Quando e como plantar pepinos para mudas?

Contente
  1. Cronometragem
  2. Preparação
  3. Onde plantar mudas?
  4. Semeando sementes
  5. Cuidado

Mesmo o proprietário de um pequeno pedaço de terra cultiva pepinos e tomates sem falta. Não existe salada mais saborosa do que vegetais colhidos em seu próprio jardim. Este artigo se concentrará em pepinos.

Para fazer a primeira colheita o mais cedo possível, você deve cuidar disso desde o inverno. Prepare o solo, plante mudas e plante-as em campo aberto em maio. Enquanto os vizinhos no jardim vão "acordar" as sementes, suas mudas já vão crescer.

Cronometragem

Pepinos são plantas termofílicas. Apesar da presença de variedades resistentes ao frio criadas por criadores para o cultivo na Sibéria e nos Urais, os vegetais começam a crescer em solo quente já aquecido. O momento do plantio das mudas depende da data de sua transferência para o terreno aberto. Você deve começar a semear um mês e meio antes deste evento. A hora mais específica é determinada pelas condições meteorológicas típicas do clima de cada região. Por exemplo, se na sua região os pepinos são plantados no solo no início de maio, você precisa semear as mudas antes dos primeiros dias de abril.

Consideram-se condições favoráveis ​​para a semeadura de mudas no jardim o período em que a temperatura do ar é mantida em pelo menos +15 graus durante o dia e +8 graus à noite. Alguns jardineiros plantam safras de acordo com o calendário lunar, eles estão convencidos de que as fases do satélite natural da Terra afetam o crescimento das plantas. Não é à toa que nossos ancestrais plantaram pepinos em Radonitsa, está vinculado à Páscoa, e, como você sabe, a data do feriado é calculada não sem a participação da Lua. Considere o período de plantio de pepinos por região.

  • Zona média da Rússia (de Tver à região de Voronezh, região de Moscou). As mudas são semeadas no peitoril da janela em meados de abril, transplantadas para fora no final de maio.
  • Região de Leningrado. Devido às especificidades do clima, verão úmido e falta de dias ensolarados, as mudas são frequentemente plantadas para o cultivo de pepinos em estufas, sendo dada preferência a variedades zoneadas. Para cultivo em casa de vegetação, a semeadura é realizada de 1º a 10 de abril, para campo aberto - a partir de 25 de abril.
  • Ural e Sibéria. Para um verão curto e quente, os pepinos têm tempo de crescer. Mas eles devem ser plantados em campo aberto não antes de meados de junho. Assim, é necessário semear para mudas na primeira década de maio. O material de plantio é transplantado para estufas até 15 de maio, o que significa que as mudas para cultivo em estufas são semeadas antes de 15 de abril.
  • Regiões do sul (Kuban, norte do Cáucaso). Nas regiões mais ao sul do país, as mudas são plantadas de fevereiro a março e plantadas a céu aberto em abril. De 1 ° a 15 de junho, você pode iniciar as mudas novamente para uma segunda colheita tardia. Ela deve chegar ao jardim o mais tardar em 15 de julho, então os pepinos vão amadurecer de agosto a outubro.

No caso de mudas, deve-se ter em mente que a variedade da planta afeta a germinação e a taxa de crescimento - as primeiras se desenvolvem mais rápido, as posteriores - mais lentamente.

Preparação

A produtividade futura depende diretamente da qualidade da semente e da composição do solo... Apenas paciência e bom cuidado podem ser adicionados a isso. Os pepinos têm boa germinação, as sementes não perdem a vitalidade até 7 anos. Após a semeadura, os primeiros brotos podem aparecer já no 4º dia, se a temperatura do ar não descer abaixo de +20 graus.

Sementes

De sementes pequenas e de baixa qualidade, que não foram totalmente preparadas antes do plantio, crescem os mesmos arbustos fracos com um pequeno número de frutos.Se você semear levando em consideração as tecnologias agrícolas, pode-se esperar bons resultados com as mudas. A preparação das sementes é realizada de acordo com os seguintes passos.

Calibration

Você não deve perder tempo e energia germinando sementes de baixa qualidade, das quais brotos fracos e inviáveis ​​podem surgir, é melhor calibrá-los imediatamente. A seleção do material de plantio é feita com água salgada. É necessário preparar uma solução (0,5 colher de sopa de sal em um copo de líquido) e colocar sementes de pepino nela.

5 minutos são suficientes para as sementes vazias e fracas flutuarem, elas devem ser removidas. Seque as sementes restantes, certifique-se de que não haja espécimes mofados e com fungos. As sementes de fábrica, ao contrário dos produtos de artesanato falsificados, vão à venda já calibradas.

Aquecendo

As sementes selecionadas podem ser mantidas em local aquecido por algum tempo, por exemplo, em um radiador, para que o número de ovários femininos aumente.

Desinfecção

Esta é uma etapa importante na preparação do material da semente, pois ajuda a não espalhar doenças para o jardim e a cultivar uma safra saudável. As sementes tratadas com compostos antifúngicos e antibacterianos eliminam os microorganismos patogênicos. Para realizar o procedimento de desinfecção, as sementes devem ser colocadas entre camadas de gaze ou colocadas em um saco de lona, ​​preenchido com uma solução:

  • permanganato de potássio - deixe por 30 minutos, depois enxágue e seque;
  • “Fitosporin-M” - diluir 1,5 g da substância em 1 litro de água, desinfetar por duas horas.

A semente comercial que está sendo comercializada já está germicida e está pronta para ser plantada.

Germinação

Graças à tecnologia de germinação, as sementes estão se desenvolvendo ativamente. Eles recorrem a esse método se desejam aumentar a germinação das mudas e acelerar o processo de desenvolvimento das plantas no futuro. As etapas a seguir ajudarão a incubação das sementes.

  • Dobre um pedaço de gaze em várias camadas, coloque no fundo do prato.
  • Coloque as sementes em uma fileira no tecido.
  • Encha com água para que as sementes mal fiquem cobertas. Em uma grande quantidade de água, eles morrerão, mas não se abrirão sem umidade. Portanto, é necessário garantir que a gaze esteja sempre umedecida.
  • O líquido evapora mais lentamente e um efeito estufa é criado se um prato com material de plantio for colocado em um saco de celofane.
  • Para a germinação, as sementes devem ser removidas para um local escuro e quente (mais de 20 graus).
  • Após 2-4 dias, o material de plantio eclodirá. É necessário retirar as sementes "não despertadas", elas não terão mais utilidade, e plantar as demais nas mudas.

Às vezes, estimulantes de crescimento são adicionados à água - suco de aloe vera diluído, cinzas ou a droga "Zircão".

Endurecimento

Tempere as sementes em local frio. Para isso, coloque-os em camadas em gaze úmida e coloque o recipiente na geladeira por um dia. Mudas destinadas ao cultivo de pepinos em estufa não precisam ser desinfetadas e temperadas.

O solo

Pepinos são despretensiosos, mas ainda dão preferência a solos leves, com acidez neutra, com boa penetração de água e ar nas raízes da planta. Solos com esta composição podem ser adquiridos em lojas especializadas. No entanto, muitos produtores de vegetais adoram fazer misturas de solo por conta própria. Para fazer isso, eles preparam a seguinte composição:

  • solo comum do jardim - 2 peças;
  • composto - 2 partes;
  • turfa - 1 parte;
  • areia, serragem ou vermiculita - 1 parte.

50 g de azophoska e algumas cinzas de madeira são colocadas em um balde com a composição preparada. Mexa tudo bem. Uma semana antes da semeadura, o solo é desinfetado com uma solução de sulfato de cobre ou manganês. Para se livrar das larvas dos insetos, alguns jardineiros aquecem o solo no forno.

Onde plantar mudas?

Você pode semear sementes verdes em um vaso de flores normal com uma ampla área de plantio. Mas raízes delicadas de mudas de pepino quebram facilmente durante um mergulho.... Por isso, tentam transplantar as plantas junto com um torrão de terra, o que requer um copo individual para cada broto.... É ainda mais conveniente escolher recipientes que se dissolvam no solo com o tempo. A indústria produz um grande número de ferramentas para auxiliar os horticultores, que sempre podem ser encontradas nas gôndolas de pontos de venda especializados.

Cassetes de plástico

Eles são recipientes feitos de plástico fino com pequenas células. 1-2 plantas são plantadas em cada ninho. Pode haver até 50 deles em uma fita. Quando chega a hora de transplantar as mudas para o solo, o ninho é cortado com tesoura e o broto é cuidadosamente removido junto com um pedaço de terra.

Alguns modelos de cassete são complementados com uma bandeja ou tampa de água para criar um efeito de estufa.

Kits de mudas reutilizáveis ​​de plástico

Os kits de copos de plantio são feitos de plástico durável. Eles são reutilizáveis. Graças ao fundo removível, a planta sai facilmente dos recipientes junto com um torrão de terra. Após o plantio das mudas no solo, os copos são lavados e encaminhados para armazenamento até o próximo ano.

O kit possui uma bandeja com travas fixas para manter os recipientes no lugar.

As desvantagens desses kits incluem a perda frequente de fundos - sujos de terra e deixados de lado durante o plantio, tornam-se invisíveis e muitas vezes são esquecidos nas canteiras.

Potes de turfa

É um excelente material orgânico para mudas. Durante o plantio, a planta não precisa ser retirada do recipiente, ela é plantada com o vaso. A turfa, que se divide ao longo do tempo em campo aberto, torna-se um bom terreno fértil para os pepinos. A desvantagem dos recipientes é a porosidade da turfa, devido à qual a umidade do solo nos copos se evapora rapidamente. Para evitar isso, é necessário colocar as mudas em bandejas com água.

Comprimidos de turfa

São um substrato nutritivo balanceado na forma de comprimidos, que contém todo o necessário para o desenvolvimento e crescimento das mudas. Resta apenas fazer uma depressão e colocar as sementes nela. As mudas devem ser regadas periodicamente, evitando-se o ressecamento e o encolhimento do material. Infelizmente, pequenos volumes não permitem que o broto cresça e fique mais forte. Eles são adequados para regiões quentes e úmidas, onde até mesmo pequenas mudas transplantadas para terreno aberto se desenvolvem muito rapidamente.

Muitos residentes de verão têm sua própria visão da aparência e origem dos recipientes de mudas. Sua imaginação permite-lhes semear em casa em recipientes incomuns.

  • Ao usar cascas de ovo junto com uma bandeja, o inventor desse método obtém várias vantagens de uma só vez. A casca é fixada com segurança nas células da bandeja, a planta recebe cálcio como fertilizante nutriente. Ao transplantar, é fácil quebrar a casca e plantar mudas com um torrão de terra e esmagar a casca no jardim como cobertura.
  • Ao semear em sacos plásticos, você pode cobri-los primeiro. O resultado é um efeito estufa, que cria um microclima especial dentro da bolsa. Quando a primeira folha aparece, os pacotes são abertos. No plantio de plantas em campo aberto, nada mais fácil do que tirar o broto junto com o solo e replantar.
  • Plante mudas em copos plásticos descartáveis ​​para bebidas, - um clássico do gênero, muitos residentes de verão fazem exatamente isso. Basta fazer furos no fundo do copo e colocar as mudas no palete.

Com o mesmo sucesso, são usados ​​todos os tipos de recipientes para alimentos de pequeno volume - recipientes de plástico para iogurtes, patês, purê de batata, coalhada.

Semeando sementes

A maioria dos jardineiros prefere plantar mudas de pepino em casa em pequenos recipientes separados, mas alguns também plantam em um recipiente comum. O padrão de pouso em ambos os casos é semelhante, com exceção de um pequeno ajuste.

  • Os recipientes preparados são desinfetados antes da semeadura.Para fazer isso, eles são derramados com uma solução quente de permanganato de potássio e deixados em repouso por 5-10 minutos, então o manganês é drenado. Os recipientes de turfa não são processados.
  • Para evitar a decomposição das raízes, são feitos orifícios no fundo das xícaras.
  • Para o mesmo fim, uma camada de drenagem em forma de areia e turfa é colocada no fundo dos tanques.
  • Em seguida, o solo preparado é despejado em copos ou em um recipiente comum, não atingindo as bordas em 1/3.
  • A terra está umedecida.
  • As sementes são espalhadas em solo úmido em vários pedaços em um copo. Mais tarde, quando as mudas brotam, um espécime mais forte é selecionado e o fraco é removido com uma tesoura sob a própria raiz. Você não pode arrancá-lo, o broto principal pode sofrer. Em recipientes compartilhados, as sementes são colocadas em uma superfície úmida em incrementos de 7 a 10 cm. Se plantadas muito próximas, as mudas esticarão e ficarão fracas.
  • As sementes dispostas são ligeiramente pressionadas para baixo para que fiquem fixas no solo úmido e não se movam quando borrifadas com terra.
  • Em seguida, os recipientes são cuidadosamente cobertos com solo nutritivo 2-2,5 cm acima das sementes.
  • As mudas são bem umedecidas com um borrifador.
  • Os recipientes são cobertos com comida ou filme plástico comum.
  • As mudas são removidas para um local quente (+ 20 ... 24 graus) antes da germinação. Monitore a umidade do solo.

Cuidado

Os recipientes de mudas devem ser ventilados diariamente para remover a condensação do filme. Comece com 15 minutos e aumente esse tempo todos os dias. É necessário monitorar o estado do solo, mas, via de regra, ele ficará umedecido sob a película, dispensando a rega. Quando aparecem os primeiros brotos, o filme deve ser retirado para não atrapalhar o crescimento normal das mudas.

  • Iluminação... As sementes não precisam de iluminação, mas os brotos precisam. A falta de luz fará com que as mudas se estiquem e se tornem finas e frágeis. Portanto, após a retirada do filme, as mudas são transferidas para um parapeito de janela, preferencialmente localizado no lado sul, sudeste ou sudoeste. As mudas devem receber iluminação por até 14 horas por dia. Se não houver luz natural suficiente, é necessário instalar lâmpadas artificiais com fitolâmpadas ou luz fluorescente.
  • Temperatura... As sementes germinam no calor (até +25 graus), e os brotos não precisam de alta temperatura, precisam de no máximo + 18 ... 20 graus. Neste estado de ar, os verdes diminuem o seu crescimento, permitindo que o sistema radicular se desenvolva. Durante o crescimento das mudas, é importante protegê-las das correntes de ar. Uma semana antes do plantio em campo aberto, os recipientes são levados para fora, por exemplo, em uma varanda, a fim de acostumar gradualmente as mudas a uma temperatura baixa (método de endurecimento).
  • Rega... Umedecer o solo é necessário para uma planta jovem, sua condição é monitorada diariamente. Não encha demais os recipientes, isso levará ao apodrecimento das raízes. Durante a rega, você não precisa direcionar um jato de água direto para as folhas da planta, tente entrar embaixo da raiz. Uma vez a cada 3 dias, os próprios verdes podem ser irrigados com um borrifador, o fluxo difuso de umidade não os prejudicará. Para irrigação, use água morna estabilizada.
  • Top curativo... A cobertura é feita uma vez, no período em que aparecem duas folhas bem definidas nas mudas. De 7 a 8 horas antes do procedimento, o solo deve ser umedecido, pois a introdução de fertilizantes em solo seco pode causar danos às raízes. A composição é preparada da seguinte forma - 20 g de nitrato, 20 g de superfosfato e 15 g de sulfureto de potássio são adicionados a 10 litros de água.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário