- Autores: Friedrich Kampe, Alemanha
- Ano de aprovação: 1976
- Peso do fruto, g: 100-150
- Comprimento do fruto, cm: 12-14
- Cor de fruta: verde escuro
- Termos de amadurecimento: meio cedo
- Polinização: polinização por abelhas
- Forma de fruta: elíptico alongado
- Gosto de fruta: excelente, sem amargura
- Compromisso: universal
A variedade Libelle é uma cultura comprovada que conquistou a confiança dos jardineiros. O híbrido é plantado em hortas há mais de uma dezena de anos, é apreciado por sua resistência a doenças, alta produtividade e cuidados pouco exigentes. Adequado para terreno privado e para cultivo industrial.
História de criação
O híbrido foi criado na Alemanha pelo criador Friedrich Kampé com base na empresa Satimex Quedlinburg. Incluído no Registro do Estado em 1967.
Descrição da variedade
Libelle é uma variedade versátil de início médio. A cultura polinizada por abelhas é cultivada em terreno aberto e em estufas temporárias.
Características da aparência da planta e zelents
O arbusto possui longos ramos com rebentos laterais altamente desenvolvidos. As folhas são grandes, verdes brilhantes. O sistema radicular é pouco desenvolvido, localizado raso da superfície da terra. A variedade difere no tipo misto de floração, mas forma mais flores femininas. Os machos são formados no topo dos brotos. Para melhor polinização, recomenda-se plantar outra variedade híbrida ao lado: Zhuravlenok, Farmer, Rodnichok, Nezhinsky.
Libelle é caracterizada por maiores rendimentos no final do verão. Verduras verdes são muito mais saudáveis e saborosas do que maduras demais, e são mais adequadas para a conservação. As frutas crescem muito rapidamente, a pele fica mais grossa. Quando cultivadas sem liga, podem haver muitos frutos com as faces brancas no jardim, pois o sol só lhes incide de um lado. Pepinos colhidos em qualquer estágio de crescimento são bem transportados e armazenados. Eles podem ser filmados na fase de maxixe.
Os pepinos crescem até 12-14 cm de comprimento, pesam 100-150 g, têm uma forma elíptica e um diâmetro de 4-5 cm. A pele é fina, verde clara ou escura, a superfície é ligeiramente nervurada, com pequenos tubérculos e espinhos finos incolores
Finalidade e sabor das frutas
A polpa é branca, crocante, sumarenta, adocicada e com aroma a pepino. As sementes são pequenas. Os pepinos são adequados para saladas, fatias, conservas e conservas.
Maturação
A espécie é meio precoce em termos de amadurecimento: 49-52 dias se passam desde o aparecimento dos brotos até a remoção dos primeiros pepinos. A frutificação dura cerca de 2 meses, desde o início de julho até o final de agosto.
Produção
Em média, eles removem de 5-10 kg por sq. m, em condições favoráveis - até 19 kg.
Regiões em crescimento
O híbrido é recomendado para plantio nas regiões Noroeste e Centro. Mas é cultivado com sucesso em estufas em toda a Rússia.
Esquema de pouso
Os arbustos são plantados no esquema 40x50 cm, outra opção é 70x30 cm. m plantado não mais do que 2-3 peças. Você pode plantar vários arbustos em um buraco com um diâmetro de 50 cm e uma profundidade de 7 cm, com este método de plantio é mais conveniente regar.
Crescendo e cuidando
Libelle é uma cultura pouco exigente para cuidar. As sementes são plantadas em mudas em abril-maio, as sementes são semeadas em campo aberto em maio-junho. Antes do plantio, as sementes são colocadas em solução salina: 200 ml de água por 10 g de sal e deixadas por 2 horas. As sementes flutuantes são jogadas fora e as que se depositam no fundo são lavadas e embebidas por 1 hora em solução rosa claro de permanganato de potássio. A semente também pode ser tratada com um estimulante de crescimento.
Em seguida, é colocado em um pano de algodão e colocado sobre um pires, cheio de água para que o tecido fique saturado de umidade. A gaze não deve secar, pode-se adicionar água todos os dias. As sementes geralmente germinam por 3 a 5 dias.Os brotos são endurecidos: são colocados em um recipiente de plástico e embrulhados em um saco plástico, colocados em uma geladeira a uma temperatura de 1-3 graus e mantidos por cerca de 16 horas, depois removidos e deixados aquecer por 3-4 horas em uma sala. Eles são plantados em recipientes separados a uma profundidade de 1,5 cm e umedecidos.
Para mudas, use solo de pepino padrão. O solo é regado à medida que seca. Recomenda-se que as sementes plantadas no jardim sejam cobertas com papel alumínio até que os brotos apareçam. As mudas também são plantadas em maio-junho, quando aparecem de 2 a 4 folhas verdadeiras. Também é melhor cobri-lo na primeira semana.
Libelle ama o sol, a umidade e o calor, tais pepinos são contra-indicados na seca e nas correntes de ar. Durante o período de crescimento dos ovários, a planta requer rega abundante, caso contrário, os frutos terão um sabor amargo. Ao crescer sob um filme ou em uma estufa, é recomendável abrir os canteiros para permitir que as abelhas tenham acesso às flores.
O canteiro para o plantio é previamente desenterrado e húmus ou composto (1 balde por 1 m2) é adicionado com a adição de cinzas de madeira e, em seguida, solto. Pequenos buracos são cavados para as mudas, um punhado de composto podre é adicionado a cada um. Os arbustos de pepino são transferidos junto com um pedaço de terra, cuidadosamente colocados em uma depressão e borrifados com terra e então regados (1 litro por planta). Recomenda-se que os arbustos crescidos sejam amarrados a uma travessa, treliça ou rede especial, caso contrário terão de ser procurados pepinos entre os entrelaçamentos de caules e folhas no solo.
Antes da floração, regada à medida que seca e, em seguida, cuidadosamente afrouxada, a terra pode ser coberta com cobertura morta. Quando os ovários aparecem, os arbustos são umedecidos várias vezes por semana, você pode diariamente. A rega é realizada à noite, após o desaparecimento do calor. É melhor regar com água morna e estável - cerca de 5 litros por arbusto.
Eles são alimentados 2 vezes por semana até que os botões apareçam com fertilizantes orgânicos na forma líquida: cinza de madeira ou infusão de esterco de vaca. Durante o período de frutificação, pode-se alimentar uma vez por semana com compostos orgânicos e minerais: 1 copo de cinzas e 2 colheres de sopa. eu. nitrofoski por 1 sq. m.
Requisitos de solo
A variedade híbrida cresce bem em qualquer tipo de solo: argiloso, arenoso e preto. Substratos com alto nível de acidez e argila pesada não são recomendados. Aos pesados adiciona-se uma mistura de areia e turfa, e os muito acidificados são desoxidados com farinha de dolomita, cal ou giz. Fertilizantes orgânicos e solo fértil são adicionados às formulações pobres. O solo é preferencialmente solto, com boa permeabilidade ao ar e à água. Um excesso de nitrogênio afeta negativamente o rendimento, pois a planta está sujeita ao crescimento excessivo.
Para coletar pepinos fortes, saborosos e bonitos em seu site, você precisa fazer o tempero superior. A falta de nutrientes pode afetar negativamente a aparência da planta e reduzir significativamente o rendimento. Fertilize pepinos com fertilizantes orgânicos em combinação com fertilizantes minerais. Com o equilíbrio certo desses componentes e aderência ao esquema de fertilização, o rendimento do pepino será máximo.
Condições climáticas exigidas
Para um bom crescimento e desenvolvimento de cílios de pepino, uma temperatura do ar de + 25 a + 27 graus é necessária, temperaturas do solo - de +20 a +22. Com a diminuição do regime de temperatura, a planta retarda seu crescimento e desenvolvimento, mas com um aumento para +35, o pepino não será capaz de polinizar.
Resistência a doenças e pragas
A espécie é resistente a muitas doenças e à maioria das pragas. Tem boa imunidade ao míldio e à podridão da raiz. Bem protegido contra o oídio e as manchas castanhas-azeitona.Em caso de oídio, os cílios são borrifados com uma solução de sulfato de cobre. Com a formação dos ovários, o processamento não é realizado e as folhas e brotos afetados são cortados e destruídos. A ventilação regular da estufa e a remoção dos brotos afetados ajudam bem no combate à mancha marrom-oliva. Das pragas, os pulgões podem atacar, eles são pulverizados com uma infusão de cinza de madeira ou alho.
Apesar de sua popularidade, os pepinos são freqüentemente atacados por doenças e pragas. A partir deles, as plantações de pepino muitas vezes morrem antes do início da frutificação. Para evitar que isso aconteça, é necessário tentar prevenir as doenças ou livrar-se delas logo no início, tendo estudado detalhadamente as suas causas, sinais e formas de tratamento.
Visão geral da revisão
Os jardineiros gostam muito dessa variedade, porque os pepinos são adequados para saladas e saladas. No entanto, com irrigação insuficiente, os frutos podem começar a ter um gosto amargo e, se não forem colhidos a tempo, tornam-se grandes. Alguém não está satisfeito que a variedade possa produzir frutos com sabor amargo, e alguém não gosta que apareçam manchas brancas nas folhas do sol. E, no entanto, Libelle é considerada uma das variedades mais saborosas e produtivas para o cultivo ao ar livre: ele nunca decepcionou os moradores de verão.