De que tipo de solo gostam os pepinos?
Pepinos são plantas que podem ser consideradas exigentes no solo. E a terra preparada sazonalmente será uma parte importante do seu sucesso se você aproveitar a última safra e a ausência de grandes problemas durante a temporada. Existem requisitos, existem leituras de acidez e muitos outros parâmetros que afetam o crescimento dos pepinos. E existem regras claras para preparar o terreno para o plantio - tanto na estufa quanto na rua.
Requisitos primários
O pepino, apesar de todos os seus méritos, tem um sistema radicular bastante fraco, simplesmente não tolera solos pesados. Mas o que ele gosta, vale a pena mencionar separadamente. E esclarecer imediatamente que muitos donos de sites nem sabem que tipo de solo eles têm ali.
Tipos de solo (básico):
- argiloso - o mais pesado, difícil de processar, do volume total de solo argiloso será 50%;
- argiloso - a argila neles é um pouco menor, mas esses solos são pesados e leves, tudo depende da porcentagem de partículas de areia neles;
- argila arenosa - argila até 30%, mas areia pode até ser 90%;
- arenoso - argila 10%, todo o resto é areia.
Solo arenoso e franco-arenoso é sempre o achado de elementos mecânicos em um estado parcial separado. Mas os solos argilosos e argilosos são estruturais, de baixa estrutura e sem estrutura. Portanto, para pepinos, solo solto é mais adequado, pois retém bem a umidade, o que significa que argila e areia são menos adequadas. Mas os loams leves e médios são adequados: eles têm excelente permeabilidade ao ar, capacidade de umidade, boa aeração, que está apenas "disponível" para o sistema de pepino de raiz.
Quanto à umidade do solo, os indicadores ideais deste marcador são 75-85%... Para continuar a controlá-lo, você precisa pegar um punhado de terra da camada das raízes e apertar com força na mão. Quando a água sair, você pode ter certeza que a umidade é de pelo menos 80%, se houver impressões digitais no caroço - 70%, se o caroço acabou de esfarelar - 60%.
Escolhendo o tipo de solo
Neste ponto, gostaria de dizer como determinar o tipo de solo no local e como entender se o ideal foi encontrado.
- Você precisa pegar um punhado de terra umedeça até formar uma massa semelhante a uma massa, depois enrole o cordão com 0,5 cm de espessura e faça um anel.
- Com solo arenoso, o cabo simplesmente não se torce. Com a argila arenosa, ele se enrolará, mas rapidamente se desfará, quase que instantaneamente.
- Se o cordão for formado, mas se desintegrar facilmente, isso significa que o solo é argiloso leve. Mas em margas pesadas, ao torcer, as rachaduras se tornarão perceptíveis.
- Com solo argiloso o anel não terá rachaduras, ele manterá sua forma perfeitamente.
Se, de acordo com todos os estudos, descobriu-se que o solo no local está solto, retendo bem a umidade, então o pepino com certeza vai gostar.
Qual deve ser a acidez?
Em termos de acidez, a cultura requer um nível de pH de 6,2-6,8, definitivamente não tolerará a acidificação... Solo alcalino também não renderá uma boa colheita. E também as plantas precisam de um solo com temperatura alta, quente. Portanto, você pode plantar mudas somente depois que a Terra aquece até +18 graus. Assim que a temperatura cair 4-5 graus e durar alguns dias, as raízes da planta param de se desenvolver. Pepinos podem morrer.
O solo azedo é característico de áreas baixas, onde a água fica estagnada na primavera. A acidez, aliás, também aumenta depois de várias estações chuvosas, nas quais o magnésio e o cálcio são removidos do solo. Então, os íons de hidrogênio dominam a composição do solo e aumentam a acidez.E para entender que é exatamente assim, dá para olhar para o alecrim bravo, cavalinha, azedinha crescendo no território. E se o solo também for cavado a uma profundidade de 15 cm, aí você pode notar uma camada leve, parecida com uma cinza.
Como determinar a acidez do solo com justificativa científica:
- compre papel de tornassol - em uma farmácia ou em uma loja de jardinagem;
- misture uma solução de solo semilíquida (terra + água destilada) e mergulhe o teste ali por literalmente 3 segundos;
- o tipo de acidez será indicado pela correspondência entre a cor da tira e a escala do indicador, ou seja, basta comparar os resultados.
Se você precisar reduzir a acidez do solo, o carbonato de cálcio ajudará. Ele contém calcário moído, pó de cimento, giz, dolomita, farinha de osso, cinza de madeira. Se a regulação da acidez é feita pela primeira vez, não é mais útil colher calcário moído. É introduzido em solo arenoso 400/100 g, em argila arenosa - 600/150 g, em margas - 800/350 g, em alumina - 1100/500 ge em turfeiras - 1400/300 g.
E uma vez que os pepinos são extremamente sensíveis à calagem, é melhor reduzir a acidez do solo, mesmo sob o antecessor do pepino, bem, no pior dos casos, no outono. Mas definitivamente não na primavera, quando é hora de mandar as mudas para o solo.
Preparando o terreno para o plantio
O arranjo da borragem na estufa e na rua não é muito diferente, apenas na fase preparatória há nuances.
Na estufa
A rotação de culturas dentro de uma estufa é uma história rara porque não é fácil de manter em tais condições. Portanto, após a colheita da colheita, é necessário retirar da estufa o substrato esgotado com esterco podre (e vai esmagá-lo no verão) e distribuí-lo nos canteiros. Mas se substituir o solo não é realista, ele deve ser desinfetado.
- Derrame o solo com água fervente, cubra a superfície da borragem por um dia com um filme. Em seguida, o solo deve ser escavado e enterrado. E a mesma operação terá que ser feita com suas próprias mãos novamente em 3 dias. Tudo isso é feito na primavera.
- Os biofungicidas podem ser pulverizados diretamente no solo - "Fitocida", "Fitosporina M", "Pentafag", mistura de Bordeaux... É assim que o solo é cultivado na primavera e no outono.
- A lixívia também é uma boa ferramenta que pode ser adicionada a uma taxa de 200 g por 1 quadrado e, em seguida, o solo é desenterrado... E isso deve ser feito seis meses antes do plantio dos pepinos.
- E você também pode derramar o solo com uma solução de formalina a 2% e, em seguida, cobrir a superfície do jardim com um filme por 3 dias... A terra foi desenterrada, angustiada. Algumas semanas antes do plantio, você precisa fazer isso, e é melhor preparar o solo dessa forma um mês antes de plantar as mudas.
No final da safra, todos os resíduos vegetais devem ser coletados e queimados. E as superfícies internas da estufa devem ser lavadas com a mesma formalina. E fumigar a estufa com enxofre também não faz mal. Quando exatamente é necessário repor todo o volume de solo na estufa: se essa terra foi usada na estufa por muitos anos, nada muda, e uma mudança na cobertura do solo já é inevitável. Se as plantas ficaram doentes na última temporada e a colheita claramente não deu certo, simplesmente fertilizar o solo também não ajudará mais.... Se fertilizantes foram aplicados e o desenvolvimento das plantas ainda é razoável, você também precisa mudar o solo. E, claro, ele é substituído se o cheiro mais agradável não vier do solo.
Nesse caso, o solo antigo é removido em 30 cm, e isso é feito em torno do perímetro de toda a estufa. Em seguida, o solo é tratado com sulfato de cobre (pode ser substituído por água sanitária). Em seguida, solo fresco e fertilizado é colocado, os fertilizantes necessários são aplicados.
E não desista do cultivo de adubos verdes, que ajudam o solo a se manter saudável e equilibrado por mais tempo.
Em campo aberto
Em primeiro lugar, não se deve esquecer a rotação de culturas. Os pepinos crescem bem depois das leguminosas, que são simplesmente insubstituíveis no enriquecimento do solo com nitrogênio.... Aliás, os talos do feijão e da ervilha não precisam de ser deitados fora após o final da safra, podem ser triturados e desenterrados juntamente com o solo, sendo também uma excelente fonte de nitrogênio.Pepinos também crescem bem depois de cebolas e alho - eles são perigosos para as pragas, pois têm excelentes propriedades bactericidas. Onde cresciam cenouras, batatas e beterrabas, os pepinos também deveriam ser confortáveis. A terra é desenterrada no outono, a profundidade aproximada é sobre a baioneta de uma pá, sem quebrar pedaços. Na primavera, faz sentido cavar a terra mais uma vez e, em seguida, soltá-la com um ancinho, arranjar cristas. Ao plantar, estrume bem podre é introduzido no solo.
Quais fertilizantes são necessários:
- 1 balde de composto;
- 15 g de nitrato de amônio;
- 20-25 g de sulfato de potássio;
- 40-45 g de superfosfato.
No outono, a preparação deve ser tão completa quanto na primavera, se não mais. Por exemplo, alguns jardineiros esquecem esse procedimento como cobertura morta. A cobertura morta é feita de serragem, folhas, palha, grama, cascas de girassol. As folhas de vidoeiro são consideradas especialmente úteis para borragem. Cada camada de cobertura morta deve ser polvilhada com solo. Parte da matéria orgânica - o que é previsível - se decomporá antes da primavera. A cobertura morta é especialmente importante se o solo for estrutural, então as raízes das plantas crescem facilmente na cobertura morta. Mas mesmo um solo muito bem cultivado no outono certamente se soltará qualitativamente na primavera. O húmus costuma se espalhar no local, a terra é desenterrada, novamente, na baioneta de uma pá. E é importante ter certeza de que não há ervas daninhas no solo antes mesmo do plantio. E se houver, eles devem ser removidos.
Mas mesmo após o plantio, o solo sob a borragem também precisa ser cuidado. Por exemplo, tente muito manter a rega ideal. Pepinos adoram água, mas são muito "rígidos" para secar demais. Só é necessário regar o solo nas primeiras horas da manhã ou à noite e com água excepcionalmente quente. Acredita-se que seja necessário molhar o solo em pelo menos 16 cm, sendo feita a fertilização sazonal conforme a necessidade. Caso contrário, o rendimento dos pepinos depende da conformidade da variedade com as características regionais e de como está as pragas e doenças no local. E a colheita, claro, também depende do clima da estação. Mesmo assim, há tanto no solo, literal e figurativamente, que é preciso tentar muito prepará-lo.
O comentário foi enviado com sucesso.