Preciso quebrar o bigode dos pepinos e como fazer?

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Tecnologia de remoção
  3. Dicas úteis

Para obter uma colheita farta e de alta qualidade, os jardineiros modernos estão tentando usar com eficácia todo um arsenal de técnicas agrícolas. Na situação com pepinos, um tópico para um debate bastante acalorado há muito tempo é a questão de saber se é necessário cortar o bigode e, se vale a pena fazer, então como. Ao respondê-la, é importante levar em consideração as funções desempenhadas por esses processos.

A necessidade de um procedimento

Por muito tempo, as opiniões de quem gosta de cultivar canteiros de pepino sobre a necessidade de cortar (cortar) bigodes em pés de pepino se dividiram. Ao mesmo tempo, alguns jardineiros estão convencidos de que as antenas são praticamente inúteis e só tiram o suco da planta.

Seus oponentes estão convencidos do contrário e acreditam que a retirada dos processos descritos apenas fere os arbustos e até encurta o período de frutificação.

Essas mesmas antenas são consideradas brotos finos, assim como folhas que assumiram a configuração adequada. Eles são formados nas axilas das folhas e são projetados para suportar caules que não têm a capacidade de manter uma posição vertical. A principal vantagem deste método de fixação é a absorção de choque.

Na prática, a poda de gavinhas é usada com mais frequência no cultivo de pepinos em casa de vegetação. Não é segredo que aqui as plantas não competem entre si pela iluminação e não há necessidade de suporte adicional para os arbustos. Com base nisso, e também levando em consideração a simplificação da colheita, os brotos podem ser removidos com segurança. Além disso, vale destacar outros motivos para se livrar do bigode.

  1. As antenas são capazes de retardar significativamente o processo de amadurecimento dos pepinos, retirando uma parte tangível dos nutrientes dos frutos em formação. Isso é especialmente verdadeiro em situações em que o jardineiro está tentando obter uma colheita antecipada.

  2. Se os pés de pepino na estufa forem plantados em pequenos intervalos, os brotos flexíveis e finos inevitavelmente se agarrarão aos vizinhos. Como resultado de tais emaranhamentos, são criadas áreas de sombreamento altamente indesejável.

  3. Arvoredos densos prejudicarão o cuidado de qualidade da planta e a formação de frutos maduros.

  4. Brotos flexíveis são capazes de enrolar as folhas de arbustos de pepino, criando assim as condições mais favoráveis ​​para a reprodução ativa de bactérias patogênicas.

É importante notar que esses argumentos baseiam-se nas principais características da cultura em questão. No entanto, como mostra a prática, eles estão longe de ser convincentes para todos os jardineiros modernos. Nem mesmo todos os especialistas apóiam a viabilidade de remoção das antenas. Ao mesmo tempo, os oponentes do considerado método agrotécnico em defesa de sua posição concentram-se nos seguintes pontos.

  1. Ainda não foram fornecidas evidências convincentes de que os brotos tiram os sucos da planta.

  2. As antenas que não encontraram nenhum obstáculo no caminho morrem sozinhas.

  3. Aparar e arrancar o bigode é trabalhoso e demorado.

  4. O procedimento descrito deve ser executado com o máximo cuidado para não causar danos significativos à planta.

  5. Após a remoção, novos processos aparecem muito rapidamente.

Além de tudo o que foi dito acima, muitos jardineiros e jardineiros argumentam, com razão, que é possível cultivar uma rica safra de pepinos sem essas técnicas.

Tecnologia de Remoção

Em condições de estufa, as antenas das mudas de pepino devem ser removidas à medida que se formam. Essa abordagem permite evitar o desperdício de nutrientes, portanto, acelera a formação e o desenvolvimento dos ovários. O corte das antenas deve ser feito de manhã cedo para que as feridas nos arbustos cicatrizem ao anoitecer. Ao mesmo tempo, é importante cuidar das condições favoráveis ​​para as plantas na estufa. Isso se refere à temperatura e umidade nas faixas de +20 a +28 graus e de 85 a 90%, respectivamente.

As características do procedimento para remover os brotos de gavinha dependerão de onde exatamente os pepinos são cultivados. Então, se estamos falando de leitos em campo aberto, os processos serão suaves e finos, o que torna muito fácil se livrar deles. Mas, em tais situações, é importante levar em consideração vários fatores.

  • O instrumento deve ser preparado com antecedência. Tesouras e tesouras de poda devem ser afiadas e tratadas com desinfetantes.

  • As antenas laterais são cortadas a uma distância de cerca de 10 mm da haste.

  • Como regra, nem todos os brotos são eliminados, pois os restantes cairão muito rapidamente.

  • Os locais de corte devem ser tratados imediatamente com uma solução de iodo usando um cotonete comum.

Na falta de experiência, é melhor se livrar do bigode usando a ferramenta mencionada para não danificar o arbusto com as mãos e não infectar a infecção.

Ao realizar o procedimento descrito em estufas, o algoritmo de ações será o seguinte.

  1. Usando uma tesoura ou tesoura de poda, corte cuidadosamente o rebento da gavinha, recuando cerca de 4 cm do local de crescimento.

  2. Coloque as mudas em uma caixa ou recipiente preparado.

  3. Trate o cânhamo com solução de cinzas ou permanganato de potássio.

É interessante notar que os brotos de gavinha que conseguiram firmar-se em suportes ou fio, após a poda, não podem ser desenganchados. Eles vão secar muito rapidamente.

Os pepinos costumam ser cultivados em casa. Ao mesmo tempo, os arbustos podem ser colocados na varanda e até no peitoril da janela. Nessas condições, as plantas não precisam de um grande número de brotos para sustentar os caules. Todas as condições adequadas para o crescimento e o pleno desenvolvimento são criadas artificialmente pelo homem. O próprio procedimento de remoção de antenas é realizado como em situações de estufas e no cultivo de pepinos em campo aberto. É importante eliminar o excesso de brotos em tempo hábil, ou seja, imediatamente após o seu aparecimento.

A observância de certas regras simples permitirá evitar as consequências negativas para os arbustos da remoção do crescimento descrito. Antes do procedimento, você precisa lavar as mãos. A condição da ferramenta usada deve ser monitorada. Os pontos de corte devem ser processados ​​com cuidado e sem demora. Será útil cuidar de suas mãos, que podem ser feridas por arbustos espinhosos, e usar luvas. Dois dias após a poda e aplicação de curativos contendo nitrogênio, todos os arbustos tratados são pulverizados com imunomoduladores.

Dicas úteis

Para aparar adequadamente o bigode dos pés de pepino, vale a pena ouvir as recomendações de agricultores experientes.

  1. É necessário cortar os brotos no momento, assim que comecem a crescer ativamente.

  2. Ao aparar, uma ferramenta extremamente afiada e devidamente afiada é usada. Desta forma, o risco de danos à planta pode ser minimizado.

  3. Deixe os tocos com cerca de 4cm para evitar o apodrecimento.

  4. Antes do uso, assim como ao mudar para um novo arbusto, tesouras ou podas devem ser descontaminadas.

  5. A poda é feita apenas em tempo seco.

  6. Depois de concluído o procedimento, é necessário regar bem cada arbusto, usando um regador sem spray e adicionando curativos minerais à água.

  7. Para aumentar a imunidade das plantas, fertilizantes de nitrogênio podem ser aplicados.

Resumindo, podemos afirmar com segurança que cada jardineiro decide individualmente se corta ou não as antenas dos pepinos. É importante lembrar que em estufas não há luta das plantas por espaço ao sol, portanto, não há necessidade de remover todos os brotos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário