Por que as mudas de pepino estão esticadas e o que fazer?

Contente
  1. Razões para puxar
  2. Como salvar?
  3. Como plantar mudas alongadas?
  4. Nutrição apropriada
  5. Medidas de prevenção

Ao cultivar mudas de pepino, os horticultores se deparam com rebentos esticados. Com o material deste artigo, você aprenderá por que isso acontece e o que fazer nessa situação.

Razões para puxar

As mudas estão fortemente esticadas para cima devido a erros cometidos na tecnologia agrícola. No futuro, isso afeta negativamente o crescimento e o desenvolvimento dos cílios do pepino.

Existem várias razões principais pelas quais, após os primeiros rebentos, os caules começam a esticar. Determinar a causa permite que você elimine a violação e crie condições ideais de cultivo.

Se os caules caírem, isso indica a impossibilidade do sistema radicular de segurar a parte aérea.

Falta de sol

Para a formação completa de verduras suculentas, as mudas de pepino precisam de acesso à luz solar. Para que os cílios se tornem fortes e grossos, a duração do dia deve ser superior a 12 horas.

Nas condições dos apartamentos urbanos, oferecer tal condição muitas vezes é impossível. As mudas no peitoril da janela não recebem luz suficiente, por isso sua cor desvanece e os caules precisam alcançar a luz. A iluminação artificial não é capaz de compensar a deficiência dos raios ultravioleta.

Você pode resolver o problema usando fitolamps. Com a ajuda deles, a duração do dia aumenta.

Ajuste confortável

Freqüentemente, durante o plantio, as sementes são colocadas próximas umas das outras. O medo de que algumas sementes não germinem se torna um espessamento. Porém, desde o momento em que subiram e até o desembarque em uma estufa ou estufa, seu desbaste é impossível. Como resultado, eles são forçados a competir entre si por luz e comida.

Devido aos recipientes apertados, o sistema radicular sofre, o que leva ao adelgaçamento dos caules. Eles crescem de forma desigual. Alguns brotos obscurecem outros, há pouco espaço para o sistema radicular, todas as forças vão para o crescimento dos caules.

Aquecer

As condições confortáveis ​​para o cultivo de mudas na janela são de +25 graus. Se a temperatura aumentar, o crescimento acelera. No entanto, o desenvolvimento do sistema raiz é interrompido.

Não pode se formar corretamente, portanto, não fornece nutrição adequada para os caules. Eles não ganham poder, eles ficam fracos e magros, eles se esticam para cima.

Elimine a causa diminuindo a temperatura da sala. Caso não seja possível ajustar a temperatura de aquecimento, e os radiadores dão muito calor, é preciso retirar as caixas com mudas e ventilar o ambiente.

Regime de rega errado

Pepinos são uma cultura que adora umidade. Ao cuidar deles, muitos horticultores exageram na umidade do solo. Isso leva ao alongamento dos cílios e vulnerabilidade a doenças (por exemplo, perna preta).

As mudas são atraídas para a luz, mas as raízes não conseguem absorver toda a umidade. Existe uma deterioração na circulação de nutrientes. O acesso ao oxigênio está prejudicado.

Não use água fria para irrigação. Isso cria uma situação estressante, devido à qual a formação correta dos cílios fica paralisada. Você precisa regar as mudas com água sedimentada em temperatura ambiente.

Solo de má qualidade

A escolha do solo para o plantio de mudas é um fator chave que pode fazer com que as partes do caule estiquem para cima. Solo solto e respirável é necessário para plantar sementes.

A acidez do solo deve ser média. A terra alcalina e ácida mata as plantas. Devido ao desequilíbrio de nutrientes, o aumento do crescimento é estimulado.

O solo da horta ou horta costuma ser denso e pesado.O sistema raiz nele não pode se formar corretamente. Em vez de caules curtos e grossos, os finos crescem com internódios com mais de 5 cm de comprimento.

Volume de solo insuficiente

Nem todos os produtores escolhem os recipientes certos para mudas de pepino. Freqüentemente, muitos colocam um mínimo de substrato no recipiente. Sua falta é carregada de estiramento das hastes.

Isso se deve à falta de nutrição que as raízes exigem. Além disso, eles têm pouco espaço para crescimento e desenvolvimento. Em condições de superlotação, a energia do crescimento muda para os cílios.

Como salvar?

Se as mudas de pepino já estiverem fortemente esticadas, medidas urgentes são tomadas. Existem muitas maneiras de remediar a situação.

  • Por exemplo, quando o motivo é a localização das mudas em uma janela voltada para o norte, o primeiro passo é reorganizar as caixas no parapeito da janela voltado para o sul.
  • Se for tomada a decisão de usar fitolâmpadas, é necessário montar a luz de fundo acima das mudas a uma distância de 20 cm. No entanto, as lâmpadas não podem ser usadas por mais de 7 a 9 horas.
  • As lâmpadas com espectro de raios vermelho-violeta podem ser acesas de manhã e à noite. Eles não aquecem nem secam o ar, ao contrário das lâmpadas incandescentes domésticas ineficientes.
  • As lâmpadas clássicas emitem um mínimo de luz com um máximo de calor. No tempo quente, é melhor levar as mudas para a varanda, certifique-se de limpá-las à noite.
  • As lâmpadas são desligadas à noite. As plantas devem descansar deles por pelo menos 6 horas. Podem ser instalados espelhos para aumentar o fluxo luminoso natural. Isso ajudará a interromper o crescimento das hastes e resolver o problema da deficiência solar.

Normalização do cuidado com mudas

É importante inspecionar visualmente as mudas. Se o tamanho do recipiente for suficiente e houver pouca terra nele, você precisará adicionar o substrato. Isso deve ser feito até o nível das folhas do cotilédone.

A recepção da cama é eficaz, é necessário adicionar solo seco e aquecido. Ele se tornará um isolamento térmico e uma medida para prevenir a retenção de excesso de umidade. O enraizamento das mudas vai melhorar, o puxão rápido vai parar.

A cama contribui para o desenvolvimento do sistema radicular. Se despejar terra em copos de 1/3 de litro, isso pode ser feito aos poucos, à medida que vai crescendo, para não prejudicar as mudas.

É importante ajustar o regime de irrigação. Na umidade normal, as mudas são regadas uma vez a cada 3 dias. Se o solo seca mais rápido, a multiplicidade aumenta.

A necessidade de irrigação deve ser avaliada pela condição do solo. Deve estar úmido, mas não molhado. A estagnação da água e a secura do solo são excluídas. A pulverização de mudas jovens é feita várias vezes por semana.

Diminuição da temperatura

A falta de iluminação pode ser compensada diminuindo o regime de temperatura. Você pode fechar a bateria, mover os recipientes para a varanda isolada ou loggia.

Condições ideais: de +15 a +20 graus. Essa temperatura deve ser mantida o tempo todo. Ao mesmo tempo, durante o dia pode oscilar de 18 a 20 graus e à noite pode ser ligeiramente mais baixo.

Diluindo e colhendo

Mudas de pepino são cultivadas sem desbaste. No entanto, esta regra deve ser violada devido ao ajuste apertado. Nesse caso, essa é a única maneira de resolver o problema.

Eles recorrem à colheita quando não é mais possível adicionar terra. Mudas de pepino toleram a colheita dolorosamente. Para minimizar a situação estressante, o transplante é realizado por transbordo.

Para fazer isso, você precisa liberar a muda do recipiente junto com o torrão de terra. As raízes fracas não devem ser expostas e danificadas. Após a retirada da muda do recipiente, ela é enterrada no solo até os cotilédones.

Dada a alta fragilidade dos cílios, o pouso é feito com o máximo de cuidado possível. Se a situação estiver funcionando e os caules tiverem tempo para se esticar com força, eles recorrem ao método de looping.

O broto é dobrado em um semicírculo ou anel, então é gentilmente pressionado no chão e polvilhado com terra. Na fase final, o plantio é umedecido.

Para evitar que os brotos quebrem durante o transplante, para serem maleáveis, a rega é interrompida 1-2 dias antes do transplante. Eles vão afrouxar um pouco e dobrar melhor.

Você precisa transplantar mudas em solo preparado. Para fazer isso, misture 1 balde de húmus e grama, 1 copo de cinza, 10 g de sulfato de potássio, 20 g de superfosfato. O solo deve ser leve.

Como plantar mudas alongadas?

O plantio de mudas em local permanente é realizado 30 dias após o aparecimento dos primeiros brotos. Os métodos de plantio em terreno aberto e fechado são diferentes. No entanto, as técnicas básicas são as mesmas.

  • Ao plantar em terreno aberto, eles são determinados com um local para o jardim. Uma crista bem iluminada, na qual repolho ou tomate foram plantados anteriormente, é adequada.
  • Antes de plantar, prepare o terreno. Alimentação complexa e cinzas são adicionadas a cada buraco aquecido. Em seguida, os buracos são derramados com água morna e sedimentada.
  • As mudas preparadas são retiradas dos recipientes. Você não pode plantar em copos de plástico ou de papel, mesmo removendo as partes laterais do recipiente. As raízes da planta devem crescer e se formar corretamente.
  • Não aperte as hastes quando enterradas no solo. Os rebentos são colocados no buraco lateralmente ou enrolados numa espiral. A profundidade de plantio é de 5 a 7 cm. O intervalo entre os buracos é de 0,3 a 0,5 m.
  • Não enterre muito as mudas no solo. Para evitar o colapso dos troncos, eles podem ser fixados aos suportes. É assim que as mudas são plantadas na estufa. Se os cílios não estão enterrados no solo, eles frutificam mais cedo.

É melhor plantar mudas de manhã ou à noite. As condições ideais são o tempo nublado. Durante o dia, no calor, você não pode plantar plantas: elas murcham e morrem.

Nutrição apropriada

É necessário aplicar o curativo de cobertura no solo de maneira correta e em tempo hábil. O primeiro deles é realizado aproximadamente 1-1,5 semanas após o transplante.

  • Para tornar os arbustos jovens mais fáceis de suportar a mudança de solo, você pode usar fertilizantes complexos. Nos estágios iniciais de crescimento de mudas, o uso de salitre não é recomendado.
  • Os cílios jovens devem ser reforçados com curativo à base de potássio. Com o uso precoce do nitrato, o crescimento da parte aérea é estimulado. As mudas continuarão a se esticar para cima.
  • Os aditivos minerais, por outro lado, contribuem para o espessamento dos troncos. O ideal é alimentar as mudas imediatamente após a formação de duas folhas verdadeiras. A segunda alimentação é realizada após 2 semanas com matéria orgânica.
  • Durante a execução, certifique-se de que a solução não caia sobre a massa verde. O fertilizante complexo é diluído em água de acordo com as instruções. Se for usado esterco de galinha, ele é diluído em água na proporção de 1:10.
  • Para aumentar o valor nutricional do solo, adiciona-se potássio, superfosfato e ureia. Após a fertilização, um pouco de solo é adicionado ao recipiente das mudas.
  • Caso as mudas não ganhem força e as possíveis causas tenham sido eliminadas, elas recorrem à alimentação de cinzas. Para isso, 1 colher de sopa. l de cinza de madeira é misturado com 0,2 l de água e rega a terra.

O esgotamento do solo não deve ser permitido. Se possível, você deve inicialmente usar uma mistura de solo composta de turfa e húmus, grama e areia. O substrato é preparado previamente tratando com uma solução fungicida e secando.

Medidas de prevenção

  • Para cultivar uma planta de crescimento precoce, você pode recorrer ao uso de um regulador de crescimento. Geralmente é usado quando outras medidas preventivas são ineficazes. A substância ativa do produto selecionado impede o crescimento da parte do solo das mudas. Assim, seu crescimento excessivo é evitado. Os rebentos são encurtados, tornam-se grossos, as folhas crescem largas. Junto com a interrupção do crescimento, a nutrição é redistribuída. A sua parte principal alimenta as raízes, devido às quais estas crescem mais fortes e passam a nutrir devidamente a massa verde. Medicamentos eficazes - "Atleta" e "Krepen".
  • Para minimizar a doença das mudas após o transplante, é preciso cuidar bem delas. Em alguns casos, será necessário sombreamento e proteção contra o frio, para os quais é utilizado um material de cobertura especial. Em outros, você terá que proteger os chicotes contra quebras devido a rajadas de vento.Para fazer isso, você terá que colocar uma rede especial ou suportes simples e amarrar os chicotes.
  • Não devemos esquecer o relaxamento e a alimentação oportuna. Se os botões já se instalaram na planta, eles são removidos para não privar a planta de sua força de crescimento e formação de cílios.
  • Os primeiros botões prolongam a sobrevivência das mudas em um novo local e levam à queda dos ovários. Por causa disso, os rendimentos sofrerão no futuro.
  • Você não pode aplicar fertilizantes no solo se não houver necessidade deles. A partir de uma superabundância de certas substâncias, é possível esticar ainda mais as mudas.
  • Um erro comum é o transplante tardio. A situação é agravada pela deterioração das condições de cultivo. Se as mudas começarem a cair, você não pode ficar sem uma liga. Em outros casos, a roupa de cama é suficiente.
  • Ao pousar em um local permanente, a compactação deve ser evitada. Pepinos são plantas trepadeiras. Para formação normal e alto rendimento, eles precisam de um lugar.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário