Por que os pepinos não cresceram e como resolver o problema?
Ao plantar pepinos em sua própria área, todo jardineiro deseja obter um alto rendimento da planta. Mas às vezes acontece que as sementes não germinam. Neste ponto, é importante entender qual é o motivo da falta de rebentos jovens e tentar corrigir a situação.
Fatores de influência
Primeiro você precisa descobrir quais fatores afetam a germinação das sementes.
- Tempo de entrega. Você só precisa plantar pepinos no solo depois que ele aquecer bem. Sua temperatura deve estar dentro de 15 graus. Se a temperatura do solo estiver abaixo de 8-10 graus, vale adiar o plantio dos pepinos.
- Clima... Nas regiões do norte, onde o clima é mutável e as geadas costumam ocorrer na primavera, não é recomendável plantar sementes de pepino em terreno aberto. É melhor usar uma estufa ou estufa.
- Qualidade do solo. As sementes de pepino não toleram solo pesado. Eles crescem mal em solo muito seco. É melhor escolher áreas para plantar com solos leves e soltos. Recomenda-se normalizar a acidez do solo antes da semeadura com uma solução de cal.
- Rotação de colheitas... Não é recomendado plantar pepinos em um lugar por vários anos consecutivos. Além disso, você não deve colocar um canteiro de pepino em uma área onde antes havia plantações de abóbora.
Em boas condições, os pepinos surgem poucos dias após a semeadura. Se os brotos não aparecerem no local depois de uma semana e meia a duas semanas, você não deve esperar um milagre. As sementes terão que ser semeadas. Mas desta vez tudo terá que ser feito, seguindo claramente todas as regras.
Causas e soluções para problemas
Existem várias razões principais pelas quais os pepinos não aparecem no jardim logo após o plantio.
Preparação incorreta do material de plantio
A perda de germinação pode ser causada pela preparação inadequada da semente. Na maioria das vezes, os jardineiros os prejudicam durante o processo de imersão. Usar uma solução muito saturada fará com que as sementes queimem. Outro erro que muitos cometem é plantar sementes molhadas no solo. Não vale a pena fazer isso. As plantas precisam de tempo para secar.... Caso contrário, as plantas não brotarão, ou os brotos aparecerão somente após 10-15 dias.
Armazene as sementes antes de plantar em local seco e bem ventilado. Se o material for armazenado em uma área com alta umidade, ele pode se deteriorar rapidamente. As sementes coletadas por suas próprias mãos devem ser bem secas e armazenadas em sacos de papel bem fechados.
Para o plantio no local, não é recomendável usar sementes muito velhas. Se o material de plantio foi coletado há 8 a 10 anos, vale a pena se livrar dele. Essas sementes geralmente não brotam.
Ajuste incorreto
Ao plantar sementes em campo aberto e em estufa ou estufa, é importante não colocá-las muito fundo no solo. A profundidade das covas de plantio não deve ser superior a 2 centímetros. Caso contrário, será muito difícil para os pepinos germinarem. Além disso, eles podem apodrecer completamente no solo.
Para que os pepinos brotem rapidamente, é importante soltar bem o solo antes de plantá-los. Os buracos nos quais as sementes foram colocadas não devem ser pisoteados. Eles só precisam ser borrifados com uma fina camada de solo fértil. É importante garantir que nenhuma semente permaneça na superfície.
Falta de rega
Em alguns casos, os pepinos não germinam devido ao fato de estarem em solo muito seco. Para evitar que isso aconteça, a área deve ser bem regada antes do plantio das sementes. Você precisa usar água morna para isso.Um frio pode baixar muito a temperatura do solo e causar a morte do material de plantio.
Prejudicial para pepinos e umidade do solo muito alta. O excesso de umidade leva à formação de mofo nas sementes.
Usando filme plástico
Alguns jardineiros, após plantarem as sementes no solo, cobrem as futuras mudas com filme plástico. Eles fazem isso para protegê-la do frio. Mas isso só prejudica os pepinos. Se os canteiros forem hermeticamente fechados, a semente começará a apodrecer. Com o tempo, ele pode morrer.
Para evitar que isso aconteça, é melhor cobrir as plantas com jornal. Ele irá proteger as sementes de temperaturas extremas e luz solar direta. Se a decisão for de usar filme plástico, vários pequenos orifícios devem ser feitos nele. Se feito corretamente, as sementes se desenvolverão rapidamente e receberão ar suficiente.
Atividade de pragas
Existem muitas pragas que querem se banquetear com sementes jovens. Na maioria das vezes eles fazem isso formigas ou ursos... Para evitar que isso aconteça, o local precisa ser desenterrado no outono. Na primavera, pouco antes da semeadura, o solo é tratado com inseticidas.
Ignorância das características da variedade selecionada
Agora, há um grande número de variedades de pepinos. Todos eles têm características próprias. Algumas sementes de pepino germinam mais lentamente do que outras e requerem cuidados especiais. Se não for fornecido, eles não germinam ou ficarão muito fracos e morrerão rapidamente. Para evitar que isso aconteça, ao plantar pepinos, você precisa estudar todas as informações sobre as plantas selecionadas com antecedência.
Estimulação da germinação
Para aumentar a germinação dos pepinos, é necessário processar adequadamente as sementes antes do plantio. Este processo consiste em várias etapas principais.
- Calibração... Primeiro, você precisa escolher sementes saudáveis e ideais para o plantio. Para fazer isso, dissolva uma colher de chá de sal comum em um copo de água. Em seguida, você precisa colocar as sementes lá. Aqueles que flutuam na superfície devem ser descartados imediatamente. Se mais da metade das sementes estiverem vazias, o jardineiro deve se livrar do resto do material de plantio. Muito provavelmente, eles também não serão capazes de germinar ou ficarão muito fracos. Após este tratamento, a semente deve ser enxaguada em água morna limpa.
- Aquecendo... Após a calibração, as sementes precisam ser aquecidas, colocando-as na bateria. Isso ajudará a descontaminar a semente e também a torná-la mais tolerante à seca. Você precisa aquecer as sementes por vários dias. Para não esperar tanto, também podem ser enchidos com água quente e deixados assim por algumas horas. Isso deve ser feito antes do pouso.
- Endurecimento... Depois disso, as sementes devem ser cuidadosamente embrulhadas em um pedaço de pano úmido e colocadas na geladeira durante a noite. Em seguida, eles devem ser retirados e deixados em um local quente durante todo o dia. Este procedimento deve ser repetido três vezes. Endurecer as sementes torna-as mais resistentes às mudanças de temperatura.
- Absorver... A semente preparada deve ser colocada em um recipiente com estimulador de crescimento. Alguns jardineiros preferem fazer as coisas de maneira diferente. Eles espalham as sementes entre duas camadas de gaze umedecida. Nesse caso, eles devem ser constantemente umedecidos. As sementes germinadas podem ser plantadas diretamente no solo.
Outra ótima maneira de aumentar a germinação de pepinos é colocar 4-5 sementes em um buraco de uma vez. Se todos germinarem, alguns dos brotos jovens podem ser transplantados para outro local. Isso geralmente é feito uma semana após o plantio dos pepinos. Ao mesmo tempo, rebentos muito fracos são removidos. Em um buraco, não vale a pena deixar mais do que três brotos fortes.
Ao comprar sementes em armazém, deve-se atentar para o fato de que algumas delas dispensam preparo prévio à semeadura. Eles são processados antes mesmo de serem colocados em sachês.
Se você prestar muita atenção na escolha das sementes e cuidar adequadamente dos canteiros nas primeiras semanas após o plantio, os pepinos se desenvolverão bem e darão frutos.
O comentário foi enviado com sucesso.