Preparando sementes de pepino para o plantio
Para cultivar plantas fortes e saudáveis a partir de sementes de pepino, atenção especial deve ser dada à preparação das mudas antes da semeadura. A germinação e a resistência das plantas a fatores externos desfavoráveis dependem em grande parte da correta observância da tecnologia agrícola. Foi notado que pepinos cultivados a partir de mudas preparadas proporcionam um rendimento consistentemente alto.
Necessidade de procedimentos
Sementes de pepino são conhecidas por terem uma alta capacidade de germinação. Sementes de alta qualidade geralmente germinam até 90%. Coletadas corretamente e armazenadas em ótimas condições, as mudas permanecem viáveis por até 7 anos.
No entanto, com o tempo, sua viabilidade começa a diminuir, então é melhor usar sementes de 2 a 3 anos para o plantio. Ao usar material de plantio com mais de 5 anos sem qualquer processamento adicional, o rendimento será extremamente baixo.
E as sementes anuais dão muitas flores estéreis, e isso tem o efeito mais desfavorável na frutificação. Por isso é tão importante o preparo correto das sementes, que é a principal garantia de uma boa colheita.
Teste de coleta e germinação
Chamamos atenção especial para o fato de que as sementes para semeadura só podem ser colhidas em algumas variedades. Por exemplo, variedades híbridas são estéreis e não adequadas para propagação de sementes. Eles podem ser distinguidos pela marcação F1.
Os frutos da semente devem permanecer nos chicotes até que estejam totalmente maduros. Você pode colhê-los somente depois que a casca mudar de cor para amarelo brilhante. Em seguida, as frutas são colocadas em local aquecido, protegido dos raios ultravioleta, por 7 a 10 dias. Durante este tempo, o pepino vai ficar mais macio, basta cortar o vegetal e recolher as sementes.
Infelizmente, nem todas as mudas são viáveis, por isso precisam ser testadas para germinação. Para fazer isso, você precisa de uma solução salina, diluída na taxa de 1 colher de sopa. eu. sal por 1 litro de água. O material de plantio é colocado nele por um quarto de hora e eles olham - as sementes flutuantes estão vazias, elas não podem ser usadas para plantar mudas.
Chamamos sua atenção para o fato de que com a ajuda de uma solução salina é possível rejeitar apenas sementes frescas de 1-2 anos. Sementes velhas podem emergir mesmo que tenham retido totalmente sua capacidade de germinação. Para garantir sua viabilidade, você pode colocar um lote de teste para germinação.
Calibration
Uma etapa importante na preparação das sementes de pepino para o plantio é a calibração. De todo o volume de material de plantio, é preciso escolher o melhor. Isso é especialmente verdadeiro se você mesmo colhe as mudas ou as compra de suas mãos, em lojas que vendem sementes que já foram processadas. Mudas deformadas, bem como as escuras e manchadas, estão sujeitas ao abate obrigatório. As sementes de alta qualidade devem ser uniformes, uniformemente coloridas e claras.
Durante a calibração, é necessário separar as sementes pequenas das grandes. Isso facilitará o plantio subsequente, pois as sementes pequenas são plantadas a uma profundidade de 7-10 mm, as grandes são enterradas por 1,5-2 cm. Se você coletou muitas mudas, então as pequenas não podem ser utilizadas, neste caso eles sejam jogados fora.
Como desinfetar?
Ao preparar sementes para semear para mudas, a atenção mais séria é dada à desinfecção.Esse tratamento evita o desenvolvimento de podridão radicular e parda, bacteriose, oídio e mosaicos virais. Normalmente, uma das seguintes opções de desinfecção é usada.
-
As mudas são colocadas em uma sacola de lona e imersas em solução saturada de permanganato de potássio por meia hora, sendo então lavadas com água corrente limpa.
-
Uma infusão de cascas de alho tem um bom efeito desinfetante. Para fazer isso, despeje água fervente sobre ele, defina-o para infundir por 2 a 4 horas e filtre. As sementes são imersas na infusão resultante por 1-1,5 horas.
-
Para desinfecção, você pode usar ácido bórico, bem como sulfato de cobre ou nitrofosfato. Eles são diluídos a uma taxa de 5 g da droga por 1 litro de água. Nesse ambiente, as sementes de pepino devem passar pelo menos 12 horas.
-
Os produtos biológicos dão um bom resultado. Você pode tomar Fitosporin-M (3 gotas por copo de água) ou Gamair (1 comprimido por copo de água).
-
Uma pequena quantidade de sementes pode ser embebida em suco de babosa diluído em água pura na proporção de 1 para 1. Nesse caso, a desinfecção levará de 5 a 6 horas.
Importante: após a desinfecção, as sementes de pepino devem ser secas em condições naturais.
Como se aquecer?
Para ativar a energia vital das mudas, é aconselhável aquecê-las. Tal procedimento se tornará um incentivo para melhorar a germinação e, adicionalmente, desinfetar a semente. Sob a influência de altas temperaturas, a microflora patogênica morre e o processo de germinação é acelerado.
