Tudo sobre o cultivo de pepinos na varanda
O ritmo frenético da vida na metrópole não deixa oportunidade de fugir para a natureza, razão pela qual os proprietários de apartamentos urbanos estão cada vez mais usando suas varandas como estufas, e alguns até cultivam verduras e vegetais nelas. A cultura do pepino cresce com bastante sucesso em loggias. No entanto, para desfrutar de seus frutos suculentos, é importante conhecer alguns dos meandros do cultivo em varanda.
Vantagens e desvantagens
Existem muitas vantagens de cultivar verduras e vegetais em varandas e galerias envidraçadas:
- Nem todos podem comprar um terreno. Além disso, muitos não têm certeza de que enfrentarão o cultivo da terra, portanto, iniciam experimentos sem sair de casa.
- Ao cultivar vegetais na varanda, você não precisa ir a lugar nenhum - isso economiza tempo, dinheiro e esforço.
- O proprietário do apartamento tem a oportunidade de observar diariamente o crescimento e desenvolvimento da cultura do pepino. Portanto, em caso de ataque de pragas ou surgimento de sinais de doença, eles agem o mais rápido possível.
- Os vegetais na varanda podem ser protegidos das fortes chuvas ou do sol escaldante e, assim, criar condições quase ideais para os mesmos. Não é segredo que apenas uma semana de seca, chuvas fortes ou uma temperatura crítica - e você pode esquecer uma boa colheita. Na loggia, você sempre pode esconder o canteiro do jardim sob um dossel do sol quente e excesso de umidade, ou dar-lhes um banho.
- Na varanda, você não precisa lidar com o mato, como acontece em um jardim normal.
- Se você pensar sobre o projeto corretamente, a loggia assumirá uma aparência pitoresca e florescente e se tornará não apenas uma horta, mas também uma área de recreação completa.
No entanto, também existem desvantagens. Eles consistem no fato de que nem todas as sacadas e nem todas as variedades de pepinos são adequadas para o cultivo em sacadas.
Além disso, você precisará fazer várias aquisições - lâmpadas e isolantes, que permitirão que os pepinos dêem frutos.
Seleção de variedade
Os primeiros experimentadores que decidiram semear e cultivar pepinos na janela enfrentaram amargas decepções. Mesmo com o uso de sementes de qualidade para cultivo em estufas, o rendimento foi extremamente pequeno. É por isso que novas variedades de pepino híbrido foram desenvolvidas especificamente para as possibilidades limitadas de espaços internos.
Pepinos de varanda devem atender aos seguintes requisitos:
- ser autopolinizados, visto que é improvável que as abelhas voem até eles;
- ser resistente à falta de iluminação e baixa umidade;
- para formar um poderoso sistema de raízes e um caule central com folhas reduzidas e um pequeno número de brotos laterais encurtados.
As seguintes variedades provaram ser as melhores:
- Maxixe da cidade - uma das espécies mais resistentes e despretensiosas. Os frutos são representados por pepininhos, formados em cachos. Os pepinos têm um comprimento de 10-12 cm e um peso de 80-90 g Os frutos podem ser usados em saladas e na preparação de preparações para o inverno.
- Rabo de andorinha - um tipo de pepino com imunidade aumentada. É caracterizada pelo amadurecimento precoce, pertence ao grupo dos pepininhos.
- Milagre da varanda - uma variedade despretensiosa que, devido às suas raízes compactas, necessita de um pouco de solo. O comprimento da fruta é de cerca de 10 cm, peso - até 100 kg. Pepinos são deliciosos, podem ser usados para decapagem e decapagem.
- abril - variedade autopolinizável, frutos grandes, pesando até 250 g.
- Cabine - variedade resistente à sombra de amadurecimento precoce, forma um sistema radicular compacto, mas poderoso. Os pepinos são de tamanho médio, a polpa é muito suculenta, sem amargor.
- Estréia - híbrido autopolinizável, de alto rendimento. Frutas 12-15 cm de comprimento, peso - até 100g. É caracterizada pela resistência a doenças fúngicas e não requer cuidados especiais. Os pepinos não são adequados para a colheita, só podem ser consumidos frescos.
- Elegante - É a única variedade destinada ao plantio em galerias que requerem polinização por insetos. Difere no aumento da produtividade, a cada metro quadrado de plantio você pode colher até 5-8 kg de frutos. Os pepinos podem ser comidos frescos ou em conserva.
As condições necessárias
As maiores dificuldades ao plantar pepinos em varandas e galerias são a criação de condições confortáveis de temperatura e luz. Para um crescimento ativo e uma frutificação rica, os pepinos precisam de muito calor e luz. Se no verão uma quantidade suficiente de luz solar passa pelas janelas de vidros duplos nos parapeitos das janelas, então, no início da primavera, a insolação natural não é suficiente para o pleno crescimento dos vegetais. Para eliminar a falta de luz, é necessário equipar a varanda com patas especializadas para estufas, é aconselhável deixá-las a trabalhar toda a noite.
