- Autores: Borisov A.V., Tarakanov G.I., Krylov V.S., Banshchikova T.P. (Estação Experimental de Vegetais com o nome de V.I.Edelstein, Academia Agrícola de Moscou)
- Ano de aprovação: 1983
- Ramificação: baixo a médio
- Peso do fruto, g: 141-228
- Comprimento do fruto, cm: 14-23
- Resistência ao vírus do mosaico do pepino: estábulo
- Termos de amadurecimento: meia temporada
- Polinização: polinização por abelhas
- Forma de fruta: fusiforme, com base ligeiramente alongada
- Gosto de fruta: sem amargura
Nenhuma horta está completa sem pepinos, como são os balcões dos supermercados. A maior popularidade da cultura explica a enorme variedade de variedades e híbridos, e os últimos estão em demanda crescente. É fácil explicar isso - os híbridos têm maior imunidade, produtividade e comercialização. A variedade híbrida Relay é destinada ao cultivo em estufas de filme e esmaltadas, bem como em campo aberto.
História de criação
A autoria do híbrido F1 Relay de primeira geração pertence aos criadores da estação experimental de hortaliças. V. I. Edelstein da Academia Agrícola de Moscou - A. V. Borisov, G. I. Tarakanov, V. S. Krylov e T. P. Banshchikova. O híbrido foi aprovado para uso em 1983.
Descrição da variedade
O Pepino Relé não partenocárpico, como mencionado acima, pertence às variedades híbridas da primeira geração, o que significa a incapacidade do material da semente de herdar as qualidades parentais. Os frutos do híbrido são altos:
- comercialização;
- produtividade;
- resistência ao estresse;
- excelente imunidade;
- tolerância à sombra e frutificação.
- a capacidade de armazenamento de longo prazo e transportabilidade.
O híbrido precisa de polinização, portanto o cultivo em estufas é caracterizado por custos de mão-de-obra mais elevados, o que em qualquer caso compensa com uma frutificação eficaz.
Das deficiências, três fatores podem ser mencionados.
- A necessidade de polinização pelas abelhas. Por isso, os funcionários de grandes estufas, onde o pepino é cultivado em escala industrial, devem cuidar da substituição artificial das famílias de abelhas e abelhas.
- Baixa resistência ao oídio, o que obriga os proprietários a recorrer ao plantio antibacteriano profilático obrigatório.
- A necessidade de observar uma certa sequência na formação de uma planta.
Características da aparência de plantas e zelents
Arbustos fracos ou medianamente ramificados têm cílios longos com uma autorregulação característica do crescimento de enteados. Os rebentos são cobertos por uma folhagem verde clássica, de tamanho médio a grande. A lâmina foliar tem uma dissecção fraca em 5 lóbulos; flores amarelas são pequenas em tamanho.
Zelentsy, cujo comprimento varia de 14 a 23 cm, são cobertos por uma pele fina mas densa. O peso médio dos frutos é de 141-228 g, o formato é fusiforme, tubérculos grandes com arranjo esparso, com espinhos brancos e pubescência clara.
Finalidade e sabor das frutas
As saladas são usadas na prática como universais. Colhidos como pepinos ou picles, são ótimos para enlatados inteiros de frutas. O sabor adocicado e refrescante da polpa crocante os torna um companheiro bem-vindo em cortes de vegetais, saladas de verão e de inverno. O Relay é caracterizado por uma completa ausência de amargura.
Maturação
O híbrido pertence à categoria de amadurecimento intermediário - dos primeiros brotos aos primeiros 53-66 dias.
Produção
O Relay de alto rendimento fornece uma média de 24,4-35,8 kg de frutas saborosas por metro quadrado quando cultivadas no verão. Com plantações no início da primavera, o rendimento é ligeiramente inferior: 18,2–34,6 kg / sq. m.
Regiões em crescimento
As regiões mais favoráveis para o cultivo de um híbrido são os distritos do norte, noroeste, centro, Volgo-Vyatka, TsChO, norte do Cáucaso e Médio Volga.
Esquema de pouso
O esquema de plantio ideal é 100x40 cm entre as raízes, o que dá 2-3 plantas por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
Apesar da alta tolerância à tonalidade, é a abundância de luz que é um dos fatores-chave para uma boa frutificação. O pepino é cultivado em métodos com e sem mudas. Para a semeadura de mudas, as datas mais indicadas são de março ao final de abril. Para o cultivo sem sementes, as sementes são plantadas no solo no final de abril - início de junho. Valores mais específicos dependem das condições climáticas da região de cultivo.
Se o método de muda for escolhido, então deve ser lembrado: transplantar para um pepino é um grande estresse, às vezes destrutivo. Só é necessário cultivar mudas com sistema radicular fechado em recipientes separados.
As mudas jovens são transferidas para um local permanente quando aparecem 2-4 folhas verdadeiras. Imediatamente após o plantio, as plantas são amarradas a um fio de latada e, posteriormente, monitoram-se cuidadosamente o crescimento dos brotos, guiando e pinçando conforme necessário.
Todo o processo de cultivo do Relay praticamente não difere do cultivo de outras variedades de pepinos - todos os métodos são padronizados. Estes são regar, sachar, amontoar, fertilizar mineral, colheita oportuna.
Requisitos de solo
Para obter o máximo de um híbrido, plante-o em áreas elevadas e bem iluminadas. O solo deve ser fértil com uma gama completa de minerais e oligoelementos. Para tais fins, os solos de chernozem ou franco-arenosos enriquecidos com matéria orgânica são ideais.
O nível de acidez deve ser próximo ao neutro, solos fortemente ácidos ou alcalinos devem ser desoxidados com farinha de dolomita, gesso, cal ou giz.
Para coletar pepinos fortes, saborosos e bonitos em seu site, você precisa fazer o tempero superior. A falta de nutrientes pode afetar negativamente a aparência da planta e reduzir significativamente o rendimento. Fertilize pepinos com fertilizantes orgânicos em combinação com fertilizantes minerais. Com o equilíbrio certo desses componentes e aderência ao esquema de fertilização, o rendimento do pepino será máximo.
Condições climáticas exigidas
O relé tem alta resistência ao estresse contra mudanças repentinas de tempo, ondas de frio repentinas ou calor prolongado.
Resistência a doenças e pragas
Cucumber Relay é bastante resistente ao vírus do mosaico do pepino, ascocitose e podridão da raiz, mas resiste muito fracamente ao oídio. A resistência do híbrido às pragas está no nível adequado. Os tratamentos preventivos com inseticidas e fungicidas são benéficos para evitar riscos.
Apesar de sua popularidade, os pepinos são freqüentemente atacados por doenças e pragas. A partir deles, as plantações de pepino muitas vezes morrem antes do início da frutificação. Para evitar que isso aconteça, é necessário tentar prevenir as doenças ou livrar-se delas logo no início, estudando detalhadamente as suas causas, sinais e formas de tratamento.