Plantar sementes de pepino na estufa e na estufa

Contente
  1. Termos e Condições
  2. Preparação
  3. Como plantar corretamente?
  4. Cuidados de acompanhamento

Você pode cultivar pepinos crocantes em casa o ano todo. Se você plantar vegetais em uma estufa ou estufa, obedecendo a regras simples, a colheita será rica e os frutos serão grandes e saborosos.

Termos e Condições

Na hora de escolher a época de plantar pepino em estufas, o jardineiro costuma se orientar pelas peculiaridades do clima local. Moradores da região sul plantam essas hortaliças na primeira quinzena de abril. Na faixa do meio, os jardineiros fazem isso no final deste mês, nos Urais e na Sibéria - na segunda quinzena de maio. Ao plantar pepinos em uma estufa, é importante se concentrar na temperatura do ar.

Ao plantar pepinos, muitos jardineiros são guiados pelo calendário lunar. É recomendável semear ou plantar mudas na lua crescente. Acredita-se que, neste caso, as plantas se desenvolvam muito mais rápido.

Preparação

Antes de plantar pepinos, você precisa preparar o material de plantio e as próprias estufas.

Limpeza de estufa

A colheita deve começar algumas semanas antes do plantio dos vegetais.... Primeiro você precisa inspecionar cuidadosamente a sala e preencher todas as rachaduras. Isso protegerá os pepinos dos efeitos negativos do ar frio.

Em seguida, a sala deve ser desinfetada. Para isso, você pode usar qualquer formulação antifúngica. Após este procedimento, todas as superfícies devem ser cuidadosamente limpas com uma solução de sabão. É muito importante processar todos os locais de difícil acesso.

Depois de limpar a sala, é importante pensar na localização das camas. Em estufas, eles geralmente são colocados ao longo das paredes. A largura de uma cama deve ser entre 50-60 centímetros. É importante deixar corredores largos entre as linhas. Isso facilita o cuidado com as plantas.

Priming

Você pode comprar solo para semear em muitas lojas especializadas. Este substrato é desinfetado. É de alta qualidade, nutritivo e perfeito para o cultivo de pepinos. Ao mesmo tempo, muitos jardineiros preferem preparar a mistura de solo em casa. Para fazer isso, areia limpa, turfa e grama são misturados em um recipiente em proporções iguais. Depois disso, uma pequena quantidade de composto podre é adicionada ao solo.

Antes de usar, o solo deve ser desinfetar... Isso pode ser feito de várias maneiras. Normalmente a mistura é enviada por 20-30 minutos ao forno pré-aquecido a 180 graus.

Em vez disso, o solo também pode ser tratado com solução de Fitosporina.

Material de plantio

A preparação do material de plantio começa com a seleção de variedades de sementes adequadas. Os seguintes tipos de pepinos são adequados para plantio em estufas.

  • Adam F. É uma variedade híbrida holandesa. Ele está amadurecendo cedo. Os primeiros frutos aparecem no local um mês e meio após o plantio das sementes. Ao mesmo tempo, as plantas frutificam por muito tempo. Os frutos são de cor escura e de tamanho pequeno. Sua superfície é coberta por pequenos espinhos. Pepinos são saborosos o suficiente. Portanto, podem ser consumidos frescos ou enlatados.
  • Zyatek F1... Esta é outra variedade híbrida. Os frutos amadurecem cedo. As plantas são resistentes às doenças mais comuns. Além disso, eles não têm medo de mudanças bruscas de temperatura.
  • Herman F1. Este híbrido também é resistente a vários fatores externos. Pepinos se sentem igualmente bem em canteiros abertos e em estufas. Os frutos têm sabor agradável e aroma rico.

Recomenda-se processar o material de plantio antes da semeadura.A preparação adequada das sementes ajuda a melhorar a germinação das sementes. A tecnologia de processamento de sementes é a seguinte.

  1. Tratamento... Primeiro você precisa examinar cuidadosamente as sementes. Para o plantio, use grãos grandes. É desejável que sejam do mesmo tamanho. Nesse caso, os brotos aparecerão quase ao mesmo tempo. Você pode ter certeza de que o material de plantio é de alta qualidade jogando-o em um copo com solução salina. As sementes que permanecerem na superfície da água devem ser jogadas fora. O restante deve ser enxaguado em água corrente e seco.
  2. Desinfecção... As sementes selecionadas precisam ser desinfetadas. A maioria dos jardineiros prefere embebê-los em uma solução leve de permanganato de potássio. As sementes geralmente são deixadas em um recipiente com líquido por apenas 10-15 minutos. Após o processamento com permanganato de potássio, o material de plantio é lavado novamente.
  3. Endurecimento... Para que as plantas se adaptem rapidamente às novas condições, recomenda-se o endurecimento adicional das sementes. Para fazer isso, eles são colocados em um saco de tecido e colocados ao lado de aparelhos de aquecimento. Depois de um tempo, as sementes são removidas para a geladeira. Essas mudanças de temperatura têm um efeito positivo na semente.
  4. Germinação... Para acelerar o processo de cultivo de pepinos, as sementes precisarão ser germinadas. Para fazer isso, eles são colocados entre camadas separadas de gaze. Em seguida, as sementes são borrifadas suavemente com água morna. Eles são deixados nesta forma por vários dias. É muito importante garantir que o tecido não seque durante esse período. Uma vez que as sementes estão germinadas, elas podem ser semeadas em uma estufa ou estufa de policarbonato.

As sementes devidamente processadas e germinadas são altamente resistentes à maioria das doenças e não precisam de cuidados especiais.

Como plantar corretamente?

Você pode plantar sementes e mudas cultivadas em uma estufa ou estufa.

Semeando sementes

Vale a pena plantar sementes no solo a uma temperatura de pelo menos 20 graus. Para começar, vários pequenos orifícios são feitos nas camas. Isso é importante para que, quando as plantas crescerem, não interfiram umas nas outras. Não vale a pena fertilizar na hora do plantio. Se o solo foi preparado com antecedência, já é fértil o suficiente. Recomenda-se colocar uma ou duas sementes em um buraco. Nesse caso, quando os pepinos crescerem, o jardineiro poderá escolher as mudas mais fortes.

A sementeira de pepinos é recomendada em dias de sol. Após o plantio, devem ser bem regados. Alguns dias após este procedimento, as plantas são alimentadas adicionalmente. Normalmente, ureia ou outros fertilizantes que contêm nitrogênio são usados ​​nesta fase. Essa alimentação ajuda a acelerar o processo de emergência das mudas.

Transplante

O processo passo a passo de cultivo de mudas consiste nas seguintes etapas.

  1. Primeiro você precisa preparar os recipientes apropriados. Recomenda-se plantar pepinos em vasos de turfa especiais. Estes podem ser adquiridos na maioria das lojas especializadas. A peculiaridade desses potes é que podem ser colocados no solo. Com o tempo, eles se decompõem, alimentando o solo. Portanto, ao transplantar mudas para campo aberto, suas raízes não são feridas.
  2. Depois de colocar as sementes em uma profundidade rasa, o solo deve ser regado com água morna. A rega adequada permite que as plantas criem raízes mais rapidamente.
  3. Em seguida, os recipientes com sementes devem ser cobertos com filme transparente ou vidro. Transfira os vasos para uma janela ou varanda ensolarada. É importante que a temperatura da sala onde as mudas são germinadas seja de pelo menos 23 graus.

Para evitar que as plantas morram, o copo deve ser levantado diariamente.

No processo, é necessário verificar as lavouras e também pulverizar as plantas, se necessário. Assim que os primeiros brotos aparecem na superfície do solo, o solo precisará ser alimentado com fertilizantes complexos. De vez em quando, recipientes com mudas precisam ser virados. Isso é feito para que não se estique.

Poucos dias antes de plantar plantas em campo aberto, elas devem ser endurecidas. Para isso, basta retirar os recipientes com brotos à noite na varanda ou no pátio. Recomenda-se plantar mudas em estufas ou em casa de vegetação no mês de maio. Isso é feito para que as raízes fracas não congelem após o desembarque. Normalmente, as plantas são replantadas 29-35 dias após a semeadura.

As mudas na estufa são plantadas em fileiras. A distância entre os arbustos deve estar na faixa de 20-30 centímetros. Para que as plantas prosperem, é muito importante escolher os vizinhos certos para elas. Os pepinos geralmente são colocados ao lado de pimentas, repolho ou leguminosas. Você também pode colocar espinafre ou mostarda lá. Não é recomendado regar as mudas plantadas nos próximos 1-2 dias. Isso só vai machucá-la.

Cuidados de acompanhamento

Para que os pepinos se desenvolvam normalmente, eles precisam de cuidados adequados. O jardineiro precisa realizar regularmente os seguintes procedimentos.

Rega

Pepinos que crescem em estufas ou estufas devem ser regados regularmente. Para fazer isso, use água morna bem estabilizada. Alguns jardineiros para esta finalidade instalam recipientes na sala. É deles que coletam água para regar as plantas. Não regue as plantas com muita frequência. Isso fará com que as raízes das mudas apodreçam.

Afrouxamento

Após a rega, é recomendável afrouxar adicionalmente o solo. Isso é feito para que uma crosta densa não se forme na superfície da terra.... Você precisa afrouxar o solo com cuidado, tentando não danifique as raízes das plantas... Também é importante remover todas as ervas daninhas no processo. Eles podem ser enviados para uma fossa de compostagem e então usados ​​para alimentar as plantas.