A temperatura ideal para as safras de pepino será de 18-22 graus. Para manter esse nível, o envidraçamento convencional não é suficiente quando se trata de pepinos plantados no final do inverno e no início da primavera, quando as temperaturas externas são baixas. É por isso que as varandas devem ser isoladas adicionalmente para o cultivo de vegetais.
É importante considerar a orientação da sala. Se estiver orientada para norte, esta área não é adequada para uma horta doméstica. Neste caso, destaque adicional deverá ser fornecido acima da cama.
É indesejável colocar a cultura no lado sul, pois os raios ultravioleta diretos podem queimar as plantas jovens. Caso não haja outra opção, é necessário criar um sombreado claro com tule para que a iluminação seja difusa.
A melhor solução será tanto as loggias do leste quanto as do sudeste.
Você não deve cultivar pepinos em espaços abertos, onde geralmente há correntes de ar. O melhor de tudo é que os arbustos crescem e se desenvolvem em varandas, vitrificadas de baixo para cima. Vidro fumê, assim como cortinas blackout, são indesejáveis aqui, pois impedem a entrada do sol na quantidade necessária.
Assim, se pretende cultivar pepinos na varanda, deve providenciar adicionalmente o equipamento da divisão com iluminação artificial, ventilação de alta qualidade e aquecimento.
Preparação
Atenção especial deve ser dada à preparação pré-semeadura de sementes, solo e recipientes para o cultivo de mudas.
Capacidade
Para obter mudas de pepino, pequenos recipientes são necessários, de plástico ou vidros de turfa bastam. Para mudas, são necessários recipientes maiores, por exemplo, caixas. Você pode cultivar pepinos na varanda em baldes, potes e bandejas. O principal a lembrar é que o sistema radicular dessa cultura prefere espaço, portanto, são necessários pelo menos 5 a 10 litros de substrato para cada planta adulta.
Qualquer recipiente para o cultivo de pepinos deve fornecer orifícios de drenagem para que o excesso de umidade seja drenado. E para que a água não se espalhe por toda a loggia, é aconselhável colocar o recipiente sobre um estrado ou estante. Alguns proprietários de apartamentos estão plantando mudas em sacos, cada um pode ser plantado com 2-3 arbustos.
Priming
A mistura de solo para o cultivo de pepinos em varandas abertas e galerias fechadas é necessária da mesma forma que para as mudas. Em cada loja de jardineiros, você pode comprar solo especializado. Mas se desejar, você mesmo pode cozinhá-lo - para isso, você precisa misturar composto, terra de grama, turfa, cinza de madeira e serragem em quantidades iguais e mexer bem.
Para aumentar o valor nutricional do substrato, um fertilizante à base de nitrophoska e uréia é adicionado a uma taxa de 10 g da droga por balde de terra. Imediatamente antes do uso, o solo é derramado com uma solução de permanganato de potássio ou calcinado em um forno para desinfestação.
Isso vale apenas para solos caseiros, os de armazenamento já foram processados na fase de preparação.
Sementes
Antes do plantio, as sementes de pepino devem ser desinfetadas, estimuladas e germinadas. Para fazer isso, você precisa seguir as seguintes etapas:
- mergulhe as mudas em uma solução clara de permanganato de potássio por 7 a 10 minutos;
- enxágue em água fria;
- espalhar em gaze umedecida;
- regue com água morna de um borrifador;
- cubra com outra camada de gaze.
Quando as mudas eclodirem, você pode movê-las para o solo. Lembre-se de que a muda não deve ser muito longa. Caso contrário, ele pode quebrar.
Semeando e cuidando das sementes
A época ideal para semear pepinos em galerias isoladas cai na segunda quinzena de abril-maio, quando a temperatura durante o dia é de cerca de 20 graus, e à noite não desce abaixo de 13 graus. Durante este período, o plantio pode ser feito diretamente em copos ou vasos. Para atingir a frutificação precoce, você precisa usar mudas. Nesse caso, a semeadura é realizada no final de fevereiro-início de março, cerca de um mês e meio a dois meses antes do plantio da cultura em vasilhames.
As instruções para a semeadura passo a passo são as seguintes:
- o fundo do tanque é coberto com brita, argila expandida, pedra quebrada ou qualquer outra drenagem;
- o recipiente é preenchido com um substrato umedecido;
- as sementes são plantadas no solo a uma profundidade de 2-3 cm;
- o local de pouso é borrifado com terra e borrifado com água morna de um borrifador;
- o recipiente é coberto com filme plástico ou vidro.
A panela deve ser colocada em um local quente em casa. Todos os dias, o filme é ligeiramente aberto por 1,5-2 horas para ventilar e remover o excesso de condensação. Normalmente, os primeiros brotos aparecem no terceiro ou quarto dia.
Assim que aparecem os primeiros brotos, os vasos são movidos para uma área bem iluminada, mas protegida da luz solar direta.
Como transplantar mudas?
Quando 3-4 folhas reais aparecem nos arbustos, você pode transplantar as mudas para um recipiente maior. Isso é fácil de fazer:
- no dia anterior à manipulação, as plantas jovens são bem regadas;
- os furos são feitos no solo de forma que sua profundidade e largura correspondam exatamente às dimensões do vaso;
- retire cuidadosamente as mudas de um recipiente temporário e mova-as junto com um pedaço de terra;
- em seguida, regue as mudas novamente.
Para que o arbusto se adapte mais rapidamente, é melhor mantê-los em um local escuro durante os primeiros 3-5 dias. Quando eles criam raízes, você pode reorganizá-los onde houver muito sol e luz.
Como cuidar das mudas?
Cuidar de pepinos na varanda praticamente não é diferente de plantas cultivadas ao ar livre. A tecnologia agrícola envolve irrigação, fertilização, liga, compressão e formação de chicotes.
Rega
Pepinos jovens não toleram a seca. Eles precisam ser regados assim que a camada superficial do solo secar. Ao mesmo tempo, deve-se evitar o encharcamento excessivo, pois isso levará à decomposição das raízes.
Lembre-se de que em recipientes pequenos, como uma garrafa de plástico, o substrato seca muito mais rápido - o solo neles precisa ser umedecido com mais frequência. Em grandes recipientes, o solo é umedecido até uma profundidade de 10-15 cm. À medida que a massa verde cresce, se desenvolve e se acumula, o volume e a frequência da irrigação aumentam.
Dica: Determinar se é ou não hora de regar os pepinos jovens é muito simples se eles crescerem em recipientes transparentes. Para fazer isso, basta olhar para a cor da terra. O solo úmido tem uma sombra escura, mas à medida que seca, vai clareando gradualmente.
Top curativo
A primeira alimentação de mudas de pepino na varanda é realizada 10-14 dias após a germinação. Nesse estágio, as plantas precisam de nitrogênio, o que contribui para o crescimento da massa verde.Um bom efeito é dado pela ureia, diluída na taxa de 1 colher de sopa. eu. preparação para 3 litros de água. Um broto precisa de meio copo dessa solução.
Depois de duas a três semanas, as mudas são alimentadas uma segunda vez. O maior resultado durante este período é fornecido por um fertilizante complexo:
- nitrato de potássio - 20 g;
- superfosfato - 20 g;
- sulfato de magnésio - 5 g;
- nitrato de amônio - 5 g.
A mistura resultante é diluída em um balde de água.
Você pode fertilizar pepinos na loggia com remédios populares:
- Freixo de madeira - este fertilizante fornece fósforo e potássio à cultura do pepino, tão importantes para os pepinos na fase de floração. Solo e cílios são processados. Para a preparação de uma solução nutritiva de 1-2 colheres de sopa. eu. A cinza triturada é diluída em 2 litros de água morna, insistida, bem misturada e regada.
- Concha - é uma despensa de microelementos úteis que são necessários para pepinos de varanda durante toda a estação de cultivo. Para 5 litros de água, você vai precisar de cascas de 6 ovos de galinha. O recipiente é guardado em local escuro, abrindo ligeiramente a tampa. A prontidão da solução será indicada pelo aparecimento de um cheiro específico, logo em seguida, o processamento pode ser realizado.
- O curativo foliar desempenha um papel importante, principalmente na fase de floração e frutificação. Para fazer isso, os arbustos são pulverizados com uma solução fraca de ácido bórico, o tratamento é repetido em intervalos de 1 vez em 7-14 dias. Após a formação dos ovários, é utilizada uma solução de permanganato de potássio na proporção de 10 cristais por 1 litro de água. Alternativamente, você pode recorrer à pulverização com ureia na proporção de 5 g por 3 litros de água.
Esse processamento dá aos pepinos um perfil de sabor melhorado.
Formação de arbustos
Em condições confortáveis, os pepinos com raízes crescem rapidamente, por isso os cílios precisam ser devidamente amarrados. Para isso, usa-se barbante. É amarrado a 1,5 m de altura, baixado ao contentor e enrolado na haste - em nenhum caso o contrário. Nesta fase, é importante criar "cegueira", ou seja, arrancar todas as flores estéreis.
Além disso, os pepinos precisam ser modelados. A técnica depende muito da variedade:
- Para pepinos com autopolinização, é necessário arrancar os primeiros 2-3 ovários e, em seguida, remover os cílios laterais da terceira e quarta folhas. No entanto, para estas variedades, o pinçamento não é um procedimento obrigatório, nem pode ser realizado.
- Nas variedades polinizadas, os frutos são amarrados principalmente nos brotos laterais. Portanto, aqui você precisa apertar a haste principal. Assim que uma terceira folha real aparecer, ela deve ser cuidadosamente arrancada, enquanto captura o ponto de crescimento.
Polinização
Para não ter problemas de polinização nas varandas, é melhor dar preferência às variedades autopolinizadas. Caso contrário, você mesmo terá que polinizar as flores. Para fazer isso, você precisa aprender a distinguir entre masculino e feminino - no ovário feminino se assemelha a um microcucumber, eles têm uma grande corola pintada em cores ricas.
O processo de polinização é o seguinte:
- Encontre uma flor masculina, ela deve estar aberta e fresca.
- Retire todas as pétalas.
- Passe os estames da flor masculina sobre o pistilo da flor feminina.
- Uma flor masculina pode ser usada para várias flores femininas. No entanto, fique atento à quantidade de pólen ao fazer isso. Se não for suficiente, você não deve contar com uma grande colheita.
- Se a polinização for bem-sucedida, depois de 12-14 dias, os frutos começarão a se formar. As flores estéreis ficam amarelas e caem.
É muito importante não perder o momento: as flores femininas permanecem abertas apenas 4 dias, enquanto as masculinas permanecem abertas apenas um dia.
Cuidado de inverno
Se houver iluminação artificial e aquecimento suficiente na varanda, o cultivo de pepinos no inverno é realizado de acordo com o mesmo esquema que em qualquer outra estação:
Os vegetais cultivados em varandas não têm insolação natural. Esse problema é especialmente verdadeiro no inverno, quando o horário do dia é reduzido. Nesse caso, você precisa adquirir lâmpadas de luz de fundo artificiais.Na fase de germinação, é necessário iluminar a planta jovem por 4 a 24 horas. As lâmpadas fito ou fluorescentes são as mais adequadas para isso, pois ficam suspensas a uma distância de 15-20 cm das plantas e, à medida que as mudas vão crescendo, vão sendo retiradas gradativamente.
Deve-se ter em mente que no inverno a umidade já aumenta, então você terá que borrifar as folhas de uma planta adulta com um pouco menos de frequência.
Deve-se prestar atenção especial à inspeção de plantas em busca de podridões e doenças. Se necessário, você precisa usar rapidamente os meios de proteção contra fungos.
Doenças e pragas
O cultivo de pepinos em sacadas e galerias não garante 100% de proteção contra pragas. Eles podem chegar à varanda durante a ventilação ou junto com o solo. Ao cultivar pepinos em ambientes fechados, você deve tentar fazer sem produtos químicos, tanto quanto possível. Nos estágios iniciais de derrota, a parte principal das pragas pode ser tratada por meios da "avó":
- Pulgão - o caldo de tabaco dá um bom efeito contra os pulgões. Para prepará-lo, você precisa comprar um maço de cigarros baratos, extrair o fumo deles e despejar um litro de água. A mistura é fervida por um quarto de hora, depois mais 1 litro de água é diluído, resfriado, filtrado e pulverizado sobre as folhas.
- Mosca branca - desta praga também se usa uma solução de tabaco, só que mais concentrada que a dos pulgões. Além disso, a mosca branca pode ser colhida manualmente.
- Ácaro-aranha - processar com infusão de alho. Uma cabeça de tamanho médio é esmagada e colocada em um litro de água por 1,5-2 horas. Filtre a solução finalizada, dilua 10 g de qualquer substância ensaboada nela e pulverize-a.
Colheita
Os pepinos cultivados na varanda devem ser colhidos assim que atinjam o tamanho normal para sua variedade. Se os frutos forem muito grandes, eles enfraquecerão significativamente os arbustos e impedirão que outros pepinos se desenvolvam normalmente. Nesse caso, quanto mais frequência for feita a coleta de frutos - mais eles crescerão.
A esmagadora maioria das variedades frutifica em 50-75 dias após o plantio das sementes. Pepinos maduros têm uma tonalidade verde rica, são firmes e densos. É melhor cortar os pepinos com uma tesoura de poda, se você explodi-los com as mãos - você pode danificar o chicote de frutificação.
Portanto, cultivar pepinos em uma loggia não é particularmente difícil. Se você criar condições confortáveis para eles, a colheita resultante será suficiente não só para as saladas, mas também para a conservação.
De cada planta, você pode coletar pelo menos 10 frutos e, se tentar, até 30-40.
O comentário foi enviado com sucesso.