- Autores: Enza Zaden, Holanda
- Sinônimos de nomes: Bjorn
- Ano de aprovação: 2015
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Ramificação: a média
- Peso do fruto, g: 100
- Comprimento do fruto, cm: 10-12
- Cor de fruta: verde escuro
- Resistência ao vírus do mosaico do pepino: estábulo
- Termos de amadurecimento: cedo
O pepino Bjorn é uma nova variedade híbrida que imediatamente ganhou imensa popularidade entre os jardineiros de todo o mundo. Suas principais vantagens são a resistência a doenças, despretensão às condições ambientais e alta produtividade. É sobre esse tipo de pepino que será discutido no artigo.
Descrição da variedade
A principal vantagem do Björn é sua autopolinização, ele não precisa de insetos para realizar a polinização. Devido a essa vantagem, os pepinos dessa variedade podem ser cultivados em condições em que os insetos não sejam suficientes para a polinização total, por exemplo, em estufas.
Características da aparência de plantas e zelents
Bjorn é uma planta graciosa coberta por grandes folhas verdes com raízes poderosas. Gradualmente, o pepino cresce em um arbusto pequeno e delgado com uma cobertura de folhas soltas. Devido ao fato de Bjorn ter principalmente brotos pequenos, é muito mais fácil cuidar dele do que de outras variedades de pepinos. Já os zelents, seu tamanho chega a 12 centímetros.
Finalidade e sabor das frutas
Quando os frutos estão totalmente maduros, eles apresentam um sabor suculento homogêneo e agradável, sem nenhum amargor, por isso são consumidos na maioria das vezes na sua forma natural. Portanto, são ideais para o preparo de saladas e quaisquer outros pratos, bem como para a decapagem, decapagem e posterior armazenamento por muito tempo.
Maturação
Bjorn pertence às primeiras variedades de pepinos, devido ao qual o período de amadurecimento começa muito mais cedo do que outros tipos desta planta. Basta que tenham se passado 35 dias desde o plantio até o início da colheita. Por si só, esse período se estende por dois meses. A variedade amadurece melhor em uma estufa, bem como em estufas. Nessas condições, os pepinos são cultivados em duas voltas.
Produção
Como mencionado acima, a variedade é famosa por ser capaz de dar uma colheita abundante em pouco tempo. Ao mesmo tempo, o rendimento médio é de 13,4 kg / m². m. Em cada arbusto, os frutos amadurecem ao mesmo tempo, pelo que podem ser colhidos ao mesmo tempo. A maioria dos pepinos cresce diretamente no caule principal, permitindo que sejam colhidos no mesmo local. Cada planta se assemelha a um buquê durante a floração. Assim, cada arbusto forma vários ovários, onde os verdes futuros amadurecem. Quando maduros demais, os pepinos não ficam amarelos e não começam a formar barril, mas ao mesmo tempo tornam-se mais densos.
Crescendo e cuidando
Bjorn é cultivado ao ar livre ou em estufas. A própria variedade pode ser plantada por meio de mudas e diretamente no solo. Uma das principais vantagens da variedade é que não há necessidade de processar as sementes antes do plantio.
O plantio em terreno aberto deve ser feito no momento em que acaba a geada. É aconselhável esperar até que a temperatura alcance +13 graus. É impossível plantar em solo frio, porque neste caso as sementes simplesmente não germinam. O ideal seria plantá-los no solo onde antes eram cultivados repolho ou ervilha.Mas você deve evitar lugares onde antes havia cenoura, feijão e abobrinha. Os pepinos podem contrair doenças semelhantes. E também não se deve deixar a planta na mesma área do solo por mais de 5 anos.
Se um método de plantio de mudas foi escolhido, a colheita será ainda mais abundante do que com o método anterior. Isso se deve ao fato de que, neste caso, os pepinos amadurecem algumas semanas antes, e o estágio de frutificação em si será significativamente estendido. Se as mudas forem plantadas em casa de vegetação, isso deve acontecer na primeira semana de abril. Se a escolha caiu em campo aberto, então é melhor fazê-lo em maio.
Cuidar de pepinos Bjorn não é tão difícil quanto para outras variedades. Basta fazer regas regulares e oportunas, soltar o solo, capinar e fertilizar. Bjorn, ao mesmo tempo, não precisa de beliscar, beliscar brotos ou formar caules.
Ao mesmo tempo, é necessário eliminar as ervas daninhas a tempo. Após a rega ou após a chuva, o solo deve ser afrouxado. Isso deve ser feito com cuidado e devagar, pois há sempre o risco de prejudicar os pepinos. Na estufa de Björn, é necessário alimentar 5-6 vezes, enquanto no campo aberto é suficiente fazer isso 4-5 vezes. A cobertura deve ser realizada com uma combinação de fertilizantes minerais e orgânicos.
Antes de plantar, você precisa se certificar de que o solo é suficientemente fértil e solto e que tem uma reação neutra. Antes de plantar pepinos, o solo deve ser bem fertilizado. Para fazer isso, você precisa desenterrá-lo com cuidado e adicionar uma mistura de composto, turfa e esterco. Seria útil adicionar superfosfato a tudo isso. Finalmente, o solo é polvilhado com cal apagada ou cinza de madeira.
A semeadura dos pepinos realiza-se por meio de sementes secas, para as quais são colocadas no solo, após o que são plantadas a uma profundidade de 3 centímetros para que surjam de 5 a 7 arbustos por metro quadrado. O solo seco deve primeiro ser regado e é aconselhável borrifar as próprias sementes com húmus ou o solo com serradura.
Se você planeja plantar mudas, neste caso, pequenos vasos são preparados com antecedência, onde algumas sementes são plantadas em cada vaso, após o que precisam ser regadas todos os dias com água morna. Como regra, as mudas aparecem após 4-5 dias. Assim que as plantas tiverem suas primeiras folhas, elas podem ser transplantadas para a estufa. Os próprios pepinos precisam ser cultivados usando o método de treliça. As linhas devem ter 160 cm de distância.
Também vale a pena mencionar a necessidade de regas regulares. Como os pepinos realmente precisam de umidade, eles precisam ser regados com frequência. A maior parte da água deve ir para eles no momento em que os frutos são formados. Nesse caso, em nenhum caso você deve regar com um riacho forte. A própria umidade deve cair no chão, não nos pepinos. A água deve estar morna. Antes da floração, os pepinos precisam ser regados de 6 a 8 dias, e durante a frutificação, uma vez a cada 4 dias. A rega é melhor à noite.
Para coletar pepinos fortes, saborosos e bonitos em seu site, você precisa fazer o tempero superior. A falta de nutrientes pode afetar negativamente a aparência da planta e reduzir significativamente o rendimento. Fertilize pepinos com fertilizantes orgânicos em combinação com fertilizantes minerais. Com o equilíbrio certo desses componentes e aderência ao esquema de fertilização, o rendimento do pepino será máximo.
Resistência a doenças e pragas
A variedade tem boa proteção contra pragas e muitas doenças que afetam outros tipos de pepinos. Ao mesmo tempo, com cuidados precários e condições desfavoráveis, o Bjorn ainda pode ser vítima de doenças como bacteriose e podridão branca.Para lidar com essa situação, você precisa cortar as folhas doentes e, em seguida, borrifar a planta com preparações medicinais. Mas seria melhor não permitir tais situações e prestar atenção suficiente aos pepinos.
Apesar de sua popularidade, os pepinos são freqüentemente atacados por doenças e pragas. A partir deles, as plantações de pepino muitas vezes morrem antes do início da frutificação. Para evitar que isso aconteça, é necessário tentar prevenir as doenças ou livrar-se delas logo no início, estudando detalhadamente as suas causas, sinais e formas de tratamento.