- Autores: Gavrish S.F., Shevelev V.V., Portyankin A.E., Shamshina A.V., Dodonov G.P.
- Ano de aprovação: 2002
- Tipo de crescimento: vigoroso, indeterminado
- Ramificação: a média
- Peso do fruto, g: 138-177
- Comprimento do fruto, cm: 18-20
- Cor de fruta: verde escuro com listras manchadas de até 1 / 3-1 / 2 de comprimento
- Resistência ao vírus do mosaico do pepino: tolerante
- Termos de amadurecimento: média
- Polinização: polinização por abelhas
O pepino híbrido Athlete apresenta alto rendimento, tolerância à tonalidade e longos tempos de frutificação. A variedade é recomendada para o cultivo industrial, inclusive na virada inverno-primavera.
História de criação
O híbrido apareceu em 1999. Os autores desta variedade são: S. F. Gavrish, V. V. Portyankin, A. V. Shamshina, G. P. Dodonov. Incluído no Registro Estadual em 2002.
Descrição da variedade
A planta é caracterizada por um crescimento ilimitado, os rebentos laterais são formados em um volume médio. O sistema raiz é muito poderoso, capaz de se recuperar rapidamente. Este é um híbrido polinizado por abelhas, floresce com flores masculinas (até 30%) e femininas (até 70%), coletadas em cachos de 2 unidades. De 9 a 16 cachos aparecem no caule central. Para maior frutificação, o plantio de polinizadores é necessário: Runner F1, Casanova F1, Macho F1, Tarzan F1, cerca de 1-2 arbustos por 10 arbustos de Atleta. A variedade é adequada para estufas altas de plástico ou policarbonato. A variedade pode ser cultivada em substrato artificial (hidroponia de baixo volume).
Características da aparência de plantas e zelents
O arbusto é vigoroso, o chicote principal atinge 3-3,5 m de comprimento, crescem muitas folhas, são grandes, lisas, verdes. Pepino de tamanho médio, até 18-20 cm, 3,5-4,5 cm de diâmetro, pesa 138-177 g, tem forma cilíndrica, a cor da casca é verde escura com pequenas listras longitudinais, a superfície é coberta por tubérculos esparsos, a polpa é crocante e suculenta, o sabor é adocicado a pepino, o aroma é pronunciado.
Finalidade e sabor das frutas
Os pepinos são adequados para preparar saladas, pratos frios de verão e fatiar. Eles se distinguem por sua alta apresentação. Os frutos são armazenados por cerca de 2 semanas e toleram muito bem o transporte.
Maturação
Espécies de meia temporada em termos de amadurecimento, pepinos podem ser removidos 55-60 dias após a germinação. Frutificação antes do outono.
Produção
6-7 kg são removidos de um arbusto, em média 25,6-27,1 kg por 1 sq. m, rendimento máximo de 32-40 kg. A remoção precoce dos frutos leva a uma diminuição na formação de zelents.
Regiões em crescimento
Recomendado para cultivo nas regiões Central, Cáucaso do Norte, Volgo-Vyatka, Norte e Noroeste.
Esquema de pouso
Coloque no máximo 2-3 plantas por 1 sq. m, recomenda-se que sejam plantadas em tabuleiro de xadrez: sobram 40-55 cm entre os arbustos, cerca de 70 cm entre as linhas.
Crescendo e cuidando
As sementes são plantadas para mudas a partir de meados de abril, transplantadas para uma estufa com 30 dias de idade. Você pode plantar em canteiros fechados desde os primeiros dias de maio até o final do mês. A temperatura ideal do ar para o plantio é de 20 graus, o solo é de 12-15 graus Celsius.
O solo nos canteiros é preparado no outono: eles cavam e semeiam sideradas, antes que comece o frio, os caules são enterrados no solo. No inverno, a neve é levada para estufas de policarbonato, de modo que na primavera o solo fica saturado de umidade. No início da primavera, o solo é escavado com a adição de composto, cinzas e fertilizantes de fósforo. Cave buracos, derrame cada um deles com uma solução rosa claro de permanganato de potássio e, em seguida, adicione um estimulador de crescimento. As mudas são transplantadas junto com um torrão de terra, após o plantio são regadas e cobertas com cobertura morta. Uma trincheira rasa é cavada perto dos arbustos, fertilizante será introduzido e usado para regar.
O híbrido é despretensioso para regar, resiste bem tanto à falta de umidade quanto ao excesso de umidade. A rega irregular pode afetar o sabor da fruta. Recomenda-se regar com água morna, com rega adequada o rendimento é muito maior.Antes da formação dos botões, 15-20 litros são aplicados por 1 sq. m, durante a formação de zelents, o consumo de umidade aumenta para 25-30 litros.
Os arbustos deste tipo devem ser amarrados com materiais elásticos, sendo aconselhável a instalação de uma treliça. O atleta precisa de formação obrigatória: nos primeiros 5 nós, todos os enteados e ovários são removidos. Para aumentar a produtividade, eles conduzem o arbusto para uma haste, removendo os cílios laterais, beliscam a haste principal após baixá-la da treliça em 10-20 cm. Freqüentemente, parte das folhas é removida - a parte inferior da haste central deve ser bem ventilado.
A partir do momento da emergência das mudas, os fertilizantes são aplicados 1-2 vezes por mês. Os componentes do nitrogênio são adequados para arbustos jovens. Após 15-20 dias, os transplantes na estufa são regados com uma solução de cinzas, fezes de galinha ou verbasco. Quando aparecem os primeiros botões, são adicionadas formulações com potássio.
Quando cultivadas no inverno, as flores são polinizadas artificialmente.
Requisitos de solo
As variedades requerem solo leve e fértil, sendo adequados os solos argilosos e arenosos. A turfa com areia é introduzida em solos argilosos pesados antes do plantio.
Para coletar pepinos fortes, saborosos e bonitos em seu site, você precisa fazer o tempero superior. A falta de nutrientes pode afetar negativamente a aparência da planta e reduzir significativamente o rendimento. Fertilize pepinos com fertilizantes orgânicos em combinação com fertilizantes minerais. Com o equilíbrio certo desses componentes e aderência ao esquema de fertilização, o rendimento do pepino será máximo.
Condições climáticas exigidas
O híbrido é caracterizado por maior tolerância à sombra, tolera bem as flutuações de temperatura. Cresce bem em climas continentais temperados. Os pepinos começam a ter um gosto amargo com o calor, então os brotos ficam protegidos da luz solar direta.
Resistência a pragas
A espécie é resistente ao oídio e à podridão radicular, podendo ser afetada por ascocite e vírus do mosaico do pepino. Para prevenir a infecção pelo vírus do mosaico, é necessário remover as ervas daninhas e combater os pulgões, pois eles podem ser portadores da doença. Durante a estação de cultivo, borrife com a droga "Farmayod". Aos primeiros sinais de ascocite, o número de regas é reduzido, a estufa é ventilada. Brotos e folhas são pulverizados com giz ou tratados com uma solução de sulfato de cobre. A mosca-branca pode atacar de insetos. Brotos e folhas são borrifados com infusões de alho ou dente-de-leão e, em caso de lesões de massa, utilizam-se agentes químicos.
Apesar de sua popularidade, os pepinos são freqüentemente atacados por doenças e pragas. A partir deles, as plantações de pepino muitas vezes morrem antes do início da frutificação. Para evitar que isso aconteça, é necessário tentar prevenir as doenças ou livrar-se delas logo no início, estudando detalhadamente as suas causas, sinais e formas de tratamento.
Visão geral da revisão
Não é incomum que os jardineiros plantem um Atleta para crescer à venda. O seu rendimento é elevado, bastando regar e proteger regularmente do sol.