Por que os pepinos são amargos e o que fazer para que não tenham gosto amargo?
Apesar da escolha correta da variedade de pepino, eles podem decepcionar os jardineiros na época da colheita com seu sabor amargo. E essa característica é observada não só nas pontas, onde é mais provável a formação de amargor, mas também em todo o comprimento e espessura do fruto.
Por que pepinos são amargos
A enzima amarga formada no pepino (e não em outras plantas da família da abóbora) é inerente apenas a este gênero desta família. É formado na primeira oportunidade. Quanto menos umidade, nutrição e luz as frutas recebem, mais está em cada uma delas. Os híbridos criados a partir de variedades selvagens de espécies de pepino não se livraram dele completamente: a seleção simples não era tão eficaz. Talvez essa substância desaparecesse, por exemplo, quando qualquer uma das variedades modernas de pepino fosse cruzada com uma abóbora. No entanto, até agora esses experimentos são realizados apenas em laboratórios.
A engenharia genética também servirá como um assistente na luta contra o amargor do pepino - um método em que não é usado o cruzamento, mas o transplante de certos genes.
A maior quantidade de proteína vegetal amarga se acumula na ponta da fruta, oposta à sua outra extremidade, de onde o pedúnculo se aproxima.
Descobrindo a causa em diferentes condições de cultivo
Pepinos amargos são o resultado de alimentação insuficiente, irrigação, iluminação e proximidade de outras culturas de jardim que são indesejáveis (hostis) para eles. Eles não se dão bem com ervas daninhas - são um refúgio para todos os tipos de pragas, transmissores de doenças, das quais eles próprios geralmente não sofrem de forma alguma.
Em campo aberto
O solo em si não precisa ser nada. A composição ideal para um pepino é solo preto com turfa e húmus.... Se você plantar pepino em solo podzólico ou argiloso-arenoso, no qual inicialmente há pouco húmus, mesmo em condições de rega e afrouxamento regulares, decapagem do território de patógenos de todos os tipos de doenças e pragas, as mudas não aparecerão.
Pepino é uma cultura que não cresce em nenhum solo: ele vai precisar de um solo extremamente fértil, talvez um pouco oleoso ao toque, mas rico em matéria orgânica e minerais, com os quais qualquer planta é construída. As tentativas de cultivo de pepino em condições de permafrost (subsolo) também nada darão: na tundra, a matéria orgânica obtida de musgo e líquen é preservada nesta camada, que, provavelmente, será inacessível às raízes das plantas.
No norte, o cultivo de qualquer safra que ame o calor só é possível exclusivamente em estufas e apartamentos, ou em uma área aquecida onde haja um grande jardim isolado do solo local, ou aquecido (por exemplo, com um cabo de aquecimento cavado no solo). Além disso, o solo não deve ser acidificado.
Na estufa
As condições da estufa em relação ao solo destinado ao cultivo de pepinos não são muito diferentes das condições do terreno aberto. Todos os mesmos requisitos para a temperatura + 17 ... +32, a fertilidade do terreno em que as sementes ou mudas são plantadas, a necessidade de uma ou duas alimentações sazonais, pulverizando com remédios populares contra as pragas.
Uma estufa evita o calor excessivo no verão nas regiões do sul da Rússia - suas paredes são feitas de material fosco que espalha a luz solar direta, por exemplo, policarbonato.Se você mora na parte central ou norte do país, uma estufa para suas plantações é vital para estender a estação de cultivo por meios artificiais.
Nem uma única cultura, incluindo o pepino, também tolera infestações de ervas daninhas - elas são o terreno fértil para pragas e também atraem alguns roedores.
Solução de problemas
Só uma pessoa preguiçosa, que ela mesma não tem plena consciência do que espera de seu terreno e canteiros, nos quais são plantados pepinos, se tornará capaz de criar condições quase insuportáveis para uma determinada cultura. A solução para o problema está neste caso na mudança do microclima, observando o regime de irrigação ideal, organizando o cronograma de alimentação adequada e medidas preventivas contra pragas e doenças, bem como na remoção oportuna de ervas daninhas e soltando o solo ao redor das plantas até 10 cm de profundidade.
