- Autores: Borisov A.V., Tarakanov G.I., Panova M.D., Dodonov G.P. (Vegetable Experimental Station nomeado após V.I.Edelstein TSKHA)
- Ano de aprovação: 1977
- Ramificação: fraco
- Peso do fruto, g: 156-289
- Comprimento do fruto, cm: 14-23
- Resistência ao vírus do mosaico do pepino: estábulo
- Termos de amadurecimento: cedo
- Polinização: polinização por abelhas
- Forma de fruta: cilíndrico
- Gosto de fruta: bom, sem amargura
Não faz muito tempo, a variedade partenocárpica híbrida polinizada por abelhas Zozulya estava necessariamente presente na linha de pepinos escolhida para o plantio. Nos últimos quinze anos, foi seriamente impulsionado pelos concorrentes - novas variedades para todos os gostos. No entanto, houve outra confirmação da tese de que os clássicos são imortais. Zozulya novamente retorna aos lotes de jardins e fazendas, ganhando sua antiga popularidade devido à sua alta capacidade de comercialização e versatilidade.
História de criação
A variedade mais popular apareceu como resultado de um longo e cuidadoso trabalho realizado por um grupo dos seguintes criadores: Borisov A.V., Tarakanov G.I., Panova M.D., Dodonov G.P. na V.I.Edelstein Vegetable Experimental Station of the TSKHA. O objetivo era obter uma variedade de estufa eficiente, adequada para o cultivo privado e industrial. As condições de estufa permitem que Zozulya seja plantada em qualquer região, até o Ártico. O ano de aprovação para uso é 1977.
Descrição da variedade
A variedade partenocárpica, que significa autopolinização parcial, pertence a híbridos de maturação precoce e dá os primeiros frutos 1,5 meses após o aparecimento dos cotilédones. O número máximo de frutos é formado no primeiro mês de frutificação, então o número de ovários diminui. O Zozulya pode ser cultivado em regiões frias, não apenas em estufas, mas também em galerias e varandas. A planta despretensiosa e forte dá frutos igualmente bem, mesmo em tais condições. O plantio de sementes para mudas em abril para cultivo em estufas garante uma frutificação de longo prazo de junho a outubro.
Características da aparência de plantas e zelents
A aparência de Zozuli é bastante eficaz. A folhagem verde é de tamanho médio. Placas largas com pubescência fraca têm formato pentagonal arredondado com dissecção leve. Principalmente as flores femininas são pintadas em uma agradável paleta amarela. Cílios grossos de galho de comprimento médio fracamente, a altura do rebento padrão é mantida em torno de 100 cm, raramente é maior. Os rebentos laterais são mais curtos. Frutos cilíndricos ligeiramente protuberantes com um diâmetro de 4-5 cm crescem de 14 a 23 centímetros ou mais de comprimento e pesam 156-289 g Os tubérculos raros são equipados com espinhos brancos.
Vantagens da variedade:
- maturidade precoce;
- autopolinização;
- alta produtividade;
- falta de amargor e aroma brilhante;
- sabor agradável sem amargor, polpa densa e estaladiça;
- duração de armazenamento e alta transportabilidade;
- boa imunidade, capacidade de crescer em qualquer região e, na maioria delas, não só em estufas, mas também em campo aberto.
Uma desvantagem condicional pode ser chamada de baixa inadequação para enlatamento de frutas inteiras devido ao seu longo comprimento. Uma clara desvantagem é que a variedade pertence aos híbridos de primeira geração, razão pela qual as sementes não herdam as qualidades parentais. Além disso, agora o mercado está supersaturado com todos os tipos de clones de fabricantes inescrupulosos, de modo que a qualidade está diminuindo. O híbrido é capaz de crescer e frutificar perfeitamente, não só em áreas abertas, mas também em sombra parcial. Os ovários são formados em cachos ou cachos.
Finalidade e sabor das frutas
As frutas universais são utilizadas in natura, para fatiar e saladas, e também são excelentes na conservação devido à ausência de vazios, polpa crocante e excelente sabor.Para o enlatamento de frutas inteiras, é necessário coletar os pepinos que não atingiram a maturação técnica e fisiológica para que possam caber no frasco. O sabor da fruta é adocicado, a ausência de amargor e leve doçura os tornam doces. A polpa crocante e densa tem um efeito refrescante e um forte aroma a pepino.
Maturação
O híbrido pertence a variedades de maturação precoce: da germinação à colheita, uma média de 46-48 dias se passa.
Produção
Zozulya é famosa por suas boas colheitas: de 15,6 a 24,9 quilos de frutas saborosas são colhidos em um metro quadrado.
Regiões em crescimento
O híbrido é adaptado para cultivo em condições de casa de vegetação em todas as regiões do país. Em campo aberto, é cultivada nas regiões Norte, Noroeste, Central, Volgo-Vyatka, Cáucaso do Norte, Médio Volga, Região Central da Terra Negra.
Esquema de pouso
O padrão de plantio ideal é 50x50 cm.
Crescendo e cuidando
A época padrão para semear sementes para o cultivo sazonal de pepinos é o final de abril. As plantas são transplantadas para estufas e estufas na fase de 3-4 folhas verdadeiras. Isso geralmente ocorre no final de maio - início de junho. Em campo aberto, as sementes são plantadas em meados de maio, na região Sul - na segunda quinzena de abril. Não se esqueça do princípio básico do cultivo de pepinos: alimentação e água com água morna. Para plantas trepadeiras, é necessário amarrar.
A frequência recomendada de rega é uma vez a cada 4 dias antes da floração. Após o início da formação intensiva dos ovários, a regularidade da irrigação é aumentada para 1 vez em 2 dias. A noite é considerada a melhor época para regar. Deve-se ter cuidado para garantir que o solo esteja sempre úmido, mas a formação de pântanos não deve ser permitida. Às vezes, ocorre a exposição espontânea do sistema radicular. Nesse caso, recorrem ao amontoamento, combinando esse evento com a introdução de enxertos de raízes, por exemplo, cinza de madeira.
Começam a direcionar o crescimento das plantas para cima da treliça quando atingem os 40 cm, altura em que já apareceram bigodes, fixando firmemente os cílios no suporte. Antes da floração, os pepinos são alimentados com uma solução de ureia para ajudá-los a formar uma poderosa massa vegetativa. Segundo os especialistas, a pulverização foliar é muito mais eficaz do que a rega. Para estimular o arbusto a crescer rebentos laterais, aumentando assim a produtividade, após 5 folhas, belisque o rebento central.
Requisitos de solo
O pepino é um vegetal que gosta de calor, por isso requer uma área bem aquecida e protegida dos ventos do norte e das correntes de ar de forte penetração. Qualquer solo pode ser usado, no entanto, para solos empobrecidos, é necessário usar fertilizantes adicionais na forma de superfosfato, azofoska, húmus e até esterco fresco. O estrume fresco é freqüentemente usado para organizar canteiros quentes, permitindo que as sementes sejam semeadas no jardim já em abril sob uma cobertura de plástico. O cultivo ao ar livre envolve a aplicação de princípios de rotação de culturas. Os melhores precursores são repolho, beterraba, cebola, alho, adubo verde, feijão, ervilha e batata.
Para coletar pepinos fortes, saborosos e bonitos em seu site, você precisa fazer o tempero superior. A falta de nutrientes pode afetar negativamente a aparência da planta e reduzir significativamente o rendimento. Fertilize pepinos com fertilizantes orgânicos em combinação com fertilizantes minerais. Com o equilíbrio certo desses componentes e aderência ao esquema de fertilização, o rendimento do pepino será máximo.
Condições climáticas exigidas
Uma vez que o híbrido foi criado especificamente para cultivo em condições de estufa, não há requisitos climáticos fundamentais para ele.E se o jardineiro cultiva Zozulya em campo aberto, deve-se seguir os requisitos agrotécnicos gerais para a cultura. Zozulya pode ser considerada uma variedade híbrida relativamente resistente ao frio.
Resistência a doenças e pragas
A imunidade forte permite que Zozula resista com sucesso a doenças como o vírus do mosaico do pepino, cladosporia. O híbrido é um pouco menos resistente à podridão radicular, mas isso não é um obstáculo ao seu cultivo. Para evitar danos às plantas em estufas por moscas-brancas e pulgões, devem ser usados tratamentos preventivos com inseticidas.
Apesar de sua popularidade, os pepinos são freqüentemente atacados por doenças e pragas. A partir deles, as plantações de pepino muitas vezes morrem antes do início da frutificação. Para evitar que isso aconteça, é necessário tentar prevenir as doenças ou livrar-se delas logo no início, estudando detalhadamente as suas causas, sinais e formas de tratamento.