- Autores: Malychenko L.P., Popova A.M.
- Ano de aprovação: 2001
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Ramificação: a média
- Peso do fruto, g: 114-120
- Comprimento do fruto, cm: 9,2-12,7
- Cor de fruta: verde escuro com listras médias e levemente mosqueado
- Termos de amadurecimento: cedo
- Polinização: polinização por abelhas
- Forma de fruta: cilíndrico alongado
O pepino é o segundo vegetal mais popular depois das batatas, por isso é cultivado em quase todas as hortas e chalés de verão. Há grande demanda por variedades precoces, que podem ser adicionadas a saladas e enlatadas. Isso inclui a variedade de amadurecimento precoce Finger, da seleção doméstica.
História de criação
O dedo é uma variedade relativamente nova que atraiu rapidamente a atenção de jardineiros e agricultores devido às suas características e inúmeras vantagens. Uma safra de vegetais foi cultivada em 1999 na estação experimental de Volgogrado de VNIIR im. N.I. Vavilov. Os autores das primeiras variedades de pepino são os criadores A.M. Popova e L.P. Malychenko. Incluído no Registro Estadual de pepinos aprovado para uso na Federação Russa em 2001. Recomendado para cultivo em seis regiões da Rússia. Uma cultura produtiva crescendo em canteiros de jardim.
Descrição da variedade
Cultura vegetal O dedo é um tipo de arbusto alto e indeterminado (crescendo ao longo da estação de crescimento). A planta é caracterizada por um poderoso caule central, longos cílios crescendo até 2-2,5 metros, ramificação moderada e folhagem média com grandes folhas verdes escuras.
É importante notar também que mais de 80% das flores da planta são femininas e os ovários são formados em feixe. Durante o período de floração, grandes flores amarelas brilhantes de cinco pétalas aparecem nos arbustos. As flores da planta precisam de polinização por abelhas e outros insetos.
Características da aparência de plantas e zelents
Os pepinos são em sua maioria de tamanho médio. Vegetais com peso de até 120 gramas podem ser removidos de um arbusto saudável (comprimento médio de 9 a 13 cm e diâmetro de até 3,5 cm). A forma de Zelentsy está correta - cilíndrica ou cilíndrica alongada. Os frutos praticamente do mesmo tamanho e formato amadurecem. A cor dos vegetais é uniforme - verde escuro, diluído com listras finas e claras e pequenas manchas borradas. A casca do pepino é moderadamente densa com tuberosidade pronunciada na superfície, mas há poucos tubérculos. Além disso, brilhos e espinhos brancos são visíveis na superfície.
A safra colhida se presta ao transporte e também pode ser armazenada por um longo tempo sem perda de comercialização e sabor.
Finalidade e sabor das frutas
O pepino de dedo é famoso pelo seu sabor excelente. A polpa do vegetal é caracterizada por uma estrutura carnuda, densa e suculenta. O sabor é equilibrado - as notas adocicadas são expressas, perfeitamente combinadas com um aroma brilhante e refrescante. Uma característica da variedade é um pronunciado crocante de polpa, que é preservado até mesmo em vegetais enlatados.
Os pepinos colhidos têm um propósito universal - são comidos frescos da horta, adicionados a saladas, em conserva, enlatados e salgados.
Maturação
O pepino pertence às variedades de maturação precoce. Demora 44-46 dias desde o momento em que as mudas são plantadas até o aparecimento dos vegetais nos arbustos. O período de frutificação da cultura é prolongado - pode durar cerca de 2 meses. Você pode saborear a primeira colheita do final de junho. A colheita termina de meados ao final de setembro.
Produção
A safra de hortaliças é declarada de alto rendimento. Sujeito a todas as recomendações agrotécnicas de 1 m2, você pode escolher até 7 kg de pepinos unidimensionais e saborosos. Em média, 2-3 kg são coletados de um arbusto durante o período de frutificação. Recomenda-se escolher vegetais a cada 3-4 dias, pois as verduras estão sujeitas a crescimento excessivo e amarelecimento, o que afeta negativamente o sabor.Em escala industrial, você pode contar com uma média de 208-434 centners de pepinos colhidos em 1 hectare de plantações.
