- Autores: Nastenko N.V., Kachainik V.G., Kandoba A.V.
- Ano de aprovação: 2007
- Tipo de crescimento: vigoroso, indeterminado
- Peso do fruto, g: 70-90
- Comprimento do fruto, cm: 5-7
- Cor de fruta: verde com listras curtas e leve manchas
- Resistência ao vírus do mosaico do pepino: estábulo
- Termos de amadurecimento: cedo
- Forma de fruta: oval-cilíndrico
- Gosto de fruta: excelente, sem amargura
Muitos residentes de verão e jardineiros, escolhendo uma variedade de pepinos para o plantio, tentam obter variedades de criação doméstica, caracterizadas por tecnologia agrícola simples e alto rendimento. Essas características são possuídas pelas espécies híbridas Kuzya, adaptadas a diferentes zonas climáticas.
História de criação
O primeiro pepino Kuzya foi criado por criadores (N.V. Nastenko, A.V. Kandoba e V.G. Kachainik) da empresa agrícola Aelita em 2006. O híbrido foi incluído no Registro Estadual em 2007. É possível cultivar uma cultura em quase todas as regiões do país, já que o pepino é capaz de se adaptar a diferentes condições. O plantio pode ser realizado tanto em um canteiro de jardim quanto sob uma cobertura de filme.
Descrição da variedade
Kuzya é uma planta vigorosa de tipo indeterminado, caracterizada por ramificações fracas e folhagem moderada. A folhagem é verde brilhante, um poderoso caule central com pubescência pronunciada, o sistema radicular está desenvolvido. Uma característica da planta é a sua capacidade de crescer rapidamente devido a processos laterais, por isso torna-se volumosa, exigindo muito espaço.
Durante o período de floração, aparecem enormes flores amarelas brilhantes. As inflorescências da planta são femininas. Em cada feixe, 4-6 zelents são formados. Pelo tipo de polinização, a variedade é partenocárpica (autopolinizada).
Características da aparência de plantas e zelents
Esta espécie é dotada de uma excelente apresentação: os frutos crescem alinhados, limpos. Em média, pepinos com peso de 70–90 ge até 7 cm de comprimento amadurecem em uma planta saudável. Vale ressaltar que esta espécie permite colher pepinos de 1–3 cm de comprimento (picles) e 3–5 cm (mini-pepinos).
A forma do vegetal está correta - oval-cilíndrica. O pepino maduro é uniformemente coberto por uma cor verde brilhante, diluída com pequenas listras claras e pequenas manchas borradas. A casca dos zelents é de densidade média, com tuberosidade fina, nervuras fracas e espinhos brancos visíveis. Os pepinos toleram bem o transporte e também têm uma vida útil longa se os vegetais forem armazenados em local fresco.
Finalidade e sabor das frutas
Kuzya tem um gosto excelente. A polpa do pepino é macia, carnuda, de moderada densidade, suculenta, sem vazios, amargo e aguado. Zelentsy tem um sabor agradável: a doçura do verão é complementada por um aroma delicado e ligeiramente refrescante. Além disso, para os pepinos Kuzya, o crocante da polpa é característico, assim como a quase total ausência de sementes (muito pequenas). O propósito do vegetal é universal: as verduras são consumidas frescas, várias saladas e salgadinhos são preparadas com elas, são conservadas em conserva, enlatadas inteiras e também são ideais para a decapagem.
Maturação
Variedade precoce. Da germinação ao amadurecimento da fruta, 38-40 dias se passam. A germinação e o amadurecimento dos pepinos são amigáveis. A frutificação a longo prazo só é possível com alimentação oportuna. A colheita ocorre no final de junho - início de julho.
Produção
Os indicadores de rendimento da variedade são excelentes. Em média, até 7 kg de pepinos crocantes podem ser colhidos em 1 m 2. Em condições de estufa, o rendimento é muito maior: 15-15,6 kg por 1 m 2.
Esquema de pouso
É importante não só cuidar bem, mas também seguir a técnica de plantio. Recomenda-se plantar 3-4 plantas por 1 m 2. O esquema correto de plantio é 50X30 cm.
Crescendo e cuidando
O plantio em uma estufa pode ser realizado no final de maio e em um canteiro no início de junho. Para o plantio em mudas, os brotos maduros com uma altura de 20-25 cm e com 3-5 folhas verdadeiras são os mais adequados.
A tecnologia agrícola das hortaliças é baseada em procedimentos padrão: irrigação com água quente sob a raiz, fertilização 2-3 vezes durante a estação de crescimento, afrouxamento regular do solo, formação de arbustos e sua liga, prevenção de doenças e ataques de insetos . Além disso, quando cultivado em uma estufa, a ventilação frequente é recomendada.
Requisitos de solo
A variedade não é particularmente exigente quanto à qualidade do solo, mas deve ser fértil, respirável, úmida, solta e com acidez neutra. É confortável cultivar pepinos em solos argilosos e argilosos.
Para coletar pepinos fortes, saborosos e bonitos em seu site, você precisa fazer o tempero superior. A falta de nutrientes pode afetar negativamente a aparência da planta e reduzir significativamente o rendimento. Fertilize pepinos com fertilizantes orgânicos em combinação com fertilizantes minerais. Com o equilíbrio certo desses componentes e aderência ao esquema de fertilização, o rendimento do pepino será máximo.
Condições climáticas exigidas
Kuzya é uma planta termofílica, por isso deve ser cultivada na parte sul do local, onde há muito sol, luz, boa circulação de ar, e não há correntes de ar e umidade estagnada. Também deve-se ter em mente que a cultura não tolera flutuações repentinas de temperatura e sombreamento longo.
Resistência a doenças e pragas
Esta espécie tem boa imunidade, portanto é resistente a muitas doenças comuns: vírus do mosaico do pepino, podridão da raiz e oídio.
Apesar de sua popularidade, os pepinos são freqüentemente atacados por doenças e pragas. A partir deles, as plantações de pepino muitas vezes morrem antes do início da frutificação. Para evitar que isso aconteça, é necessário tentar prevenir as doenças ou livrar-se delas logo no início, estudando detalhadamente as suas causas, sinais e formas de tratamento.