Como crescer pepinos no peitoril de uma janela?

Contente
  1. Características de crescer na sala
  2. Variedades adequadas
  3. Escolha de um contêiner para pousar
  4. O solo
  5. Como plantar corretamente?
  6. Cuidado
  7. Doenças e pragas
  8. Dicas para iniciantes

Muitas pessoas gostariam de ter um vegetal crocante na mesa, independentemente da estação e do clima regional. Mas nem todo mundo sabe que é perfeitamente possível cultivar pepinos no peitoril da janela. Com o artigo, você aprenderá como fazer isso corretamente em um ambiente de apartamento.

Vamos falar sobre as peculiaridades do cultivo de pepino na sala, sobre quais pratos escolher para o plantio, quais são adequados para esta variedade e como plantá-los corretamente. Amantes experientes do cultivo de pepino em ambientes internos compartilharão dicas para iniciantes.

Características de crescer na sala

Em casa, os pepinos no peitoril da janela podem ser cultivados na primavera e no inverno e, em qualquer época do ano, eles crescem independentemente da duração do dia ou da temperatura ambiente. Em um apartamento, todos esses momentos podem ser ajustados e o ambiente desejado pode ser criado.

A colheita não sai pior do que no jardim, e às vezes até melhor. A porcentagem de pureza do produto nesses vegetais é definitivamente mais alta, mas você não pode dizer pelo sabor. By the way, os pepinos cultivados na janela também são adequados para a conservação. É importante escolher corretamente as variedades certas.

Variedades adequadas

Imediatamente é necessário fazer uma reserva de que as sementes que vão para o plantio no jardim não são adequadas para o cultivo no parapeito da janela. Para um ambiente de sala, você precisa escolher variedades autopolinizáveis ​​que proporcionam uma colheita abundante e híbridos de amadurecimento precoce com inflorescências femininas. Você pode plantar variedades para cultivo de jardim, mas então você tem que polinizar a si mesmo, pegando um pincel e conjurando cada flor. Agora vamos ver quais variedades são mais adequadas para o cultivo doméstico.

  • "Shchedryk". Variedade de maturação precoce, dando até 3 ovários em nó. O período de frutificação é de 47 dias. Os frutos crescem dentro de 10 cm, e cada pepino pesa cerca de 100 g, dando uma safra estável de alta qualidade - até 2 kg por arbusto.
  • "Khutorok". Também é um pepino de amadurecimento precoce para cultivo interno, que dá frutos um mês após a germinação. Frutos de até 10 cm são doces, a planta é resistente a doenças, mas requer polinização: é preciso fertilizar flores femininas com pedúnculos masculinos. Se tudo for feito corretamente, então em casa você pode fazer uma colheita todos os meses.
  • "Casa cheia" (semelhante à variedade "Quebra-nozes"). Esta variedade é adequada até para decapagem, apesar do crescimento interno. No entanto, os jardineiros enfatizam que é melhor usar esse pepino em saladas, na conservação pode dar maciez ou vazio. A safra pode ser colhida 45 dias após a germinação, em cada nó haverá até 3 ovários. Comprimento do fruto - até 12 cm, o peso geralmente é de 100 g. A colheita ocorre em dias alternados.
  • "Khrustyk". Uma variedade de maturação tardia com um arbusto em forma de cipó. Você pode colher os primeiros frutos após 50 dias. Durante este tempo, a planta crescerá a uma altura de mais de 1 metro e dará 4 ovários em cada nó. Frutos de boa qualidade com 10 cm de comprimento e resistentes ao transporte. De um arbusto desta variedade, você pode coletar até 11 kg de pepinos.
  • "Masha". Também perfilha em forma de cipó, mas uma variedade de maturação precoce. A colheita dá 37 dias após a germinação. Frutos em forma de pepinos (crescem dentro de 8 cm). A variedade é resistente a doenças, fica muito tempo armazenada não só na geladeira, mas também no porão. Adequado para salga.
  • "Prestígio"... Maxixe crocante sem amargor. É uma variedade versátil adequada para saladas e conservas. Os pepinos têm pequenos espinhos espinhosos que podem ser facilmente removidos ao lavar os vegetais. A capacidade de germinação da variedade é de 50 dias.Recomenda-se colher com freqüência, mas se houver demora, os frutos não crescerão.
  • "Miranda"... Variedade holandesa de alto rendimento. Os pepinos são bastante grandes (até 12 cm), de excelente sabor, sem amargor. As plantas dessas variedades não têm medo do calor e toleram bem os extremos de temperatura.

Todo o material de sementes apresentado (exceto para "Khutork") são híbridos autopolinizadores que se provaram bem em crescer em janelas em casa. As mais caras são as sementes de criadores holandeses, vendidas à peça.

Escolha de um contêiner para pousar

Idealmente, vários tipos de recipientes são preparados para o plantio de pepinos. As sementes são plantadas em copos plásticos ou de turfa: as primeiras podem ser colhidas de laticínios e as últimas são vendidas em lojas especializadas. Garrafas de plástico também são adequadas para o crescimento de sementes de pepino: uma parte do meio é cortada delas e as sementes são semeadas nos "barcos" resultantes. As sementes são plantadas em pequenos vasos. Mas então é necessário mais volume.

Selecione o tamanho do recipiente para o transplante de mudas de forma que pelo menos 5 kg de solo possam ser despejados em um recipiente para um arbusto, e para que o sistema radicular tenha a oportunidade de se desenvolver. Podem ser baldes, várias caixas ou caixas de papelão. O fundo deste último é coberto com polietileno ou polvilhado com argila expandida.

O solo

É aconselhável preparar com antecedência o terreno para o cultivo de pepinos em casa. Solo especializado pode ser comprado na loja, mas como esse solo é considerado uma mercadoria sazonal, não é fácil encontrá-lo, por exemplo, no inverno ou no outono.

Vamos considerar como preparar nós mesmos o substrato desejado.

  • No fundo do recipiente para o transplante de mudas, você precisa coloque uma camada de drenagem de argila expandida ou seixos de rio. Esta camada deve ter pelo menos 5 cm.
  • O solo para o material de sementes e arbustos de mudas deve ser o mesmo e consistir em terreno ajardinado (possivelmente de origem florestal), fertilizantes, giz, cinzas e folhagem podre... A maioria (2/3) é solo, 1/3 é fertilizante e outros ingredientes, por exemplo, 1 xícara de giz, 2 xícaras de cinzas e 4 xícaras de folhagem.
  • Coloque a base preparada em um recipiente, deixando 4 cm da borda.
  • Antes do preenchimento, o solo deve ser desinfetado: você pode despejar com água quente com permanganato de potássio (solução rosa fraca) ou outro preparado especializado que é vendido em lojas de horticultura.

Congelar o solo não ajudará a salvar as larvas dos insetos, já que os ovos da maioria das pragas têm imunidade para o inverno. Em baixas temperaturas, as larvas hibernam e, após o descongelamento, começam a danificar os arbustos.

Além disso, não vá para materiais exóticos como fibra de coco. Considere os componentes mais familiares na forma de serragem, folhas e assim por diante: eles não são de forma alguma inferiores aos seus equivalentes no exterior.

Como plantar corretamente?

Para fazer uma boa colheita, é preciso plantar as sementes e, após aguardar os brotos, transplantar as mudas para outro recipiente e já cuidar bem das plantas. Antes de semear as sementes, prepare o local. É preferível colocar uma camada de poliestireno no peitoril da janela: desta forma, as plantas ficam protegidas das correntes de ar e do calor forte dos aparelhos de aquecimento. Papel alumínio ou outra superfície reflexiva deve ser fixada nas encostas: isso aumentará a quantidade de iluminação. Para a semeadura, você pode comprar sementes de pepino já processadas. Eles são mais caros, mas não há confusão adicional com eles: coloque-os em copos, água e espere pelos brotos. Em seguida, transplantamos as mudas para um recipiente maior e aguardamos a colheita, realizando os cuidados necessários.

Se as sementes forem comuns, é aconselhável desinfetá-las (com meios especiais ou solução fraca de manganês) e germinar (manter em ambiente úmido por pelo menos 2 dias). Quando as sementes eclodirem, plante-as no solo. Se você não pré-embeber, então é melhor plantar 2 sementes em um copo de uma vez, com certeza.Você pode fertilizar o solo com uréia misturada com nitrofos. Por exemplo, 1 colher de chá do primeiro componente e 2 colheres de chá do segundo fornecerá a dosagem correta de nutrição para um balde de solo preparado. A semente é plantada com 2 cm de profundidade e, após 5 a 7 dias, os brotos eclodem. Se você plantou 2 sementes em uma xícara, livre-se do espécime fraco, dê ao mais forte a oportunidade de se desenvolver ainda mais. Não se apresse em arrancar um broto fraco pela raiz, para não arrancar outra planta. Ele só precisa ser cortado ou quebrado.

Assim que uma muda forte com folhagem permanente se forma, as plantas são transplantadas para um lugar permanente. Eles fazem isso da seguinte maneira:

  • uma camada de drenagem e uma composição de solo preparada são colocadas em um recipiente de plástico de cinco litros (ou outro recipiente de volume adequado);
  • para tirar facilmente as mudas, o copo é regado em abundância e o arbusto é cuidadosamente arrancado junto com o solo.

As mudas são plantadas em outro recipiente com um caroço de terra, fazendo uma depressão e depois cobrindo o topo com terra. Regar a nova plantação.

Cuidado

Sabendo passo a passo como cultivar pepinos em casa, você pode ter legumes frescos durante todo o ano. A técnica de cultivo é simples, o principal é transplantar as mudas na hora certa, polinizar durante a floração, se não for uma variedade autopolinizadora, dar um mergulho e cuidar bem dos arbustos.

Rega

A rega é desejável com água sedimentada em temperatura ambiente, é preciso umedecer o solo todos os dias, mesmo em pequenas porções... Não deixe que o solo seque e forme uma crosta no topo: isso terá um efeito negativo nos processos de troca de ar.

Se você cultiva pepinos no inverno, quando o ambiente é aquecido por baterias e o ar está quase seco, instale recipientes adicionais com água no parapeito da janela. Você pode colocar o próprio recipiente, no qual crescem os pepinos, em um palete e despejar água conforme necessário.

Liga

Pepinos são plantas trepadeiras, e como você não pode permitir que rastejem nas condições da sala, é imperativo criar suportes e amarrar as vinhas a eles com uma corda ou barbante grosso... O dormente de suporte pode ser puxado ao longo de todo o comprimento do peitoril da janela se houver muitos arbustos. Escolha uma altura de 2 ou até 2,5 metros e fixe o suporte. Na parte inferior, você precisa martelar pregos ou arranjar outro dispositivo para prender o fio (fio) ao redor do qual o pepino vai amarrar.

À medida que o chicote cresce, o recipiente com pepinos é baixado do parapeito da janela até o chão, aumentando o barbante. Não fazer isso resultará em rendimentos mais baixos porque as vinhas não crescerão até o comprimento desejado e não produzirão um grande número de nós. Se não for possível instalar um dorminhoco estacionário no peitoril da janela, você pode colocar uma vara alta em cada vaso, prender o arbusto com uma corda e permitir que a videira se desenvolva ao longo desse suporte.

Você também pode simular um amplo suporte de escada.

Formação

É sempre necessário formar arbustos em casa. Isso é feito apertando 10-12 folhas, bem como removendo as antenas. Para crescer, você precisa deixar apenas uma videira para que todos os ovários fiquem nela.

Todos os brotos laterais são limpos, são removidos acima do ovário, deixando uma folha. Alguns horticultores se livram apenas dos brotos inferiores e, acima do quarto nó, deixam como está, mas arrancam os chicotes do sexto arbusto.

Fertilizante

A primeira alimentação é feita após a germinação. Os brotos são fertilizados duas semanas após a emergência e, após outra semana, o procedimento é repetido. Você pode alimentá-lo com uréia de fábrica (10-12 bolas por 2 litros de água) se notar que a folhagem está enrolando e o caule é muito fino. Se o arbusto floresceu ou os frutos já apareceram, os fertilizantes de nitrogênio são proibidos, pois podem aumentar o teor de nitratos nos vegetais. O mesmo se aplica à matéria orgânica, e o uso de esterco de galinha na sala não é tão higiênico.

No cultivo doméstico, os compostos de potássio e fósforo ajudam.Existem muitas variedades de fertilizantes superfosfatados, você precisa ler as instruções e quando o ovário ou as flores caem, as folhas ficam secas, os arbustos precisam ser alimentados. O potássio é necessário para os pepinos quando uma borda branca aparece em toda a folha . Se as plantas não forem alimentadas a tempo, a folha cairá.

A falta de potássio pode levar à morte de um pepino, por isso estocar este elemento necessário e, se necessário, diluir uma pitada da mistura em 1 litro de água e regar a cultura.

Doenças e pragas

Os híbridos geralmente são bastante resistentes às principais doenças do pepino; no entanto, as plantas precisam ser constantemente examinadas em busca de criaturas e doenças prejudiciais. Se as folhas enrolam e secam, a videira não estica bem, os ovários não amarram e caem, os arbustos ficam amarelos e assim por diante, então todos esses são sinais de que a planta precisa ser salva.

Pepinos são tratados em casa principalmente com remédios populares, é melhor evitar a química... Os insetos podem ser destruídos manualmente ou podem ser aplicados métodos alternativos. Portanto, os ácaros têm medo da tintura de alho, e os pulgões e as moscas brancas têm medo do tabaco. Drogas de fábrica como "Fitosporina", "Bitoxibacilina" e outras são usadas antes da formação dos ovários e com muito cuidado.

Dicas para iniciantes

Para pepinos que crescem em ambientes fechados, a luz, incluindo a luz natural, é muito importante. Mais colheita será dada por aquelas plantas que crescem no peitoril das janelas voltadas para os lados sul e leste. Mesmo com iluminação adicional, os arbustos que crescem nos lados norte e oeste não darão uma colheita decente e frutos de alta qualidade.

Jardineiros experientes compartilham outros truques e dicas:

  • depois de pelo menos 3 meses, você precisa colocar a terra no recipiente onde crescem os pepinos;
  • se a folhagem inferior começar a secar, é hora de verificar e ajustar os parâmetros de umidade e temperatura;
  • quando as mudas se estendem em apenas uma direção, elas não têm luz suficiente, mas a iluminação adicional corrigirá a direção da videira;
  • para que os híbridos destinados ao cultivo em casa não tenham gosto amargo, deve-se seguir rigorosamente todas as regras de cuidado, caso contrário darão amargor.

Se a fruta não cresceu do ovário, você pode alimentar o arbusto com solução de iodo... Uma gota de iodo é pingada em 300 ml de água e cuidadosamente regada com esta composição do recipiente na borda para não queimar os caules e o sistema radicular.

Pode haver muitas dicas e instruções, mas, na verdade, você pode cultivar uma safra de pepinos que não agrida o meio ambiente sem problemas adicionais. O principal é ter vontade e observar os principais pontos que abordamos neste artigo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário