Por que as folhas de pepino murcham e o que fazer a respeito?

Contente
  1. Cuidado impróprio
  2. Local de pouso errado
  3. Maus vizinhos
  4. Doenças e pragas
  5. Medidas de prevenção

Pestanas de pepino murchas e despenteadas são o motivo de sua reanimação urgente. Com o material deste artigo, você aprenderá por que as folhas e os pepinos murcham e o que você precisa fazer para corrigir a situação.

Cuidado impróprio

A razão mais comum para o mau estado das pestanas do pepino é cuidados inadequados com as plantas. Com cuidado competente e de alta qualidade, até mesmo um jardineiro novato pode obter um alto rendimento.

Rega

A rega inadequada é a principal causa do murchamento de folhas e brotos. A cultura requer muita água, com irrigação irregular, sinaliza folhagem caída e frutos amargos.

No entanto, o solo não deve ser molhado. Devido à estagnação do líquido, aparecem infecções fúngicas, como a podridão da raiz. Bloqueia o funcionamento do sistema radicular, o que impede o acesso de nutrientes à parte terrestre dos cílios.

Sem tomar medidas oportunas, a planta enfraquece e morre. Uma imagem mais ou menos semelhante é observada ao regar uma plantação de vegetais em uma torneira.

A solução para o problema é regar pepinos diariamente à noite com água morna de um barril instalado nas proximidades. Você precisa encher o recipiente pela manhã para que a água aqueça até a temperatura ideal durante o dia.

A rega deve ser moderada. As raízes dos cílios não são capazes de absorver o excesso de umidade. Se o solo na base dos brotos for pantanoso, ele deve ser afrouxado. Isso aumentará o suprimento de oxigênio e secará o solo.

Os primeiros rebentos podem ser regados com uma colher. Isso evitará a erosão do solo e a exposição de raízes jovens. Na primavera, você pode regar as mudas não apenas com água filtrada, mas também com água derretida.

As lamas da água da torneira são necessárias para a sedimentação de suspensões prejudiciais. Se as folhas das mudas pequenas começarem a secar, elas não terão umidade suficiente. As raízes das mudas secam muito rapidamente. Se você esquecer de regar, as mudas morrerão.

As plantas com efeito de estufa são regadas entre as linhas. Isso evitará a estagnação do fluido. É impossível regar abundantemente o solo na zona das raízes.

Se desejar, você pode borrifar hidrogel seco no chão, que incha quando é absorvido pela água. À medida que o solo seca, é usado para outras plantas que precisam de umidade vital.

Não despeje água fria nos cílios do pepino. A cultura não absorve imediatamente essa água; ela sofre choque. Não se esqueça de regar a planta ou fazê-lo durante o dia no calor sob os raios diretos do sol.

Top curativo

O correto desenvolvimento da cultura em campo aberto ou em casa de vegetação é impossível sem uma nutrição adequada. A planta deve receber nitrogênio, fósforo e potássio. Caso contrário, a massa verde não cresce, notam-se letargia, palidez e ressecamento da folhagem.

Uma planta fraca não pode formar cílios suculentos crescidos. Seu sistema de raiz já está subdesenvolvido. É difícil para ela absorver nutrientes da terra na quantidade certa.

Os flagelos precisam de micronutrientes. Se não tiverem manganês e ferro suficientes, observa-se a formação de nervuras amarelas nas folhas.

Você precisa resolver o problema aplicando fertilizante para as raízes. A cobertura é aplicada três vezes por temporada (dosada, em pequenas porções). Primeiro, a planta é alimentada 2 semanas após a colheita das mudas. Na segunda vez, as raízes são nutridas antes da estação de crescimento. O terceiro é durante a frutificação. Para eliminar o problema, misturas complexas em uma base orgânica ou mineral são adequadas. Se você quiser estender a frutificação e o ciclo de vida dos cílios, adicione o 4º curativo superior.

Local de pouso errado

Freqüentemente, o murchamento das mudas está associado à insolação insuficiente. Em muitos aspectos, a questão é resolvida escolhendo o local mais adequado. Ao mesmo tempo, não se deve esquecer o momento do transplante.

Se forem ultrapassados, fica difícil para as mudas resistir à influência de fatores externos. Quando as mudas são plantadas mais tarde do que o normal, as raízes são danificadas. Os chicotes do pepino têm medo do calor e do sol escaldante.

No calor, as folhas das plantas jovens e frutíferas podem se enrolar em tubos. Isso se deve à rápida evaporação da umidade da superfície das folhas. Torcê-los é uma tentativa de reduzir a área de evaporação.

A falta de luz solar não é menos um problema. Você não pode plantar pepinos onde eles não têm sol, espaço, ar suficiente. O espessamento do plantio está excluído. Nesse caso, você precisa se livrar dos cílios extras.

Você não pode plantar pepinos em um local mal iluminado. Com baixo consumo de luz, a folhagem murcha e desaparece. O local escolhido para o jardim deve ser moderadamente quente.

Para isso, é organizado um resfriamento gradativo das cristas. Em vez de proteger o patamar, garrafas plásticas de água são colocadas. Eles darão à planta o calor acumulado durante toda a noite.

A cultura é vulnerável a extremos de temperatura. Quando ele cai bruscamente, as folhas sofrem em primeiro lugar. Devido ao estresse, ocorre a murcha, o crescimento dos brotos para e sua morte.

Maus vizinhos

Na hora de escolher um local para o plantio de pepino, eles levam em consideração o sucesso do bairro com uma determinada cultura. A planta é considerada despretensiosa e se dá bem com muitos vegetais. Mas existem certas espécies, por causa das quais os arbustos crescem pequenos, não são capazes de formar um alto rendimento.

Você não deve plantar pepinos em lugares onde as plantações de melão ou abóbora foram plantadas anteriormente.

Você não deve plantar pepinos nos canteiros onde a abóbora, a abobrinha e o melão cresceram no ano passado. Essas culturas têm diferentes condições de cultivo.

A vizinhança com tomates é indesejável. Devido ao sistema radicular desenvolvido, os rizomas dos cílios receberão menos energia e nutrientes. Não plante morangos nas proximidades.

Milho, rabanetes e nabos podem se tornar vizinhos neutros. Os melhores são cebolas, repolho, pimentão, alho. Você precisa plantar mudas em um novo lugar a cada ano. Em estufas, é necessário usar um chicote para evitar queimaduras ao tocar nas paredes.

Não experimente ervas aromáticas. O manjericão e a rúcula oprimem os chicotes de pepino. A erva-doce não deve ser plantada ao lado dela.

Seu sistema radicular puxará toda a umidade e nutrientes do solo.

Batatas também são consideradas más vizinhas. Sua proximidade com pepinos será mutuamente deprimente. Além da seleção de umidade e nutrientes, sombreia os chicotes. Muitas vezes é afetado pelas mesmas pragas que os pepinos.

Muito depende do tamanho da estufa. Se for pequeno, é mais conveniente cultivar apenas pepinos nele, sem adicionar outras safras.

Doenças e pragas

As folhas dos chicotes murcham devido ao ataque de insetos nocivos e doenças. Em ambos os casos, ocorre uma rápida progressão do problema. Se você não intervir a tempo, não só as folhas, mas também os frutos morrerão em pouco tempo.

Ao cuidar de cílios de pepino, jardineiros experientes têm que lidar com vários tipos de doenças.

A podridão das raízes danifica as raízes. Primeiramente, ocorre uma modificação do pescoço, então a doença se espalha para o restante dos processos. As folhas inferiores começam a murchar, a morte do arbusto ocorre em poucos dias.

Suspeitar fusarium os cílios podem estar na parte superior murcha. Junto com isso, a haste principal do chicote começa a apodrecer por baixo. As folhas secam inicialmente nas bordas, depois se espalham por toda a área dos pratos.

Para cladosporiose manifestações escuras são características. Eles aparecem em brotos, folhas e frutos. Você não pode comer pepinos assim. E também doenças características podem ser branca, podridão cinzenta, cobre, parasporos, oídio, manchas angulares.

Pulgão escolhe cílios de pepino por causa do suco delicioso nas folhas.Ela o perfura com a tromba e extrai a seiva, formando uma melada que atrai formigas.

As colônias de parasitas se espalham rapidamente, destruindo não apenas o pepino, mas também os canteiros vizinhos. Você precisa se livrar dos pulgões por meio de produtos químicos, biológicos, remédios populares.

Ácaro-aranha prefere se alimentar de mudas jovens, mas arbustos adultos também podem ser afetados. Onde ele se instala, as folhas são cobertas com as mais finas teias de aranha.

Thrips prefira se alimentar de suco de folhas verdes e brotos. Por causa disso, os cílios do pepino não podem se formar corretamente. Curvam-se, a folhagem torna-se gradualmente branca, seca e cai.

A causa mais comum de danos às plantas por infecções fúngicas são as condições de estufa mal organizadas. Em salas fechadas, não há ventilação de ar e a umidade é alta.

