Tudo sobre pepinos deslumbrantes
É improvável que você encontre pelo menos um residente de verão que não cultivaria pepinos em seu terreno. Estes são talvez os vegetais mais populares na mesa depois das batatas. No calor do verão, o pepino refresca e mata a sede na perfeição, sendo em conserva indispensável como petisco e na preparação das tradicionais saladas de inverno.
No entanto, alguns jardineiros cultivam pepinos por capricho, sem se aprofundar nos meandros de cuidar dessa plantação e, como resultado, obtêm uma colheita muito pobre. A principal razão para o pequeno número de frutas é a falta de cegueira oportuna dos pepinos. Descreveremos a seguir o que é este procedimento e como fazê-lo corretamente.
A necessidade de um procedimento
Com um nome tão assustador como "cegamento", existe um procedimento muito útil para pepinos que permite aumentar significativamente o rendimento na estufa. A coisa e que os frutos são formados apenas por flores femininas. Eles são muito fáceis de distinguir dos homens por um pequeno ovário de pepino. As flores masculinas não dão frutos, por isso alguns deles devem ser removidos para que a planta gaste energia nos frutos, e não na formação de brotos desnecessários.
Além disso, a ausência de excesso de densidade na base do arbusto garantirá a circulação do ar na zona radicular e, assim, evitará a formação de fungos e doenças. Além disso, após a remoção das flores estéreis, a qualidade dos frutos melhora: eles ficam grandes e não têm sabor amargo.
É necessário realizar este procedimento assim que o comprimento dos brotos atingir a marca de 50 cm.
Tecnologia
Claro, é uma pena para os jardineiros novatos cortar os primeiros ovários, porque eles querem se banquetear com pepinos crocantes frescos o mais rápido possível. No entanto, pepinos deslumbrantes são um pré-requisito para uma boa frutificação. Quando os arbustos atingem meio metro de comprimento, eles já possuem um sistema radicular, e a floração e o ovário bloqueiam o suprimento de nutrientes para ele, levando tudo para si. Por causa disso, a planta fica estressada, principalmente quando o tempo ainda está fresco.
Neste ponto, é muito importante formar os cílios do pepino para que os frutos amadureçam principalmente na parte superior.
Para autopolinização
Variedades autopolinizadas (partenocárpicas) incluem variedades como "Adam", "Zozulya", "Claudia", "Grasshopper", "Courage", "Boy with a finger", "Prestige", "Goosebump", "Alex", "Siberian guland", "Emerald placer", " Anyuta "," noites de Moscou ", etc.
Mudas dessas variedades híbridas são melhor plantadas em estufas onde os insetos polinizadores não estão disponíveis. A peculiaridade dos pepinos autopolinizados é que eles contêm apenas flores femininas. Isso significa muita fruta e muito estresse no caule. Portanto, essas plantas devem ser cuidadosamente formadas: deslumbrar, beliscar, beliscar.
Este guia passo a passo o ajudará a fazer isso direito.
- Retire do peito do pepino todas as flores, bigodes, enteados e ovários até 5 folhas. Você pode deslumbrar os pepinos com os dedos ou usar um podador de jardim especial. Ao retirar partes da planta, deve-se tentar fazer essa manipulação o mais próximo possível do caule, sem deixar o cânhamo, mas ao mesmo tempo sem danificar o próprio caule. É melhor fazer isso na hora do almoço, pois de manhã a planta é frágil, pode quebrar acidentalmente o caule principal. Inspecione os nós inferiores da videira regularmente para evitar acúmulos desnecessários.
- Então, quando cerca de 8-10 folhas são formadas na videira, você precisa remover as quatro folhas inferiores e as folhas cotiledonares. Isso deve ser feito gradualmente, especialmente se o tempo estiver frio e os pepinos crescerem lentamente, mas pelo menos uma vez por semana. Se a remoção for realizada muito raramente, você pode perder parte da colheita e, se isso acontecer, existe um grande risco de danificar a planta. A parte inferior da haste deve estar sempre descoberta.
- É melhor retirar os bigodes dos rebentos laterais e da copa da planta para que não retirem os nutrientes da vinha. Cerca de 6-8 bigodes tiram a força da planta para formar 1-2 pepinos. Para manter a planta firmemente no suporte, apenas torça-a regularmente ao redor do fio.
- A uma altura de até 100 cm, aperte todos os enteados laterais sobre 1 folha, deixando um ovário e algumas folhas de cada camada lateral. O termo "enteados", neste caso, significa rebentos crescendo a partir das axilas. Eles precisam ser removidos para evitar o espessamento da bucha. Se você perdeu o momento, e os frutos dos enteados já começaram a se formar, deve-se deixar amadurecer e só depois retirar o chicote, caso contrário corre-se o risco de apodrecer no lugar da "amputação".
- A uma altura de 100-150 cm, deixe 3-4 enteados com dois ovários e 2-3 folhas.
- A uma altura de 150 cm ou mais, aperte todos os enteados acima da terceira folha, deixando 3-4 ovários e o mesmo número de folhas em cada um.
- Jogue o topo da videira sobre a treliça. Agora vai diminuir. Assim que sua extremidade superior se aproximar de 50-60 cm do solo, aperte o ponto de crescimento superior.
Para polinização por abelhas
Estas variedades apresentam flores femininas e masculinas (flores estéreis). O caule principal não dá frutos, então você precisa deixar os processos laterais, nos quais todos os ovários são formados. Esses pepinos são plantados em campo aberto em 2-3 hastes. As variedades que pertencem a esta espécie serão as seguintes: "Universal", "Swallow", "Far Eastern 27", "Phoenix Plus", "True Friends", "Compass", "Acorn", "Lord", "Teremok", "Nezhinsky", etc.
Procedimento de cegamento para pepinos polinizados por abelhas:
- remova as flores masculinas;
- remova todos os processos em excesso;
- aperte o caule principal entre a quinta e a sexta folhas;
- remova os rebentos inferiores, as folhas amareladas e quaisquer partes fracas e doentes da planta.
Esquemas recomendados
Considere os melhores esquemas para impressionar pepinos no site.
Para estufa
Para o cultivo em estufas, são escolhidas variedades autopolinizadas ou sem polinização de pepinos resistentes à formação de doenças fúngicas. As mudas são pré-germinadas em casa e um mês depois são plantadas em casa de vegetação tratada com desinfetantes.
Os arbustos são formados em um rebento com uma distância de 40 cm para fornecer espaço suficiente às plantas. Quando as plantas atingirem 30 cm de altura, devem ser amarradas com ligas verticais de fio de náilon ou barbante. O milho também pode ser plantado como liga viva, então os pepinos começarão a se agarrar aos seus caules altos. As plantas são regadas com água morna e regularmente alimentadas com fertilizantes: nitrogênio, fósforo e potássio e, após a floração, também boro com magnésio.
É necessário deslumbrar, beliscar e beliscar pepinos durante todo o verão. Esses trabalhos devem ser realizados durante o dia para que a planta se recupere ao anoitecer. Use apenas ferramentas afiadas desinfetadas com álcool ou solução de permanganato de potássio.
Para terreno aberto
Para terreno aberto, variedades de pepinos polinizadas por abelhas são adequadas. Ao contrário dos partenocárpicos, seus frutos são formados em brotos laterais, portanto, é preciso ter muito cuidado com o cegamento.
O local de plantio do pepino deve ser bem iluminado pelo sol e protegido de correntes de ar. O canteiro é feito de feno ou estrume para manter os pepinos aquecidos. As sementes são plantadas diretamente no solo a uma profundidade de 1-2 cm com uma distância de cerca de 50 cm.
Para pepinos de liga, eles usam uma treliça, pinos, rede ou corda, mas se o verão promete ser seco, então você pode deixar os arbustos crescerem como quiserem.Via de regra, os arbustos de pepinos selecionados para plantio a céu aberto são menores do que os das variedades autopolinizadas.
A cegueira de pepinos em campo aberto é realizada até a décima folha. Para promover o crescimento dos brotos laterais, remova as segundas inflorescências com ovários. Se 7-8 folhas já se formaram, mas os enteados ainda não cresceram, você pode beliscar o topo; em outros casos, nenhuma manipulação adicional é necessária.
Para que os arbustos não fiquem muito exuberantes, após o aparecimento do primeiro pepino nas variedades polinizadas por abelhas, eles beliscam os brotos que crescem nos nós das primeiras 6-7 folhas. Além disso, você já pode deixar brotos mais longos. Com folhas brilhantes e saudáveis e um grande número de ovários, não é necessário alimentar a planta, o que torna essas variedades convenientes e despretensiosas.
O comentário foi enviado com sucesso.