- Autores: FBGNU "Centro Federal de Pesquisa. Instituto Vavilov de Recursos Genéticos Vegetais"
- Ano de aprovação: 1993
- Ramificação: Forte
- Peso do fruto, g: 156-192
- Comprimento do fruto, cm: 16-18
- Cor de fruta: verde com listras longitudinais claras
- Resistência ao vírus do mosaico do pepino: estábulo
- Termos de amadurecimento: atrasado
- Polinização: polinização por abelhas
- Forma de fruta: cilíndrico
O pepino Fênix é um exemplo digno de seleção doméstica, especialmente amado por quem trabalha em uma casa de veraneio ou em um lote particular de uma pequena área, sem recorrer a estufas e estufas. Um jardineiro novato pode ficar perplexo com a disponibilidade de várias variedades com este nome. Não há segredo aqui: Phoenix e Phoenix 640 são a mesma variedade, apenas a marcação pode ser omitida no nome. Phoenix Plus se distingue por algumas características: um período de amadurecimento anterior, verduras em forma de fuso.
História de criação
Phoenix foi cruzado com o Centro de Pesquisa Federal. Vavilov Instituto de Recursos Genéticos de Plantas de toda a Rússia ". O famoso cientista-criador soviético A. Medvedev é legitimamente considerado o autor da variedade. O nome desta variedade, anteriormente designada pelos números 640, tem uma explicação interessante: durante o período de epidemia de oídio, que destruiu plantações não só na União Soviética, mas também na Europa de Leste, este pepino não era susceptível a uma doença perigosa. Junto com ele, várias outras amostras experimentais sobreviveram, que receberam outros nomes de "pássaros".
A forte imunidade não é a única vantagem da variedade, que leva o nome de uma ave fabulosa que renasceu das cinzas. A Phoenix praticamente não tem concorrentes há 42 anos, desde a criação deste pepino exclusivo pelo autor.
Descrição da variedade
Pepino Phoenix é uma variedade resistente ao frio e às condições desfavoráveis, com forte imunidade contra o oídio e oídio, com frutificação prolongada e abundante e alto rendimento. Em sua descrição, os traços característicos certamente são mencionados:
- crescimento rápido e pequeno número de mudas;
- amadurecimento tardio (55-60 dias);
- o aparecimento de ovários após 3-4 semanas a partir do momento em que a semente é plantada no solo;
- calibrado (tamanho uniforme do fruto, o que o torna ideal para o cultivo comercial);
- a necessidade de polinização por inseto de flores do tipo feminino;
- a capacidade de dar frutos em um momento em que outras variedades já não dão zelents (até a primeira geada).
A facilidade de transporte, a preservação a longo prazo da apresentação e a adequação a todas as necessidades culinárias: desde comer fresco à colheita de inverno, assim como um sabor agradável não significam que a variedade seja completamente isenta de defeitos. Seus frutos são grandes, com mudanças de temperatura podem se tornar amargos. Alguns jardineiros não gostam do longo período de crescimento, preferem variedades de maturação precoce. Mas Phoenix está fora de competição em seu período de tempo. Tem a capacidade de persistir por muito tempo sem comprometer a apresentação e o apelo visual.
Características da aparência de plantas e zelents
Uma planta de tipo indeterminado, na presença de um pequeno lote de terreno, requer controle de crescimento obrigatório, pois pode crescer facilmente até 3 metros ou mais. O flagelo está coberto de pequenas folhas verdes brilhantes. A variedade apresenta grandes flores amarelas, do tipo feminino. Devido à incompetência de alguns autores, você pode encontrar uma mistura das características do Phoenix Plus tardio e anterior, que é apenas de altura média e não requer controle especial sobre o caule e camadas.
Zelentsi são grandes em tamanho, 16 a 18 cm de comprimento, podem atingir um peso de 156 a 192 g, são cobertos por leves listras decorativas simetricamente localizadas em um campo verde. Há uma tuberosidade no pepino, é coberta de espinhos pretos, mas a colheita oportuna não permite o aparecimento de amargor, endurecimento e amarelecimento da casca. Phoenix pode ser reconhecido sem uma descrição detalhada: aparência cativante, apresentável e um tanto grande para os amantes de pepinos e picles, frutas aparecem nas prateleiras em agosto-setembro, cheiram no outono e pepinos reais do campo em toda sua variedade de aromas complexos.
Finalidade e sabor das frutas
O pepino Phoenix é uma variedade universal. É consumido fresco com prazer, em mono-saladas e em composições complexas com outros vegetais. Densidade de polpa moderada, sabor persistente e agradável, abundância de suco, oligoelementos e vitaminas úteis, maturação tardia - são as características que permitem que a variedade seja utilizada para decapagem, decapagem em barril, vegetais diversos e outras preparações combinadas para o inverno. Após tratamento térmico e esterilização, os frutos mantêm a integridade, sem formar vazios e depressões na polpa. Essa é a diferença fundamental do Phoenix Plus, que é considerada uma salada de legumes e não dura até duas semanas em local fresco.
Maturação
Recomenda-se amarrar a haste resistente e tenaz a um suporte, pois pode quebrar com o peso da fruta e depois secar. O recheio zelentsy tem excelente comercialização - não menos que 85%. A frutificação começa quando o jardim já está meio colhido, no final de agosto - início de setembro. Portanto, a Phoenix pode ser plantada em meados ou final de junho, o período depende do início do outono (condições climáticas da região). O tempo de colheita é de aproximadamente 55-60 dias a partir do momento do plantio.
Produção
Rendimento médio por 1 sq. m - 5-6,5 kg de zelents. Você pode encontrar números menores (3,5-4,5 kg), no entanto, jardineiros experientes crescem mais, usando as técnicas agrícolas corretas: irrigação permanente durante o período de frutificação, alimentação oportuna. A colheita máxima pode ser colhida se você remover plantas verdes com uma massa de 150-200 G. Há proprietários que retiram pepinos muito jovens, seu rendimento de mercado é menor.
Crescendo e cuidando
O pepino Phoenix não requer nenhum truque especial dos proprietários no campo da tecnologia agrícola. Basta escolher um local bem iluminado e ventilado para o plantio, para dar à planta um suporte sólido para que o caule não quebre, rega de boa qualidade na época da frutificação para que a colheita seja digna. O plantio pode ser realizado por 2 métodos: introduzindo sementes diretamente no solo ou por mudas. Cada jardim tem suas prioridades, ele pode escolher qualquer uma delas, mas a época de plantio sugere o uso bem-sucedido de ambas.
Plantar em um espaço aberto permite que você coloque 4-5 arbustos, crescer em uma estufa reduz o número de plantas plantadas, mas permite que você controle as condições externas. Um cuidado comum é a necessidade de beliscar os brotos para que a planta frutifique e não aumente a massa vegetativa.
Para coletar pepinos fortes, saborosos e bonitos em seu site, você precisa fazer o tempero superior. A falta de nutrientes pode afetar negativamente a aparência da planta e reduzir significativamente o rendimento. Fertilize pepinos com fertilizantes orgânicos em combinação com fertilizantes minerais. Com o equilíbrio certo desses componentes e aderência ao esquema de fertilização, o rendimento do pepino será máximo.
Apesar de sua popularidade, os pepinos são freqüentemente atacados por doenças e pragas. A partir deles, as plantações de pepino muitas vezes morrem antes do início da frutificação. Para evitar que isso aconteça, é necessário tentar prevenir as doenças ou livrar-se delas logo no início, estudando detalhadamente as suas causas, sinais e formas de tratamento.