- Ano de aprovação: 2007
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Ramificação: a média
- Peso do fruto, g: 62-72
- Comprimento do fruto, cm: 5-10
- Cor de fruta: verde escuro com listras médias e levemente mosqueado
- Resistência ao vírus do mosaico do pepino: estábulo
- Termos de amadurecimento: meio cedo
- Polinização: autopolinização
- Forma de fruta: cilíndrico
Como você sabe, o número de variedades e híbridos de pepino criados por criadores em todo o mundo está na casa dos milhares. Na última década, houve um aumento acentuado no interesse de jardineiros e agricultores por híbridos. Devido à seleção direcionada, os jardineiros têm a oportunidade de usar variedades híbridas. Sua característica comum é alta produtividade, resistência ao estresse. Ekol é um representante proeminente deste grupo.
História de criação
A variedade híbrida foi obtida por cientistas holandeses, representantes da empresa de melhoramento de sementes Syngenta Seeds B. V. Rapidamente, o híbrido ganhou popularidade não só em seu país, mas também em nível mundial. Na Rússia, a variedade foi aprovada para uso em 2007.
Descrição da variedade
A variedade híbrida partenocárpica indeterminada não precisa de ajuda externa para a polinização, uma vez que é autopolinizada. Seus frutos se diferenciam pela perfeita uniformidade, apresentação atraente, excelentes taxas de frutificação e alta transportabilidade. Híbridos de pepino são menos suscetíveis às doenças tradicionais para esta cultura, incluindo Ekol. Infelizmente, o material da semente não é capaz de herdar as qualidades dos pais e é impossível obter sementes por conta própria, mas elas estão sempre disponíveis comercialmente. Uma habilidade interessante de Ekol é a autorregulação do recheio de pepinos. Com o início de condições extremas (uma forte onda de frio, seca, muitos frutos e assim por diante), a planta continua a formar ovários e manter os existentes, mas o enchimento pára. Após a normalização das condições climáticas, o processo é retomado.
Características da aparência da planta e zelents
A planta compacta apresenta um grau médio de ramificação, os rebentos são recobertos por folhas verde-escuras, cinco lobadas, pouco dissecadas, cuja placa apresenta pubescência fraca e de tamanho médio, por vezes bastante grande. O híbrido floresce principalmente com flores amarelas femininas e forma um feixe de ovários de 3-5 peças, às vezes mais. Os frutos curtos e cilíndricos (5-10 cm) têm 1,6 cm de diâmetro e são do tipo maxixe. Pepinos verdes-escuros grandes e irregulares têm manchas fracas, listras borradas ao longo de todo o comprimento e espinhos brancos. Os frutos requerem uma colheita oportuna, caso contrário, crescem rapidamente e adquirem a forma de barril, tornando-se quase redondos.
Finalidade e sabor das frutas
Os frutos Ekol têm uma finalidade universal, são utilizados para consumo in natura, para a preparação de saladas e vários tipos de conservas. Os pepinos híbridos têm um sabor adocicado com uma agradável frescura. O amargor não é observado mesmo em frutos crescidos demais.
Maturação
O híbrido pertence à categoria intermediária inicial de maturação - da germinação ao início da frutificação, leva de 43 a 48 dias.
Produção
Ekol dá rendimentos médios. Normalmente é 260-293 kg / ha, mas a criação das condições ideais de cultivo permite aumentar o rendimento.
Regiões em crescimento
As regiões para as quais o híbrido está adaptado são o Cáucaso do Norte, o Noroeste, o Baixo Volga, os Urais, a Sibéria Ocidental e a Siberiana Oriental, bem como a Região Central da Terra Negra.
Esquema de pouso
A opção de plantio mais razoável é manter uma distância entre as raízes de 40 cm, com 3 a 4 plantas por metro quadrado.
Crescendo e cuidando
Ekol destina-se ao cultivo em terreno aberto e protegido: estufas e estufas de filme, estruturas com vidraças e policarbonato, bem como para espaços aquecidos no inverno. Dependendo das características climáticas da região, as sementes para as mudas são semeadas no final de março e em abril. A sementeira a céu aberto é efectuada muito mais tarde, quando o terreno está suficientemente aquecido. Estamos em maio e no início de junho.
A colheita é muito difícil para pepinos, uma grande perda de mudas é possível, portanto, o cultivo por mudas envolve a semeadura em recipientes separados. Os pepinos são transferidos para um local permanente no estágio de 3-4 folhas verdadeiras.
O cuidado adicional consiste em regar na hora certa. O solo sob a cultura deve ser suficientemente umedecido, mas ao mesmo tempo, a estagnação da água não deve ser permitida. Se não houver umidade suficiente, pode aparecer amargor. Normalmente, antes da floração, rega-se até quatro vezes por semana. Durante a seca, a frequência da irrigação é aumentada. A melhor opção de umidificação durante o cultivo em escala industrial é a organização da irrigação por gotejamento. Após o umedecimento, o solo deve ser afrouxado para evitar a formação de uma crosta terrestre. Mulching substitui com sucesso este processo. A cobertura é realizada várias vezes por temporada, usando fertilizantes minerais complexos, nitrofosfato, formulações de potássio. Os oponentes do uso da química no jardim usam remédios populares. A remoção obrigatória de ervas daninhas impede a cultura de competir com as ervas daninhas por nutrientes. Amarrar os brotos protege as plantas da decomposição e fornece o nível de ventilação necessário.
Requisitos de solo
A cultura adora o sol, portanto, ao escolher um local, você deve cuidar de uma boa iluminação. O plantio de plantas ou a semeadura de sementes é feito somente em solo quente (+ 15ºC), caso contrário o material de plantio simplesmente morrerá. A observância da rotação de culturas favorece o desenvolvimento e a frutificação das plantas. Os predecessores mais adequados são cebolas, legumes, batatas e outras culturas de erva-moura. O solo deve ser solto, respirável, fértil, com pH médio. As terras ácidas estão sujeitas à desoxidação obrigatória com farinha de dolomita, giz, gesso ou cal. Matéria orgânica (húmus, composto, excrementos de pássaros, esterco para escavação no outono), fertilizantes minerais complexos especiais e superfosfato são introduzidos em solos esgotados.
Para coletar pepinos fortes, saborosos e bonitos em seu site, você precisa fazer o tempero superior. A falta de nutrientes pode afetar negativamente a aparência da planta e reduzir significativamente o rendimento. Fertilize pepinos com fertilizantes orgânicos em combinação com fertilizantes minerais. Com o equilíbrio certo desses componentes e aderência ao esquema de fertilização, o rendimento do pepino será máximo.
Condições climáticas exigidas
Cultivar pepinos ao ar livre requer calor suficiente durante o verão. Para o cultivo em uma estufa aquecida, as características climáticas não são de grande importância.
Resistência a doenças e pragas
Ekol tem boa resistência ao oídio, cladosporiose e vírus do mosaico do pepino. Com condições climáticas desfavoráveis prolongadas, aumenta o risco do aparecimento de podridão branca e cinza, fungo peronosporose.Crescer em uma estufa pode causar pragas de plantas, como moscas brancas, pulgões e ácaros. Em qualquer caso, o tratamento das plantações com inseticidas e fungicidas ajuda.
Apesar de sua popularidade, os pepinos são freqüentemente atacados por doenças e pragas. A partir deles, as plantações de pepino muitas vezes morrem antes do início da frutificação. Para evitar que isso aconteça, é necessário tentar prevenir as doenças ou livrar-se delas logo no início, tendo estudado detalhadamente as suas causas, sinais e formas de tratamento.