- Autores: Borisov A.V., Krylov O.N., Orekhova E.A., Krylova T.I. (LLC "Seleção e empresa de cultivo de sementes" Manul ")
- Ano de aprovação: 2003
- Tipo de crescimento: médio, indeterminado
- Ramificação: fraco
- Peso do fruto, g: 100-110
- Comprimento do fruto, cm: 8-11
- Cor de fruta: verde com listras médias
- Resistência ao vírus do mosaico do pepino: estábulo
- Termos de amadurecimento: ultra cedo
- Forma de fruta: oval
De todos os muitos híbridos oferecidos no mercado moderno de sementes de vegetais, as plantas que podem ser cultivadas no parapeito da janela podem ser chamadas de um grupo separado. A Formiga Pepino marcada como F1 pertence a representantes semelhantes de realizações de criação que permitem que você obtenha vegetais frescos no inverno. Eles podem ser cultivados em varandas e galerias, em pequenas estufas e ao ar livre.
História de criação
Os criadores do híbrido são criadores da conhecida empresa Manul, Ltd., Borisov A. V., Krylov O. N., Orekhova E. A., Krylova T. I. A variedade foi registrada no Registro Estadual da Federação Russa em 2003.
Descrição da variedade
O híbrido partenocárpico da Formiga F1 de primeira geração não é capaz de produzir sementes que transmitam totalmente as qualidades parentais. A semente é obtida pelo cruzamento de certas variedades, por isso é mais fácil comprá-la em lojas especializadas. A formiga tolera bem as geadas de retorno, mas isso não significa que possa ser plantada em terreno aberto mais cedo do que o normal. A cultura requer solo quente, boa iluminação e clima quente para um desenvolvimento ativo. Vantagens híbridas:
- despretensão;
- imunidade forte;
- uniformidade e comercialização de frutas;
- capacidade de resistir a temperaturas negativas de curto prazo.
Desvantagens:
- suscetibilidade a ataques de pragas;
- incapacidade de obter sementes.
Essas características excluem os pepinos formigas de uma série de variedades e híbridos especialmente populares, mas eles têm seu próprio comprador e estão em constante demanda. Em um quintal privado ou em um ambiente urbano, a Formiga torna-se uma excelente ajuda.
Características da aparência de plantas e zelents
As plantas de tamanho médio do híbrido indeterminado são recobertas por folhas verdes, ligeiramente enrugadas, de tamanho médio, cuja lâmina apresenta ligeira ondulação nas bordas, ligeira pubescência e ligeira dissecção em 5 lóbulos. Os frutos ovais com 8–11 cm de comprimento e pequenos (3–3,4 cm) de diâmetro são pintados em tons de verde com listras opacas borradas. A superfície dos zelents tem nervuras características e grandes tubérculos com espinhos brancos, não muito densamente localizados em toda a superfície. A planta floresce principalmente com flores femininas amarelas. O tipo de frutificação é nodoso, formando-se em cada cacho de 3 a 7 ovários.
Finalidade e sabor das frutas
Os frutos lisos universais destinam-se ao consumo in natura, ao corte e preparação de saladas, bem como ao enlatamento de frutos inteiros em pickles e pickles. Após o tratamento térmico, os pepinos não mudam de sabor, não formam vazios, retêm a elasticidade e apresentam uma excelente crocância. A polpa crocante e suculenta tem sabor refrescante, adocicado e agradável, sem sinais de amargor.
Maturação
O híbrido é muito precoce em termos de amadurecimento: apenas 37-38 dias se passam desde a emergência das mudas até o início da frutificação.
Produção
Em média, a formiga dá de 10 a 12 kg por 1 m 2.
Regiões em crescimento
Os pepinos devem ser cultivados em quase todo o território da Rússia: no Norte, Noroeste, Centro, Volgo-Vyatka, Norte do Cáucaso, Médio Volga, Região Central da Terra Negra.
Esquema de pouso
Apesar de sua relativa compactação, a Formiga requer espaço suficiente para um desenvolvimento ideal. Um esquema de plantio aproximado é 60X15 cm, por sq. m, não mais do que 3 plantas são plantadas em estufas. Em campo aberto, um cultivo mais denso é permitido: de 4 a 5 por m². m.
Crescendo e cuidando
A formiga do pepino é cultivada tanto pelo método de mudas quanto por semeadura direta em um local permanente. O primeiro método apresenta maior eficiência, porém, deve-se lembrar da reação negativa da cultura à escolha. As mudas devem ser cultivadas em recipientes separados.
A época ideal de semeadura para mudas é final de março - início de abril. Se as sementes forem plantadas em terreno aberto, deve-se esperar até que o solo aqueça a uma temperatura de + 15 °. O cuidado posterior com as plantas consiste em medidas agronômicas tradicionais, como regar, capinar, alimentar, amarrar e modelar.
Requisitos de solo
A despretensão da variedade híbrida permite que seja cultivada em quase todos os tipos de solos, desde que haja fertilidade suficiente. No entanto, solos franco-arenosos e chernozem soltos e respiráveis são considerados ideais. A iluminação da parcela tem um efeito significativo na eficiência da frutificação, portanto, na hora de escolher um local, é imprescindível orientar-se por este parâmetro. Quanto mais luz solar as plantas recebem, maiores são as taxas de rendimento.
O local deve ser protegido de ventos de norte e correntes de ar constantes - o híbrido não tolera tais condições. O nível de acidez deve ser mantido dentro de limites neutros. Solos fortemente ácidos e alcalinos voltam ao normal com farinha de dolomita, gesso, cal ou giz. Terras empobrecidas são enriquecidas com matéria orgânica e fertilizantes minerais, areia de rio é adicionada a solos densos.
Para coletar pepinos fortes, saborosos e bonitos em seu site, você precisa fazer o tempero superior. A falta de nutrientes pode afetar negativamente a aparência da planta e reduzir significativamente o rendimento. Fertilize pepinos com fertilizantes orgânicos em combinação com fertilizantes minerais. Com o equilíbrio certo desses componentes e aderência ao esquema de fertilização, o rendimento do pepino será máximo.
Condições climáticas exigidas
A formiga se distingue pela boa resistência a baixas temperaturas, mas se desenvolve mais ativamente em condições favoráveis, ou seja, no calor.
Resistência a doenças e pragas
Os produtores de sementes afirmam que a planta é resistente ao vírus do mosaico do pepino, doença do cladosporium e oídio. A tolerância do híbrido ao míldio foi observada. A formiga resiste bem a pragas, mas não será capaz de resistir a agressores como uma mosca-branca em uma estufa, um ácaro-aranha nos gases de escapamento, então você não deve negligenciar a prevenção de doenças e danos causados por pragas.
Apesar de sua popularidade, os pepinos são freqüentemente atacados por doenças e pragas. A partir deles, as plantações de pepino muitas vezes morrem antes do início da frutificação. Para evitar que isso aconteça, é necessário tentar prevenir as doenças ou livrar-se delas logo no início, tendo estudado detalhadamente as suas causas, sinais e formas de tratamento.