Causas do aparecimento de manchas nas folhas de pepinos e seu tratamento

Contente
  1. Falta de micronutrientes
  2. Doenças e seu tratamento
  3. Queimadura de sol
  4. Medidas de prevenção

Pepinos - uma das hortaliças mais populares, cultivada por todos os residentes de verão. Acontece que aparecem manchas nas folhas. Vamos falar sobre as causas de tal doença e medidas de luta em nosso artigo.

Falta de micronutrientes

Se as placas das folhas das mudas de pepino estiverem cobertas de manchas marrons, que estão associadas à deformação e secagem das folhas, isso pode indicar uma deficiência de oligoelementos úteis. Para o crescimento e desenvolvimento ativos nas fases iniciais da estação de crescimento, os pepinos precisam de muito nitrogênio, ele acelera o metabolismo nos tecidos e estimula o crescimento ativo da massa verde. Em seguida, o fósforo, o potássio e o magnésio vêm à tona. Contribuem para a correta formação e rápido amadurecimento dos frutos.

Com falta de potássio, o aspecto das mudas de pepino praticamente não difere do estado normal... Apenas as pontas das placas das folhas indicam o problema, elas adquirem uma tonalidade marrom ligeiramente perceptível e começam a enrolar. Deficiência de magnésio manifesta-se de forma mais óbvia - manchas vermelhas espalham-se pela superfície de toda a folha na direção do centro, movendo-se ao longo das nervuras. Assim que notar que a planta carece de minerais, certifique-se de aplicar alimentação especializada.

Importante! Substâncias úteis do solo podem remover pragas de insetos e ervas daninhas. Portanto, antes de compensar as deficiências de micronutrientes, certifique-se de que não haja parasitas. Caso contrário, todos os esforços serão em vão.

Doenças e seu tratamento

A formação de manchas nas folhas pode ser um sinal de infecções fúngicas.

  • Míldio - quando afetada por este fungo, a parte superior das folhas começa a amarelar e fica coberta de manchas avermelhadas em forma de quadrado irregular. Uma flor esbranquiçada é visível no verso da folha. Na falta de tratamento, os brotos ficam mais finos, perdem o tônus, os ovários caem e a formação dos frutos é suspensa.
  • Copperhead - mais conhecido como antracnose, esse parasita se desenvolve em todas as partes verdes da planta. Os primeiros sintomas da doença são manchas amarelas na parte posterior das lâminas das folhas. As áreas danificadas são bastante grandes, atingindo 3-4 cm de diâmetro. Logo eles começam a esfoliar e esfarelar, de modo que a folha parece que está perfurada.
  • Cladosporium - o agente causador desta doença geralmente afeta plantas de estufa. Nos estágios iniciais da infecção, manchas pontilhadas de tom amarelado aparecem nas folhas. Conforme a doença progride, eles aumentam de tamanho e se fundem em grandes manchas.
  • Alternaria - com o aparecimento desta enfermidade, aparecem manchas secas e ligeiramente convexas na parte inferior das folhas. As plantas com efeito de estufa também têm maior probabilidade de encontrar essa doença.

Os vírus, como o mosaico do pepino, são mais perigosos - esta doença leva à destruição dos cloroplastos. O primeiro sinal de infecção são pontos em toda a área da lâmina foliar. Eles aumentam gradualmente de tamanho e se transformam em manchas.

Infelizmente, a mancha viral não é curada. Quando os primeiros sintomas da doença aparecem, os arbustos devem ser eliminados, mesmo que tenham se formado ovários. Caso contrário, a doença se espalhará rapidamente para as plantas vizinhas, e nesses casos não há necessidade de esperar por uma boa colheita.

Os produtos biológicos são inofensivos, não se acumulam nas frutas e se decompõem muito rapidamente. Remédios eficazes contra esporos de fungos incluem:

  • "Alirin";
  • "Gamair";
  • "Gaupsin";
  • Trichodermin;
  • Fitolavin;
  • Fitosporin.

Para obter o máximo de resultados, é necessário começar a pulverizar e tratar o solo imediatamente após o surgimento das primeiras manchas, mesmo as pequenas. No entanto, deve-se ter em mente que os agentes biológicos funcionam apenas em climas secos e quentes. Portanto, o processamento deve ser realizado pelo menos 2 a 3 vezes.

