Como fazer borragem com as próprias mãos?
Todo mundo sabe que os pepinos são plantas muito caprichosas e exigentes. Portanto, em muitas regiões, eles podem ser cultivados normalmente apenas em borragem. Além disso, a maioria dos jardineiros prefere fazê-los com as próprias mãos, pois isso reduz significativamente o custo da estrutura. Para a fabricação de uma estufa ou estufa, pode-se utilizar diversos materiais que já estão disponíveis na fazenda. Claro, se você quiser fazer uma estrutura de capital, terá que cuidar tanto da fundação quanto de uma moldura sólida com um revestimento confiável em forma de vidro ou policarbonato.
Como construir tubos de PVC?
A versão com tubo de polipropileno da borragem é ótima para uso em uma estação para proteger as plantas de temperaturas frias, luz solar intensa e orvalho abundante. Esse design é montado de forma simples e rápida. Ao mesmo tempo, é fácil de desmontar para o inverno e colocá-lo em um local adequado de armazenamento. Fazer uma estufa confortável e pequena com tubos de plástico não é difícil se você seguir as instruções passo a passo.
- Primeiro, um local adequado é selecionado. Em seguida, as marcações são aplicadas ao longo do perímetro da futura estrutura.
- Nos cantos e nas laterais longas, é necessário cravar reforço no solo a cada 80-100 centímetros. É aconselhável escolher alfinetes com comprimento igual ou superior a 60 centímetros. Além disso, pelo menos 20 centímetros devem permanecer acima da superfície.
- Os arcos devem ser feitos de tubos de PVC e, em seguida, colocar suas extremidades nos pinos. O resultado deve ser uma série de arcos. Os tubos devem ser pré-selecionados em comprimento. É desejável que a altura da estufa seja de pelo menos 1,5 metros. No entanto, se o design for temporário, ele pode ser reduzido.
- Os arcos são presos uns aos outros com um fio forte. Em seguida, suas pontas devem ser puxadas e amarradas aos pinos, que estão localizados ao longo do eixo da borragem.
- Para cobrir a estrutura, você deve usar um filme ou spunbond. Nesse caso, é aconselhável cortar a tela com uma margem significativa, tanto no comprimento quanto na largura. O material preparado deve ser lançado sobre os arcos e prensado nas laterais com tábuas. Já as pontas do filme dos dois lados devem ser recolhidas e fixadas nos alfinetes, como um barbante.
- Das pontas, a borragem deve ser fechada com pedaços de filme, que devem ser esticados e fixados nos arcos extremos. A tela principal deve ser cortada ao longo de todo o comprimento da estrutura e jogada sobre ela, e então enrolada em ambos os lados em ripas de comprimento adequado.
Para prender o filme aos arcos, você pode usar prendedores especiais, prendedores de roupa ou pedaços de mangueira de irrigação cortados no sentido do comprimento.
Construção de estrutura de madeira
A maneira mais fácil de fazer uma borragem de madeira com as próprias mãos é montar uma estrutura de treliças triangulares. Em sua forma, ele se parecerá com uma cabana. Essa tarefa é forte o suficiente para todos que sabem usar um martelo ou uma chave de fenda. Esta opção será uma excelente solução para uma residência de verão.
Você pode fazer uma estrutura de tábuas ou madeira de até três metros de comprimento. É melhor escolher a seção dos últimos 40 por 40 milímetros ou 30 por 50 milímetros. E também será necessário preparar um par de ripas e tábuas correspondentes ao comprimento da estrutura. O tamanho da estufa permite que seja organizado em cumes altos com lados de madeira.É conveniente marcar sobre eles os locais de fixação das treliças a uma distância não superior a um metro e meio.
No estágio seguinte, algumas barras devem ser batidas juntas com as extremidades superiores, e as inferiores devem ser pregadas ou aparafusadas nas laterais com parafusos auto-roscantes. Para fortalecer a ligação superior, é utilizado um trilho longitudinal, que passará pelas treliças.
