Por que mudas de pepino enrolam folhas e o que fazer?

Contente
  1. Mudanças de temperatura
  2. Ajuste e cuidado incorretos
  3. Tratamento de doenças
  4. Controle de pragas
  5. Medidas de prevenção

Um problema como o enrolamento das folhas de pepino pode ocorrer tanto em mudas de pepino que crescem no peitoril de uma janela quanto em plantas adultas que crescem em terreno aberto ou em estufa. Por causa do que isso pode acontecer e o que fazer a respeito, vamos contar a você no artigo.

Mudanças de temperatura

A temperatura sobe são uma razão comum pela qual as folhas de pepino podem começar a enrolar. Essa cultura não tolera mudanças bruscas e, portanto, quando a temperatura esfria ou aumenta, a folhagem do pepino começa a enrolar e amarelar. Nesse caso, não funcionará para salvar a parte verde da planta.

Não permita que as folhas das plantas entrem em contato com as paredes da estufa. - isso se aplica principalmente aos pepinos que são cultivados em condições de estufa. Com o calor, as paredes da estufa aquecem e as folhas, ao entrarem em contacto com as mesmas, podem queimar-se, o que também pode fazer com que amarelem, enrolem e sequem.

Ajuste e cuidado incorretos

O plantio incorreto pode causar ondulações na folhagem do pepino. A colocação dos arbustos desempenha um grande papel. Eles não devem crescer muito próximos, caso contrário os pepinos irão sombrear uns aos outros, razão pela qual eles perdem força e se desenvolvem mal, e suas folhas começam a secar nas bordas. O ideal é manter uma distância de 25 centímetros entre as plantas cultivadas ao ar livre. Se estamos falando de mudas que crescem no peitoril da janela, então, neste caso, a distância entre os arbustos pode ser reduzida para 15 centímetros.

Erros de cuidado também podem causar vários problemas na planta. Assim, devido à aplicação inadequada de curativos, as folhas podem começar a enrolar como um barco, amarelar, murchar e secar. Isso geralmente acontece com falta de nitrogênio. Para resolver o problema, você precisa fertilizar o solo. Porém, você não deve se deixar levar pela alimentação, pois o excesso de minerais também pode prejudicar.

Deve-se prestar atenção especial ao regime de irrigação da planta. Com a falta de água, os pés de pepino secam, murcham e não se desenvolvem, e sua folhagem se enrola. Por esse motivo, os pepinos são regados 2 vezes ao dia ou a cada poucos dias, mas em grandes quantidades, adicionando-se água pela raiz.

Ao mesmo tempo, notamos que o alagamento também pode prejudicar o mato e causar doenças.

Tratamento de doenças

Vários tipos de doenças também podem causar o enrolamento das folhas do pepino.

Uma dessas doenças é o oídio, que é ativado no meio do verão. É ela a razão do aparecimento de manchas amarelas na lâmina foliar e do enrugamento da folhagem. O oídio ocorre, via de regra, devido à densidade excessiva de arbustos, saltos de temperatura, rega com água fria e má circulação das massas de ar quando se trata de plantas cultivadas em casa de vegetação. Não é difícil entender que a planta está infectada com oídio: além das manchas amarelas, aparece nas folhas um broto esbranquiçado. Você pode combater esta doença, para isso é recomendado o uso de uma solução de Bordeaux líquido a 1%, sendo necessário pulverizar tanto a parte superior quanto a inferior.

A causa também pode ser uma doença, como a podridão da raiz, que é causada por um fungo. Esta doença sobe da raiz, enquanto a folhagem do pepino começa a envolver a borda, torna-se pálida, amarela e murcha. Se você descer um pouco e olhar a base do caule, que fica perto do chão, você verá que mudou de cor para marrom. Para prevenir a ocorrência dessa doença, o solo deve ser tratado com permanganato de potássio antes do plantio. E você também deve evitar molhar as plantas com água fria e providenciar a ventilação regular das estufas. Se a doença se intensificou, os arbustos deverão ser tratados com "Trichodermin".

A folhagem pode enrolar devido a um vírus que penetrou nas células da planta. Nesse caso, será melhor queimar os arbustos doentes, pois não será possível curá-los.

Controle de pragas

Pragas também pode causar problemas. Via de regra, eles se alimentam de sucos de plantas, por isso começam a enfraquecer e perder imunidade, e suas folhas ondulam e murcham.

Na maioria das vezes, os pepinos são precipitados por pequenos parasitas como pulgões e ácaros. Eles são os únicos que fazem a folhagem enrolar. Eles vivem na parte de trás da folha de chapa. Apesar do pequeno tamanho dessas pragas, você pode vê-las em seu habitat a olho nu. Se você notar que esses insetos parasitas apareceram nas plantações, você precisa começar a lutar imediatamente com eles, caso contrário, há o risco de eles infectarem as plantas com um vírus ou fungo perigoso, que fará com que morram.

É mais eficaz lutar com a ajuda de drogas especiais altamente tóxicas. Portanto, contra pulgões é melhor usar inseticidas como "Arrivo", "Barguzin" e "Aktara", e contra carrapatos acaricidas são adequados, entre os quais "Fitoverm" e "Actellik" são especialmente proeminentes. Por favor, note que você precisa usar produtos químicos antes da floração, além disso, você precisa agir estritamente de acordo com as instruções, caso contrário, existe o risco de causar enormes danos à sua saúde.

Além de produtos químicos, remédios populares também podem ser usados. Também podem ser processados ​​após a floração, pois são totalmente atóxicos e têm um efeito mais suave. Assim, entre esses fundos, destacam-se as infusões de alho e cebola, bem como uma solução à base de tabaco. No entanto, é melhor usar essas soluções imediatamente, quando os parasitas ainda não tiveram tempo de se reproduzir, caso contrário, os fundos serão ineficazes.

Medidas de prevenção

As medidas preventivas podem ajudá-lo a evitar muitos problemas.

Portanto, as plantas precisam ser inspecionadas regularmente. Isso deve ser feito no início, na fase de muda e no futuro. Isso ajudará a identificar o problema a tempo e lidar com ele.

Não se esqueça de limpar as ervas daninhas, pois elas são portadoras de parasitas.

Certifique-se de remover a folhagem velha, desenterrar as camadas superiores do solo. Parasitas e fungos nocivos podem se esconder sob a folhagem velha, permanecendo lá durante o inverno. Depois de esperar por condições favoráveis, eles se tornam ativos novamente e começam a precipitar as plantas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário