Regras e métodos para plantar pepinos
O pepino é o vegetal mais comum em chalés de verão. Mais importante ainda, é fácil cultivar você mesmo. Hoje você aprenderá os aspectos básicos para uma colheita saborosa e saborosa.
Melhores predecessores
Por vários anos consecutivos, você não pode plantar pepinos no mesmo canteiro. É melhor plantar raízes depois dessa planta, como rabanete, cenoura, nabo e beterraba, porque o sistema radicular dos pés de pepino se desenvolve em uma camada de solo não mais profunda do que 20 centímetros.
Quando você planta leguminosas para o próximo ano, você terá um canteiro restaurado cheio de nutrientes.
E no terceiro ano, é aconselhável plantar tomate, milho, cebola, pimentão. Siderata também são bem-vindos. Com a ajuda deles, a terra é enriquecida com nitrogênio, amido e oligoelementos.
Não vale a pena plantar melancias, abobrinhas, abóboras, melões. Isso se deve ao fato de consumirem exatamente os mesmos nutrientes, o que significa que esgotam o solo.
Cronometragem
Calcule o tempo antes de semear as sementes para as mudas, porque na pressa com a semeadura, as mudas vão se esticar e parar. E se você se atrasar, as mudas não conseguirão se formar bem a tempo.
A melhor época para plantar mudas de pepino é junho, de 1 a 10. Porque pepinos são muito termofílicos e têm medo de geadas, e durante este período eles não deveriam ter.
Observe que a esta altura as mudas terão pelo menos três folhas.
Para prolongar a temporada do pepino, a semeadura do pepino é realizada com uma diferença de 10-15 dias. Neste caso, variedades diferentes devem ser usadas. Devido à diminuição da atividade dos insetos no outono, será mais correto escolher variedades autopolinizadas. Desta forma, você obterá frutificação alternativa.
Muitas vezes, a semeadura de pepinos é feita em julho. Isso é feito como uma nova propagação. Isso é necessário para prolongar a colheita. Em meados de agosto, você também terá um grande número de pepinos, embora os de maio já estejam murchando e dando menos frutos.
Preparação
Você precisa começar a preparar o site no outono. Eles cavam a terra e, se necessário, calam. Em seguida, adicione palha, serragem e grama cortada a uma profundidade de cerca de 40 centímetros. Areia ou turfa é derramada por cima. Você também pode adicionar esterco ou húmus ao solo.
Na primavera, quando a terra seca e esquenta, eles aram a área e colocam esterco. É adicionado pelo fato de que, ao se decompor, emite dióxido de carbono, útil para os solos. Em seguida, formam-se buracos e trincheiras, ou seja, leitos.
Quanto mais matéria orgânica você adicionar, mais forte será a planta, o que significa que a colheita será abundante.
Um lugar
Este vegetal verde é melhor plantado em áreas planas. Evite altitudes mais elevadas, pois o teor de umidade ali é muito baixo, devido ao fato de a água fluir para o fundo... E nas terras baixas, ao contrário, o teor de água é muito abundante, aliás, as temperaturas lá são mais baixas do que o necessário. Observe que não deve haver água subterrânea perto do plantio.
Mudas de pepino precisam ser plantadas em solo quente e, para acelerar o efeito de germinação, cubra-as com um filme.
Os pepinos devem ser plantados em canteiros abertos e ensolarados, portanto, não devem ser plantados à sombra ou sob as árvores. Caso contrário, eles terão falta de luz e calor.
O solo
Para uma boa colheita, é necessário preparar o solo para o plantio com antecedência. Pepinos são muito exigentes com o solo e com a umidade do ar, eles precisam de luz.
Os maiores rendimentos são obtidos em solos férteis e de alta qualidade. Os solos ideais para pepinos são argilosos e arenosos. Terrenos ácidos e mal aquecidos são considerados inadequados. O solo deve ser rico em umidade, como os pepinos adoram.
A profundidade da aração da mola deve ser de 16 a 18 centímetros.
Para fertilizar pepinos, você pode usar as seguintes substâncias:
- estrume;
- composto de turfa;
- superfosfato;
- sal de potássio.
Idealmente, você precisa adicionar cerca de um balde de composto ou húmus por metro quadrado de solo.
Sementes
Os pepinos possuem características próprias que devem ser consideradas na escolha das sementes para o plantio.
- Seleção de pepinos... Escolha se deseja cultivar variedades de pepino ou híbridos. As variedades têm um sabor excelente, mas são bastante caprichosas. E os híbridos são muito mais produtivos e resistentes a pragas e doenças. Sua colheita não depende das condições climáticas.
- O objetivo do cultivo. Decida para que você vai cultivar pepinos. Pode ser uma opção para salga e colheita ou para consumo puro. Nos sacos com sementes, deve-se indicar a finalidade dos frutos futuros. Freqüentemente, a escolha recai sobre os pepinos ondulantes, pois eles não crescem muito e não apresentam lacunas.
- Local de cultivo. Este ponto é importante para fazer a escolha certa. Existem variedades especialmente criadas para cultivo em estufas ou no campo aberto.
Esses critérios permitirão que você tenha uma ideia geral da próxima compra. Compre sementes apenas em lojas especializadas. Se você tiver alguma dificuldade em escolher, entre em contato com o vendedor. Ele definitivamente o ajudará a escolher exatamente o tipo de pepino certo para você.
Como cultivar mudas?
Primeiro você precisa separar as sementes, isso é feito para não plantar as com defeito. Para isso, as sementes são mergulhadas em solução de cloreto de sódio a 5% por 5 minutos, a água deve estar em temperatura ambiente. Como resultado, as sementes inúteis irão flutuar e as boas irão para o fundo.
Em seguida, antes do plantio, as sementes de pepino devem ser desinfetadas. Para fazer isso, faça uma solução de permanganato de potássio e coloque-os ali por um tempo e depois enxágue tudo em água corrente.
Para germinar as sementes, é necessário pegar um pano, umedecer com água em temperatura ambiente e colocar as sementes ali. Após 2-3 dias, os brotos devem atingir 4-5 milímetros.
Mudas de pepino não toleram muito bem o transplante, então cada broto é plantado em recipientes separados. Eles devem ser plantados em uma mistura de nutrientes para que as plantas futuras sejam fortes.
Até que os brotos apareçam, as plantas devem ser mantidas a uma temperatura de cerca de 28 ° C. Para menos evaporação de umidade, os potes são cobertos com papel alumínio. Quando as sementes germinam, são colhidas. Acontece que dois brotos aparecem em um vaso. Em seguida, corte o mais fraco, para não danificar as raízes do mais forte.
Abaixe a temperatura para 20 ° C por 3 dias para evitar que os brotos murchem. Adicione alguma iluminação extra. Isso ajudará a evitar que as mudas se estiquem, especialmente em dias nublados.
Durante o cultivo, você precisa alimentar a terra duas vezes com fertilizantes complexos especiais. Água apenas com água morna. E o mais importante, certifique-se de que não haja rascunhos.
As mudas estão prontas para o plantio se 2-3 folhas verde-escuras aparecerem em cada arbusto e as raízes ocuparem quase todo o espaço. Neste ponto, sua idade é de cerca de 3-4 semanas.
Após 20-25 dias, as mudas precisam ser plantadas. De 15 a 20 de abril, isso é feito na estufa. De 10 a 15 de maio - em campo aberto sob o filme. E de 2 a 10 de junho, você pode plantar em campo aberto sem nenhum abrigo.
Métodos e esquemas de pouso
O esquema de plantio de pepinos depende do local onde a cultura é cultivada. Mas, independentemente dessas condições, qualquer esquema de cultivo é usado apenas em solo úmido a uma profundidade de 2 a 4 centímetros. Em seguida, as sementes são cobertas com uma camada de 1,5 centímetro de uma mistura de solo fértil e húmus, ou. A despedida não vale a pena. Uma planta é suficiente por metro quadrado.
Existem várias opções para colocar um pepino em uma crista. Vamos considerar os principais.
- Fita dupla face. Entre as linhas, partem de 40 a 50 centímetros, e entre as fitas de 100 a 150 centímetros. Este método certamente facilitará a rega, a remoção de ervas daninhas e a colheita.
- Privado... Este é o método de semeadura mais ideal e comum. Nele, o espaçamento entre linhas é feito em aproximadamente 110 centímetros. As próprias plantas são desbastadas para que a distância entre elas seja de 15 cm.
- Quadrado aninhado. É especialmente popular entre aqueles que possuem jardins privados. A distância entre os furos é de 70 centímetros. Sua profundidade é de 10 cm e seu diâmetro é de cerca de 8. Em seguida, o solo é compactado, mas ligeiramente, e 12-15 sementes são colocadas em um buraco. Quando os brotos germinam, 5-6 dos mais fortes e poderosos ficam nos buracos.
- Nas treliças... No cume são colocadas varas de até 2 metros com intervalo de 0,3 metros. Uma corda é lançada de cada vara e fixada.
O não cumprimento dos esquemas de plantio pode levar à criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de processos de podridão e fungos. As pragas vão se sentir bem, então as plantas podem sofrer. O desenvolvimento de flores masculinas também está ocorrendo - são flores estéreis. E tudo porque o mato não tem água, comida e luz suficientes.
Uma opção incomum para o plantio de uma verdura é o plantio em pneus. Para a construção, você precisa levar 3-4 pneus, enchê-los com terra misturada com turfa.
Você pode cultivar pepinos ao longo da cerca. Quando os chicotes aparecem, eles precisam ser amarrados à cerca.
O plantio vertical é usado principalmente em estufas. Quando os chicotes aparecem, eles estão amarrados ao teto.
Cultivo em círculo - este método também é chamado de "árvore de Natal". As plantas são plantadas em círculo a uma distância de 40 cm, instala-se um suporte no centro do círculo e fixam-se cílios de pepino com barbante.
Preste atenção ao material de cobertura. O mais adequado é o spunbond. Tem uma estrutura fibrosa que permite a passagem do ar.
O que colocar no buraco?
Antes de plantar pepinos no solo, é imperativo fazer fertilizantes, que é a chave para a frutificação da cultura. A preparação das ranhuras é feita com antecedência.
Você precisa colocar fertilizantes no buraco, e a coisa mais útil é potássio... Se não for adicionado à crista, as folhas de pepino vão secar.
Você também pode colocar fertilizantes contendo azoto... Eles ajudarão a acelerar o crescimento da planta. Cinzas e excrementos de frango também são adicionados aos caroços, a uréia também é adequada.
10% de nitrogênio, 7% de potássio e 7% fósforo - Esta é a composição ideal para adicionar ao furo. A composição pode incluir compostos húmicos.
Não vale a pena aprofundar os fertilizantes em mais de 20 cm, devido ao fato de que as raízes desta cultura não são mais profundas do que este comprimento.
O que você pode plantar ao lado?
Considerando a compatibilidade das lavouras com os pepinos, uma excelente colheita pode ser obtida durante a safra. A escolha certa ajudará a atrair insetos benéficos, as ervas daninhas não vão crescer, pois o canteiro estará o mais cheio possível. E também o esgotamento da terra passará por você.
Normalmente, as plantas da vizinhança com pepinos são escolhidas de modo que dominem a área em momentos diferentes ou ocupem camadas diferentes. A vizinhança terá sucesso se você plantar plantas que:
- assustar as pragas;
- promover o desenvolvimento de vegetais verdes;
- têm condições de cultivo semelhantes (composição do solo, umidade, cobertura e iluminação).
Considere as plantas que são recomendadas para serem plantadas com pés de pepino.
- Rabanete... Esta é a planta mais neutra, porque com o pepino as datas de plantio e maturação são diferentes, o que faz com que essas hortaliças praticamente não entrem em contato.
- Brócolis, colori repolho... Seu cheiro repele as pragas.
- Milho... Protegerá os pepinos dos raios escaldantes e do vento (ervilhas e feijões também são adequados para isso). Essa cultura também serve de suporte para cílios de pepino. O alimento não será levado embora, pois suas raízes crescem profundamente.
- Leguminosas... Quando são plantados, o nitrogênio é liberado para o solo, necessário para a nutrição dos pepinos.
- Mostarda... É bom como adubo verde, pois promove o aparecimento de fósforo e nitrogênio.Também ajuda a reduzir pragas como lesmas e vermes.
- Além disso, uma boa combinação seria se você plantar pepinos com centeio, girassol, tronco beterraba (coloque-o em torno do perímetro do jardim), cenouras, beringela, Pimenta, aneto, Pequim repolho, alho.
As culturas que reduzem o crescimento dos pepinos devido à libertação de certas substâncias não devem ser plantadas junto aos pepinos. Essas plantas incluem:
- Família da abóbora. Eles têm pragas comuns e também são propensos às mesmas doenças.
- Salada de espinafre. Eles precisam de muita umidade, então a tirarão dos pepinos.
- Batata. Coloque-os ainda mais separados, pois essas culturas são mutuamente opressivas.
- Funcho. Não é plantado próximo a ele devido ao fato de possuir um poderoso sistema radicular. E ela pode levar toda a umidade e nutrientes para ela.
O comentário foi enviado com sucesso.