O procedimento é simples. As sementes são colocadas em papel e colocadas perto da bateria. A uma temperatura de 30 graus, o aquecimento é realizado durante cerca de uma semana, a 35-45 graus - não mais do que 3 dias. Você pode processar as mudas no forno sob a influência do calor de 50-60 graus, neste caso demorará 3,5-4 horas para aquecer.
Todos os métodos são igualmente eficazes. Foi notado que as sementes aquecidas geram muitos ovários femininos. Isso contribui para um aumento geral da frutificação.
Borbulhante
O processo de borbulhamento é muito popular. Nesse caso, as mudas são colocadas em água morna, onde é fornecido oxigênio, para esse processamento pode-se usar um processador de aquário convencional. Durante o procedimento, as mudas são enriquecidas com oxigênio. Este procedimento tem um bom efeito para estimular a germinação de sementes velhas de 5 a 7 anos. Quanto às mudas jovens, o borbulhar não terá um efeito pronunciado.
As instruções passo a passo incluem várias etapas.
-
O tubo de um compressor que produz bolhas de ar é colocado em um recipiente com água limpa e fresca.
-
Em seguida, coloca-se na água um saco de gaze com sementes de pepino, é aconselhável colocá-lo exatamente acima do tubo.
-
Se feito corretamente, bolhas de ar envolverão completamente o saco. Nesse estado, as mudas devem passar de 20 a 25 horas.
Importante: acontece que depois de borbulhar algumas sementes eclodem. Eles precisam ser entregues o mais rápido possível.
Como germinar?
Para que as sementes germinem mais rápido é muito importante que recebam nutrientes e água em volume suficiente. Isso será ajudado embebendo o inóculo em soluções de estimulantes de crescimento. Sob sua influência, todos os processos biológicos são ativados, a germinação é acelerada e, posteriormente, o desenvolvimento das mudas de pepino melhora.
Um dos remédios mais eficazes é o Epin. É usado na proporção de 2-3 gotas por 100 ml de água, o processamento de sementes de pepino é realizado em um dia. O medicamento "Zircão" tem efeito semelhante, é considerado um dos mais poderosos imunomoduladores das células vegetais. Para processar 5 gotas do produto, dilua em 1 litro de água e mantenha os pepinos na solução por um dia.
A composição do "Energen Aqua" é igualmente eficaz. Estimula a energia vital das mudas e ajuda a fortalecer sua imunidade. Os brotos obtidos após esse tratamento produzem mudas saudáveis e resistentes a patógenos de infecções fúngicas, virais e bacterianas.Para a realização do tratamento, 18-20 gotas do fármaco são diluídas em 1 litro de água e o material preparado é imerso nessa solução por 10-12 horas.
Os amantes de remédios populares podem usar ácido succínico. Para preparar uma solução de trabalho, 1 comprimido é diluído em 1 copo de água aquecida. Percebe-se que esta ferramenta é capaz de acelerar a germinação pela metade.
Para imersão, costuma-se usar humatos de sódio e potássio. Eles saturam a casca com macro e microelementos úteis e, além disso, ativam a germinação. Após este tratamento, a planta forma mudas saudáveis e constrói um poderoso sistema de raízes.
Os amantes de remédios populares podem usar mel. Para isso, 1 colher de chá. criados em um copo de água fria e manter as sementes de pepino por 24 horas. Normalmente, após esse procedimento, os primeiros brotos eclodem em 7 a 10 horas.
As sementes preparadas são colocadas em gaze ou pano, uniformemente redistribuídas e cobertas com a mesma camada de tecido. O material de plantio é regado para que o tecido fique levemente umedecido, mas não flutue. Durante a germinação, é importante observar o regime de umidade e evitar hipotermia. A temperatura da sala onde a germinação é realizada deve ser mantida em 25-28 graus. Se ficar mais frio ou mais quente, a germinação diminuirá significativamente.
Evite umidade excessiva, caso contrário, o acesso de oxigênio às mudas será limitado. Isso pode causar o apodrecimento das sementes. Para evitar que o tecido resseque, basta borrifá-lo com água de um borrifador 2 a 3 vezes ao dia.
Endurecimento
Mudas inchadas são submetidas ao último estágio de germinação - o endurecimento. Para fazer isso, eles são expostos a baixas temperaturas. Essas atividades são projetadas para ativar o sistema imunológico e desencadear inibidores de crescimento. O uso de endurecimento aumenta a resistência ao frio das mudas. Os arbustos formados a partir dessas sementes serão mais fáceis de tolerar as flutuações de temperatura e podem ser plantados em terreno aberto muito mais cedo.
As sementes inchadas, junto com um pano, são colocadas em um recipiente de plástico e colocado na prateleira inferior da geladeira por alguns dias. Nesse caso, deve-se ter cuidado para que a matéria não seque. Gradualmente, o contêiner é movido para as prateleiras com temperatura mais alta. Após 5 dias, as sementes podem ser plantadas em um recipiente.
Importante: não são permitidas sementes para endurecimento, nas quais os brotos já foram delineados. Caso contrário, eles simplesmente morrerão.
O comentário foi enviado com sucesso.