- Ano de aprovação: 2007
- Tipo de crescimento: indeterminado
- Peso do fruto, g: 70-90
- Cor de fruta: verde a verde escuro com listras muito curtas e manchas
- Resistência ao vírus do mosaico do pepino: estábulo
- Termos de amadurecimento: cedo
- Polinização: autopolinização
- Gosto de fruta: bom e ótimo
- Compromisso: salada, para decapagem e conserva
- Partenocárpico: Sim
O estereótipo de que apenas variedades antigas devem ser confiáveis é completamente refutado pelos pepinos de Alex. O híbrido foi incluído no registro há relativamente pouco tempo, mas já ganhou uma merecida reputação como uma variedade "livre de problemas" em quase todas as condições climáticas.
História de criação
Esta variedade é fruto do trabalho de criadores holandeses. Informações sobre a duração da reprodução deste híbrido não foram divulgadas. Foi incluído no registro russo em 2007. Dois anos depois, uma filial de um fornecedor de sementes holandês foi aberta na região de Rostov. Portanto, os jardineiros russos têm acesso a produtos de alta qualidade a um preço acessível.
Descrição da variedade
Os pepinos Alex são uma cultivar híbrida versátil para cultivo interno e externo. Refere-se a híbridos de tipo universal autopolinizados de maturação precoce. Os frutos são altamente estáveis na colheita.
Características da aparência da planta e zelents
A mata se espalha moderadamente, até 1,5 m de altura. As folhas são verdes brilhantes. Os caules são bastante pubescentes. Uma característica da cultura é a formação apenas de flores femininas, portanto a participação dos insetos na polinização é opcional.
Alex forma um grande número de ovários: até 3 em cada seio foliar. Com o devido cuidado, eles formam uma colheita abundante. Os zelents desses pepinos são cilíndricos e quase lisos, sem nervuras pronunciadas. Por dentro, eles são densamente preenchidos com sementes, os vazios não são formados.
Finalidade e sabor das frutas
Pepinos Alex são do tipo maxixe. A pele elástica e fina, de uma rica cor verde, é coberta por pequenas espinhas, quase sem espinhos. A polpa é macia e suculenta, crocante, com ligeiro tom adocicado sem amargor. Cada pepino contém um grande número de sementes.
Esta variedade é universal para a sua finalidade - os frutos são adequados para consumo in natura, salga, decapagem e conservação. Eles são caracterizados pela baixa danificação durante a coleta. Mas eles não se destinam ao armazenamento de longo prazo. Dois a três dias depois de serem retirados do arbusto, os pepinos começam a ter um gosto amargo. Você pode prolongar o frescor da colheita colocando-a em uma embalagem sem lacre em um local fresco e escuro com boa ventilação. Nessas condições, os pepinos podem ser guardados por até 10 dias.
A característica de Alex é sua tendência para crescer. Portanto, é necessário colher imediatamente, assim que os pepinos atingirem o comprimento de 7 a 8 cm e o diâmetro não superior a 4 cm. Se você adiar a colheita por vários dias, os frutos se tornarão impróprios para o consumo humano . As sementes de frutas maduras tornam-se duras.
Maturação
Dos primeiros rebentos ao início da vindima decorrem em média 45-50 dias. O intervalo entre o aparecimento das verduras e os frutos maduros para serem retirados do mato é de cerca de 10 dias.
Os pepinos amadurecem muito amigavelmente, por isso precisam ser colhidos pelo menos a cada 2-3 dias.
Produção
Sujeito às regras mais simples da tecnologia agrícola, o rendimento de um arbusto pode chegar a uma média de 2,8-5,7 kg por temporada.
Regiões em crescimento
Devido ao rápido amadurecimento da fruta, a variedade Alex é adequada para o cultivo em todas as zonas climáticas da Rússia.
Esquema de pouso
Os pepinos Alex podem ser cultivados tanto a partir de sementes diretamente no jardim quanto com o uso de mudas.
As sementes são colocadas em solo aquecido preparado a uma profundidade de 1,5-2 cm com uma distância de 60-80 cm uma da outra. Recomenda-se manter a mesma distância entre as camas.
Ao plantar em terreno aberto, as mudas são colocadas em solo bem aquecido a uma taxa de não mais do que 3 arbustos por 1 m². área m.
Crescendo e cuidando
Imediatamente após o transplante de mudas para um terreno aberto, é necessário aplicar cobertura morta na camada superficial do solo. Ao cultivar pepinos a partir de sementes, esta operação é realizada imediatamente após o aparecimento de brotos crescidos.
O cultivo ao ar livre é possível usando um método horizontal e não requer condições especiais. A rega é feita pelo método da raiz, após o que é imprescindível soltar cuidadosamente o solo até uma profundidade de 5 cm.
Para o cultivo em estufas, o método de treliça é ideal. As treliças em forma de U são montadas antes mesmo do plantio de mudas ou de sementes a uma taxa de até 1,8 m de altura. Nas barras transversais, os cordões são colocados com um laço na extremidade suspensa livre. O passo entre as cordas é de cerca de 30 cm. A borda inferior da corda deve ser 30-40 cm mais curta que a altura da treliça.
Independentemente do método de cultivo, a remoção regular de ervas daninhas é necessária. A iluminação deve ser suficiente e difusa. A sombra prolongada de pepinos ou sua permanência sob o sol escaldante não deve ser permitida.
Ao longo do ciclo de vida, a alimentação regular é necessária:
após os primeiros brotos, fertilizantes orgânicos e nitrogenados são aplicados;
quando aparecem os botões e durante a floração, as plantas são borrifadas com uma solução de ácido bórico com adição de manganês;
a partir do momento em que o fruto começa a se formar, é necessária a fertilização semanal com uma solução de ureia.
O revestimento de cobertura é aplicado pelo método da raiz. A fertilização regular e oportuna é uma condição importante para um alto rendimento.
Para coletar pepinos fortes, saborosos e bonitos em seu site, você precisa fazer o tempero superior. A falta de nutrientes pode afetar negativamente a aparência da planta e reduzir significativamente o rendimento. Fertilize pepinos com fertilizantes orgânicos em combinação com fertilizantes minerais. Com o equilíbrio certo desses componentes e aderência ao esquema de fertilização, o rendimento do pepino será máximo.
Resistência a doenças e pragas
As plantas desta variedade são altamente imunes. Mas se outras culturas de jardim forem encontradas ao lado do canteiro de pepino, afetadas por alguma doença ou atacadas por insetos, é necessário realizar um tratamento preventivo em todas as plantações.
Apesar de sua popularidade, os pepinos são freqüentemente atacados por doenças e pragas. A partir deles, as plantações de pepino muitas vezes morrem antes do início da frutificação. Para evitar que isso aconteça, é necessário tentar prevenir as doenças ou livrar-se delas logo no início, tendo estudado detalhadamente as suas causas, sinais e formas de tratamento.