Plantando pepinos em terreno aberto
É muito difícil imaginar uma horta sem pepinos. E mesmo que quase não haja nutrientes neste vegetal, é um prazer roer um pepino diretamente do jardim. Os pepinos são plantados por todos os jardineiros, pois são fáceis de implementar.
Para o uso precoce, as mudas são até cultivadas, porém, ao plantar a semente diretamente na horta, a colheita está sempre garantida.... No artigo, consideraremos as regras e métodos de cultivo de hortaliças em campo aberto e também descreveremos todos os cuidados posteriores.
Cronometragem
Os pepinos pertencem à família das plantas dicotiledôneas, eles amam muito o calor. Nesse sentido, o plantio de sementes de hortaliças no local deve ser iniciado após o aquecimento do solo não inferior a + 12 ° C. Junto com isso, a temperatura atmosférica já deve ser de + 14 ° C ou mais. Atenção! Anteriormente, as sementes não eram plantadas em campo aberto, pois em ambiente frio e úmido elas podem simplesmente morrer e não germinar.
Ao mesmo tempo, não há necessidade de atrasar a semeadura. Os pepinos são formados a uma temperatura de + 14– + 30 ° C e não toleram calor intenso. Como resultado, a fase de crescimento ativo da planta não deve coincidir no tempo com o calor de julho, caso contrário, os pepinos retardarão seu desenvolvimento e podem secar completamente.
Com base na região e parâmetros climáticos
Devo dizer que o momento de plantar sementes de pepino em campo aberto em diferentes partes do país é diferente. Nesse caso, na escolha da época de plantio das plantas, deve-se levar em consideração as especificidades do clima da região.
- Zona média da parte europeia da Rússia - de 10 a 30 de maio.
- Noroeste do país - início de junho.
- Ural e Sibéria - devido ao clima mais frio nessas zonas, a semeadura começa a partir de 15 de maio (até os primeiros dias de junho). Enquanto o período de verão é curto nessas faixas, os pepinos geralmente são cultivados em mudas.
- Sul - a partir de 15 de abril.
Existem variedades de pepino de maturação precoce, intermediária e tardia. Se você plantar todos de uma vez no local, poderá comer vegetais crocantes durante toda a temporada.
De acordo com as recomendações do fabricante, levando em consideração a variedade
Ao comprar sementes de pepino na loja, você deve observar as recomendações encontradas em todas as embalagens. Aqui você pode ver as datas de plantio exatas para o tipo de vegetal que você comprou.
De acordo com o calendário lunar
Um grande número de produtores de vegetais usa o calendário lunar para escolher quando semear em terreno aberto. A lua tem o poder de influenciar a formação da cultura. Acredita-se que seja preferível plantar pepinos durante a lua nova.
Onde plantar?
O solo
É fundamental escolher não só um local favorável para os canteiros, mas também o solo. O terreno para o plantio de plantas em área aberta deve ser leve, quebradiço, fértil e com pH neutro. Visto que o cultivo de pepinos neste solo se tornará especialmente produtivo, a colheita será boa e saborosa. Recomendação! É melhor preparar o solo para o plantio de pepinos na primavera durante a temporada, mais precisamente, mesmo no outono. No entanto, nada de terrível acontecerá se você concluir essas atividades na primavera - 4 ou pelo menos 14 dias antes da semeadura.
Para preparar adequadamente o solo, deve-se primeiro cavar a área sob o canteiro com a baioneta da pá, acrescentando húmus ou composto (balde por 1 m2). Essa matéria orgânica vai melhorar a estrutura do solo, torná-lo mais leve, quebradiço, além do valor nutritivo que uma cultura exige para uma colheita decente. A propósito! Você pode alimentar o solo antes de plantar pepinos. Para fazer isso, você precisa fazer buracos com cerca de 30 cm de profundidade e, em seguida, preenchê-los com uma composição de solo de jardim, composto ou húmus (na proporção de 1: 1).
É igualmente útil fertilizar com gorduras minerais antes de plantar plantas em terreno aberto. Você pode usar imediatamente uma preparação combinada, por exemplo, "Azofosku", que já inclui os componentes necessários: superfosfato (fósforo), sulfato de potássio (potássio), sal de amônio de ácido nítrico (nitrogênio). Mas você também pode alimentar o solo no futuro canteiro com vários preparados separadamente, por exemplo: nitrogênio, potássio e fósforo.
É aconselhável aplicar apenas uma preparação de nitrogênio na primavera e preparações de potássio e fósforo - durante a preparação do jardim no outono. Qualquer um dos fertilizantes deve ser usado de acordo com as instruções da embalagem.
Um lugar
Ao escolher um local para uma cama de jardim em um local, não se deve esquecer as regras de rotação de culturas (por assim dizer, a alternância de culturas de jardim). Os precursores ideais do pepino são: alho, cebola, repolho, tomate, pimentão. Mas plantar este vegetal após a colheita de abóbora e melão (melão, melancia, pepino em si, abóbora, abobrinha, abóbora) é muito indesejável... Em uma nota! Você pode plantar pepinos perto de tomates, repolho, nabos, milho, mariposas, rabanetes - esses são bons vizinhos.
O local para plantar sementes de pepino em campo aberto certamente deve ser quente e acessível à luz solar. Sem uma boa iluminação e às vezes com um pouco de sombra, o volume e a qualidade da colheita podem diminuir significativamente. Portanto, antes da semeadura, é necessário selecionar a área mais adequada.
Preparação de sementes
A maioria dos horticultores planta pepinos com sementes diretamente no solo, mas mesmo os especialistas não têm uma opinião geral sobre a necessidade de processamento de materiais antes da semeadura. Por isso, o jardineiro tem que tomar suas próprias decisões, aquecer as sementes, germiná-las, apenas deixar de molho ou plantar para secar. Cada método tem seus adeptos e antagonistas, bem como experiências de uso positivas ou negativas. De uma forma ou de outra, é aconselhável ouvir recomendações importantes.
- Selecione o melhor (calibrar) sementes de pepino podem ser embebidas por curto prazo em uma solução de sal comestível a 3% (30 gramas por litro de água). Em 5-10 minutos após a imersão, as sementes incapazes de germinar devem flutuar. Deve-se lembrar que o método é adequado apenas para sementes frescas (não maiores que 2 anos), além disso, elas podem permanecer viáveis mesmo por 5 a 6 anos após a coleta.
- Molhe as sementes Destinado à semeadura a céu aberto, deve ser feito somente quando houver confiança de que o clima será quente e moderadamente úmido por pelo menos os próximos 7 dias. Isso se deve ao fato de que as sementes inchadas são muito mais macias do que as secas. Os rudimentos neles podem às vezes morrer após um leve resfriamento ou secagem da camada superior da terra.
- Germinação de semente associados a riscos semelhantes. Com as mudanças de temperatura e umidade, mudas enfraquecidas saem delas.
- Os cultivadores individuais aquecem as sementes na véspera da semeadura por 4 dias (3 dias a 40 ° C e um dia a 80 ° C). Esta é uma boa forma de aumentar a germinação. Ao realizar tais atividades, é necessário suportar com precisão os regimes de aquecimento, que às vezes são problemáticos em casa.
Atenção! Sementes vendidas "com casca" não são tratamento pré-semeado.
Métodos e regras de pouso
Os pepinos podem ser cultivados como método com ou sem sementes. A primeira é praticada quando o local está localizado em uma zona climática muito severa ou o horticultor deseja ter produtos vegetais super precoces.
Plantinha
As mudas são geralmente compradas ou cultivadas independentemente.Em qualquer caso, sua idade ideal na época do plantio no solo é de 25–35 dias. Notemos apenas uma nuance: é necessário que na hora do transplante para os canteiros as mudas não tenham mais do que 4 a 5 folhas verdadeiras, ou seja, não estejam “esticadas demais”. Os caules dos pepinos são muito frágeis, quebram-se facilmente, o que inibe a formação de plantas e muitas vezes torna ineficaz todo o efeito do uso da tecnologia de mudas.
- Transplante pepinos de potes com muito cuidado, transbordo (com um pedaço de solo), sem violar a integridade do sistema radicular.
- Crie poços de acordo com o padrão para sua variedade ou híbrido... Seu tamanho deve corresponder ao tamanho dos vasos e ser ainda maior quando as mudas forem estendidas.
- Encha os poços com água da chuva quente.
- Assim que a água for absorvida, retire as mudas dos vasos e coloque-as nos buracos.... Expanda o estendido até as folhas do cotilédone.
- Encha os buracos, compacte o solo, regue novamente e cubra com cobertura morta ou polvilhe com solo seco, para que não se forme uma crosta e as raízes tenham oportunidade de respirar.
Plante mudas de plantas à noite, em tempo nublado. Quando estiver quente, sombreie os pepinos durante os primeiros 2-3 dias.
Sem sementes
Plantar pepino com semente diretamente na horta não é diferente de semear qualquer outra cultura, basta escolher o momento certo e, quando o calor for retido, preparar o material de cobertura. Nos canteiros previamente preparados com ângulo de enxada ou qualquer outro objeto conveniente, são feitos sulcos de acordo com o esquema escolhido. Via de regra, a semeadura em faixa é praticada. Neste caso, ao plantar variedades de maturação precoce, 30-50 cm são deixados entre as linhas, para outros - 40-60 cm.
As ranhuras são irrigadas minuciosamente com água por meio de um regador sem rede e, depois de absorvidas, as sementes preparadas são dispostas a uma distância de 15-30 cm umas das outras. As sementes são polvilhadas com terra retirada da lateral do sulco ou com esterco podre de 2-3 cm de espessura. Para reter a umidade e o calor, cubra-os com uma folha de polietileno. A princípio, o material pode ser colocado diretamente no chão, mas se for preciso mantê-lo por muito tempo, é preciso fazer arcos.
Métodos de cultivo incomuns
Além de cultivar pepinos em campo aberto, existem outras opções. Eles reduzem os riscos relacionados ao clima e alguns permitem economizar espaço no local.
- Pepinos em sacos. O solo é despejado no saco quase até o topo, uma estaca é inserida, mais de 3 plantas são colocadas em um círculo para que tenham terra e espaço suficientes para o perfilhamento. As unhas são enfiadas na cavilha, os fios são amarrados, sobre os quais a planta se enrolará. Isso economiza espaço, o saco é colocado exatamente onde é mais confortável para o crescimento do pepino. Em caso de mau tempo, você pode cobri-lo com papel alumínio. A rega é realizada por meio de garrafas previamente instaladas de cabeça para baixo.
- Utilizando agrotêxtil preto (agrofibra). O agrotêxtil permite manter a umidade e suavizar pequenas flutuações de temperatura. Antes da semeadura, o solo é coberto com o geotêxtil denominado. Uma ranhura é feita no material de cobertura para cada bucha através da qual ele crescerá. O cuidado é realizado como para o cultivo normal no solo.
- Em pneus de um carro (ou em um barril). Pegue 3 pneus e empilhe uns sobre os outros no local designado. Para se proteger das ervas daninhas, o papelão é espalhado para o fundo, depois é feita a drenagem, é possível com galhos secos, tudo isso é coberto com terra. Então, para manter os pepinos aquecidos e crescerem mais rápido, há restos de comida e grama seca, que é coberta com terra, e você pode adicionar esterco de antemão. É necessário semear nas camadas superiores do solo. Os pepinos brotam rapidamente, pois a mistura em decomposição fornece calor e muitos nutrientes. Quando esfriar, você pode cobrir com um filme.
- Cabana de pepino... O plantio é feito ao longo das bordas da cabana, uma barra transversal com ganchos é colocada no centro, fios são puxados para ela, mudas são plantadas.A distância entre as plantas não deve ser superior a um metro - compacta, bonita e os pepinos são limpos e apetitosos. Se estiver frio, é muito fácil embrulhar com um filme que avisa contra o mau tempo.
- Em uma treliça inclinada... Prós - ocupa pouco espaço, já que os pepinos crescem sobre um chicote, inclinados em cerca de 70 °, crescem lindamente, são iluminados pelo sol e em sombra paralela as plantas que temem seus raios diretos. Eles crescem rapidamente, de uma só vez e se deliciam com uma boa colheita por muito tempo.
Mais cuidados
Se você cuidar dos vegetais do jardim na hora e na íntegra, poderá obter o maior efeito. As principais regras e técnicas para cuidar das plantas após o plantio em terreno aberto estão listadas abaixo.
- Conforme mencionado acima, para a germinação, as sementes de pepino requerem um alto nível de umidade e calor, portanto, após a semeadura, certifique-se de cobrir o canteiro com papel alumínio ou agrotex.... A forma ideal é instalar os arcos e fixar o spanbond neles. A estufa deve ser ventilada todos os dias.
- Assim que as sementes surgirem, você precisa remover o abrigo. No entanto, se a estufa for pequena, é necessário abri-la sistematicamente, prolongando todos os dias o tempo que as mudas ficam ao ar livre.
- Se os pepinos foram plantados com um pequeno intervalo - 5-10 cm, depois de um certo tempo após a germinação, é necessário desbastar o plantio, deixando o mais forte e mais resistente a uma distância de 20-30 cm.
- Cultivar um vegetal em campo aberto ou em uma estufa é impensável sem irrigação constante e oportuna; é um componente importante do cuidado. Somente água morna deve ser usada para umidificação. Basicamente, coberto, o solo seca muito lentamente, mas ainda é necessário monitorar cuidadosamente a condição do solo antes de germinar as sementes, mantendo um nível moderado de umidade. Após o aparecimento dos primeiros rebentos, é aconselhável regar de manhã ou à tarde, sem entrar nas folhas e no caule da planta.
- Recomenda-se cobrir o solo ao redor da cultura, para excluir a rápida secagem da terra e o crescimento de ervas daninhas. Na forma de cobertura morta, você pode usar serragem podre, palha, feno.
- Se você não aplicar cobertura morta, será necessário afrouxar o solo ao redor das plantações após cada irrigação ou chuva. Neste caso, a profundidade não pode ultrapassar 5 cm, caso contrário as raízes da planta podem sofrer lesões. O afrouxamento previne a crosta do solo e melhora o fluxo de oxigênio para as raízes.
- Além disso, canteiros com plantas sem cobertura morta devem ser constantemente capinados para remover ervas daninhas.
- É imprescindível realizar uma liga - é necessário para que todos os arbustos recebam luz solar na quantidade certa, bem como para reduzir o risco de doenças fúngicas. A amarração é realizada em treliças horizontais ou verticais.
- Também é necessário realizar pinçamento (retirada de folhas e ovários).
A pinça melhora a iluminação da cultura, contribui para a distribuição ideal dos nutrientes.
O comentário foi enviado com sucesso.