- Sinônimos de nomes: Lyutoyar
- Ano de aprovação: 2016
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Ramificação: a média
- Peso do fruto, g: 100
- Comprimento do fruto, cm: 12
- Cor de fruta: verde, com listras curtas
- Resistência ao vírus do mosaico do pepino: estábulo
- Termos de amadurecimento: cedo
- Forma de fruta: cilíndrico
Qualquer jardineiro se esforça para obter o maior rendimento possível. Esta é uma espécie de paixão desportiva, provocando a procura de "ferramentas" adequadas. Novas variedades e sementes de boa qualidade contribuem para a realização dos objetivos definidos. A variedade híbrida Lyutoyar F1 (sinônimo de Lyutoyar) é famosa por seu alto rendimento, excelente sabor, boa transportabilidade e comercialização.
História de criação
O Lutoyar é o resultado de uma seleção de cientistas turcos, foi aprovado para uso em 2016.
Descrição da variedade
A variedade híbrida partenocárpica foi criada para cultivo nas condições de filme e estufas esmaltadas, terreno aberto e estufas. Lyutoyar tem um bom crescimento e frutificação em todo o nosso país, mesmo nas condições do norte, devido à sua capacidade de se desenvolver em espaços fechados. A sua vantagem significativa é que é adequado para o cultivo não só em terrenos privados, mas também à escala industrial devido ao seu elevado rendimento e excelente transportabilidade. Os frutos pequenos têm bom sabor e tamanho ideal para conservas de frutos inteiros. Além disso, são deliciosos, frescos, ideais para fatiar e saladas.
Vantagens híbridas:
produção;
despretensão;
imunidade forte;
alta manutenção de qualidade, comercialização;
boa transportabilidade.
A desvantagem é o fato de que Lyutoyar pertence aos híbridos de primeira geração, o que significa a completa incapacidade da semente de transmitir qualidades parentais. Além disso, o pepino, como qualquer outra variedade, não é capaz de resistir de forma independente a pragas como pulgões, moscas-brancas e ácaros-aranha, que são abundantes em condições de estufa.
Características da aparência de plantas e zelents
O tipo indeterminado de crescimento não tem restrições de desenvolvimento, então o híbrido precisa de treliça. A ramificação dos rebentos é média, o beliscão ajuda a limitar o seu número. A folhagem do tipo tradicional de cinco lâminas com uma dissecção rasa é pintada em tons de verde escuro brilhante. A cultura tem uma floração predominantemente feminina, 2 flores femininas de cor amarela são formadas em cada seio. O comprimento dos zelents é de 12 cm, o peso médio é de 100 G. Frutos grandes tuberosos cilíndricos de cor verde com listras curtas são recobertos por uma casca solta. Pepinos não tendem a amarelar.
Finalidade e sabor das frutas
Os frutos Lyutoyar destinam-se a saladas de verão e inverno, consumo fresco e conservas. A polpa densa e suculenta tem um aroma rico suave e um sabor adocicado clássico sem quaisquer sinais de amargor.
Maturação
O híbrido pertence à categoria de maturação precoce e é capaz de agradar os proprietários de canteiros com os primeiros pepinos no prazo de 40 dias após os primeiros rebentos em condições ideais. Mudanças de temperatura, chuvas e ondas de frio podem alterar ligeiramente essas datas, mas em qualquer caso, a frutificação estável começa no final do segundo mês.
Produção
O rendimento declarado é em média 12,8 kg por mata, porém, com bom atendimento e cumprimento dos requisitos agrotécnicos, os indicadores aumentam significativamente.
Regiões em crescimento
Lyutoyar é cultivado nas regiões norte, noroeste, centro, Volgo-Vyatka, norte do Cáucaso, Médio Volga, Nizhnevolzhsky, Ural, Sibéria Ocidental, Sibéria Oriental e Extremo Oriente, bem como na Região Central da Terra Negra.
Esquema de pouso
A distância ideal entre as raízes é de 54-60 cm, 2-3 plantas são plantadas por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
Nas regiões do sul do país, o híbrido cresce bem em campo aberto, nas regiões do norte, o cultivo em estufas e estufas é preferível. Apesar de Lyutoyar frutificar bem quando cultivado horizontalmente, o método vertical é a melhor solução. Economiza espaço, proporciona excelente ventilação das plantas e conforto no processamento. Como a carga principal dos frutos recai sobre o caule central, a formação e o pinçamento possibilitam o fornecimento de nutrição adequada para essa parte específica do caule. Para isso, a parte inferior é cegada a uma altura de 40-50 cm e os enteados são beliscados.
A rega abundante só deve ser feita com água morna. O solo deve estar constantemente úmido, mas sem a formação de poças pantanosas estagnadas. Idealmente, esta é a irrigação por gotejamento. Capinar e soltar o solo é necessário, mas o próprio afrouxamento pode ser substituído por cobertura morta. Esta técnica não apenas evita a formação de uma crosta terrestre, mas também evita a evaporação da umidade. A alimentação da raiz e da folhagem não deve ser negligenciada durante a estação de crescimento.
Se os pepinos forem cultivados em mudas, as plantas serão plantadas em um local permanente após o aparecimento de 2 a 3 folhas verdadeiras. Deve-se ter em mente que pepinos não toleram bem o transplante, portanto, o cultivo de mudas é permitido apenas com o sistema radicular fechado. Com o método sem sementes, as culturas podem ser cobertas com papel alumínio para criar um efeito de estufa e acelerar a germinação.
A cobertura é realizada em clima calmo, calmo e nublado. Uma das formulações mais eficazes é uma solução de nitrato de amônio e potássio, além de superfosfato duplo, na proporção de 5 gramas de cada ingrediente por 10 litros de água. É muito importante lembrar que a fertilização excessiva tem um efeito negativo no desenvolvimento das plantas. O uso de estufas só é possível na fase inicial. Então, os brotos crescidos precisarão de espaço livre e ventilação de alta qualidade.
Requisitos de solo
Para um ótimo desenvolvimento cultural, é necessário encontrar um local com bons acessos à luz solar. Se o processo ocorrer em estufas, deve-se cuidar da limpeza e transparência do revestimento ou iluminação adicional. Pepinos não toleram solos ácidos e alcalinos, bem como solos pesados com baixa permeabilidade ao ar. No primeiro caso, será necessário realizar a desoxidação com farinha de dolomita, cal ou giz. O solo deve ter uma composição equilibrada - os pepinos respondem positivamente à introdução de matéria orgânica e fertilizantes minerais.
Para coletar pepinos fortes, saborosos e bonitos em seu site, você precisa fazer o tempero superior. A falta de nutrientes pode afetar negativamente a aparência da planta e reduzir significativamente o rendimento. Fertilize pepinos com fertilizantes orgânicos em combinação com fertilizantes minerais. Com o equilíbrio certo desses componentes e aderência ao esquema de fertilização, o rendimento do pepino será máximo.
Condições climáticas exigidas
A variedade híbrida é caracterizada por maior resistência às condições climáticas adversas: seca, ondas de frio de curto prazo, chuvas prolongadas. Se a planta for cultivada em uma estufa, então eles não importam de forma alguma. A sua despretensão permite suportar facilmente situações de stress com uma mudança brusca do tempo, deixando amarrar e encher no nível de intensidade adequado.O híbrido não perde o ovário mesmo em calor extremo de 50 graus ou durante ondas de frio repentinas.
Resistência a doenças e pragas
Lyutoyar tem boa resistência ao vírus do mosaico do pepino, cladosporiose e oídio. No entanto, é quase impotente contra pulgões, formigas, ácaros e moscas brancas. Nesse caso, os tratamentos com inseticidas ajudam.
Apesar de sua popularidade, os pepinos são freqüentemente atacados por doenças e pragas. A partir deles, as plantações de pepino muitas vezes morrem antes do início da frutificação. Para evitar que isso aconteça, é necessário tentar prevenir as doenças ou livrar-se delas logo no início, tendo estudado detalhadamente as suas causas, sinais e formas de tratamento.