Qual é a aparência do kiwano e como cultivá-lo?
Kiwano é um vegetal espinhoso exótico que é fácil de cultivar. Em nosso país, cultivaram-se variedades, zoneadas para diferentes zonas naturais e climáticas. Você pode encontrar as sementes dessa cultura incomum em qualquer loja de jardineiros e jardineiros. Vamos falar sobre como cultivar Kiwano corretamente em seu jardim.
Descrição
O povo Kiwano é mais conhecido como "melão com chifres" e também como "pepino africano". A vida selvagem cresce como um cipó. A pátria desta cultura é a África, foi amplamente difundida na Nova Zelândia e em Israel.
Não há informações sobre quando exatamente esse exótico chegou ao nosso país. No entanto, suas características botânicas podem ser encontradas já em livros de referência dos anos 70. século passado. O sucesso comercial dessas frutas incomuns veio no final dos anos 1980. Hoje o kiwano é cultivado em escala industrial na Austrália, China, Malásia, Itália, Alemanha e também nos Estados Unidos. Essas frutas são exportadas para uma grande variedade de países ao redor do mundo.
Para referência: em cada idioma, o conceito de "kiwano" tem um estilo variável - kewana, kiwano e assim por diante. Portanto, na Rússia pode haver discrepâncias.
Considere o que é um melão com chifres e sua aparência. Esta é uma cultura da família Pumpkin, na forma de crescimento é semelhante a um pepino comum.... Ela forma um cílio alongado com muitos enteados. Os pratos de folha são semelhantes aos de pepino, mas um pouco menores em tamanho. Cada planta tem flores femininas e masculinas.
A única diferença são os frutos. Desde o momento em que aparecem, os ovários estão completamente cobertos de espinhos e parecem pequenos ouriços. O Kiwano cresce do tamanho de uma laranja, o fruto tem forma cilíndrica.
No estado de maturação final, a polpa permanece verde brilhante e a casca torna-se amarelada-avermelhada. A consistência é gelatinosa, a polpa toda salpicada de sementes. O sabor é algo entre pepino e doce, uma reminiscência de uma mistura de kiwi, abacaxi, frutas cítricas, banana e outras frutas exóticas.
As plantas podem ser consumidas em qualquer estágio de maturação. - verduras semanais e frutas totalmente maduras. Muitas pessoas os utilizam na forma de pepinos, dessa forma, as frutas podem ser salgadas e em conserva. O kiwano amadurecido é cortado em várias partes e a polpa é consumida com uma colher. O melão com chifres é frequentemente usado para fazer geléias e conservas, vitaminas e coquetéis com mel ou iogurte são feitos a partir dele.
Esta é uma fruta muito saudável, pode ser chamada de um verdadeiro depósito de potássio. É por isso que será muito útil para todas as pessoas que sofrem de doenças do coração e dos vasos sanguíneos. Bagas fortalecem o sistema imunológico e aumentam o tônus muscular. A casca dura também pode ser comida - contém muito ácido ascórbico e fibras.
A parte comestível do pepino africano contém 89% de água. O conteúdo calórico não ultrapassa 40 kcal por 100 g de produto fresco, portanto o Kiwano é classificado como fruta dietética.
É incluído em qualquer dieta que requeira controle constante do apetite.
Outros nutrientes encontrados no pepino africano incluem:
- potássio, cobre, magnésio, cálcio, fósforo e zinco;
- vitaminas A, C, PP e B;
- ácido fólico e pantotênico;
- celulose;
- proteínas, lipídios e carboidratos.
A composição equilibrada de micro e macroelementos do melão com chifres fortalece as defesas do corpo.A inclusão de fibras grossas ajuda a limpar o intestino de toxinas, toxinas perigosas e radionuclídeos. Kiwano será útil para diabéticos, pois a quantidade de açúcar nele é reduzida e a concentração de frutose não cria carga no pâncreas.
Na medicina popular, a polpa e o suco da planta são usados para resolver uma série de problemas de saúde:
- em caso de violação do equilíbrio água-sal;
- para diluir o sangue;
- com resfriados frequentes;
- durante o período de recuperação após doença grave;
- por quaisquer lesões e danos à pele (feridas, escoriações, inchaço e queimaduras);
- como anti-helmíntico;
- com a adição de mel de flores - para combater a insônia.
Além disso, o produto se espalhou pela cosmetologia. Está incluído em cremes, máscaras e peelings para melhorar a cor e a textura da pele.
Tipos e variedades
No total, a família Cucumis metulifer inclui 32 espécies de melão com chifres, mas apenas 2 delas são usadas comercialmente. Estas são as culturas de Cucumis metuliferus e Cucumis anguria. Além disso, ambas as variedades foram cultivadas fora da África.
Em 2006, uma nova variedade Kiwano foi cultivada na Sibéria, que recebeu o nome "Dragão Verde", as informações a esse respeito constam do Registro do Estado. Esta variedade está adaptada para todas as zonas naturais e climáticas do nosso país. Pode ser cultivada tanto em condições de estufa como em campo aberto.
Este é um dos exóticos mais populares, ele constrói um chicote de até 2,5-3 m de comprimento. A partir do momento em que aparecem os primeiros rebentos até que os frutos estejam totalmente maduros, decorrem 75-80 dias. Os frutos são amarelos, de forma oval, com tubérculos e ligeira pubescência. O peso de cada um é 150-160 g, o comprimento é 6-8 cm. "Green Dragon" é caracterizado por um alto rendimento, de um metro quadrado de jardim, você pode coletar 3,5-4 kg de frutas.
O recurso oficial do Jardim Botânico Nacional de Novosibirsk não contém nenhuma informação sobre a resistência do "Dragão Verde" às doenças. As opiniões dos residentes de verão sobre esta questão são duplas. Alguns dizem que se trata de uma planta com um poderoso sistema imunológico, que quase nunca é afetado por nada. Outros afirmam que a cultura freqüentemente murcha devido ao oídio. De uma forma ou de outra, esta é a única variedade que se espalhou em nosso país.
Para referência: deve-se notar que nos pontos de venda domésticos, as mudas de Kiwano são vendidas sem especificar a variedade e variedade. Você pode comprá-los em pequenas embalagens rotuladas "Pepino africano" ou "Kiwano".
Cultivo de mudas a partir de sementes
A melhor maneira de germinar o melão com chifres é por meio de mudas. Esta cultura não tolera baixas temperaturas, o calor de fundo + 20-30 graus é aceitável para seu crescimento e desenvolvimento. Já em + 13-15, o desenvolvimento para, e em +10, a planta pode murchar. Ou seja, só é possível plantar mudas no solo não antes do final de maio-início de junho, quando se estabelece na rua uma temperatura média diária estável e quente e supera o risco de geadas recorrentes. Assim, as sementes das mudas são plantadas 3-4 semanas antes - na maioria das vezes, no final de abril - na primeira quinzena de maio.
A planta não é tão exigente quanto aos parâmetros de fertilidade do solo como um pepino tradicional. É importante para ele que o solo seja permeável à umidade, drenado e leve. É melhor compor você mesmo a mistura de solo com base no solo do jardim, húmus, turfa e qualquer fermento em pó; o maior efeito é dado pela vermiculita ou perlita.
A agrotécnica inclui algumas etapas simples.
- Antes da semeadura, as sementes de pepino africano são embebidas por 10-12 horas em Epin ou qualquer outro estimulador de crescimento... Se o humato de sódio for usado, o tempo de imersão é aumentado para 24 horas. Esse tratamento promove a desinfecção das sementes e melhora sua germinação.
- A mistura de solo para o cultivo de mudas deve ser preparada com antecedência. Alguns dias antes da semeadura, deve ser derramado com uma solução pálida de permanganato de potássio.
- Cada semente deve ser semeada em um recipiente separado com 8-10 cm de profundidade... Não é recomendável plantar mudas em um recipiente comum, pois esta planta é extremamente difícil de tolerar uma colheita. As mudas são plantadas a uma profundidade de 2-3 cm.
- Para que uma planta jovem se desenvolva com sucesso, é importante manter uma temperatura ambiente confortável para as mudas.... Mesmo à noite, a temperatura não deve cair abaixo de 24-25 graus.
- Antes que os primeiros brotos apareçam, os vidros são cobertos com papel alumínio ou vidro - isso manterá o teor de umidade necessário. Assim que os brotos aparecem, o filme é removido.
- As mudas adoram uma boa iluminação, portanto, deve-se tomar cuidado para manter de 14 a 16 horas de luz do dia. Se necessário, você precisa usar iluminação artificial. No entanto, a luz solar direta é perigosa para as folhas novas - elas podem queimar a lâmina foliar.
Em todos os outros aspectos, as mudas requerem cuidado padrão - rega e afrouxamento regulares. Algumas semanas antes do plantio em terreno aberto, você precisa começar a endurecer. Para isso, durante o dia, os arbustos são deixados na rua, a princípio por 30-40 minutos e, aos poucos, vão sendo trazidos até a luz do dia.
Aterrissando no chão
Na época do plantio, pelo menos 2-3 folhas verdadeiras devem se formar no melão com chifres. Não é necessário plantar muitos pepinos africanos para uma família, pois a cultura cresce muito - de uma planta você pode colher até um balde de frutas. A cipó cresce de forma agressiva e ocupa rapidamente todo o espaço livre, com seus cílios, é capaz de "estrangular" outras plantas cultivadas. Portanto, a densidade de plantio não deve ultrapassar 2 arbustos / m2.
O substrato deve ser bem drenado e com pH neutro. A fertilidade realmente não importa. É melhor plantar a planta em áreas ensolaradas; em áreas sombreadas, o rendimento cai drasticamente.
Jardineiros experientes costumam plantar Kiwano com outras culturas de abóbora. Nesse caso, é provável a polinização cruzada com a formação de híbridos interespecíficos.
Cuidado
Em geral, o melão com chifres requer cuidados padrão - remoção de ervas daninhas, modelagem de arbustos, afrouxamento, irrigação, fertilização e controle de fungos e pragas.
Regar e remover ervas daninhas
O pepino africano responde com grande gratidão à rega. Ele precisa de muita água, a irrigação é feita pelo menos três vezes na semana. E se o tempo estiver quente e o solo secar rapidamente, a rega deve ser feita todos os dias. Liana tolera muito pouco a seca, sem umidade ela simplesmente morre. É melhor regar a plantação no final da tarde ou no início da manhã, a umidade da luz solar direta pode queimar as partes verdes da planta.
Depois de regar, é imperativo cobrir o solo com cobertura morta. Para isso, casca de conífera picada, turfa, serragem ou húmus são adequados. Se o solo aquecer muito durante o dia, não será supérfluo realizar amontoamento - este procedimento criará proteção adicional para as raízes das oscilações de temperatura e, além disso, permitirá que você mantenha a umidade no solo tanto quanto possível.
Uma parte importante das medidas agrotécnicas ao cuidar do melão com chifres é soltar o solo e remover ervas daninhas... Este tratamento melhora o acesso de nutrientes e oxigênio às raízes das plantas. O afrouxamento é necessário toda vez que uma crosta seca aparece na superfície da terra. Assim como a rega, esse trabalho é melhor feito antes do nascer do sol ou ao anoitecer, após o pôr do sol.
Top curativo
A planta não é exigente com a fertilidade do solo, mas, no entanto, a introdução de nutrição adicional a cada 15-20 dias promove um poderoso desenvolvimento e melhora a formação de ovários. Para alimentar o cipó, várias formulações são utilizadas:
- verbasco, diluído em água na proporção de 1 para 5;
- excrementos de frango, dissolvidos na proporção de 1 para 15;
- preparações minerais prontas "Kristalon" ou "Fertika".
Aliás, este último pode ser utilizado para pulverização foliar, já que a cultura absorve bem os nutrientes pelas folhas.
Cobertura
O pepino africano cresce muito rapidamente, portanto, atenção especial deve ser dada à formação do arbusto. O excesso de vegetação pode impactar negativamente os rendimentos gerais. Para evitar que isso aconteça, os cílios kiwano são amarrados a uma rede ou suporte, após o que os brotos são beliscados nas laterais. Nesse caso, os cílios são cuidadosamente presos até os ovários e as flores masculinas são removidas por completo.
Para mandar a videira na direção desejada, ela é amarrada com qualquer material macio. É especialmente importante usar esta técnica ao cultivar em estufas, uma vez que um microclima confortável é artificialmente criado e a planta cresce muito rapidamente.
Importante: durante esses trabalhos, é aconselhável proteger as mãos com luvas, pois o caule e as folhas do melão chifrudo ficam cobertos de vilosidades densas e duras. Em alguns casos, eles podem causar irritação séria na pele dos residentes de verão.
Doenças e pragas
Os pepinos gelatinosos, como muitos outros membros da família da abóbora, são caracterizados por uma resistência excepcional à atividade de pragas e fungos. No entanto, às vezes eles encontram parasitas. No entanto, é fácil livrar-se deles.
Portanto, formigas e pulgões podem ser expulsos com refrigerante ou água com sabão. O urso pode representar um perigo para a cultura, pois se alimenta de raízes de plantas jovens. Para prevenir o seu aparecimento, é necessário realizar uma desinfecção pré-semeadura do solo com fungicidas, e também utilizar armadilhas.
Em alta umidade, fusarium e oídio podem aparecer nas folhas. Eliminá-los permite o tratamento com soluções de bordalês líquido ou sulfato de cobre.
Às vezes, um mosaico de tabaco em forma de grade é encontrado nas placas das folhas - esta é uma infecção viral, não pode ser tratada. Os cílios doentes devem ser cortados e queimados.
Colheita e armazenamento
Na região de Moscou, parte central e zona média de nosso país, Kiwano atinge a maturidade plena em agosto. Assim, o tempo do plantio à frutificação é de 2 meses. Ao mesmo tempo, os frutos maduros são cobertos por uma película semelhante a cera - evita os processos de putrefação e, assim, contribui para o armazenamento a longo prazo do melão com chifres.
Alguns residentes de verão colhem as frutas assim que aparecem, esse truque pode aumentar significativamente o rendimento. Jardineiros experientes afirmam que até 200 frutas podem ser obtidas de um arbusto dessa maneira.
No entanto, não há diretrizes definitivas sobre quando remover a fruta. O pepino africano pode ser consumido em todas as fases de maturação: desde a fase jovem verde até à maturação técnica e completa.
Se você gosta de vegetais extremamente maduros, na última década de agosto, quando a temperatura noturna cai abaixo de +15 graus, você precisa cortar pequenas flores, apertar as pontas e levá-las para a pilha de compostagem.
O próprio cipó é coberto com fibra de agrofibra, os frutos grandes que permanecem nela ainda terão tempo de amadurecer. Se desejar, você sempre pode colher melão com chifres nos estágios iniciais de coloração - neste caso, os frutos podem ser armazenados até a primavera e amadurecer lentamente em casa. Mas o produto congelado não pode ser armazenado, deve ser consumido imediatamente.
E para concluir, notamos que hoje você pode comprar frutas exóticas em todos os grandes supermercados do país. É vendido em embalagens individuais, o preço de uma fruta é de cerca de 350-400 rublos.
Claro, este é um prazer bastante caro, por isso é muito importante escolher o melão com chifres certo. Aqui estão algumas dicas.
- Pequenos frutos verdes em estado cru são frequentemente insípidos, e muito grande, na verdade, acaba sendo muito maduro.
- É melhor dar preferência às frutascujo tamanho se assemelha a uma laranja, ou seja, aproximadamente 15 cm.
- Faça um pequeno teste - pressione levemente a casca com os dedos. Deve permanecer justo, sempre elástico, sem amassados.
- Mas você não precisa se preocupar com a cor da fruta espinhosa, já que esse indicador é multivariado e depende muito do grau. Disponível em tons de amarelo, vermelho ou laranja. Além disso, a cor costuma ser heterogênea e inclui manchas de mármore.
- Se você comprou uma fruta verde, pode deixá-la na vitrine. Nesse caso, vai amadurecer em casa e você pode comê-lo um pouco mais tarde.
Se desejar, você sempre pode comprar um kiwano para uso futuro. O melão com chifres tem uma boa qualidade de conservação. O produto pode ser guardado na prateleira inferior da geladeira por até seis meses. É verdade que, como mostra a prática, poucas pessoas têm paciência suficiente para isso.
O comentário foi enviado com sucesso.