Como obter sementes de pepino em casa?
Comprar sementes de pepino em uma loja quase sempre envolve certos riscos, porque ninguém, mesmo o vendedor mais confiável e decente, pode garantir 100% a alta qualidade do material de plantio. Sabe-se que a viabilidade e a germinação das sementes são influenciadas por uma grande quantidade de fatores, que vão desde as peculiaridades de sua colheita até as condições de armazenamento e transporte. Para evitar riscos desnecessários associados à compra "improvisada" de sementes de pepino, você pode tentar obter o material de plantio em casa. No artigo, consideraremos o que você precisa fazer para isso.
Seleção de variedade
Muitos jardineiros, que nunca haviam colhido sementes de pepino em casa, acreditam erroneamente que qualquer fruta na fase de maturidade total pode ser usada para obter material de plantio. No entanto, não é: residentes de verão experientes sabem que os frutos obtidos de híbridos são absolutamente inadequados para a colheita de sementes (a marcação F1 ou F2 está sempre presente na embalagem com as sementes desses pepinos). As características varietais das plantas (incluindo a quantidade e qualidade dos frutos futuros) derivadas dessas sementes são preservadas apenas na primeira ou segunda geração. As plantas de todas as gerações subsequentes perdem inevitavelmente suas qualidades originais e características da variedade. Conseqüentemente, a produção de tais pepinos, bem como o tamanho e o sabor da fruta, mudam para pior com o tempo.
Assim, para obter material de plantio de alta qualidade, você deve usar os frutos obtidos de pepinos, que foram cultivados a partir de sementes que não são marcadas com F1 e F2. Esta é uma das condições básicas que devem ser observadas na escolha de frutas de uma variedade adequada.
Outras recomendações para a escolha de uma variedade incluem o rendimento da planta, sabor, manutenção da qualidade, transportabilidade de frutos e outras características significativas.
Como escolher uma fruta?
Para o recebimento subsequente de sementes com suas próprias mãos, é necessário determinar com antecedência 2-3 dos arbustos mais fortes, bem desenvolvidos e saudáveis do local. As plantas não devem apresentar danos visíveis, bem como vestígios da presença de pragas ou sinais de doenças. Não é desejável selecionar pepinos comprados na loja ou no mercado para a coleta de sementes, pois podem ser híbridos (marcados com F1 ou F2).
Durante o período de frutificação, 2-3 das folhas verdes maiores, visualmente atraentes e saudáveis são selecionadas em cada planta.
Para não confundir essas verduras com o resto das frutas durante o período de colheita, os jardineiros costumam marcá-las amarrando frouxamente o caule com uma fita ou barbante colorido.
Em seguida, os pepinos das sementes são deixados na planta até que estejam totalmente maduros. Se as frutas tocam a superfície da terra, elas são colocadas em um substrato - uma grelha ou prato de plástico (caso contrário, o pepino pode apodrecer). Se possível, os frutos são posicionados de forma que sejam bem iluminados pelo sol.
O fato de a semente do pepino estar totalmente madura é indicada por sinais como:
-
o fruto atingiu seu tamanho e peso máximos;
-
a cor do fruto tornou-se bronze dourado ou amarelo alaranjado;
-
uma "malha" amarela clara com aberturas apareceu na casca;
-
o pedúnculo está completamente seco e / ou solto.
Um pepino com sementes maduras deve ser maleável ao toque, ligeiramente macio.A elasticidade e firmeza da polpa geralmente indicam que o fruto não está totalmente maduro. Recomenda-se colocar temporariamente esses pepinos em um local quente, seco e ensolarado (por exemplo, no parapeito de uma janela), onde possam atingir a maturidade necessária.
Durante o amadurecimento, o fruto deve ser revirado periodicamente, caso contrário, sua casca na parte inferior sob o peso da polpa pode estourar e o próprio pepino apodrecer.
Como coletar corretamente?
Após a maturação completa, o fruto da semente é cuidadosamente cortado ao meio, a parte superior e a ponta do fruto são removidas. As sementes localizadas nessas partes não são utilizadas para coleta, armazenamento e posterior plantio, pois muitas vezes as plantas cultivadas a partir delas dão frutos pequenos e amargos.
Depois de cortar o fruto da semente, arma-se com uma colher e, com a ajuda dela, retira com cuidado as sementes junto com uma pequena parte da polpa adjacente. As sementes extraídas são enviadas para um frasco com água limpa e decantada. A quantidade de água deve ser tal que as sementes fiquem completamente cobertas com ela. O topo da lata é amarrado com um pedaço de gaze ou pano de algodão limpo.
Em seguida, o frasco é removido para um local escuro e moderadamente fresco, mudando a água para fresca a cada dois dias seguintes. Não permita uma forte fermentação do conteúdo do frasco - caso contrário, as sementes se tornarão impróprias para o plantio. Se o conteúdo do frasco estiver fermentado, as sementes devem ser enxaguadas o mais completamente possível e enchidas com uma porção de água limpa e sedimentada. É categoricamente impossível encher as sementes com água da torneira, pois geralmente contém uma grande quantidade de cloro. Para eliminá-la, a água é pré-coletada em potes e protegida por 1-2 dias.
Cada vez que voltar a colocar a água no recipiente, agite bem o conteúdo deste ou mexa com uma colher limpa. Depois de 2-3 dias, parte das sementes afundará no fundo do recipiente e a outra parte flutuará. O material de plantio que chega ao topo é descartado pelos jardineiros como estéril e, portanto, inútil. As mesmas sementes que pousaram no fundo do frasco são consideradas maduras, viáveis e promissoras. São lavados em água limpa e não muito fria, em peneira de malha fina, e deixados a secar por várias horas.
Seque as sementes por vários dias, espalhando-as em uma camada uniforme sobre papel limpo ou pano de algodão. O fato de o material de plantio ter passado totalmente pelo ciclo de secagem ficará evidenciado por sua leveza, uniformidade e fluidez.
Dicas de armazenamento
Recomenda-se armazenar sementes de pepino colhidas em casa em sacos de papel ou sacos de algodão. Sacolas plásticas (sacolas zip) para armazenar sementes não são adequadas, pois podem "sufocar" o material de plantio e perder sua viabilidade.
Locais escuros, secos e frescos são adequados para armazenar sementes. É importante levar em conta que quando a temperatura e / ou umidade do ar aumenta, as sementes de pepino podem começar a crescer, após o que não podem ser utilizadas para a semeadura. Idealmente para armazenar material de plantação, salas escuras e frescas são adequadas, nas quais a temperatura do ar é mantida de forma estável a um nível de + 10 ... 15 ° С. E você também deve levar em conta que a escuridão (ausência total de luz) também é um pré-requisito para o armazenamento de sementes.
Inadequados para armazenar sementes são porões úmidos, porões, bem como sacadas e galerias. Normalmente, nesses locais há quedas bruscas de temperatura e mudanças na umidade do ar.
Ao preparar o material de plantio com as próprias mãos, lembre-se também da rotulagem das embalagens (sachês). Assim, em cada saco de sementes enviado para armazenamento, deve ser indicada a data da colheita e o nome da variedade. Além disso, muitos jardineiros adicionam outras características a essa descrição - por exemplo, o peso e o tamanho da fruta, seu sabor, manutenção da qualidade e transportabilidade.
O comentário foi enviado com sucesso.