A última medida visa garantir a respiração das raízes - não apenas respira a parte aérea do crescimento cultivado.
Clima
O pepino "bebe" muita água - como qualquer plantação de abóbora. Ele é 90% disso. Regar e afrouxar a terra ao redor das plantas é o primeiro passo. A temperatura da água não deve ser inferior a +18. No sul da Rússia, por exemplo, a água vem de poços com uma temperatura de cerca de +16: a constância dessa temperatura é garantida devido ao aprofundamento significativo do aquífero (16 ... 39 m, dependendo da presença de colinas , a altura dominante em que se situa a casa de campo com lote) ...
O superaquecimento em clima quente não deve ser superior a +30 à sombra: se isso acontecer, também será necessária uma estufa; no pior dos casos, o cultivo de pepinos em um terreno sombreado pela metade pelas copas das árvores frutíferas e arbustos de bagas também é adequado. Por exemplo, trepadeiras em treliças servirão de barraca natural. Em outras palavras, a temperatura da água e do ar deve estar na faixa de + 18 ... +30, desde que tais condições em uma estufa ou estufa sejam muito mais fáceis do que em uma área ao ar livre.
Rega
A irrigação está associada à irrigação oportuna da parte do jardim da área suburbana. A terra não deve ser desnecessariamente pantanosa. Você não deve abrir a água por vários dias, inundando constantemente a área onde suas plantações crescem. A maioria das plantas de jardim, incluindo pepino, embora recebam uma abundância de umidade, implica que ela deve saturar o solo neste local em um tempo limitado, alcançando todas as pontas das raízes e, em seguida, inundar as plantações com água deve ser interrompida imediatamente: o solo deve ser úmido, mas não inundado ao estado de lama empoeirada. As regras para o cultivo de todas as safras afirmam que o grânulo do solo deve ser do tamanho de uma semente ou de uma ervilha, e não estar em um estado de um meio finamente disperso, lembrando argila encharcada.
E o único pré-requisito para isso é a mesma respiração das raízes: o ar, em particular nitrogênio e oxigênio, deve ser fornecido às raízes em quantidades moderadas, uma vez que a parte subterrânea da planta não está envolvida na fotossíntese (a produção de oxigênio do dióxido de carbono), porque está na escuridão total. Em solos em que a água deslocou completamente o ar, a planta não tem nada para respirar com as raízes, portanto, quando a terra seca, ela é solta para que oxigênio e nitrogênio passem livremente para as raízes - na quantidade necessária para a vida de a planta. A rega é realizada pelo menos uma vez por dia - deve ser abundante o suficiente. Para que a terra não seque - ou seja, não se forma uma crosta, o que contribui para a rápida evaporação da umidade - ela se solta a cada poucos dias.
É melhor regar os pepinos à noite - durante a noite, uma temperatura confortável e a falta de calor contribuem para a saturação suficiente da planta com umidade, a maior parte dela será absorvida pelas raízes em condições quase ideais.
Nutrição
A cobertura de plantas de pepino é realizada sem esperar até que o tempo para a floração principal desta cultura tenha passado... Basicamente, o uso de remédios populares é considerado seguro: esterco ou esterco, cinzas, cobertura morta (borrifar com grama picada e pepino verde cortado durante a higiene e formando cortes), o uso de fermento. Os sais de potássio, fosfato e nitrogênio são usados como fertilizantes minerais adicionais. A falta de potássio e fósforo ameaça com crescimento insuficiente dos cílios principais e ramos laterais, um pequeno número de ovários formados; uma função semelhante é realizada pelo nitrogênio e fósforo introduzidos como compostos. O potássio e o fósforo puros são extremamente relutantes em serem assimilados pelas plantas.
Junto com a alimentação, fazendeiros e jardineiros realizar profilaxia contra parasitas e doenças. Sulfato de ferro e cobre, iodo, permanganato de potássio e ácido bórico são usados como os remédios mais simples. De remédios naturais - regar as plantas com uma solução fraca de uma decocção de cascas de cebola, absinto e outras matérias-primas obtidas a partir de plantas amargas. É indesejável o uso de malofos e de pesticidas mais perigosos, os herbicidas - seus resíduos chegam aos alimentos e podem causar câncer em pessoas que consomem constantemente vegetais por eles processados, além de levar ao aumento do fígado.
Frutas maduras demais - colheita atrasada - também levam ao acúmulo de uma enzima amarga nos pepinos. A introdução de uma pequena quantidade de cal apagada reduz a acidez: a cal é alcalina, reage facilmente com os ácidos, criando sais a partir deles, e um meio salgado para pepinos é mais seguro do que o ácido. Os remédios populares acima ajudarão a proteger pepinos de pulgões, ursos, ácaros e formigas. Uma opção ativa é plantar ao redor de canteiros de pepino. siderados resistentes à seca, bem como cebolas, alho, rabanetes, endro, salsa e outras culturas com sabor amargo e picante.
No entanto, você não pode plantar amoras e abóboras nas proximidades. Por exemplo, a abóbora, apesar do pepino pertencer à família da abóbora, pode causar estresse em plantas de pepino. O perigo da abóbora reside na sua capacidade de se enrolar e brotar dezenas de metros, criando longos cílios, na primeira oportunidade de arrancar um “bigode”, agarrando-se ao solo e libertando imediatamente raízes adventícias. Se você não fornecer poda formativa à abóbora, ela "estrangulará" os brotos do pepino - quebrará a treliça sob o peso de seus caules grossos e folhas. As amoras-pretas representam um perigo semelhante: como uma erva daninha, elas crescem em toda parte. Se você não cortar os arbustos, não destrua os numerosos brotos "filhas", então as amoras, como as framboesas, irão capturar todo o espaço vivo com suas raízes e brotos, e os pepinos morrerão sem ter tempo para dar uma boa colheita.
Variedades recomendadas
Na compra de sementes para semeadura, recomenda-se escolher aquelas que apresentem uma marca genética de ausência de amargor. Um pepino que brota de sementes obtidas de variedades amargas não pode ser completamente eliminado do amargor, mesmo que as regras acima sejam seguidas. Essas são, por exemplo, as variedades Vyaznikovsky, Muromsky e Nezhinsky. Os não amargos, pelo contrário, incluem Atenas, Gafanhoto, Annushka. Nem todas as variedades de híbridos produzem sementes viáveis - algumas delas são inicialmente inviáveis. As variedades Zyatek, Egoza, Benefis, Masha, Chistye Prudy, Kadril também são inicialmente desprovidas de amargor. As variedades que possuem o pós-escrito F1 não são inicialmente capazes de produzir "descendentes" - para evitar gastos desnecessários, use amostras "autorreplicantes".
Tendo encontrado sua variedade favorita sem amargor, capaz de produzir sementes viáveis, você terá a oportunidade de recebê-las repetidamente em sua vida futura.... Em casa de vegetação, onde se cria uma temperatura confortável mesmo no inverno, é possível chegar a várias safras por ano, reiniciando constantemente o ciclo reprodutivo de novas plantas.O cultivo em condições de estufa, onde o clima, independentemente do clima ao redor, é mantido constante (quente), permite colocar em funcionamento a produção de pepinos. Após a colheita, não se apresse para se livrar dos pepinos suspeitos. Se uma amostra de suas pontas mostrou presença de amargor, ou se você não gostou de nenhuma das frutas, conserve todas essas frutas. Pegue algumas das melhores frutas (grandes e maduras) como sementes - submeta o resto a um tratamento térmico: sob a influência de uma temperatura de 100 graus, a enzima amarga entrará em colapso completamente.
Sal, endro e alho adicionados ao picles preparado irão esconder o sabor não muito agradável de pepino.
O comentário foi enviado com sucesso.