Regiões em crescimento
Nos últimos anos, a geografia do cultivo da cultura primitiva de Finger se expandiu significativamente. Pepinos são cultivados nas regiões Central, Cáucaso do Norte, Noroeste, bem como no Extremo Oriente, na região da Terra Negra Central e na parte inferior do Volga do país. Além disso, a variedade é popular na Ucrânia e na Moldávia.
Esquema de pouso
Além da tecnologia agrícola e do cumprimento do regime de temperatura, no momento do plantio é importante observar a distância entre os arbustos e o esquema. O esquema correto é 40x40 cm. Podem ser plantados 3-4 arbustos por 1 m2, para que as plantas recebam uma quantidade suficiente de calor, luz e ar.
Crescendo e cuidando
As hortaliças são cultivadas tanto pelo método de sementes quanto por mudas, mas o segundo método é o mais utilizado, pois favorece a safra mais rápida, além de possibilitar grandes safras.
Para o plantio, você precisa escolher um momento em que o solo é aquecido até + 7 ... 8, e o ar - até + 15 ... 20 graus. O plantio é feito em épocas diferentes - tudo depende das características climáticas da região: no sul - final de abril, e na parte central - na primeira semana de maio. Nos Urais e na Sibéria, os pepinos são plantados no início do verão. Arbustos com haste central reforçada com 20-25 cm de altura e 4-6 folhas verdadeiras são adequados como material de plantio. Para obter um alto rendimento, não se deve plantar uma safra anualmente no mesmo local, pois o solo está esgotado, os nutrientes diminuem, o que retarda o crescimento e afeta negativamente os indicadores de produtividade.
A tecnologia agrícola da planta é padrão, não muito diferente da tecnologia agrícola de outros tipos de pepinos - rega oportuna com água sedimentada ou morna (não permita que a água entre nas folhas, regada na raiz), a introdução de orgânicos e minerais fertilizantes três vezes durante o período vegetativo, a instalação de uma treliça, já que os arbustos são altos, afrouxamento e remoção de ervas daninhas do solo, prevenção de vírus e bactérias.
Requisitos de solo
A planta adora o solo solto, leve, nutritivo, com boa umidade / permeabilidade ao ar e um nível neutro de acidez. Apesar do solo úmido ser favorável ao pepino, o fluxo de água subterrânea deve ser profundo, caso contrário a estagnação da umidade pode levar a processos irreversíveis - apodrecimento dos rizomas dos arbustos. O limo e o limo arenoso são considerados ideais para o cultivo de pepinos.
Para coletar pepinos fortes, saborosos e bonitos em seu site, você precisa fazer o tempero superior. A falta de nutrientes pode afetar negativamente a aparência da planta e reduzir significativamente o rendimento. Fertilize pepinos com fertilizantes orgânicos em combinação com fertilizantes minerais. Com o equilíbrio certo desses componentes e aderência ao esquema de fertilização, o rendimento do pepino será máximo.
Condições climáticas exigidas
O dedo de pepino é uma hortaliça termofílica, dotada de boa resistência ao frio, suportando quedas de temperatura de + 3 ... 4 graus (mas não mais de 5 dias) e tolerância à seca.
Para os pepinos, recomenda-se escolher um local que seja bem iluminado ao longo do dia, mas de forma que durante o período de atividade solar, os pés de pepino fiquem protegidos da luz solar direta. Além disso, é necessária proteção contra rajadas de vento e correntes de ar, caso contrário, todo o pólen será derramado.
Resistência a doenças e pragas
A variedade apresenta excelente resistência a doenças fúngicas. A planta é resistente ao míldio e também pode resistir a outras doenças comuns se cuidada adequadamente.Ao atacar pragas como carrapatos, lagartas, pulgões e besouros, é recomendado o uso de remédios químicos e populares. A cinza de madeira, que é espalhada sob o arbusto, fornecerá proteção contra lesmas.
Apesar de sua popularidade, os pepinos são freqüentemente atacados por doenças e pragas. A partir deles, as plantações de pepino muitas vezes morrem antes do início da frutificação. Para evitar que isso aconteça, é necessário tentar prevenir as doenças ou livrar-se delas logo no início, estudando detalhadamente as suas causas, sinais e formas de tratamento.