local a 0 ° C;
  • material borbulhante com mais de 6 anos.

Instruções passo a passo de semeadura:

  • primeiro você precisa encher os recipientes de plantio com solo na camada de drenagem, a profundidade do solo é cerca de ⅔ de todo o recipiente;
  • o solo é completamente umedecido, todo o excesso de água pode sair, o solo é generosamente nutrido;
  • é preciso plantar sementes em solo úmido, que se desintegra e não gruda nas mãos;
  • as sementes são colocadas no meio do recipiente, não vale a pena aprofundá-las, basta borrifar com terra, apertar com o dedo;
  • o solo é regado novamente, coberto com polietileno e colocado em uma sala com temperatura de 16 a 20 ° C.

Após o plantio, bastante arejamento e leve rega - até que apareçam os brotos. Então, a tecnologia agrícola muda.

Métodos de cultivo

É muito importante plantar pepinos corretamente em forma de mudas, mas também é necessário cultivar mudas corretamente. Você pode semear pepinos em casa em recipientes diferentes, existem muitas formas de cultivo sem terra. Num apartamento, estes métodos são muito procurados, pois são mais simples, não tem excesso de sujidade, pó. A variação do plantio sem terra garante uma boa proteção da perna preta, a planta estará completamente livre da ameaça. Mudas de pepino são plantadas em papel higiênico, isolone ou polietileno:

  • as bases do tipo fita são dispostas, um certo número de camadas de papel embebido em água e "Epin" são colocadas sobre elas;
  • o material da semente é colocado no topo;
  • o topo é coberto com papel, ligeiramente umedecido e embrulhado com um "caracol";
  • o rolo é inserido em um recipiente com água para que a umidade esteja em um nível suficiente;
  • esta construção é coberta com polietileno para umedecimento nas mechas;
  • quando os primeiros brotos aparecem, "caracóis" com pavios são transferidos para uma área quente e bem iluminada.

Existem muitos outros métodos de plantio de sementes bem-sucedidos.

Em pastilhas de turfa

Você precisará de um recipiente de plástico no qual o tablet será colocado. A espessura deste último varia de 5 a 8 mm. A rega é realizada quando o comprimido incha, o excesso de umidade remanescente é removido. Uma depressão é formada no centro do comprimido, onde a semente é colocada. Polvilhe por cima com turfa e húmus.

Em seguida, o recipiente é coberto com polietileno e retirado para local aquecido. É importante levantar o filme após a germinação e adicionar água a tempo. A malha do comprimido que segura o recheio de turfa pode quebrar. Nesse caso, as mudas precisam ser transplantadas, a tela é retirada e o solo introduzido. Antes de desembarcar para um local definitivo, a malha é cortada.

Em concha

Este método de cultivo é considerado o mais extraordinário, é importante recolher a casca com antecedência e escolher os recipientes em que será colocada. Uma bandeja ou caixa para ovos cumprirá perfeitamente esse papel. É necessário fazer um furo em cada concha para remover a umidade, isso pode ser feito com um furador comum.A casca deve ser bem lavada e desinfetada antes do procedimento, a seguir é preenchida com a mistura de terra.

Do lado de fora da casca, você pode escrever a data de plantio e o nome da variedade. Após a colocação do material no solo, é coberto com polietileno e colocado em local aquecido. Forneça ventilação e umidificação todos os dias, conforme necessário. Ao pousar em um local permanente, a concha é quebrada na palma da sua mão e colocada em um buraco preparado junto com o solo. O cálcio da casca é um fertilizante adicional.

Em potes de turfa

Potes especiais são vendidos nas lojas, eles são preenchidos com mistura de solo e 2 sementes são colocadas no centro. São aspergidos com areia ou terra, calçados sem fanatismo e umedecidos. Antes que as mudas apareçam, os vasos devem ser cobertos com papel alumínio.

Em copos

Qualquer recipiente de plástico do qual o fundo seja removido serve. Os copos são colocados em um palete especial, a terra é colocada dentro, 2 sementes são colocadas em cada recipiente. Quando eles germinarem, você precisará remover os brotos insalubres e fracos. O aprofundamento é realizado em cerca de um centímetro e meio, então tudo é borrifado com uma pequena quantidade de terra.

É necessário borrifar o solo com água de um borrifador, cobri-lo com polietileno e colocá-lo em uma sala quente. Quando as sementes brotam, o filme é removido. As mudas são plantadas em local permanente por meio de transbordo. O fundo é dobrado para trás, um pedaço de terra é empurrado para fora e enviado para um buraco umedecido.

Em serragem

A mistura de solo é substituída com sucesso por serragem durante o cultivo de sementes. Eles devem ser pequenos, este método tem uma série de vantagens. Por exemplo, o sistema radicular se forma mais rápido e mais forte, e o plantio no solo não causa problemas. Você precisa pegar um recipiente de plástico com orifícios de drenagem e despejar serragem nele. Espessura da camada - 5 cm.

Depois disso, eles são despejados com água quente - água fervente. As sementes são colocadas por cima, polvilhadas com uma camada de 1,5 cm de material semelhante. Ele também precisa ser cozido no vapor primeiro. Em seguida, o recipiente é fechado com polietileno e colocado em local aquecido.