Dependendo da origem do problema, infusões de mostarda, soluções de vinagre, refrigerante, sabão com cinza de madeira são usados ​​para resolvê-lo. E também recorrem à pulverização dos cílios com produtos biológicos eficazes (Fitoverm, Akarin).

A pulverização para doenças é realizada com uma solução de trabalho à base de tricopolum e água morna. Também pode trabalhar o solo, previamente umedecido com água pura.

Os topos podem ser pulverizados com uma solução fraca de permanganato de potássio. Isso aumentará o tônus ​​das plantas e as tornará resistentes a doenças. As plantas infectadas podem ser tratadas com soro de leite, Fitosporin, Trichodermin, Metronidazol.

Medidas de prevenção

Nem sempre é possível livrar-se do amarelecimento das folhas de pepino. Por isso é necessário conhecer os métodos de prevenção e recomendações. É necessário resolver o problema após identificar a causa do murchamento da folhagem.

As medidas preventivas podem variar. Na fase inicial de cultivo, as sementes são aquecidas. Eles são embebidos em soluções especiais que promovem o fortalecimento e o crescimento rápido.

É impossível violar as normas de rotação de culturas. Pepinos não são plantados no mesmo lugar o tempo todo. As mudas são plantadas em áreas onde costumavam crescer hortaliças adequadas.

A colheita das mudas deve ser realizada em tempo hábil e estritamente de acordo com o esquema. Certos intervalos devem ser mantidos entre arbustos e fileiras. Não plante várias sementes em cada buraco.

É importante lembrar sobre a mudança oportuna do solo esgotado, recorrendo a isso pelo menos uma vez a cada 2 anos. Para irrigação, use água decantada. Sistemas de irrigação por gotejamento estão sendo instalados em estufas.

Para evitar plantios densos, atenção especial é dada ao intervalo de disposição dos arbustos. Após o plantio, os cílios do pepino se estendem e se entrelaçam.

Para não reduzir o acesso à luz, não são plantadas mais de 2-4 sementes ou mudas com folhas desenvolvidas por 1 m2. Ao plantar variedades partenocárpicas, o número de mudas cai pela metade.

Se necessário, é realizado o desbaste dos arbustos. Elimine o excesso de cílios, rebentos fracos, folhas murchas e amareladas. Aperte pontos de crescimento e melhore a troca de ar. Se necessário, os cílios de sombra são removidos junto com as raízes.

A organização correta das cristas é importante. Se possível, eles podem ser não apenas quentes, mas também móveis. Garrafas de água são forradas de pedras. O calor do "acumulador" salvará a planta do estresse.

Ao organizar cumes de pepino ao ar livre, você pode usar redes de tecelagem. Isso dará às plantas mais ar. Esta medida preventiva evitará a estagnação da umidade nas raízes.

É preciso cuidar dos cuidados com a planta durante o período de estiagem. Para isso, a cobertura morta é estocada com antecedência. Turfa, palha, húmus e casca são preparados. Se necessário, fertilizar o solo é fertilizado com cinzas, fermento, uréia.

Se os cílios são plantados ao sol, eles são sombreados pela construção de dosséis com materiais de sucata. Para isso, folhas de papelão, estopa, folhas velhas são adequadas. À noite, junto com a irrigação do solo, os arbustos são pulverizados.

Preste atenção aos chicotes.Elimine o tratamento com herbicidas que podem prejudicar a cultura e seu rendimento. Se forem cultivadas com safras vizinhas, certifique-se de que não caiam sobre a folhagem e os brotos.

Se isso acontecer, os produtos químicos são removidos das chapas. Caso contrário, as folhas vão amolecer, amarelecer e secar. Para enxaguar, use água decantada comum sem quaisquer aditivos.

Os inseticidas são usados ​​imediatamente após a detecção de pragas. Tanto os remédios biológicos quanto os populares são adequados. Como último recurso, recorra ao uso de produtos químicos.

Se os cílios estiverem gravemente danificados por pragas ou infecções, eles são descartados. A cama é tratada com uma solução de manganês. Depois disso, é usado para plantar outras plantas. É estritamente proibido deixar plantas doentes nos canteiros.

Para lidar rapidamente com as doenças, você precisa ter um fungicida disponível.... Um remédio eficaz interromperá instantaneamente o murchamento da folhagem e a disseminação da doença nos estágios iniciais de sua manifestação.

Você precisa escolher um medicamento para um tipo específico de tratamento. As ferramentas não são universais. Eles têm um princípio de ação e dosagem diferente. O não cumprimento das instruções pode levar a uma maior murcha dos cílios.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário