Preciso colher folhas de pepinos e como fazer isso?

Contente
  1. A necessidade de um procedimento
  2. Regras fundamentais
  3. Tipos de corte
  4. Esquemas

Quase todos os residentes de verão cultivam pepinos, mas os jardineiros novatos nem sempre entendem: se é necessário colher folhas de pepinos e, em caso afirmativo, quais. No artigo, falaremos sobre a necessidade desse procedimento, sobre as regras básicas para a retirada das folhas, consideraremos o que é a poda do pepino e em que momento é melhor realizá-la.

A necessidade de um procedimento

Você deve colher folhas de pepinos? Sem dúvida, sim! Qualquer jardineiro experiente responderá a isso. Esta cultura é da família do cipó e forma uma longa trepadeira. Então, se você não cortar o excesso de massa verde, ela vai crescer muito e não vai dar oportunidade de desenvolver os frutos.

O arbusto dará toda a sua força aos elementos desnecessários - neste caso, você pode esquecer a colheita. Mas então de que adianta cultivar uma safra que não dá frutos? Vamos designar algumas das vantagens de tal técnica no cuidado de uma colheita de pepino, como remover o excesso de folhagem:

  • ao aparar o excesso de folhas, a planta consegue formar mais inflorescências femininas, o que dá uma grande chance de boa frutificação;

  • este procedimento acelera o tempo de maturação dos pepinos;

  • os arbustos adoecem menos e não ficam tão expostos à invasão de pragas;

  • menos água deve ser gasta na irrigação e nutrientes na alimentação dos arbustos;

  • em geral, o rendimento aumenta e a qualidade dos vegetais amadurecidos melhora.

O crescimento desenfreado das vinhas de pepino precisa ser controlado: remova não apenas as folhas danificadas, mas também vários brotos extras - tudo isso permite que a luz solar penetre livremente nos canteiros, cria condições para a fotossíntese normal e aumenta a produtividade.

Além disso, a cultura é muito suscetível a infecções e doenças, portanto, o crescimento excessivo de arbustos não deve ser permitido, pois em um espaço mal ventilado há uma grande probabilidade de disseminação da infecção. Afinal, a limpeza moderada permitirá que a planta cresça e colha sem dificuldade.

Mas este procedimento deve ser realizado sujeito ao cumprimento dos requisitos tecnológicos. Detenhamo-nos mais nas regras básicas para remover o excesso de folhagem dos pepinos.

Regras fundamentais

A videira é formada retirando as folhas inferiores, enteados laterais, livrando-se das flores estéreis. Para evitar o desenvolvimento da podridão das raízes, a primeira parte das videiras é bem limpa: livra essa área de todas as inflorescências e brotos laterais, bem como das folhas que tocam o solo e já amarelaram.

Essa limpeza criará uma boa ventilação e permitirá que a planta direcione os nutrientes para a zona de formação de vegetais. Em pepinos híbridos, toda a parte superior é removida do 6º olho, e os próximos 3 brotos laterais são deixados para frutificar.

Tipos de corte

A cultura do pepino difere por apresentar inflorescências de ambos os sexos. Os frutos não são formados pelos machos - são flores estéreis e crescem no tronco principal. Portanto, para conseguir uma boa colheita, todas as flores estéreis devem ser removidas.

Mas as folhas próximas a eles não são removidas, elas servem como um "condutor" de alimento para o mato - por meio deles as substâncias úteis vêm à fábrica. As inflorescências femininas que formam o fruto estão nos ramos laterais. Vamos considerar em detalhes os métodos conhecidos de poda de pepino liana.

Em geral

A poda geral se aplica a todas as variedades de pepino, especialmente as autopolinizáveis. Eles formam pepinos no caule principal, mas algumas das inflorescências para o ovário do fruto podem ser deixadas nas partes laterais. Aliás, no caule principal, a frutificação também se forma em híbridos.

A videira do pepino também tem 4 partes de crescimento:

  • o fundo (chicote próximo ao solo) é considerado a primeira parte;

  • mais 1 metro (para 4 nódulos de crescimento) - a segunda parte;

  • outro mais 0,5 metros - a terceira parte do chicote;

  • o topo da videira é a quarta parte.

Com a poda geral, as ações são as seguintes.

  1. Na parte inferior (parte inferior), todas as inflorescências, flores estéreis são removidas e os brotos laterais, folhagem amarelada e danificada também são descartados.

  2. Na quarta parte (superior), tudo é retirado após a 6ª cúspide, garantindo assim o desenvolvimento dos brotos laterais.

  3. Na segunda parte (50 cm - 1 m), é o suficiente para deixar 3 brotos principais, e você precisa se livrar do resto.

  4. Em cada um dos 3 brotos, sobram 4 brotos no futuro.

Sanitário

A poda higiênica é organizada quando pulgões ou flor de cochonilha aparecem na folhagem do pepino, há folhas podres com manchas marrons ou amarelas na videira. Todos os elementos prejudiciais à saúde são removidos e destruídos para longe das camas.

Iluminando

Esse tipo de poda é feito tanto para arbustos enfraquecidos quanto para plantas doentes. É melhor limpar a massa verde na chuva. A limpeza de clareamento é realizada na seguinte ordem:

  • livre-se de tiros laterais;

  • arrancar as folhas que criam sombra e interferem na penetração da luz solar;

  • arrancar folhagem deformada e amarelada;

  • para a formação dos frutos, restam 2-3 olhos.

Às vezes, para uma melhor frutificação, os processos laterais dos primeiros nós não são removidos. Eles são redirecionados para o solo - isso interrompe o crescimento do caule e são criadas condições para o crescimento ativo dos frutos.

Esquemas

A remoção das folhas de uma cultura de pepino ocorre de acordo com dois esquemas: universal, clássico, que é aplicável a quase todos os tipos de pepinos, e de acordo com instruções separadas, variedades trepadeiras (incluindo aquelas que crescem em uma estufa) são cortadas.

Clássico

Com o "corte de cabelo" clássico, é preciso cortar todas as folhas inferiores e inflorescências que estão adjacentes à superfície do solo, ou puxá-las até o suporte e amarrá-las. Além disso, a partir de 2-3 nós, você precisa remover 1-2 folhas e o mesmo número de inflorescências. Quando a marca do meio metro é alcançada, os enteados são arrancados no chicote. Quando a videira atingir a altura desejada, será correto arrancar o topo e retirar todas as folhas superiores, até o quinto nó.

Para variedades de escalada

Para pepinos escalando e cotiledonares, a instrução é um pouco diferente.

  1. Assim que a videira atingir uma altura de 1,2-1,5 m, remova todas as folhas e lados em 1-3 nós.

  2. Paralelamente, o pinçamento de todos os enteados é realizado nas laterais após 2-3 inflorescências (a uma altura de 0,25 m).

  3. Para esclarecer, os canteiros são retirados por meio de uma folha na parte inferior de cada broto.

Este esquema é eficaz em condições de estufa e permite que os jardineiros obtenham a colheita máxima durante todo o verão e mesmo no início do outono. Sujeitos a todas as normas agrotécnicas de cuidado, os frutos se firmam, independente do clima.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário