Como amarrar pepinos ao ar livre?
Pepinos que crescem em campo aberto não precisam apenas de alimentação e água regulares, mas também de uma liga. Se este procedimento for realizado corretamente, o local ficará limpo e as plantas verdes serão capazes de dar frutos bem.
A necessidade de um procedimento
A liga dos pepinos é muito importante para as plantas jovens. Este procedimento ajuda a resolver vários problemas de uma vez.
- O canteiro parece mais arrumado. Depois da liga, os pés de pepino ficam mais compactos. Portanto, mais plantas podem ser acomodadas em uma área. Amarrando as vinhas em tempo hábil, é fácil formar uma sebe, um arco ou mesmo uma árvore decorativa com elas.
- Torna-se mais fácil cuidar dos arbustos. Se você amarrar pepinos que crescem em campo aberto, será muito mais fácil cuidar deles. O jardineiro não precisa se curvar novamente para remover a folhagem amarelada ou galhos danificados. A colheita também será mais fácil, pois os frutos estarão sempre à vista.
- A produtividade dos arbustos está aumentando. Isso acontece por vários motivos ao mesmo tempo. Em primeiro lugar, com acesso aberto às flores da planta, torna-se muito mais fácil polinizar. Além disso, o terreno aberto é muito melhor aquecido pelo sol. Graças a isso, todos os nutrientes são melhor absorvidos por esta cultura.
- As plantas têm menos probabilidade de adoecer e serem atacadas por pragas. Isso se deve ao fato de as plantações não estarem muito espessas e os galhos não estarem entrelaçados. Além disso, a folhagem não fica no solo, o que significa que a umidade não se acumula sobre ela. Portanto, o risco de infecção do arbusto com doenças fúngicas também é reduzido.
Se você deixar os canteiros de pepino sem cuidados, as vinhas se entrelaçarão e os arbustos não darão frutos bem.
Regras fundamentais
Amarrar pepinos deve ser realizado de acordo com todas as regras, levando em consideração vários pontos principais.
Datas do procedimento
Para não prejudicar as plantas, os jardineiros apenas amarram arbustos jovens. Isso deve ser feito depois que o arbusto atingir 30-40 centímetros de altura. Nesta fase, já deve ter várias folhas maduras.
Se o momento certo for perdido, os talos do pepino ficarão muito frágeis. Portanto, no processo de amarração, o jardineiro pode prejudicar gravemente os arbustos. Isso afetará negativamente seu rendimento.
Escolha de materiais
Todos os materiais usados para amarrar plantas devem ser preparados com antecedência. A lista de coisas que serão úteis no trabalho consiste em vários itens.
- Apoia. Você pode usar prateleiras de metal ou pinos de madeira para amarrar os arbustos. Antes da imersão no solo, devem ser tratados com equipamentos de proteção especial. Isso os protegerá da corrosão ou deterioração. A altura de suporte ideal é de 2 metros.
- Fio ou arame. Como regra, um fio ou arame grosso e forte é usado para amarrar as plantas. Não amarre uma linha de pesca ou linha fina aos suportes. Esse material danifica facilmente os caules do pepino, cortando-os muito profundamente.
- Líquido. Essa base pode ser feita de plástico ou metal. Normalmente, grades de malha média são usadas para criar o suporte.
- Materiais de fixação. Você pode consertar videiras de pepino usando tiras largas de tecido. Para obtê-los, roupas desnecessárias precisam ser cortadas em fitas de 2 a 3 centímetros de largura.Você também pode usar clipes de plástico especiais em vez de tiras de tecido. Eles são vendidos em quase todas as lojas especializadas. Os retentores de plástico são reutilizáveis, o que significa que podem ser usados por vários anos consecutivos. Esses acessórios não prejudicam as plantas e suportam o peso das lianas do pepino junto com os frutos.
- Ferramentas de trabalho. Um alicate, um martelo e uma pá também podem ser úteis para organizar uma liga para pepinos.
Todos os materiais e ferramentas selecionados devem ser de alta qualidade e bem desinfetados.
Hora da liga
Atar arbustos de pepino vale a pena com tempo seco e calmo. Se os suportes forem instalados imediatamente antes deste procedimento, é muito importante que o solo não esteja muito úmido. Caso contrário, os pinos não serão fixados com segurança. Se o solo estiver muito seco, o jardineiro passará muito tempo cavando nos suportes.
Métodos de liga
Atualmente, existem vários métodos diferentes de amarrar arbustos de pepino.
Vertical
Para amarrar as plantas, é necessário criar um suporte sólido em forma de uma grande letra "U". Para isso, a barra transversal superior é fixada nas duas cavilhas laterais. O suporte deve estar seguro e imóvel. Várias cordas estão presas a esta base. Seu número depende do número de plantas no local.
A extremidade inferior da corda é fixada ao solo por meio de hastes de metal dobradas ao meio. É muito importante colocar esses acessórios não muito perto do caule, pois a planta pode ser danificada no processo. Amarrar pepinos dessa maneira é muito conveniente. Todos os arbustos são separados uns dos outros e não crescem para os lados. Portanto, a cama parece limpa.
Horizontal
Este método de amarrar pepinos que crescem em um jardim aberto é adequado para jardineiros novatos. Você pode criar um design adequado com suas próprias mãos muito rapidamente. Considere este esquema para amarrar arbustos.
- Em diferentes bordas da cama, você precisa colocar apoios fortes no solo. Para isso, você pode usar estacas de madeira ou hastes de metal. Eles devem ser presos com segurança.
- Além disso, entre esses suportes, você precisa colocar várias fileiras de cordas. Eles não devem ser muito apertados. Caso contrário, as cordas cortarão as frágeis vinhas de pepino.
- Após a realização desses trabalhos preparatórios, os pés de pepino são amarrados às cordas. Para começar, os brotos devem ser amarrados ao fio inferior. No futuro, as vinhas serão anexadas às próximas filas. Não aperte muito os nós - assim você pode prejudicar as plantas.
A principal vantagem deste método da liga é a sua simplicidade. A desvantagem é o fato de que, com o tempo, as vinhas podem se entrelaçar. Para evitar que isso aconteça, os pés de pepino devem ser inspecionados regularmente e os brotos devem ser fixados nos locais corretos.
Usando a grade
É melhor usar uma malha grossa a média para criar suporte. Precisa ser fixado entre os suportes. A rede deve estar bem esticada. Os caules do pepino devem ser cuidadosamente presos à rede. No futuro, eles próprios caminharão ao longo dessa base.
É bastante conveniente cultivar pepinos desta forma. Além disso, o design final parece muito bom. A malha pode ser usada por vários anos consecutivos. Mas, preparando as camas para o inverno, deve ser retirado e colocado no celeiro. Na primavera, a malha é tensionada novamente.
"Árvore de pepino"
Além dos métodos comprovados de liga de pepino, existem opções mais modernas. Um deles é a formação de um saboroso pepino. Isso é feito de forma muito simples.
- Primeiro você precisa equipar uma cama quadrada limpa em seu site. Deve ser reforçado em todos os lados com tábuas de madeira.
- As mudas são plantadas dentro desta praça. Os arbustos devem ser espaçados de 30-40 centímetros. Nesse caso, cada planta receberá nutrientes suficientes para o desenvolvimento.
- Mais adiante nas bordas desta cama, você precisa instalar quatro suportes. Eles podem ser de madeira ou metal. As bordas superiores desses suportes devem ser conectadas entre si.
- A estrutura resultante deve ser corrigida. Normalmente, um fio de metal é usado para isso. Na base da estrutura, várias fiadas de cordas são fixadas, às quais o arbusto será amarrado.
Se você tornar a estrutura suficientemente forte, ela poderá servir os proprietários do local por vários anos. O principal é trocar as cordas regularmente.
Bochkova
Este método é melhor para o cultivo de pepinos em uma área pequena. Em vez de um barril, você pode usar um balde desnecessário ou até mesmo um frasco volumoso. O recipiente selecionado deve ser preenchido com solo nutritivo. Depois disso, você precisa plantar alguns pés de pepino lá. Seu número depende do tamanho do cano.
Se o recipiente for alto o suficiente, as videiras de pepino poderão afundar. Nesse caso, eles nem precisam de uma liga adicional. Uma grande vantagem deste método de cultivo é a mobilidade da estrutura. O recipiente com arbustos de pepino pode ser movido de um lugar para outro, se necessário. Mas alguns jardineiros preferem colocar imediatamente um barril de pepinos sob algum tipo de suporte. Neste caso, os brotos crescidos são amarrados a ele.
Treliça natural
Este método de amarrar plantas também é muito simples. Os arbustos são plantados inicialmente próximos a algum tipo de cerca. Pode ser uma malha de metal ou uma cerca de madeira. As mudas são geralmente colocadas a 20-30 centímetros da sebe. As cordas são fixadas ao lado dos arbustos. A borda oposta de cada um é amarrada ao topo da cerca. As lianas de pepino, à medida que crescem, tecem essas cordas, criando uma bela cerca verde.
Híbrido
Este método combina dois métodos diferentes de fixação de pepinos. A questão é que duas bases verticais estão conectadas uma à outra. Depois disso, suportes adicionais são puxados entre eles. Pode ser tanto cordas quanto malha de tamanho médio. Um fio normal é usado para consertá-lo.
Os arbustos são plantados em círculo ou em lados opostos dos suportes. Os designs acabados parecem originais e bonitos. Os arbustos que crescem desta forma não interferem com os seus vizinhos.
Com garrafas
Garrafas de plástico vazias não são usadas para plantar arbustos jovens em seu interior, mas para consertar vinhas. Os recipientes são previamente cortados em tiras largas. Cada um deles está enrolado em uma videira. As bordas da fita são fixadas com um grampeador. Usando esses fechos de plástico, as videiras de pepino podem ser fixadas a qualquer suporte.
Mas esse método de montagem tem suas desvantagens. Em primeiro lugar, deve-se observar que o plástico não é um material ecologicamente correto. Não se decompõe depois de entrar no solo. Além disso, os clipes de plástico têm bordas afiadas. Isso significa que ao prender as trepadeiras ao suporte, uma pessoa pode facilmente machucá-las. Portanto, vale a pena usar esses dispositivos para prender brotos apenas se não houver outro meio disponível.
Sob os arcos
Este método de amarração é ideal para variedades menores. Primeiro você precisa preparar adequadamente a base na qual as vinhas do pepino serão fixadas. Os galhos dobrados em arco são gentilmente cravados no solo. O ponto superior de cada arco deve estar 30-40 centímetros acima do solo. As cordas são puxadas entre os suportes individuais. Assim que os arbustos atingem a altura desejada, eles são cuidadosamente amarrados às bases dos arcos. No futuro, os cílios trançarão de forma independente essa estrutura, expandindo-se em diferentes direções.
A única desvantagem desse método é que os brotos individuais podem se entrelaçar. Isso complica o processo de cuidar dos pepinos. Colher frutas nos arbustos também se torna mais difícil.
Nos arcos
Outra ideia interessante que é popular entre muitos jardineiros é amarrar pepinos em arcos. Este procedimento é muito simples.
- Para começar, você precisa comprar um arco de jardim em uma loja de campo. Com sua aparência, lembra uma escada dobrável. Existem diferentes tipos de tais arcos à venda. Portanto, todos podem encontrar algo adequado para seus sites.
- Os arbustos de pepino são plantados em cada lado do arco.
- Assim que crescem, os chicotes precisam ser cuidadosamente jogados em degraus separados. Nenhuma montagem adicional é necessária aqui.
Esse suporte pode servir aos seus proprietários por mais de um ano. O arco, trançado com pepinos, está lindo. Vale lembrar que ocupa bastante espaço. Portanto, faz sentido instalá-lo apenas em grandes áreas.
Em estacas
Cultivando variedades menores de pepinos em seu site, você pode usar estacas de madeira comuns para amarrá-los. Coloque-os ao lado de cada arbusto. Assim que os pepinos estiverem crescidos, os caules podem ser amarrados aos suportes. Liana precisa ser consertada em vários lugares. Conforme os brotos crescem, eles também precisam ser amarrados a um suporte.
Pirâmide
O processo de criação das pirâmides do pepino tem muito a ver com a formação da árvore do pepino. Se parece com isso.
- Tendo encontrado um local adequado para o plantio de pepinos, você precisa desenhar um grande círculo no chão. Suportes de metal ou madeira devem ser colocados ao longo de seu perímetro.
- Suas bordas superiores precisam ser amarradas com fio de metal grosso. A estrutura finalizada parece uma pirâmide cônica.
- Uma corda ou arame é preso à sua base em fileiras regulares.
- Depois disso, arbustos de pepino são plantados ao redor da pirâmide.
- Com o tempo, os brotos que aparecem na parte principal da planta devem ser removidos fora desta estrutura.
Se um chicote com frutas estiver dentro dessa pirâmide, será muito difícil tirar os pepinos de lá.
Possíveis erros
Ao amarrar vinhas de pepino, muitos jardineiros cometem vários erros. Vamos analisar os principais.
- Roscas muito finas são usadas para prender a haste. Nylon ou apenas fios muito finos deixam cortes nas vinhas de pepino. Muitas vezes, isso leva à morte das plantas. Para evitar que isso aconteça, você precisa usar faixas largas macias para prender as hastes.
- Os cabos estão sendo puxados com muita força. Também danifica os galhos. Para não prejudicar os pepinos, é importante garantir que um dedo caiba entre o galho e a alça.
- Os arbustos são amarrados muito cedo. É impossível prejudicar as plantas dessa forma. Mas esse procedimento é absolutamente inútil, porque depois que o arbusto crescer, ele terá que ser amarrado novamente. Portanto, é melhor não se precipitar neste procedimento.
Se você escolher a maneira certa de amarrar seus pepinos e evitar esses erros, suas plantas crescerão saudáveis e fortes. Será fácil até para um jardineiro novato cuidar desses arbustos.
O comentário foi enviado com sucesso.