Você pode organizar essa cabana com efeito de estufa diretamente no chão. Para isso, é necessário conectar previamente as pontas dos suportes na parte inferior com veios de madeira. Para dar resistência à estrutura, tornando-a mais estável, suportes verticais devem ser instalados sob a barra central na parte superior. Nessa estrutura, você pode amarrar os cílios dos pepinos nas treliças, que podem ser puxadas entre as estacas no chão e a verga no topo.
Basta jogar a película sobre toda a cabana e pressioná-la com tábuas ou pedras. Porém, a melhor opção é montar a tela em uma inclinação com fixação na moldura através das ripas. Nesse caso, a segunda extremidade da tela deve ser pregada no quadro. Se o filme for desenrolado, ele irá aderir firmemente ao solo. Ao arejar, a tela pode ser enrolada em uma tábua e levantada até a altura desejada para abrir uma estufa com pepinos.
Criação de uma estufa a partir de molduras
Uma estufa feita de caixilhos de janelas é uma opção caseira simples e bastante comum. No entanto, é muito pesado e não é recomendado para solo úmido. Para tornar essa estrutura o mais confiável possível, ela deve ser instalada em uma fundação de faixa.
É necessário começar com a retirada de terreno fértil em uma faixa de 15 centímetros ao longo de todo o perímetro da futura borragem. A areia deve ser despejada na trincheira que se formou e uma almofada de cascalho ou entulho deve ser colocada.
Em seguida, é necessário instalar a fôrma e despejar a solução de concreto nela, ou colocar blocos de concreto.
Antes de fazer uma estufa com caixilhos de janelas para pepinos, deixe o concreto repousar por uma a duas semanas. Assim, ele ganhará a força necessária. Além disso, durante todo esse período, a fita deve ser recoberta com um filme. Nesse momento, é melhor começar a preparar os quadros.
- Primeiro, você precisa remover o vidro deles.
- Remova a tinta velha e, se necessário, repare.
- Em seguida, um anti-séptico é aplicado na árvore e deve ser bem secado.
- Na última etapa preparatória, as molduras são pintadas em duas camadas. Para isso, é aconselhável o uso de tinta para uso externo.
A melhor opção para esse tipo de estufa são os quadros com a mesma altura. Portanto, as armações são pré-colocadas no chão e o tamanho e a forma mais adequados são selecionados. Também é necessário saber a altura das paredes e a distância a que ficarão as escoras da estrutura.
É conveniente montar sozinho uma estufa a partir de armações, seguindo as seguintes instruções.
- A fundação deve ser coberta com material de cobertura em duas camadas.
- A barra de cintagem inferior deve ser fixada à fita com âncoras.
- Em seguida, os postes de canto devem ser instalados na cinta. Ao mesmo tempo, é mais conveniente fixá-lo com buchas, bem como com cantos de metal.
- Em seguida, os racks intermediários estão sendo instalados. Neste caso, é selecionada uma distância que corresponde à largura das molduras.
- Para prender os racks, use o arnês superior.
- Os racks verticais devem ser instalados no meio das vigas das extremidades. E já com eles para prender a viga mestra.
- Para esta passagem e vigas longitudinais no arnês superior, é necessário colocar e fixar as vigas.
- Folha reforçada ou policarbonato celular deve ser colocado nas encostas do telhado e, em seguida, fixado.
- Os caixilhos das janelas devem ser fixados entre os montantes, tal como as portas. Depois disso, é importante espumar bem todos os vãos que existem entre os elementos estruturais.
- Em seguida, o vidro deve ser inserido nas molduras e fixado com contas de vidro.
Este projeto pode durar dezenas de anos. Claro, você pode simplificar sua tarefa e baratear a estufa.
Para fazer isso, você pode abandonar a fundação e a estrutura simplesmente conectando as estruturas ao arnês.
Edifício de policarbonato
A opção mais difícil e cara para uma estufa caseira é considerada uma construção de policarbonato. Freqüentemente, a moldura para ele é alta e de metal. Isso exigirá certas ferramentas e habilidades. E também será necessário preparar desenhos com antecedência. No entanto, esse modelo será capaz de durar muitos anos.
Atualmente, uma variedade de projetos de estruturas de policarbonato com efeito de estufa são apresentados: arqueados, inclinados, montados na parede, em forma de gota. É necessário escolher o ideal com base no espaço disponível para estruturas e capacidades pessoais. Portanto, para dar a um tubo de metal a forma de um arco, você precisará de uma ferramenta especial. Caso contrário, você terá que gastar muito tempo nisso. Na maioria das vezes, as estruturas de policarbonato são feitas com paredes retas e um telhado inclinado.
Com uma máquina de solda, a tarefa também é bastante simplificada. No entanto, existem opções de como montar a estrutura usando conexões aparafusadas. É importante determinar com antecedência as dimensões da estrutura, e fazer um desenho detalhado com as dimensões e designação das conexões.
Essa estufa é instalada em uma fundação de faixa ou simplesmente em postes inundados. Para amarrá-los, pode-se usar uma madeira impregnada com um anti-séptico ou um tubo perfilado. Nesta base, você precisará consertar a moldura. Este último é feito de um perfil de metal ou tubos, que são cortados de acordo com o desenho. Em seguida, devem ser conectados por meio de solda ou parafusos com bicos de fixação.
Para fixar chapas de policarbonato, você pode usar parafusos autoatarraxantes com arruelas térmicas. Neste caso, um perfil de plástico dividido com uma tampa é usado para unir as placas adjacentes. Nas extremidades, o revestimento é cortado ao longo da moldura, depois de já ter sido fixado.
Ferramentas e materiais
Uma pequena borragem de policarbonato pode ser montada a partir de materiais de sucata e ferramentas que todos os residentes de verão costumam ter. É aconselhável preparar as seguintes ferramentas com antecedência:
- moedor;
- parafusos auto-roscantes (normais e com anilha térmica);
- Chave de fenda;
- roleta;
- nível;
- cantos
- faca de construção;
- lápis.
Para o quadro, um perfil de metal será a melhor solução. Folhas de policarbonato são usadas para revestimento.
Tecnologia de manufatura
Construir uma estufa para pepinos com suas próprias mãos é fácil se você seguir os passos abaixo.
- Primeiro, você precisa determinar o local da estrutura.
- Em seguida, você deve preparar a base. Obviamente, os perfis não são muito pesados, mas precisam de suporte adicional. Antes de sua fabricação, o local deve ser nivelado, para o qual é realizada a escavação e nivelamento do solo.
- Em seguida, o quadro é montado a partir de um perfil com um tamanho de 42 ou 50 milímetros. Nesta fase, é mais conveniente montar a estrutura a partir de segmentos separados. O perfil deve ser cortado previamente de acordo com as dimensões selecionadas. Para isso, um moedor é usado.
- Ao montar a moldura, é importante consultar o desenho. Parafusos auto-roscantes devem ser usados para prender as peças. Já para os perfis horizontais, é necessário apertá-los por meio de peças transversais.
- Para tornar a estrutura confiável e não deformada, vale a pena realizar reforços adicionais nos cantos. Para isso, uma barra chanfrada é feita a partir de restos de um perfil de metal.
- No total, você deve obter sete partes planas que se parecem com o desenho de uma casa. Cinco deles devem ter exatamente as mesmas dimensões. Já os dois extremos são diferentes, pois serão reforçados com faixas transversais. Ao mesmo tempo, uma janela e uma porta serão feitas em uma dessas partes.
- A fixação das peças acabadas à base da fundação é feita por meio de cantos. O puxamento é feito por meio de uma tábua transversal na junção das paredes com a cobertura.
- A estrutura resultante deve ser revestida com folhas de policarbonato. Para isso, são primeiro cortados de acordo com as dimensões exigidas. Nesta fase, é importante evitar várias imprecisões.
- As chapas são fixadas com parafusos auto-roscantes com arruela térmica e chave de fenda.Parafusos auto-roscantes especiais permitem que o policarbonato permaneça intacto durante a fase de perfuração.
Como fazer borragem com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.