Características dos medronheiros
O medronheiro raramente é encontrado nas parcelas dos jardineiros. Os países mediterrâneos são tradicionalmente considerados o berço deste representante da flora. A árvore cresce bem em clareiras na floresta, falésias, em outros lugares. Esta planta pode ser encontrada não apenas na Europa, mas também na América, Ásia, Cáucaso, região do Mar Negro.
descrição geral
A árvore de morango, ou medronho, morango cresce principalmente nas regiões do sul do país - na Crimeia, na costa do Mar Negro. O gênero da planta é arbustos e urze. Este representante da flora distingue-se pela sua capacidade de renovar a casca todos os anos e pelas suas qualidades melíferas ideais. A madeira desta planta praticamente não está sujeita à destruição e decomposição. Portanto, era usado ativamente para a fabricação de vários itens de interior.
As características externas e de qualidade da árvore são as seguintes:
-
crescem tanto pelo tipo de arbusto como pelo tipo de árvore, a altura máxima é de 15 m;
-
a casca é de tipo irregular, tem uma cor média entre o marrom e o cobre;
-
as folhas lembram a forma de um ovo, largas, com pecíolos;
-
o sistema de nervuras é bem desenvolvido, há um ligeiro serrilhado ao longo da borda das folhas;
-
folhagem - verde com tonalidade esmeralda, estrutura tipo couro;
-
folha com comprimento de cerca de 10 cm;
-
inflorescências do tipo paniculadas, com até 5 cm;
-
pires com cinco sépalas e uma borda oblonga com cerca de um centímetro de tamanho;
-
a corola é mais estreita na parte inferior, tem uma cor branca ou rosada;
-
panículas soltas, soltas que reúnem flores, têm tom branco ou amarelado, com formato semelhante ao de uma lanterna;
-
pequenas flores, com não mais de 1 cm de largura, reúnem-se em inflorescências de 10 a 30 pedaços;
-
a flor é formada no outono e continua durante o inverno, o tempo varia dependendo das condições de crescimento;
-
a forma das flores é semelhante a uma jarra ou lírio do vale;
-
o aroma durante a floração é brilhante, inebriante, espetacular;
-
as sementes são pequenas, alongadas, os bagos são redondos, cobertos de sementes em abundância e com relevo acidentado;
-
os frutos primeiro têm a cor verde ou amarela, depois adquirem gradativamente um tom avermelhado ou laranja durante o processo de amadurecimento;
-
finalmente os frutos maduros são vermelhos com um tom marrom;
-
a polpa tem uma estrutura solta, o sabor é próximo ao morango;
-
o tamanho do fruto chega a 3 cm, diâmetro de até 2 cm;
-
o período de frutificação pode atingir e ultrapassar 200 anos;
-
durante a frutificação, a árvore é vermelha com respingos de esmeralda;
-
as flores são polinizadas por insetos, esta é uma excelente planta de mel;
-
quando termina o período de floração, forma-se um ovário, que dará frutos na próxima estação.
Um medronheiro pode crescer sozinho e frutificar ativamente, já que é bissexual, na verdade não precisa de polinizadores... Quanto às características de sabor, não existe uma opinião única. Apesar da comestibilidade dos frutos silvestres, a qualidade da sobremesa é bastante mediana. Há pouco açúcar na composição, a polpa é farinhenta com uma acidez brilhante, o aroma é a morango muito forte. O sabor é bastante exótico, existem semelhanças com o kiwi e o caqui. Como a fruta contém tanino, o sabor é amargo.
Dependendo do tipo de medronheiro, as características gustativas da fruta também variam.
Visão geral da espécie
Existem muitos tipos de medronheiros - existem arbustos e árvores típicas.
-
Morango de frutos pequenos (grego). A árvore atinge até 5 metros de altura, possui relevo uniforme de casca. A casca é frágil, no verão começa a esfoliar.A cor da casca muda com o tempo de um tom de turquesa para limão e carmesim no início do outono. A folhagem é típica desta variedade, as flores são pequenas, os frutos são alaranjados. Floresce no primeiro mês de inverno.
-
Arbutus Menzisa. Vista alta, com extensão de até 25 metros. A casca é vermelha com subtom marrom, descascando. Inflorescências estendem-se até 15 cm, inflorescências em forma de pincel, frutos laranja-avermelhados. Floresce na primavera e frutifica no outono.
-
Arbutus árvore comum ou de frutos grandes... Na maioria das vezes encontrada, a variedade é bastante comum. A casca é castanha, o relevo é de tipo irregular. As inflorescências são curtas, a floração é branca, creme ou rosa. Os frutos são de um vermelho vivo, com cerca de 2 cm de largura, podendo crescer em qualquer tipo de solo, mesmo nos mais inférteis. Mais difundido na Espanha, mas também é encontrado em nosso país.
-
Arbutus "Marina". Uma espécie híbrida que é adequada para reprodução em locais, a história de sua criação não é totalmente compreendida. O tronco e os ramos apresentam um relevo bastante regular. As qualidades decorativas são as mais elevadas, a variedade é totalmente não caprichosa.
-
Morango vermelho. Cresce no Mediterrâneo, Oriente Médio, Ásia, Crimeia. A altura da árvore é de até 12 m.A casca não é áspera, avermelhada, de tipo nu. Os ramos também apresentam um relevo uniforme de tonalidade vermelha.
-
Morango híbrido. Outra variedade encontrada no Mediterrâneo. A sua origem está associada à polinização das carpas pequenas e grandes. Visualmente, a planta tem muitas características em comum com as espécies de frutos grandes - folhagem recortada, bagas, relevo da casca. No que diz respeito ao tamanho da folha, período de floração e tamanho da árvore, essas características são herdadas das carpas pequenas. As árvores foram trazidas para a Crimeia, o Cáucaso e se espalharam. Este tipo é considerado despretensioso, com excelentes qualidades decorativas. Os frutos são grandes e têm boas qualidades de sobremesa.
Também na natureza existem as seguintes variedades, menos comuns que as anteriores:
-
"Arbutus canaris" - Canário, cresce na Espanha, outro nome é Madroño Canario;
-
Morango do Arizona - cresce até 14 m, difundida no México, em parte nos EUA;
-
Morango do Texas - cresce nos EUA, no México, atinge 25 m de altura, o diâmetro da árvore chega a meio metro, a casca esfolia, os frutos são pequenos;
-
Morango ocidental - espécie anã, cresce no México, altura de até um metro, o crescimento ocorre ao longo de uma linha horizontal, uma colônia é formada até 1,8 m.
Existem também espécies anãs, suas taxas de crescimento são reduzidas.
Frutificando em cachos, a floração é predominantemente rosa. Entre os representantes decorativos subdimensionados desta espécie, destacam-se os seguintes:
-
Compacta - a altura máxima varia de 1,8 a 2 m;
-
Croomei - cresce muito devagar, flor rosa;
-
Rubra - outra planta com flor rosa que cresce na Irlanda, com a idade de cinquenta anos a árvore não cresce mais do que 8 m, e mais frequentemente cerca de 4-5 m;
-
Elfin King - as bagas desta árvore são grandes em tamanho - cerca de 25 mm de largura, mas a planta em si não se estende acima de um metro, é adequada para plantar em vasos.
As nuances do crescimento
O medronheiro é considerado extremamente despretensioso, não é exigente com o solo, tecnologia agrícola. Portanto, mesmo um jardineiro e florista novato pode plantar plantas. Claro, há uma série de atividades de catação que precisam ser realizadas, mas geralmente são procedimentos bastante simples. Nas condições climáticas da Rússia, a maioria pode permitir que esta planta seja cultivada apenas em casa:
-
o regime de temperatura ideal para o cultivo doméstico é de cerca de 25 C;
-
é importante fornecer iluminação de alta qualidade, para não expor as plantas a correntes de ar;
-
também é importante garantir a tranquilidade no inverno, abrigar-se da luz solar direta, caso contrário, há alto risco de queimaduras na folhagem;
-
é importante não criar correntes de ar, mas ventilar regularmente a sala;
-
o solo deve ser escolhido universal, o que é adequado para plantas de interior.
Se você decidir cultivar uma árvore em uma horta, você deve considerar os seguintes pontos:
-
escolha uma área bem iluminada para o plantio, onde não haja correntes de ar, ventos fortes;
-
a penumbra é bastante apropriada;
-
o solo não é fundamental, pode ser arenito, argiloso, até espécies pedregosas são adequadas, mas é importante proporcionar drenagem;
-
parte importante dos cuidados é a alimentação, é aconselhável realizar os procedimentos duas vezes ao mês;
-
para cobertura, formulações de um tipo orgânico ou complexo são usadas; para crescimento rápido, curativos de nitrogênio, formulações com potássio são apropriadas;
-
no inverno, a planta não é alimentada;
-
o melhor regime de temperatura para uma planta é de 10 C no inverno a 25 C no verão;
-
a temperatura mais fria que uma árvore pode suportar é de menos 15 ° C;
-
umedecimento é outra etapa importante da tecnologia agrícola, a rega deve ser abundante, mas rara;
-
a planta não é borrifada, não é umedecida no inverno;
-
finalmente, anualmente é necessário fazer podas de tipo sanitário com a retirada de todos os ramos secos e danificados;
-
para usar os frutos na conservação, é necessário manter a área próxima ao caule limpa e arrumada, pois os bagos caem e podem ser colhidos.
Como a árvore morre em geadas severas, em regiões de clima frio ela só pode ser cultivada em casa ou em estufas, jardins de inverno.
É permitido manter a planta em casa no inverno e levá-la para fora no verão. Não deve ser esquecido que no inverno, a temperatura deve ser mais baixa que no verão, já que a planta precisa de um período de dormência... Se não for fornecido, o crescimento não decorativo começará.
Quanto à resistência da árvore a doenças e ataques de pragas, sua imunidade está bem desenvolvida. É importante não permitir o alagamento, pois isso provoca o desenvolvimento de infecções fúngicas. Quanto às pragas, deve-se ficar atento aos ácaros, cujos ataques afetam negativamente o desenvolvimento da planta.
Existem várias maneiras de propagar o medronheiro. Você pode comprar uma muda pronta e plantá-la você mesmo em um local de cultivo permanente. Em casa, você precisa transplantar uma planta levando em consideração as características:
-
as raízes do morango são muito sensíveis, frágeis, por isso o transplante não é fácil para a planta;
-
plantas jovens são transplantadas a cada dois anos, as maduras - conforme necessário para o desenvolvimento do sistema radicular;
-
a época ideal para o transplante é a primavera, até que novos brotos se formem.
A autopropagação é feita de duas maneiras.
-
Estacas apicais... Antes do início do outono, as mudas são cortadas e enviadas para armazenamento em um local quente. A plantação é realizada na primavera, quando se estabelece uma temperatura quente estável e sem geadas. Este método é difícil, o enraizamento nem sempre é bem-sucedido.
-
Método de semente. As sementes são colhidas no período de outono-inverno a partir de frutas secas. As sementes separadas são estratificadas por 3 meses a +5 C. A taxa de germinação é de 70. Após a estratificação, as sementes são imersas em água morna e plantadas no solo, aprofundando em 1 cm - regando e cobrindo com filme. A germinação ocorre após cerca de 60 dias. Brotos de cinco centímetros mergulham em recipientes separados. Após o aparecimento de 8 folhas, pode ser plantado no solo.
Formulários
Os frutos da árvore nem sempre são consumidos, apesar de esta espécie ser bastante comestível. No entanto, o morango é mais conhecido por suas outras propriedades em vários campos de aplicação.
-
etnociência... Quase todas as partes da planta são úteis do ponto de vista da medicina tradicional. A coleta das matérias-primas é realizada no verão, depois são secas em aparelhos especiais ou ao sol. As matérias-primas são armazenadas por alguns anos, usadas em vários campos. Em primeiro lugar, o material é a base de muitos remédios homeopáticos para doenças de pele, doenças do aparelho geniturinário e distúrbios gastrointestinais. Uma variedade de infusões, decocções de matérias-primas são preparadas, com as quais as doenças otorrinolaringológicas são tratadas com sucesso.Além disso, é criado um extrato da planta, que reduz o tônus muscular e tem efeito antiinflamatório. O extrato de medronheiro cru é um excelente diurético.
Existem restrições ao uso - você não deve ser tratado com produtos desta planta durante o período de gravidez, lactação. As crianças também não recebem prescrição de tais medicamentos.
- Cozinhando... Se frutas frescas raramente são consumidas, são ideais como aditivos em vários pratos. Doces de sobremesa, confitures são feitos de frutas vermelhas, compotas são preparadas e bebidas alcoólicas são criadas. Existem licores, vodkas, vinhos, marcas populares de conhaque a partir dessas matérias-primas. Quanto ao consumo in natura, apenas frutas totalmente maduras são adequadas para a alimentação. Bagas verdes podem causar envenenamento, pois contêm substâncias tóxicas. Apenas frutas colhidas são comidas e as que caem são processadas. Este último logo começa a se deteriorar e deformar quando cai.
- Paisagismo. As propriedades decorativas do arbusto glorificam este tipo de planta, não importa se cresce como arbusto ou como árvore. É claro que não é tão comum no paisagismo como o lilás ou a magnólia, mas está ganhando cada vez mais popularidade. O morango fica bem em parques e praças, em terrenos pessoais.
A planta tem boas propriedades decorativas durante os períodos de floração, frutificação e latência.
O comentário foi enviado com sucesso.