E se os pepinos não estiverem florescendo?

Contente
  1. Más condições
  2. Cuidado impróprio
  3. Doenças e pragas
  4. Medidas de prevenção

Como regra, as primeiras inflorescências em pepinos eclodem 30-45 dias após o plantio das sementes. Mas e se já for a segunda quinzena de junho no quintal, e os pepinos ainda nem vão florescer? Este artigo examina em detalhes as razões desse problema, que é urgente para muitos moradores de verão, e as possíveis maneiras de resolvê-lo.

Más condições

A razão mais óbvia pela qual os pepinos não florescem é devido às más condições. Onde quer que você cultive uma planta - em uma estufa, em uma varanda, no campo aberto, no parapeito de uma janela ou em uma estufa - em qualquer lugar você pode e deve fornecer aos pepinos o ambiente mais favorável para o crescimento e a frutificação. Isso inclui vários fatores.

  • A temperatura do ar é de 23 a 30 ° C durante o dia e de 18 a 20 ° C à noite. Pepinos são nativos de países tropicais úmidos e gostam muito de calor. Em temperaturas abaixo de 15 ° C, eles simplesmente param de crescer; portanto, nas latitudes norte e média, faz sentido cultivar pepinos em uma estufa ou sob uma cobertura de filme. No entanto, deve ser lembrado que o calor (35-40 ° C e acima) também é prejudicial para esta cultura. Em altas temperaturas, os pepinos precisam de muita rega, aspersão e proteção solar, e as estufas precisam ser ventiladas regularmente.
  • Cumprimento da distância entre pousos. A distância entre os arbustos deve ser de 40-60 cm. Se o plantio for muito denso, as plantas não conseguirão obter luz e ar suficiente. Se houver pouco espaço no local, você pode economizar espaço cultivando pepinos em barris ou em uma treliça.
  • Tipo de solo ideal. Pepinos são plantas caprichosas e extremamente exigentes com o solo. Deve estar solto, bem hidratado, com nível de pH de 6,2-6,8 e teor mínimo de nitrogênio. Embora o nitrogênio acelere o crescimento dos pepinos, ele leva à morte das inflorescências e à diminuição da produção.
  • Iluminação adequada. Ao cultivar mudas, você deve fornecer aos brotos de 12 a 14 horas de luz do dia. Com a falta de luz, a safra cai. Portanto, ao cultivar pepinos em casa na varanda, tome cuidado ao comprar um fitolampo.
  • Vizinhos corretos... Eles devem ter os mesmos requisitos de solo e clima que os pepinos, mas não devem compartilhar pragas com eles ou inibir seu crescimento. Portanto, os melhores vizinhos para pepinos são milho, repolho, beterraba, espinafre, calêndula, capuchinha, uva, ervilha, feijão, lentilha, cebola e aipo.

Mas batatas, abobrinhas, tomates, ervas (com exceção do endro), abóboras, melancias, melões, berinjelas e pimentões não devem ser cultivados no mesmo jardim com pepinos.

Cuidado impróprio

Se os pepinos crescerem, mas não florescerem, pode ser devido a cuidados inadequados. Deve-se lembrar que a água para regar pepinos deve ser morna - pelo menos 25 ° C. Além disso, antes da floração, o solo deve ser irrigado abundantemente, mas durante a floração, a rega é temporariamente interrompida para estimular o crescimento dos ovários femininos. Durante a frutificação, o solo é umedecido novamente, caso contrário, os pepinos terão um sabor amargo.

Quanto aos fertilizantes, você não deve usar preparações com teor de nitrogênio. Um excesso de nitrogênio no solo leva a uma deficiência de fósforo e potássio e, como resultado, apenas flores estéreis são formadas nos pepinos. Você pode regar os pepinos para a floração com uma solução especial - 15 gramas de cinza de madeira são diluídos em 10 litros de água e mantidos por uma semana. Além disso, se não houver cor, você pode alimentar a planta com leite e iodo. Para fazer isso, combine 10 litros de água morna com um litro de leite desnatado e adicione 25 gotas de iodo à solução.O leite contém potássio, cálcio, fósforo e lactobacilos benéficos, e o iodo servirá como proteção adicional contra pragas e doenças. Esta alimentação orgânica é feita 4-5 vezes por temporada.

O solo para pepinos foi preparado desde o outono. O solo é escavado, fertilizado com cinzas e sulfato. Na primavera, antes do plantio, o solo é fertilizado com húmus e esterco. Se os pepinos florescem, mas os ovários não aparecem, a razão é a polinização insuficiente. Neste caso, é necessário atrair insetos polinizadores, borrifando água com açúcar na planta ou polinizando as flores com uma escova macia ou um pedaço de algodão. Mas se os ovários pararam de crescer repentinamente, o frio e a umidade são os culpados, então você precisa monitorar o regime de temperatura. As baixas temperaturas são especialmente perigosas à noite.

É melhor cultivar pepinos em uma estufa ou em uma loggia. No cultivo em terreno aberto, deve-se ter o cuidado de cobrir a planta com agrofibra e adubar o solo e, em clima frio, fazer o curativo foliar.

Doenças e pragas

Pepinos são propensos a fito-doenças típicas de todos os melões e cabaças. Estes são o oídio, antracnose, murcha de fusarium, peronosporose, podridão cinzenta e branca, mosaico do pepino e bacteriose.... A principal causa das doenças é o excesso de umidade nos períodos chuvosos de verão, a irrigação com água fria e o não cumprimento da rotação de culturas na área.

Susceptível a pepinos e pragas. Lesmas e caracóis adoram devorar folhas jovens, pulgões sugam a seiva da planta e espalham doenças e, além disso, pepinos são rapidamente destruídos por moscas-brancas, ursos e ácaros-aranha. Para proteger a cultura de doenças e pragas, é necessário escolher variedades e híbridos de pepinos que sejam resistentes à maioria das doenças. Isso não garante que a planta nunca ficará doente, mas reduz significativamente os riscos devido a um sistema radicular mais poderoso, crescimento vegetativo abundante e boa imunidade.

É necessário alternar o plantio, pois cada planta afeta a condição do solo de uma maneira diferente. Se você cultivar uma safra por muito tempo no mesmo lugar, isso inevitavelmente levará a doenças. Para pepinos, você deve escolher as partes do jardim onde couve, cebola, legumes ou sementes de erva-moura foram cultivadas no ano passado.

Também é recomendado seguir as seguintes regras.

  • Elimine completamente as ervas daninhas e remova os restos de plantações anteriores.
  • Aplique fertilizantes na hora certa, trate as plantas com inseticidas e fungicidas.
  • Desenterre e solte o solo.
  • Desinfete as estufas.
  • Inspecione regularmente as plantações em busca de pragas: lesmas e caracóis devem ser coletados e destruídos manualmente.
  • Remova as folhas secas, ovários murchados e frutas podres.
  • Observe o regime de rega, mantenha a temperatura ideal e o fluxo de ar fresco.

Medidas de prevenção

Para evitar a formação de flores estéreis nos cílios do pepino, as seguintes instruções devem ser seguidas.

  • Use sementes com um envelhecimento de 2-3 anos para o plantio, pois as sementes jovens dão as flores mais estéreis. Se não houver outra saída, como usar as sementes da coleta do ano passado, então é necessário pré-embebê-las por 30 minutos em uma solução fraca de permanganato de potássio, e depois secar completamente por um mês.
  • Regue os pepinos apenas com água morna previamente decantada. A rega é melhor feita de manhã, antes do calor do meio-dia, ou à noite, antes de escurecer. No calor, você precisa regar os pepinos duas vezes ao dia.
  • Não engrosse o plantio... As flores femininas não se formarão se as plantas forem desconfortáveis ​​e serão forçadas a competir entre si por um lugar ao sol.
  • Faça pinças regularmente, remova todos os elementos desnecessários, fracos e fulminantes da planta a tempo, para formar cílios de pepino corretamente.
  • Não se esqueça dos cuidados e alimentação com fertilizantes orgânicos. As preparações "Ovário" e "Buton", que promovem a formação de ovários crescidos, têm-se revelado bem.
  • Observe o regime de temperatura, evitando hipotermia e superaquecimento das plantas.
  • Cuide da polinização. E para cultivo em estufas, é melhor escolher variedades autopolinizadas.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário