- Autores: Borisov A.V., Krylov O.N., Orekhova E.A.
- Ano de aprovação: 1998
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Ramificação: limitado
- Peso do fruto, g: 100-122
- Comprimento do fruto, cm: 10-12
- Cor de fruta: verde, com listras manchadas de até 1 / 3-1 / 2 do comprimento
- Resistência ao vírus do mosaico do pepino: estábulo
- Termos de amadurecimento: cedo
- Forma de fruta: cilíndrico
Para muitos jardineiros, variedades híbridas de pepinos de maturação precoce são ideais para cultivo em jardins. Uma delas é a seleção nacional do pepino Mazai, que se caracteriza por uma tecnologia agrícola simples e alto rendimento.
História de criação
Mazai é um pepino maduro criado por biólogos da empresa agrícola Manul. A autoria pertence a I. N. Krylov, A. V. Borisov e E. A. Orekhova. O híbrido foi incluído no Registro Estadual de Conquistas de Reprodução da Federação Russa em 1998. Uma planta produtiva crescendo na região Central. Você pode cultivar um vegetal no jardim, sob uma película e em estruturas de estufa.
Descrição da variedade
O pepino primitivo é uma planta vigorosa do tipo indeterminado. O pepino arbustivo é caracterizado por um forte caule central, crescendo até 350-450 cm, ramificação limitada, trepadeira desenvolvida, espessamento moderado com grandes folhas verdes e um poderoso sistema radicular.
Durante o período de floração, flores amarelo-âmbar de tamanho médio, predominantemente femininas, aparecem nos arbustos. Vários ovários são formados em cada nó. A cultura pertence a partenocárpicos, portanto, não necessita de polinização adicional por abelhas.
Características da aparência da planta e zelents
Zelentsy Mazay são caracterizados por altas qualidades comerciais. Em um ambiente favorável, os vegetais ganham uma massa de 100-122 gramas e um comprimento de 10-12 cm, extremamente raramente - 14. Pepinos têm uma forma limpa - triangular cilíndrica. Os verdes maduros são uniformemente cobertos por uma cor verde gramada, diluída com listras claras borradas. A casca dos frutos é de densidade média, não dura, raramente coberta por tubérculos de tamanho médio e espinhos brancos.
Recomenda-se colher as verduras maduras na hora certa, pois estão sujeitas ao crescimento excessivo. A safra colhida transfere o transporte por longas distâncias sem perder a comercialização dos vegetais. Além disso, os pepinos podem ser armazenados em local fresco por algum tempo, preservando seu sabor e propriedades úteis.
Finalidade e sabor das frutas
Os pepinos Mazai são lembrados por seu excelente sabor. A polpa do vegetal é carnuda, tenra, medianamente densa, crocante e muito suculenta, sem lacunas e aguadas. O interior da polpa contém um pequeno número de sementes que não são sentidas quando comidas. O sabor dos vegetais é equilibrado - uma doçura agradável acompanha um aroma refrescante. Além disso, não há amargor no sabor.
As verduras coletadas são caracterizadas por um propósito universal - pepinos em conserva, enlatados inteiros, comidos frescos, adicionados a saladas e vários cortes de vegetais. Também é ideal para decapagem.
Maturação
Mazai é um híbrido que representa a classe dos vegetais de amadurecimento precoce. A estação de crescimento dura 42-46 dias. A germinação e o amadurecimento dos frutos na cultura são amigáveis. Recomenda-se remover a fruta a cada poucos dias. O período de frutificação é um pouco prolongado. A colheita é em julho-agosto.
Produção
Os indicadores de rendimento da safra de hortaliças são bons. Com os devidos cuidados, a planta certamente recompensará com alto rendimento. Em média, 6,7 kg de verduras crocantes podem ser coletados em 1 m2.É característico que em condições de estufa o indicador de rendimento seja ligeiramente mais alto do que em terreno aberto. Em uma estufa, 12-15 kg de pepinos amadurecem por 1 m2.
Esquema de pouso
Manter a distância entre os pés de pepino é muito importante. 2-3 arbustos são colocados por 1 m2 em uma estufa, e até 5 plantas são colocadas em um canteiro de jardim. O layout ideal para o plantio é de 70x40 cm.
Crescendo e cuidando
Os pepinos Mazai são cultivados principalmente em mudas. Isso requer arbustos de 20-25 cm de altura, com haste central reforçada, 3-5 folhas e sistema radicular desenvolvido. O plantio em estufa é realizado na segunda quinzena de maio e em canteiro em junho. O plantio de mudas requer um regime de temperatura estável e solo bem aquecido. Você não deve plantar mudas em um lugar onde as plantações de abóbora costumavam crescer.
A cultura de vegetais precisa de tecnologia agrícola intensiva, que inclui: irrigação regular com água sedimentada ou quente, fertilização, alternância orgânica e mineral (3-4 vezes durante a estação de cultivo), afrouxamento e capina do solo, amarração de arbustos a uma treliça, desbaste frequente, fornecer acesso ao ar, umidade, luz para as plantas, prevenção de doenças.
Requisitos de solo
A planta cresce confortavelmente em solos soltos, férteis e bem permeáveis à umidade. Além disso, o solo não deve ser ácido, sem ervas daninhas.
Para coletar pepinos fortes, saborosos e bonitos em seu site, você precisa fazer o tempero superior. A falta de nutrientes pode afetar negativamente a aparência da planta e reduzir significativamente o rendimento. Fertilize pepinos com fertilizantes orgânicos em combinação com fertilizantes minerais. Com o equilíbrio certo desses componentes e aderência ao esquema de fertilização, o rendimento do pepino será máximo.
Condições climáticas exigidas
O híbrido Mazai é uma cultura termofílica, por isso deve ser cultivado em áreas ensolaradas, onde haja luz suficiente, calor, boa circulação de ar e também haja proteção contra correntes de ar e ventos frios.
Resistência a doenças e pragas
Devido à sua imunidade, a planta é resistente ao vírus do mosaico do pepino, cladosporium e oídio, sendo que o híbrido também é tolerante à podridão radicular.
Apesar de sua popularidade, os pepinos são freqüentemente atacados por doenças e pragas. A partir deles, as plantações de pepino muitas vezes morrem antes do início da frutificação. Para evitar que isso aconteça, é necessário tentar prevenir as doenças ou livrar-se delas logo no início, tendo estudado detalhadamente as suas causas, sinais e formas de tratamento.