Top curativo

A aplicação regular de fertilizantes no solo pode aumentar a produção de pepinos, bem como melhorar a qualidade dos frutos. Você pode alimentar as plantas na estufa fertilizantes orgânicos e minerais.

O revestimento de cobertura é aplicado ao solo 3-5 vezes. Após o plantio das mudas, é fertilizado com matéria orgânica. Normalmente, um frango ou verbasco diluído em água morna é usado para isso. Durante a floração, uma solução de sal de potássio é introduzida no solo. Durante o período de formação dos frutos, os arbustos são alimentados com fertilizantes contendo fósforo ou potássio.

Você pode adicionar produtos na raiz e na folha. É melhor fazer isso à noite. Depois de alimentar os arbustos, eles são regados abundantemente.

Arejando

Para diminuir a probabilidade de os pepinos adoecerem, o cômodo em que crescem deve ser ventilado regularmente. Recomenda-se fazer isso em um clima seco e calmo. É especialmente importante ventilar as estufas em dias quentes. Isso permite que a temperatura ambiente seja reduzida a um nível adequado.

Formação de Bush

Este procedimento ajudará a melhorar o rendimento das plantas e a qualidade dos frutos. Após o aparecimento de cinco folhas maduras na planta, todos os verdes que estão localizados na parte inferior do arbusto devem ser removidos. Após o aparecimento de mais três lâminas, deve ser realizado um segundo procedimento de pinçamento. Nesta fase, cada arbusto deve consistir de uma haste principal e vários ramos.

Recomenda-se que os arbustos adultos sejam amarrados a suportes fortes.... Depois de realizar tal procedimento, os cílios do pepino não se confundem. Também torna muito mais fácil cuidar de suas plantas. Você pode amarrar pepinos em suportes de ferro e madeira. Para isso, geralmente usa-se fio ou arame.

Controle de pragas

Os pepinos que crescem em estufas costumam sofrer de várias doenças. As seguintes doenças são perigosas para eles.

  1. Podridão branca... A superfície da folhagem das plantas doentes é coberta por uma densa floração branca. Está se espalhando rapidamente. As plantas infectadas morrem após alguns dias. O tratamento do local com sulfato de cobre ajudará a salvar os arbustos.
  2. Podridão cinzenta. Esta doença pode ser reconhecida pelas manchas cinzentas que aparecem nos ovários e na folhagem. Para proteção das plantas, uma solução de cinzas ou sulfato de cobre é usada.Se a área estiver muito infectada, os arbustos podem ser tratados com preparações especiais.
  3. Podridão da raiz. A folhagem das plantas doentes seca rapidamente e os caules racham. Irrigar em excesso ou usar água muito úmida para irrigar o solo pode levar à infecção por essa doença. Os arbustos infectados podem ser polvilhados com cinza de madeira. Se esse tratamento não ajudar, as plantas devem ser retiradas do local. Depois disso, o solo deve ser derramado com uma solução de permanganato de potássio.
  4. Oídio... Esta é uma das doenças mais comuns. Uma flor branca geralmente aparece na superfície da folhagem. No início, cobre apenas a folhagem, depois se espalha para os caules e frutos. Para combater a doença, os arbustos podem ser tratados com "Topázio" ou outras preparações semelhantes.
  5. Mofo preto... Essa doença fúngica também costuma afetar plantas jovens. Manchas escuras aparecem na folhagem infectada, que eventualmente se fundem em uma. É impossível lutar contra esta doença. Portanto, as plantas infectadas devem ser removidas do local e queimadas.

As pragas também são perigosas para pepinos que crescem em estufas.

As plantas devem ser protegidas dos seguintes insetos.

  1. Pulgão... Os proprietários de canteiros de pepino devem ser cautelosos com os pulgões do melão. Danifica a folhagem, que imediatamente se enrola e seca. Se não houver muitos pulgões no local, os arbustos podem ser tratados com uma infusão de casca de cebola seca ou solução de cinza comum. Em caso de infecção grave do local, os jardineiros são aconselhados a usar produtos químicos.
  2. Ácaro da estufa. Esta é uma daquelas pragas que geralmente vivem em estufas e estufas. Eles começam no caso de um grande número de ervas daninhas crescerem nos canteiros. Para prevenir o aparecimento dessas pragas, elas devem ser removidas regularmente. Se você não começar a lidar com essas pragas em tempo hábil, elas podem destruir todas as plantas. Produtos químicos geralmente são usados ​​para proteger seu site. O mais popular deles é o Fitoverm.

O resto das pragas não representam um perigo particular para as pragas.

Em geral, cultivar pepinos em uma estufa ou estufa é bastante simples. Portanto, mesmo um jardineiro novato pode facilmente lidar com essa tarefa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário