Por que as folhas de pepino se enrolam e o que fazer?

Contente
  1. Más condições
  2. Cuidado impróprio
  3. Controle de pragas
  4. Tratamento de doenças
  5. Medidas de prevenção

A maioria dos jardineiros cultiva várias variedades de pepinos em seus terrenos. Essa cultura precisa de cuidados especiais. Não é incomum ver suas folhas começarem a enrolar. Hoje vamos falar sobre por que isso acontece e o que fazer a respeito.

Más condições

Freqüentemente, os pratos de folhas em pepinos começam a se enrolar. devido às más condições de cultivo. Portanto, eles podem ser danificados devido a mudanças bruscas de temperatura. A cultura prefere um ambiente quente e úmido, e tais mudanças prejudicam seu crescimento e desenvolvimento.

O tempo excessivamente frio incentiva o rolamento das folhas... Muita luz solar fará com que as placas enrugem e percam a cor. Nesse caso, as safras são protegidas da luz solar direta.

Certifique-se de controlar a temperatura externa se os pepinos forem cultivados ao ar livre. Quando o tempo frio chega, as camas são cobertas com uma película protetora especial ou um dossel. Após o início do clima quente, tudo isso é removido imediatamente.

Se você cultivar mudas em casa no parapeito de uma janela, tente colocá-las de forma que as folhas não entrem em contato com o vidro. Afinal, as superfícies de vidro são muito frias à noite e aquecem rapidamente com a luz do sol durante o dia. Além disso, eles também podem ficar amarelos, começar a secar.

O padrão de pouso é importante... Se for violado, a planta também pode deformar. Os pepinos não devem ser plantados com muita força em terreno aberto. Deve haver 4 arbustos por 1 metro quadrado. Se o plantio for feito em casa de vegetação ou em casa de vegetação, então existem 3 arbustos para a mesma área.

Se a cultura for plantada com muita força, as raízes começarão a crescer demais, o que levará à falta de nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento normais. O adelgaçamento dos canteiros pode ajudar. Antes de pousar, você precisa escolher o padrão de pouso mais adequado com antecedência.

Se você planeja plantar em uma estufa ou estufa, isso só deve ser feito em um solo bem aquecido. Deve primeiro ser fertilizado com nutrientes. Você pode comprar substâncias prontas.

Cuidado impróprio

As placas de folha de pepino podem começar a enrolar, mesmo se não forem tratadas adequadamente. A causa dos danos às partes verdes é, entre outras coisas, irrigação insuficiente. Pepinos são plantas que gostam de umidade. Para garantir seu pleno crescimento e desenvolvimento, recomenda-se regar a cultura uma vez a cada quatro dias. Nesse caso, o líquido deve estar à temperatura ambiente. Para 1 metro quadrado de plantio, deve haver cerca de 4-5 litros.

Após a formação dos ovários, o número de regas deve ser aumentado até 3-4 vezes por semana. Antes do procedimento, é necessário soltar o solo ao redor da vegetação. Se você cultiva pepinos em uma estufa, a pulverização deve ser feita. Além disso, o procedimento é realizado tanto nas próprias plantas quanto nas paredes da estrutura para elevar a umidade do ar interno ao nível desejado.

Lembre-se de que a umidade excessiva no solo também pode prejudicar muito a cultura e causar o enrolamento das lâminas das folhas. Além disso, irá provocar o desenvolvimento de várias doenças fúngicas. Se as folhas cotiledonares da cultura começarem a amarelar e deformar, ondular, isso também indicará rega excessiva.

Deficiências minerais podem causar ondulação nas folhas. Nesse caso, a parte danificada geralmente fica pálida devido à deficiência de nitrogênio. Se não houver nitrogênio suficiente, a coroa também pode parar de se desenvolver. Nesse caso, a ureia ou o nitrato de amônio podem ajudar.

Com uma deficiência de potássio, a folhagem começa a se enrolar para cima. Nesse caso, pode surgir sal de potássio (são 3 colheres de sopa dessa substância para 10 litros de água). Em uma estufa, a folhagem se curva para dentro com falta de magnésio e enxofre.

Você deve ter o máximo de cuidado possível ao adicionar substâncias de amônia. Se usado incorretamente, uma queima de amônia é possível, na qual manchas amarelas aparecerão pela primeira vez na vegetação, e então as bordas das placas começarão gradualmente a se curvar para dentro.

Danos semelhantes podem aparecer com uma escolha incorreta. Este procedimento envolve o transplante de plantas jovens em um grande recipiente. Durante sua implementação, você pode prejudicar muito o sistema raiz, o que posteriormente leva ao dobramento.

Controle de pragas

A cultura costuma ser danificada por vários insetos nocivos, como:

  • pulgão;
  • ácaro-aranha;
  • Urso;
  • mosca branca;
  • tripes;

Na maioria das vezes, essas pragas aparecem devido à iluminação insuficiente, uma mudança brusca de temperatura, umidade excessiva, falta de macronutrientes e microelementos úteis.

Insetos gradualmente começará a sugar todos os sucos da vegetação, seu desenvolvimento e crescimento diminuirão significativamente. Em qualquer caso, primeiro você precisa coletar todos os insetos dos pepinos, isso é feito, via de regra, à mão.

Para se livrar de tais parasitas, é melhor usar imediatamente preparações prontas. Entre eles:

  • Aktara;
  • Fitoverm;
  • "Anti-tick";
  • "Fufanon";
  • "Confidor".

Lembre-se de que muitos produtos químicos podem ser perigosos para os humanos e devem ser usados ​​com extremo cuidado. Todos os tratamentos devem ser realizados antes da formação dos ovários.

Freqüentemente, para a destruição de insetos nocivos, e várias infusões caseiras... Portanto, o remédio popular mais eficaz é considerado composição de 500 gramas de alho picado e 3 litros de água. Nessa forma, a solução é infundida por cinco dias.

Tratamento de doenças

Nos pepinos, as folhas podem enrolar mesmo quando afetadas por várias doenças.

Oídio

Nesse caso, as folhas começarão a amarelar e depois a enrolar. Às vezes, essa doença aparece devido ao espessamento excessivo das plantações. O oídio geralmente ocorre durante os verões frios e chuvosos. Com o tempo, partes das plantas começarão a ficar brancas. O tratamento deve ser iniciado imediatamente após a detecção do dano.

Primeiro, as plantas doentes devem ser borrifadas com uma solução de bicarbonato de sódio (2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio para cada 10 litros de água). Também é recomendável colocar um pouco de sabão em pó ali, que é pré-triturado. Depois disso, você pode iniciar o processamento com preparações prontas ("Alirin", "Fitosporin").

Às vezes, a infusão de verbasco é usada para combater o oídio. Para fazer isso, misture verbasco e água na proporção de 1 para 3. Nessa forma, todos insistem por três dias. Em seguida, a composição resultante é diluída com água limpa e pulverizada.

Você pode se inscrever e composição com leite azedo... Para isso, é diluído em um litro de água limpa. Tudo isso é cuidadosamente filtrado e, em seguida, é realizada a pulverização. O procedimento é recomendado para ser realizado com um borrifador.

Podridão radicular

Quando infectada com podridão de raiz, a folhagem começa a se enrolar nas bordas, permanecendo verde, e então fica muito pálida. Em fases posteriores, a cultura começa a desbotar gradualmente, amarelando, começando pelas folhas mais baixas. Só então a doença se desloca para as partes superiores. O caule pode ficar marrom.

Na maioria das vezes, a podridão da raiz afeta os pepinos que são cultivados em estruturas de estufas. Para evitar o seu aparecimento, antes do plantio, o solo deve ser tratado com uma solução de permanganato de potássio.

A doença pode ocorrer devido à umidade excessiva do solo ou por rega com água fria. Para curar a vegetação, sua parte inferior é polinizada com cinza ou giz, e às vezes também se usa carvão. Você também pode aplicar o remédio "Fitosporin-M"... Às vezes, a droga também é usada "Fitolavin", neste caso, prepare uma solução de acordo com as instruções e regue os pepinos infectados pela raiz.

Mosaico comum

Esta doença é viral. Em primeiro lugar, aparecerão manchas na cultura; depois, o desenvolvimento será muito mais lento, a folhagem diminuirá de tamanho, enrolar-se-á e cairá. Para evitar o aparecimento de mosaico, é necessário desinfetar o material da semente antes do plantio, para isso, utiliza-se uma solução de permanganato de potássio. Se a planta ainda estiver doente, ela terá que ser completamente desenterrada e queimada para não infectar outras plantações.

Peronosporose

Esta condição é freqüentemente chamada de míldio.... A peronosporose pode se espalhar muito rapidamente por toda a área. A folhagem começará a se deformar com o tempo, manchas roxas, cinza e esbranquiçadas aparecerão em sua superfície.

A doença aparece, via de regra, quando o tempo está muito quente e úmido. Também ocorre devido à má ventilação nas estufas, condensação abundante nas paredes, nevoeiros frequentes. Para curar pepinos, você pode usar uma solução de bicarbonato de sódio, sabonete líquido e água quente e limpa.

Você precisa esperar que a composição esfrie. A pulverização é realizada com a sua ajuda. Mas esse único tratamento não será suficiente, você precisa realizar vários procedimentos com um intervalo de uma semana. Às vezes, uma infusão com casca de cebola também é usada.

Os fungicidas ("Kurzat", "Ridomil") também são adequados para combater a doença. Eles são usados ​​estritamente de acordo com as instruções. Como regra, para um tratamento eficaz, será necessário realizar vários tratamentos em intervalos curtos.

Cladosporium

A doença é freqüentemente chamada de mancha-de-oliva. Ele infecta todas as partes aéreas dos pepinos e faz com que a folhagem enrole. Além disso, manchas de cor cinza-oliva aparecem nas plantas, uma flor aveludada aparece. Para curar a cultura, vale a pena usar fungicidas ("Kurzat", "Ordan"). Se você cultiva pepinos em uma estufa, é melhor desinfetá-los.

Em qualquer caso, é importante estabelecer imediatamente em que direção a folhagem é torcida (para cima ou para baixo), as folhas secam ou enrugam. Portanto, deformação para baixo pode significar, entre outras coisas, falta de potássio, cálcio e zinco. A deformação para cima pode indicar o surgimento e o desenvolvimento de várias doenças.

Medidas de prevenção

Para evitar a deformação das placas de folha em pepinos, existem algumas medidas preventivas importantes a ter em mente. Entre eles:

  • manter um clima ideal em estufas e estufas;
  • observância de todas as regras de rotação de culturas (no mesmo local do sítio é impossível plantar uma cultura por um período muito longo);
  • tratamentos periódicos com desinfetantes;
  • desinfecção do solo antes do plantio;
  • afrouxamento regular da terra;
  • remoção completa dos restos de safras anteriores antes do plantio;
  • inspeção periódica da vegetação em busca de danos e insetos nocivos.

Não se esqueça de que os pepinos precisam de fertilização. Eles permitem compensar a deficiência de microelementos e macronutrientes, aumentar a imunidade da cultura e prevenir a deformação da folhagem.

A primeira cobertura é aplicada após o plantio, então os fertilizantes precisam ser aplicados somente quando necessário. O uso excessivo de fertilizantes orgânicos pode sair pela culatra e levar a doenças.

Certifique-se de monitorar os níveis de umidade e temperatura. Se você cultiva pepinos em casa no parapeito de uma janela ou em uma estufa, pode adquirir dispositivos especiais para medir esses indicadores.

Ao regar, você pode usar água em temperatura ambiente ou um pouco de líquido quente. Periodicamente, é permitido realizar tratamentos preventivos com remédios populares com sabão em pó ou preparações prontas.

Se a vegetação for gravemente afetada, é melhor retirá-la imediatamente do solo e queimá-la completamente. Caso contrário, as partes afetadas podem espalhar várias doenças para outras plantações. Para arbustos de crescimento rápido, beliscar é fundamental. Para fazer isso, primeiro remova a parte superior.

Lembre-se de que é necessário iniciar o tratamento da cultura e eliminar a causa da deformação da folhagem somente após a identificação da causa exata.... Caso contrário, você pode perder quase toda a colheita.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário