Por que as folhas de pepino ficam brancas e o que fazer?
Os pepinos são uma das culturas mais populares entre os nossos compatriotas e podem ser encontrados em quase todos os canteiros de jardins. Acontece que as folhas dos pés de pepino começam a clarear, aparecem manchas. Isso significa que a planta está doente e, se você não agir, pode perder toda a colheita.
Técnica agrícola errada
A razão mais comum para mudar a tonalidade das folhas de pepino são os erros de cuidado. Os arbustos podem carecer de oligoelementos benéficos, calor, luz ou umidade. Com menos frequência, o motivo é a baixa acidez do solo ou o momento errado para o plantio de mudas jovens em terreno aberto. Detenhamo-nos em cada uma dessas razões com mais detalhes.
Falta de luz
Após o plantio de mudas de pepino, aparecem manchas esbranquiçadas com falta de luz. Na maioria das vezes, isso acontece em estufas ou em áreas abertas, quando um local com sombra foi alocado para um canteiro de pepino. Em primeiro lugar, as folhas inferiores ficam brancas, se o resto não se deteriorar ao mesmo tempo, não se preocupe. Basta fornecer iluminação adicional à área de aterrissagem.
Falta de componentes nutricionais
As folhas podem brilhar se a planta não tiver minerais úteis. Se as folhas inferiores ficarem brancas e começarem a secar, significa que a planta não está recebendo potássio e magnésio em quantidade, é necessário fazer curativos nutritivos com esses minerais. Quando, além desses sintomas, aparecem estrias escuras nas folhas, o arbusto precisa de ferro e magnésio.
Na deficiência de cobre, o clareamento da cor é acompanhado pelo ressecamento das bordas das folhas e copas da planta.
Rega
A irrigação é parte integrante do cuidado de qualquer plantação de jardim, e os pepinos não são exceção. O encharcamento excessivo ou, ao contrário, a falta de umidade torna-se um dos motivos comuns para o aparecimento de manchas claras nas folhas. Na maioria das vezes, os pés de pepino cultivados em áreas abertas sofrem de falta de umidade.
Em algumas áreas do nosso país, ocorrem chuvas prolongadas no verão. A alta umidade tem o mesmo impacto negativo na planta que a falta de água. O alagamento do sistema radicular faz com que apodreça, como resultado, o arbusto carece de nutrientes, clareia e seca. Para fazer frente a esse problema, é necessário controlar o nível de irrigação, levando em consideração os fatores climáticos - ora aumentando, ora diminuindo o volume de água.
Acidez do solo
As folhas do pepino começam a ficar brancas em caso de acidificação do solo. Em solo onde o pH excede 6-7 unidades, as mudas de pepino podem parar de se desenvolver completamente.... Portanto, antes do plantio, é necessário definir os parâmetros da acidez do substrato com papel de tornassol.
Se não houver nenhum indicador disponível, você pode tentar determinar o pH usando métodos populares. Para isso, coloca-se um pouco de terra em um recipiente e despeja-se água até obter a consistência de pasta. Em seguida, adicione um pouco de sal e observe a reação.
Se a formação ativa de bolhas começar, significa que o solo está muito ácido.
A cinza pode ser usada para reduzir a acidez. Para isso, é necessário fazer uma solução à razão de 5 litros de água por 300 g de cinza. A composição é bem misturada e o futuro jardim é regado. Como alternativa, você pode adicionar um pouco de farinha de dolomita ou limão.
Tratamento de doenças
Várias doenças são muito perigosas para a cultura do pepino: fúngicas, virais e bacterianas. Eles causam descoloração da lâmina foliar. Se não forem tratados, eles levam ao murchamento precoce de todo o arbusto e à diminuição da frutificação.
Mosaico branco
É uma infecção viral que ataca plantas enfraquecidas e doentes. O patógeno penetra nos tecidos e chega às raízes em questão de dias. Essa doença é muito perigosa: reduz muito a produção de pepinos e, se não for tratada, pode levar à morte da planta. O desenvolvimento do vírus é facilitado pelo aumento da temperatura (acima de 25 graus), bem como por seus pulos bruscos durante o dia e a noite.
Na primeira fase, os cílios param de crescer. Manchas esbranquiçadas com uma tonalidade amarelada clara aparecem nas folhas novas. No curso do desenvolvimento da doença, eles se combinam em uma única grande mancha, os frutos perdem a cor e se enrolam.
É extremamente difícil curar uma patologia, é muito mais fácil prevenir. Para isso, você precisa de:
- limpe periodicamente a área de quaisquer ervas daninhas;
- destruir resíduos vegetais após a frutificação;
- evitar o espessamento das plantações;
- evite flutuações repentinas de temperatura;
- não irrigue o jardim com água fria;
- todas as plantas infectadas devem ser arrancadas e queimadas o mais rápido possível.
As formigas são as transmissoras do vírus, portanto, você deve combatê-las ativamente.
Oídio
Infecção fúngica, que mais cedo ou mais tarde é encontrada por quase todas as hortaliças. A patologia se manifesta em forma de placa leve nas folhas, se não tratada passa para o tronco. A doença leva à deformação e secagem das folhas. Como resultado, toda a cultura morre rapidamente. O perigo de um fungo é sua disseminação rápida. Na ausência de medidas de resposta imediata, a doença pode destruir todo o canteiro de pepino. O patógeno é especialmente ativo em alta umidade, na maioria das vezes ataca a cultura em junho, quando a temperatura do ar é mantida na faixa de 18 a 25 graus.
Além disso, o oídio freqüentemente ocorre quando fertilizantes nitrogenados são muito aplicados.
O silicato de sódio é usado para matar o oídio. As bactérias do ácido láctico dão um bom resultado - são agressivas aos fungos, mas ao mesmo tempo são sensíveis à cultura de vegetais. É melhor usar iogurte ou kefir, é aconselhável levar os que já expiraram.
O tratamento orgânico também auxilia no combate ao oídio. Residentes de verão experientes derramam estrume com água fria, deixe por 3 dias, depois filtre e dilua a solução resultante com água na proporção de 1 para 10. Essa mistura é usada para pulverização foliar. Como alternativa, você pode usar uma infusão de ervas, como urtiga.
Nas lojas você pode comprar preparações prontas contra fungos: Tiovit, Jet, Topázio, além de CE ou Hom... A cultura em campo aberto é pulverizada com solução de enxofre coloidal a 20%, em estufas a concentração do fármaco é duplicada. Na fase de frutificação, o processamento periódico com uma solução de sabão e refrigerante ajudará.
Ascochitose
Uma das doenças mais graves. Isso prejudica não só arbustos maduros, mas também mudas. Além do pepino, a doença pode afetar o melão, a abóbora e a melancia.
Os danos da ascocite não dependem da localização do canteiro do jardim e de fatores climáticos externos. A sobrevivência das plantas é influenciada exclusivamente por sua imunidade - plantas enfraquecidas murcham rapidamente. Portanto, é sempre mais fácil usar medidas preventivas do que tentar se livrar dessa infecção.
Antracnose
Esta é uma das doenças mais comuns, que se manifesta no clareamento das placas das folhas. Esta doença afeta plantas cultivadas tanto em campo aberto quanto em estufas. Os esporos de fungos podem se desenvolver em qualquer condição de temperatura de +2 a +35. A infecção afeta todas as partes terrestres da planta, o período de incubação é de 5-8 dias, dependendo das condições externas.
Se as folhas estão cobertas de manchas esbranquiçadas com uma tonalidade amarelada - você precisa processar imediatamente o plantio... Se não for tratada, as áreas afetadas se fundem em um grande ponto e cerdas aparecem no topo. Logo, as áreas danificadas secam e caem.
Com uma grande quantidade de infecção, os patógenos se movem para os frutos maduros e formam manchas marrons.
Uma solução de 1% de Bordeaux líquido ajuda contra esta doença. Durante o tratamento, as partes aéreas da planta são pulverizadas e o substrato é derramado. Alternativamente, você pode usar oxicloreto de cobre ou enxofre coloidal. Eles dão um bom efeito preparação "Humus", composições "Strobi" e "Quadris".
Controle de pragas
Se a planta for bem cuidada, mas as folhas ainda brilharem, é possível que isso seja devido à atividade de insetos-praga.
Ácaro-aranha
Este ácaro é inofensivo para os humanos, mas pode causar danos significativos aos pepinos.... O parasita microscópico se alimenta de sucos vitais de plantas, interfere na fotossíntese completa e causa uma deterioração na imunidade. Essas plantas secam e murcham muito rapidamente. O tempo seco e as temperaturas do ar excessivamente altas contribuem para o desenvolvimento da infecção.
É impossível perceber o próprio carrapato, o parasita é tão pequeno. Sua presença é indicada por traços esbranquiçados nas placas foliares, que lembram uma teia de aranha prateada. Para evitar o risco de aparecimento de pragas, na primavera recomenda-se tratar o solo com "Ditox", "Antiklesch", "Akarin", "Fitoverm".
Para combater os ácaros da aranha, é necessário remover a camada superior do solo e, em seguida, usar insectoacaricidas. Em anos anteriores, os inseticidas eram usados no combate aos carrapatos. Mas, como mostra a experiência dos residentes de verão, na prática esse método é ineficaz. Os insectoacaricidas são preparações de ação intestinal, a frequência de seu uso depende da temperatura ambiente.
Quanto mais alta a temperatura, mais curtos devem ser os intervalos entre os tratamentos.
Entre os produtos químicos, os melhores são "Karbofos" e "Bitoxibacilina"... Nos estágios iniciais da lesão, os métodos folclóricos de luta dão um bom efeito, entre eles destaca-se o tratamento com sabão. Pulverizar arbustos danificados é melhor feito à noite - então, antes da hora quente do dia, os fundos terão tempo para ganhar. Se processado pela manhã, com o início do calor, as substâncias ativas simplesmente evaporam.
Se possível, tente colocá-lo próximo à área afetada do carrapato phytoseiulus... Como alternativa, você pode plantar ervas que atraem joaninhas. Esses são inimigos biológicos do carrapato, que rapidamente destroem todo o estilo.
Mosca-branca com efeito de estufa
A mosca-branca ataca exclusivamente canteiros de estufas. Neste caso, aparecem pontos amarelos ou esbranquiçados nas folhas. O perigo da praga está no alto índice de reprodução, ela pode destruir toda a lavoura em uma semana.
A praga terá que ser coletada manualmente, você pode usar armadilhas pegajosas. O uso de inimigos naturais do inseto dá um bom efeito. Por exemplo, o parasita encarsia - é cultivado especificamente para destruir a mosca branca. Assim que ele come, ele morre imediatamente. Infusões e decocções dão um bom efeito, se o volume de infecção for grande, então faz sentido recorrer a preparações inseticidas.
Medidas de prevenção
Todos sabem que é sempre mais fácil prevenir uma doença do que combatê-la. Independentemente do motivo pelo qual as folhas começaram a clarear e murchar, é importante recorrer a medidas preventivas. Isso reduzirá o risco de doenças.
As regras são simples.
- Após a frutificação é necessário compostar ou queimar todos os resíduos vegetais.
- Antes de plantar uma safra em terreno aberto ou em uma área de estufa, desenterre o solo destinado ao jardim... Os agentes causadores de fungos e larvas de pragas muitas vezes hibernam no solo, uma vez que estão no ar, morrem.
- Certifique-se de destruir todas as ervas daninhas - nada supérfluo deve ser deixado no território.
- Inspecione regularmente todas as partes dos arbustos de pepino durante a estação de crescimento... Ao primeiro sinal de dano, remova imediatamente essas áreas e incinere imediatamente.
- Observe a rotação da cultura - o melhor é alternar o plantio de pepino e tomate.
- Não regue a planta com água fria, especialmente em climas quentes.... As flutuações de temperatura podem enfraquecer significativamente os arbustos.
- Compre sementes exclusivamente de fabricantes confiáveis.
- Trate o solo com uma solução de permanganato de potássio ou formalina todos os anos... O solo na estufa deve ser vaporizado.
- Nos estágios iniciais de desenvolvimento, borrife arbustos de pepino jovens com sulfato de cobre, tomado na proporção de 3 g por 5 l de água, ou ureia na proporção de 5 g por 5 l de água.
- E claro, dê preferência a variedades resistentes a doenças.
O comentário foi enviado com sucesso.