Com uma derrota massiva, os produtos biológicos podem não lidar com a doença... Nesse caso, é melhor dar preferência aos produtos químicos:

  • 1% líquido de bordeaux;
  • sulfato de cobre;
  • "Ditan";
  • Ridomil;
  • Oxyhom;
  • "HOM";
  • Fundazol.

É muito simples de usar - dilua de acordo com as instruções do fabricante e processe os arbustos com um canteiro.

Os amantes de remédios populares podem preparar infusões antifúngicas de forma independente.

  • Com refrigerante... 40 g de refrigerante são dissolvidos em 5 litros de água e são adicionados 15 ml de sabão verde ou sabão líquido comum. Todos os componentes são completamente misturados em uma estrutura homogênea. Esta solução é usada para pulverizar as folhas 4 vezes com uma frequência de 7 a 9 dias. É necessário processar não apenas os próprios arbustos, mas também a terra.
  • Com soro. Dissolva 30 g de substância ensaboada em 1 litro de soro de leite e adicione 30 gotas de iodo. Misture até a dissolução final e pulverize a cada 10-14 dias durante toda a estação de crescimento - desde o plantio de mudas em terreno aberto até o final da frutificação.
  • Com cinzas... 1 kg de pó de cinza é derramado com água aquecida e deixado em infusão por uma semana. Em seguida, é filtrado, adiciona-se 30 ml de sabonete líquido e procede-se ao processamento. Pulverizar com essa composição pode ser feito com qualquer regularidade; jardineiros experientes fazem isso a cada 3-5 dias.
  • Com mostarda... 2 colheres de sopa. eu. pó de mostarda é mexido em água quente e resfriado. Depois disso, é despejado em um borrifador e as camas de pepino são processadas.
  • Com alho. 50 g de alho picado é colocado em 2 litros de água fria, insistido por cerca de um dia, filtrado e imediatamente pulverizado com mudas. Não é necessário diluir a infusão com água.

Se você encontrar plantas doentes, é imperativo manter sua imunidade após o tratamento. Para isso, são utilizados estimulantes de crescimento "Epin" ou "Ecoberin".

Queimadura de sol

Fatores externos desfavoráveis ​​também podem causar manchas nos arbustos de pepino. A deformação das chapas é freqüentemente causada pela forte luz do sol. Gotas de orvalho na folha refletem-nas, resultando em manchas queimadas.

Para retificar a situação, basta proteger os chicotes e o problema se resolverá sozinho.

Medidas de prevenção

O aparecimento de manchas nas folhas do pepino ainda não é motivo para ficar chateado e lamentar a colheita perdida. Este é apenas um sinal para começar a luta. Se as medidas forem tomadas em tempo hábil, a maioria dos frutos pode ser salva. No entanto, qualquer doença é mais fácil de prevenir do que curar. Portanto, é muito importante seguir medidas preventivas.

  • Evite engrossar plantações. As infecções se espalham muito mais rápido em lugares onde as folhas não têm espaço e luz.
  • Água apenas com água morna. Água fria, especialmente após longas horas de calor, é estressante para a planta. Além disso, pode provocar a atividade do fungo.
  • Atenha-se a uma rotação de cultura. Os agentes causadores da maioria das doenças e pragas de insetos permanecem no solo por vários anos. Portanto, é possível devolver pepinos ao jardim anterior somente após 3-4 anos.
  • Remova os resíduos da planta. Os agentes causadores da infecção gostam muito de hibernar em folhas caídas e cílios por limpar. É melhor coletar os topos e enviá-los para a compostagem e cobrir os canteiros com palha cortada.
  • A pulverização regular com "Fitosporin" ou soro de leite permite aumentar a imunidade das plantas. Um efeito semelhante pode ser obtido despejando caldo de cinzas sobre um canteiro de pepino.
  • Use material de plantio de alta qualidade.Certifique-se de embeber as sementes em uma solução clara de permanganato de potássio antes de semear.
  • Ao cultivar pepinos em uma estufa, ventile regularmente. O fungo gosta muito de alta umidade, calor e ar estagnado. Portanto, é necessário garantir a troca de ar nas estufas.
  • Para evitar o aparecimento de manchas claras, amarelas, cinzentas ou marrons nas folhas, e não se preocupar com a perda de safra, dê preferência a variedades resistentes a mudanças de temperatura e doenças. Escolha áreas ensolaradas e bem iluminadas para o cultivo de pepinos e evite correntes de ar o máximo possível.

Lembre-se que a planta requer alimentação constante com substâncias úteis - é aconselhável combinar compostos orgânicos e minerais complexos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário