O que plantar depois dos pepinos?

Contente
  1. Melhores opções
  2. Culturas neutras
  3. O que não deve ser semeado?

Você pode simplesmente plantar um jardim ou pode fazê-lo estritamente de acordo com a ciência. Existe esse conceito de "rotação de culturas", e seria estranho pensar que seja usado apenas por agricultores profissionais. Na verdade, o rendimento depende de qual safra precedeu o cultivo da real, e não só.

Portanto, por exemplo, a questão do que plantar no próximo ano depois dos pepinos deve ser tomada com responsabilidade.

Melhores opções

A rotação de culturas é chamada de alternância competente de culturas em um local. Baseia-se nas necessidades das plantas, nas características do seu sistema radicular, nas doenças e pragas que as atacam com maior frequência. Graças à rotação de culturas, você pode aumentar os rendimentos e o uso racional até mesmo da área mais modesta.

Por que a mesma safra não pode ser plantada no mesmo lugar:

  • o solo se esgota, porque as plantas ano após ano, na mesma profundidade, tiram dele os nutrientes;
  • acumulam-se agentes causadores de doenças e pragas perigosas;
  • as raízes de algumas plantas são capazes de liberar toxinas e os seguidores podem ser especialmente sensíveis a elas.

Com a rotação de cultura correta, todos os itens acima são nivelados. E vale a pena economizar os recursos do solo, que serão usados ​​de forma mais racional. Se algum residente de verão alternar plantas relacionadas em um lugar, não será melhor: eles se alimentam no mesmo nível, adoecem com a mesma coisa e, portanto, todos os riscos permanecem.

Próximo ponto: a escolha de um seguidor deve ser levada a sério. O cultivo é ditado por muitos anos de observação e pesquisa, pois diferentes safras têm diferentes requisitos para a composição do solo, para o microclima, por quanto um determinado local do local é iluminado. Normalmente, no primeiro ano, a cultura mais "glutona" aparece no canteiro do jardim, depois as plantas que são mais modestas em termos de necessidades nutricionais seguem-se, então a terra é significativamente alimentada, rejuvenescida e você pode voltar a plantar plantas exigentes.

Se houver uma oportunidade de deixar o local após os pepinos vazios do próximo ano, então é melhor fazê-lo. Pelo grau dessa “gula”, o pepino está definitivamente entre os líderes. Após a estação ativa, é aconselhável descansar no local onde cresceram os pepinos. Mas poucas pessoas optam por esse relaxamento, por isso procuram compromissos. Por exemplo, você pode plantar siderados lá - os melhores fertilizantes verdes.

Eles não precisarão ser cortados e desenterrados: eles crescerão, alimentarão a terra com nitrogênio, inibirão o crescimento de ervas daninhas e impedirão a ativação de todos os tipos de doenças. Finalmente, é uma oportunidade de abandonar os produtos químicos agressivos.

O que são esses siderados:

  • Legumes - feijão, ervilha, feijão, soja. Não se trata apenas de vegetação, que apenas restaurará o solo, é uma cultura bastante adequada para uso sazonal e conservação. Eles também são produtos alimentares muito valiosos.
  • Crucífero - rabanete, mostarda, colza. Talvez tão ativos quanto as leguminosas, são difíceis de usar, mas são realmente muito úteis e também decorativos. Ficará lindo ao ar livre.

A principal vantagem do uso de adubo verde é que eles podem se tornar plantas fora de época. Ou seja, tiravam os pepinos, plantavam sideradas ali mesmo, davam para crescer até muito frio, e o trabalho estava feito. E agora, para a nova estação no jardim, o terreno para as plantas exigentes está pronto, e isto é batata, ruibarbo, repolho e milho.

Se pular a etapa de plantio de siderados, é melhor dar uma olhada mais de perto na cenoura, na beterraba, no rabanete, no aipo, no nabo, na salsa, no rabanete. No papel de seguidoras do pepino, essas plantas não são ruins, porque o sistema radicular do pepino é superficial, mas as raízes vão bem fundo no subsolo e procurarão alimento em um nível ligeiramente diferente. Você também pode plantar cebolas, alho, endro e ervas depois dos pepinos.

Sobre batatas - uma conversa separada. Definitivamente é possível plantar, mas é preciso lembrar que sobre o aumento da demanda dessa cultura, ela deve ser bem alimentada. E as batatas adoram terras férteis e pepinos, por isso o solo deve ser fertilizado de maneira adequada.

Muitas vezes existe uma controvérsia sobre os tomates, especialmente quando se trata de uma estufa. Em princípio, os tomates crescerão bem depois dos pepinos, não existem obstáculos particulares. Mas plantas diferentes estabelecem requisitos diferentes: se o terreno em si, a elevação, a iluminação coincidirem, você pode plantar os tomates.

É importante levar em consideração o microclima e as condições confortáveis.

Finalmente, a última recomendação - você pode se afastar de frutas, legumes, ervas e recorrer a plantas ornamentais. Aster, spirea, clematis e hortênsias crescem bem no lugar dos pepinos. Você também pode plantar framboesas, groselhas e groselhas no mesmo lugar.

Culturas neutras

Existem plantas que crescem bem depois dos pepinos e ao mesmo tempo descarregam o solo, dão um descanso e se recuperam. Os siderados úteis já foram mencionados acima. Talvez o trigo sarraceno seja um pouco menos útil, mas parece bom como uma planta neutra. Só primeiro, é necessário retirar 20 centímetros de terra do jardim, substituí-los por terra nova. E depois disso, semeie o trigo sarraceno ali. E quando crescer, corte-o.

Entre as aceitáveis, mas longe das melhores colheitas - os seguidores dos pepinos são os pimentões, os tomates e as berinjelas já mencionados acima. E isso é compreensível: as solanáceas têm requisitos diferentes para as condições de crescimento. Pepinos, por exemplo, gostam de alta umidade do solo (e também preferem alta umidade do ar), mas os tomates não gostam desses indicadores - eles gostam de solo com umidade mais moderada, bem como de ar quase seco. Resumindo, trata-se de um site que pode não ser totalmente adequado para nighthades.

Embora essas dificuldades geralmente surjam na estufa. E em campo aberto, as plantas solanáceas são cultivadas mais ativamente após os pepinos (exceto nos casos em que as plantações de pepino eram localizadas em sombra parcial).

As flores costumam ser a opção neutra. Nem todo mundo gosta de trocar canteiros de flores e outras áreas alocadas para flores em alguns lugares. Mas, para o solo e a safra, essa prática não é ruim. Se, depois que pepinos, malmequeres ou capuchinhas forem plantados no ano que vem, esta será uma boa solução de compromisso, na ausência de uma oportunidade de substituí-la por uma ainda mais ideal.

É necessário avaliar as características do solo, para medir suas características com as solicitações das plantas que estão planejadas para serem plantadas. E lembre-se de que o pepino sempre será a safra primária, ou seja, a safra mais exigente que precisa ser plantada primeiro. E já ao lado do seu lugar virão culturas com menos exigências. A sabedoria popular "primeiro os topos e depois as raízes" indica com muita competência os princípios da rotação de culturas e, portanto, os pepinos são os topos, e as batatas e as cenouras, por exemplo, são as raízes. Então fica claro o que está acontecendo depois do quê.

O que não deve ser semeado?

O repolho não é o seguidor de pepinos mais bem-sucedido, embora às vezes seja incluído na lista dos mais auspiciosos. Mas o ponto está justamente na exatidão da composição do substrato, e depois que os siderados foram plantados no jardim no final da temporada, eles alimentaram o solo, restauraram, repolho para a próxima temporada será bem apropriado.

O que exatamente não é plantado depois dos pepinos:

  • abóbora;
  • abobrinha;
  • abóbora;
  • melões;
  • melancias.

São culturas relacionadas o mais próximas possível do pepino, e darão uma colheita indistinta, porque suas necessidades nutricionais são as mesmas do pepino. O solo que não está totalmente recuperado ainda não será capaz de atender às necessidades dessas plantas. Isso se aplica tanto à estufa quanto às áreas abertas.

Também é importante o que exatamente estará ao lado dos pepinos. A cultura se desenvolverá bem se você plantá-la ao lado de endro, milho, beterraba. A mesma couve, que é melhor não cultivar depois do pepino, crescerá bem ao lado dela. Funcho, espinafre, cebola e folhas verdes também são ótimos vizinhos. Girassol e milho são até plantas parceiras do pepino, podendo aumentar seu rendimento em 20%. Eles protegerão os arbustos de pepino do vento, da perda de umidade e do sol muito ativo.

E você pode organizá-los nos corredores entre filas, mantendo um intervalo de 40 cm.

Se você plantar cebolas ao lado de pepinos, isso assustará os ácaros da aranha e, se cebolinhas, será um protetor confiável contra o oídio. O alho afasta os caracóis dos pepinos com seu cheiro. Mostarda, capuchinha, coentro, tomilho, erva-cidreira, calêndula, absinto, malmequeres e tansia também serão vizinhos úteis para pepinos. A mostarda e a tansia afugentam os pulgões, as pragas não gostam de calêndula, mas ao mesmo tempo atrai os insetos polinizadores, as moscas brancas não gostam de tomilho e tomilho.

Lidar com a rotação de cultura é mais fácil se você fixar na câmera o que e onde cresceu. Mesmo em um terreno modesto e com solo não muito invejável, pode-se conseguir uma boa colheita, levando em consideração as regras da tecnologia agrícola e rotação de culturas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário