- Autores: Alekseev Yu.B.
- Ano de aprovação: 2006
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Ramificação: a média
- Peso do fruto, g: 75-100
- Comprimento do fruto, cm: 8-10
- Cor de fruta: verde escuro com listras médias
- Resistência ao vírus do mosaico do pepino: estábulo
- Termos de amadurecimento: cedo
- Polinização: autopolinização
Os jardineiros e jardineiros estão tentando escolher boas variedades de pepinos para seu local, que se caracterizam pela alta produtividade e pela facilidade de manutenção. A cultura do pepino Paratunka é um híbrido que pode ser uma dádiva de Deus para os agricultores. Foi criada para cultivo em estufas fechadas, podendo ser praticada em jardinagem interior em varandas, loggias, peitoris de janelas.
História de criação
O pepino híbrido variedade Paratunka surgiu no mercado em 2006, após sua inscrição no Registro Federal e aprovação para cultivo em película. Essa cultura valiosa foi o resultado do trabalho de Yuri Borisovich Alekseev, um criador da empresa agrícola Semko-Junior. O híbrido resultante se distingue por um conjunto de qualidades bem-sucedidas, que contribuíram para o rápido crescimento de sua popularidade.
Descrição da variedade
Paratunka é um híbrido partenocárpico de maturação precoce. A cultura distingue-se pelo seu alto rendimento, sendo especialmente desenhada para o cultivo tanto em campo aberto como em cerrado.
Características da aparência de plantas e zelents
A planta da variedade descrita apresenta um tipo de crescimento indeterminado. Difere na ramificação média e na altura média. As flores femininas são coletadas em três em cada nó. As folhas são verdes, de tamanho médio.
O zelentsy e o pescoço são curtos. Os frutos são de forma cilíndrica, de cor verde escura, com riscas médias. Na superfície dos pepinos, notam-se tubérculos, há pubescência branca, a densidade é média. O peso do fruto varia de 75 a 100 gramas, comprimento - de 8 a 10 centímetros, diâmetro - de 2 a 3 centímetros.
Finalidade e sabor das frutas
Paratunka tem um propósito universal: salada e conservas. Consumidores notam polpa de bom gosto, aromática e doce, caracterizada por um estaladiço característico e ausência de amargor. Usado para comer fresco, salgar, decapagem.
Maturação
A frutificação da cultura de pepino descrita começa no 42º dia após os primeiros rebentos.
Produção
Os indicadores de rendimento de commodities foram em média 12,7 kg / m². m.
Regiões em crescimento
O híbrido Paratunka pode crescer em uma ampla variedade de zonas climáticas. Aqui está uma lista das regiões que Rosreestr recomenda para o cultivo da cultura:
- Volgo-Vyatsky;
- norte e noroeste;
- Médio Volga;
- Cáucaso do Norte;
- centro e CChO.
Mas a disseminação da cultura do pepino Paratunka não se limita a isso, pepinos como também são cultivados na Yakutia.
Crescendo e cuidando
A cultura foi originalmente concebida como uma cultivar em estufa. Mas a prática tem mostrado que o híbrido demonstra resultados bastante decentes ao ar livre. Existem duas opções de cultivo: métodos de mudas e mudas.
Com o método de mudas, as sementes de Paratunka são semeadas nos últimos 10 dias de abril. O plantio de mudas cultivadas em campo aberto é realizado nos últimos dias de maio ou início de junho. As mudas devem incluir 3-4 folhas.
A semeadura no solo é realizada de maio a junho. Com esse método sem sementes, o trauma nas raízes é excluído, o que é quase inevitável no transplante de mudas.
O esquema de plantio ideal: 30x70 cm.
O solo no local do plantio deve ser nutritivo, deve ser adubado com matéria orgânica com antecedência.A temperatura do ar durante o plantio da cultura não deve ser inferior a + 16 ° С.
Regras básicas de cuidado com a cultura.
- O pepino Paratunka pertence a safras indeterminadas, por isso deve ser amarrado a uma treliça.
- A rega deve ser regular. Isso irá maximizar o rendimento.
- É necessário alimentar a cultura com fertilizantes orgânicos: uma vez a cada duas semanas.
- Os pepinos devem ser colhidos regularmente para aumentar a produção.
- É muito importante observar a rotação de culturas ao plantar uma cultura. Você não pode plantar frutas por 2 anos consecutivos no mesmo lugar.
- Os pepinos crescem melhor em um canteiro onde colheitas como repolho, cebola, alho, ervas, legumes e raízes vegetais já foram cultivadas.
O híbrido Paratunka é uma videira de pepino. E requer uma formação diferente do arbusto, que será diferente dependendo do método de cultivo. Um arbusto de Paratunka de porte médio, bem como um arbusto de ramificação média pode crescer até 2-2,4 metros. Os ovários são formados em feixes em internódios de 2-3 peças. Como os arbustos da variedade em questão são volumosos, é melhor plantar não mais do que 3-4 plantas em uma área de metro quadrado com o método de latada, e 2-3 arbustos quando cultivados sem suporte.
A própria formação da planta merece atenção especial.
O flagelo deve ser formado na forma de uma pirâmide invertida - isso permitirá que você faça uma colheita decente. Para isso, nas axilas das 4 folhas inferiores, todos os enteados e ovários devem ser removidos pelas laterais. Gradualmente, o número de ovários deve ser aumentado, assim como o comprimento dos cílios laterais no caule central a cada 3-4 folhas. Quando o cipó cresce até a treliça superior, o chicote é jogado sobre ele, depois que o cipó cresce mais 25 cm é beliscado. A colheita de pepinos é formada nos rebentos do lado esquerdo.
Para coletar pepinos fortes, saborosos e bonitos em seu site, você precisa fazer o tempero superior. A falta de nutrientes pode afetar negativamente a aparência da planta e reduzir significativamente o rendimento. Fertilize pepinos com fertilizantes orgânicos em combinação com fertilizantes minerais. Com o equilíbrio certo desses componentes e aderência ao esquema de fertilização, o rendimento do pepino será máximo.
Resistência a doenças e pragas
A variedade híbrida Paratunka é resistente a doenças do pepino, como cladosporia, oídio e mosaico do pepino.
Apesar de sua popularidade, os pepinos são freqüentemente atacados por doenças e pragas. A partir deles, as plantações de pepino muitas vezes morrem antes do início da frutificação. Para evitar que isso aconteça, é necessário tentar prevenir as doenças ou livrar-se delas logo no início, estudando detalhadamente as suas causas, sinais e formas de tratamento.