Cuidado

Independentemente do método de semeadura, assim que as folhas do tipo cotilédone aparecem e se abrem, é necessário reduzir a temperatura do ar para 21 ° C durante o dia, à noite - para 16 graus. É muito importante cuidar das mudas antes do transplante. Para cultivar arbustos fortes, geralmente basta alimentá-los após a germinação, regar e monitorar a iluminação.

Rega

Quando os brotos aparecem, não é necessário umedecê-los imediatamente, deve-se esperar 5 dias.Use água decantada em temperatura ambiente, pepinos não toleram líquido frio. Para garantir uma rega precisa e de alta qualidade, use um conta-gotas, seringa, colher ou regador sem bico. É importante irrigar o recipiente pelas bordas sem afetar as próprias plantas.

Umedecimento moderado e drenagem da água dos orifícios de drenagem garantirão o bom desenvolvimento das mudas. Quando as mudas crescem, elas são alimentadas com água usando uma panela. Após cada procedimento, você precisa soltar o solo e cobrir com areia seca.

Iluminação

Quando as mudas crescem em massa, elas devem ser colocadas em uma área com iluminação suficiente. Se houver pouca luz, será necessária uma iluminação com fitolamp, e os recipientes são colocados afastados uns dos outros, evitando o espessamento. Os pepinos gostam muito de luz, por isso precisam de longas horas de luz do dia para um crescimento ativo. Mas é importante fornecer proteção contra a luz solar direta, caso contrário, queimaduras não podem ser evitadas.

A luz ideal é difundida, você pode organizá-la com a ajuda de uma cortina de tule. Horas de luz do dia de mais de 10 horas garantem o rápido crescimento das mudas, mas se for mais curto, as plantas começarão a murchar e a empalidecer.

A lâmpada deve ser acesa de manhã e à noite, quando há pouca luz, os dispositivos de iluminação ficam localizados no mínimo 5 cm acima dos brotos e no máximo 10 cm.

Top curativo

Apesar da introdução de minerais e orgânicos durante o plantio, irrigação e iluminação em quantidades suficientes, as mudas ainda podem murchar.Neste caso, você precisa adicionar fertilizantes adicionais. Por exemplo, ao plantar, você pode esmagar as sementes com uma mistura de areia e cinzas. Na primeira vez você precisa alimentar as plantas apenas quando necessário, se a planta se desenvolver de acordo com o planejado, este item pode ser omitido. Além disso, as mudas podem ser fertilizadas com "Kemira" em solução, boro e outros microelementos. O método de alimentação é por pulverização ou rega, no primeiro caso, a solução deve ser fracamente concentrada.

Depois que as mudas ficam mais fortes, elas precisam ser endurecidas para levá-las gradativamente para o plantio em um local permanente. A decapagem de pepinos é feita apenas quando necessário, esta cultura não gosta de transplantar. Mudas mergulham apenas quando crescidas.

Doenças e pragas

Às vezes, as mudas não crescem como esperado, elas parecem não saudáveis. É perigoso deixar esse processo seguir seu curso, o motivo do crescimento prejudicado pode ser doença ou a presença de pragas. Se você perceber que as mudas estão faltando, é necessário determinar a causa. O amarelecimento das folhas, quando as bordas murcham e ressecam, indica a presença de doença. A podridão branca, o oídio, a podridão da raiz e os ácaros da aranha afetam a planta se ela estiver úmida demais.

Nesse caso, deve-se pulverizar com agentes fungicidas.

  • A droga "Glyocladin" ajudará a enfrentar a flor negra. Primeiro, as folhas afetadas são removidas, depois as saudáveis ​​são processadas.
  • A podridão cinzenta aparece como manchas acastanhadas ou acinzentadas. É necessário polvilhar as áreas afetadas com cinzas e parar de hidratar.
  • Se aparecerem manchas brancas e vermelhas, o oídio impede o desenvolvimento das mudas. Novamente, cinzas e pulverização com soluções de enxofre ajudarão.
  • A podridão branca afeta a planta completamente, polvilhar com cal fofa e reduzir a umidade ajudará. As plantas devem ser mantidas afastadas umas das outras.
  • O ácaro-aranha se manifesta como pontos amarelos, que aumentam gradualmente em número. O carrapato irá gradualmente emaranhar todas as plantas de cima a baixo e beber o suco. Todas as composições inseticidas funcionam bem contra a praga, incluindo Karbofos, Fitoverm, Agravertin e outros.
  • O pulgão do melão também é perigoso, pode se instalar nos ovários, sob a folhagem. As plantas secam, as folhas ondulam. As larvas são removidas com uma bola de algodão embebida em uma solução de sabão. Se a situação piorar, é realizado um duplo tratamento com composições inseticidas - após três dias, repetir.

O aparecimento de pragas pode ser evitado pulverizando-se com água ou permanganato de potássio diluído.

A maioria dos problemas associados a doenças e pragas são causados ​​por violações da tecnologia agrícola:

  • ignorando a desinfecção do material da semente;
  • violação da quantidade e regularidade da umidade;
  • ignorando o estágio de cultivo;
  • violação do regime de umidade em qualquer direção;
  • corrente de ar, problemas com mudanças de temperatura;
  • falta de luz ou excesso de raios solares diretos;
  • falta de nutrição;
  • superexposição da planta em recipientes de mudas.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário