Ferrugem em folhas de pepino
A ferrugem nas folhas de pepino é um dos problemas comuns que os jardineiros enfrentam. Vale a pena considerar os principais motivos de tal incômodo, bem como descobrir o que fazer para destruí-lo.
Por que apareceu?
A pátria dos pepinos são as florestas tropicais, que se caracterizam por um clima úmido e quente. Portanto, é preciso levar em conta as condições de cultivo da cultura para que ela não adoeça e não morra. Mesmo perturbações mínimas podem causar o desenvolvimento de vários problemas, um dos quais é a ferrugem nas folhas quando cultivadas ao ar livre.
Os jardineiros identificam várias razões para a formação de ferrugem.
-
Doenças fúngicas. Estes incluem antracnose, peronosporose, ascocite e outros tipos de fungos que podem levar a uma mudança na tonalidade das placas foliares.
-
Queimadura de sol. O fator mais desfavorável é que muitas vezes é a principal causa do aparecimento de manchas escuras nas folhas do pepino, que começam a crescer gradativamente. Com o tempo, a planta é capaz de lidar com o problema sozinha e continuar seu desenvolvimento normal. No entanto, se as folhas estiverem completamente queimadas, elas não podem ser processadas e restauradas.
-
Cuidado impróprio. É também um motivo bastante comum, que pode ser detectado pela forma como as folhas estão cobertas de manchas escuras. As folhas podem morrer.
-
Chuvas contínuas. Eles levam a um aumento da umidade, devido ao qual a imunidade dos pepinos diminui acentuadamente, e o risco de desenvolver várias doenças aumenta.
Manchas nas folhas dos pepinos aparecem com doenças fúngicas e bacterianas. Para começar a tratar um pepino, primeiro certifique-se de que existe um problema.
Sinais da doença
Determinar a presença de ferrugem não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista.
-
Podridão negra. Neste caso, as folhas ficam cobertas por pontos de cor avermelhada e deformam, mudando gradativamente de forma e se enrolando. Com o tempo, se não for tratada, as manchas cobrem completamente a superfície e um líquido pegajoso começa a aparecer nas áreas danificadas.
- Antracnose. A doença ocorre em temperaturas ou umidade elevadas, quando uma grande quantidade de umidade ou condensação se instala na superfície das folhas. As folhas começam a ficar cobertas por manchas amarelas, que se caracterizam por uma forma arredondada regular.
- Peronosporose. Nas folhas e caules da planta, formam-se pequenas manchas de tonalidade amarela brilhante, que vão aumentando gradativamente e vão ficando mais saturadas, mudando a cor para avermelhada. Com o tempo, se a cultura não for pulverizada a tempo, ela secará e morrerá.
- Mancha de canto. É caracterizada por uma floração verde oleosa que cobre as folhas. Com o tempo, adquire tonalidade avermelhada, quebra e forma buracos nas placas das folhas. Na ausência de medidas para eliminar a doença, ela passa para o fruto e destrói gradativamente a planta.
- Mosaico. A peculiaridade da doença são manchas enferrujadas em forma de estrela, que começam a atacar os pepinos das folhas, e depois se movem para os caules e frutos. As manchas aumentam rapidamente de tamanho, o que leva ao ressecamento das placas foliares e posterior morte.
- Melão pulgão. Um sinal claro de seu ataque é uma mancha enferrujada que aparece na folha do pepino. E também as placas rapidamente começam a se deformar e torcer, e então caem.
- Ácaro-aranha. O parasita também é capaz de trazer ferrugem, que se instala no dorso da folha.Além de manchas enferrujadas, teias de aranha brancas também podem ser encontradas nos elementos da planta.
Qualquer sinal de ferrugem indica que os pepinos precisam de tratamento.
Como tratar?
Os danos causados pela ferrugem aos pepinos requerem tratamento imediato. Se a doença for causada por um fungo, os jardineiros em casa recomendam o uso de vários medicamentos.
-
Bordéus líquido em solução com concentração de 1%. A ferramenta é usada principalmente para tratamento preventivo, que é realizado na primavera ou início de junho. Em média, recomenda-se processar os pepinos até 4 vezes por temporada. O produto pode ser adquirido em loja especializada.
- "Oxyhom". Para pulverizar pepinos, 20 g da droga dissolvida em água morna é suficiente. A solução resultante é usada para tratar cílios de plantas afetados por ferrugem.
- "Arcerid". É um produto bastante eficaz para a remoção de ferrugem. Os jardineiros observam que é possível se livrar do problema nos estágios iniciais, mesmo após um único tratamento das folhas.
- Fitosporin. A ferramenta atrai pelo seu baixo custo e composição eficaz. Com a ajuda de um simples concentrado em solução, será possível prevenir o desenvolvimento de uma infecção fúngica.
- Benomil. O remédio visa combater a antracnose, um fungo que infecta frequentemente pepinos. Antes de usar o medicamento, é recomendável estudar cuidadosamente as instruções.
- "Formalina". Usado principalmente para combater mosaicos. O medicamento é utilizado na forma de solução de baixa concentração misturada com água. O beneficiamento é realizado na primavera, antes do florescimento da cultura. A ferramenta lida rapidamente com a tarefa em mãos - elimina a doença e restaura a imunidade da planta.
Antes de lutar, você precisa examinar cuidadosamente a planta e aparar as áreas afetadas que não podem ser restauradas. Caso contrário, a doença retornará imediatamente após o tratamento e continuará a se desenvolver.
No controle de pragas, é melhor usar drogas como:
-
"Fagulha";
-
Inta-Vir;
-
Fitoverm;
-
Akarin;
-
Apollo.
Os produtos eliminam efetivamente os insetos e previnem o desenvolvimento de doenças. Os medicamentos têm uma concentração elevada, por isso devem ser diluídos de acordo com as instruções.
Finalmente, a luta contra a ferrugem pode ser organizada usando remédios populares.
-
Soro de leite. Para preparar uma solução eficaz, misture 1 litro de laticínios em um balde de água e processe os pepinos e as plantações próximas. Para áreas pequenas, o soro pode ser usado sem diluição.
-
Solução de cinzas. Impede a propagação da ferrugem pela planta. Para o processamento, a cinza de madeira é misturada em uma quantidade de 200 g com água fervente (2 l). A solução final é infundida por 2 dias e, em seguida, uma pequena quantidade de sabão em pó amassado é adicionada à mistura. Mudas e árvores adultas são tratadas com solução pronta por uma semana, pulverizando três vezes os arbustos. Se as folhas forem gravemente afetadas, os pepinos são pulverizados 6 vezes por semana.
-
Solução de cebola. O produto remove perfeitamente a antracnose, evitando que a ferrugem se desenvolva a ponto de destruir a planta. Você pode preparar uma solução de 50 g de casca de cebola, cheia com 10 litros de água. Depois que a mistura é fervida e insistida por uma semana. O processamento requer o uso de 1 litro de solução por 1 bush.
-
Solução de manganês. Uma excelente solução para o tratamento de pepinos infestados de perna preta. Antes do uso, o manganês é adicionado a um recipiente volumétrico com água, após o que se começa a regar as plantas.
Você também pode lidar com o ácaro-aranha com a ajuda de remédios populares. Opções populares.
-
Tops de batata. Basta pegar 1 kg de topos e mergulhar em um balde com água. Em seguida, permanecerá para insistir no líquido por 4 horas. A solução pronta pode ser usada para processar as folhas da planta.
-
Marigold. É necessário tirar no máximo 5 kg de flores pré-secas, despejar água fervente sobre elas em um volume de 10 litros e insistir por 14 dias. No final, 40 g de sabão em pó são adicionados à tintura, após o que os pepinos são processados.
É possível curar a ferrugem e prevenir a morte de colheitas e plantas, se você usar meios comprovados.
Medidas de prevenção
A ferrugem é um sinal forte de uma planta de que uma doença grave está presente. A fim de não trazer a tal estado, é necessário tomar medidas preventivas para pepinos.
-
A melhor solução seria plantar a safra em uma estufa, na qual o solo seja fertilizado com húmus e turfa.
-
Regue a planta com água morna.
-
É importante monitorar a umidade na estufa. O indicador não deve estar acima da média.
-
O superaquecimento e o encharcamento dos pepinos devem ser evitados. Para isso, recomenda-se monitorar regularmente o microclima em casa de vegetação.
Quando aparecem os primeiros sinais de ferrugem, é necessário colocar terra nos caules para fortalecer a imunidade da planta com a formação de novas raízes.
O comentário foi enviado com sucesso.