Por que os ovários do pepino ficam amarelos na estufa e o que fazer?

Contente
  1. Razões possíveis
  2. Como lidar com a doença?
  3. Controle de pragas
  4. Medidas de prevenção

Infelizmente, os jardineiros têm que lidar com situações em que os embriões de pepinos cultivados em estufas de policarbonato e outros materiais ficam amarelos, secos e caem.

Você pode evitar esses fenômenos sabendo exatamente por que acontecem e o que fazer a respeito. Jardineiros experientes têm todo um arsenal de ferramentas eficazes para resolver o problema dos ovários em tempo hábil.

Razões possíveis

As fontes dos problemas em questão podem ser divididas em três categorias principais. Se os frutos futuros forem mal amarrados aos pepinos jovens e os ovários forem muito pequenos e não crescerem ou se deteriorarem, então, na esmagadora maioria dos casos, isso leva a:

  • condições inadequadas para manter as culturas em uma estufa (estufa);
  • violação das regras de cuidado de plantas jovens;
  • doenças e pragas.

O rápido amarelecimento dos ovários pode provocar muitas doenças. E as posições de liderança em sua lista são ocupadas por bacterioses... Além disso, muitas vezes surgem problemas devido ao fato de que as raízes apodrecem, ou seja, estamos falando de uma doença tão perigosa como a podridão das raízes. Além disso, na maioria das vezes, por um longo tempo, a planta parece absolutamente saudável, exceto que suas copas começam a secar um pouco.

Se você analisar as causas biológicas, é importante notar que as pragas mais comuns incluem:

  • ácaro-aranha;
  • pulgão;
  • a pulga é preta;
  • mosca branca.

Claro, você precisa saber o que fazer para preservar os ovários e garantir uma boa colheita. Nesse caso, é importante levar em consideração os picos de atividade de vários insetos nocivos, devido aos quais os embriões secam, murcham e eventualmente caem. Esses períodos são geralmente no meio do verão. Por exemplo, pulgões hibernam em ervas daninhas e escolhem a parte da raiz das folhas para isso. Na primavera, a praga começa a se espalhar em ritmo recorde por todo o local.

Um ácaro pode passar despercebido por um longo tempo. Mas se sua teia de aranha apareceu nas plantas, elas podem morrer muito rapidamente.

Más condições

Não é nenhum segredo que o pleno crescimento e desenvolvimento dos pepinos em uma estufa proporcionam iluminação normal, condições ideais de temperatura e níveis de umidade. Ignorar um desses fatores pode fazer com que os ovários comecem a amarelar em massa. E antes de mais nada, vale atentar para a falta de iluminação.

A deficiência de luz solar inevitavelmente leva à interrupção da fotossíntese nas folhas de todas as plantas. Isso, por sua vez, causa problemas na formação dos frutos. Os pepinos simplesmente não têm força suficiente para formar ovários crescidos e começam a derramar os frutos em crescimento. A falta de luz é na maioria das vezes consequência do plantio denso, bem como da contaminação da cobertura da estufa e sua localização inadequada no local.

Como mostra a prática, muitas vezes jardineiros inexperientes se esforçam para plantar o número máximo de plantas na área mínima. Pepinos nessas condições sofrem de deficiência de luz, umidade e nutrição. A taxa de plantio da cultura descrita não é mais do que 4 arbustos por 1 metro quadrado. Se você se desviar dele, é recomendável diluir o canteiro para que os arbustos restantes continuem a se desenvolver ativamente, o amarelecimento dos ovários para.

Temperaturas muito altas e muito baixas são inaceitáveis. A norma no caso de pepinos é considerada uma leitura de termômetro na faixa de 18 a 30 graus acima de zero. Em alguns casos, é possível aumentar o limite superior em 5 unidades. Flutuações bruscas de temperatura também não serão menos destrutivas.

Como regra, uma grande diferença entre as taxas diurnas e noturnas é característica quando o cultivo em campo aberto.

No entanto, problemas semelhantes podem surgir ao usar estufas. Na maioria das vezes, isso é observado na primavera, quando o abrigo aquece durante o dia, e à noite, devido à temperatura do ar bastante baixa, ele esfria bruscamente. Como resultado da hipotermia banal dos pepinos, os ovários podem sofrer. Recomenda-se o uso de sensores especiais para controle de temperatura. No entanto, esse equipamento não será acessível para todos os jardineiros e, portanto, muitos amadores preferem usar termômetros comuns.

A próxima razão para os problemas em consideração é a umidade do ar inadequada na estufa.... Os indicadores ideais, neste caso, são considerados 60-75%. Previsivelmente, os pepinos adoram um alto teor de umidade porque são de origem tropical. Ao mesmo tempo, é importante levar em conta que se começarem a se formar gotas nas paredes, inevitavelmente surgirá condensação nas folhas, o que levará à sua decomposição e queimaduras. Naturalmente, em tais condições, os frutos em formação amarelarão e se deteriorarão rapidamente.

Com umidade elevada, a planta é obrigada a direcionar todas as suas forças, antes de tudo, para a sobrevivência. Mas deve-se lembrar que os eventos se desenvolverão de forma semelhante com o ar excessivamente seco na estufa. As seguintes ações permitirão que você evite consequências graves, dependendo da natureza do problema:

  • no calor, é necessário pulverizar as folhas dos pepinos, de preferência duas vezes ao dia, também pode colocar recipientes com água na estufa;
  • se houver condensação na superfície interna do abrigo, é altamente recomendável removê-la e ventilar regularmente o ambiente.

Ovários amarelos podem ser uma consequência de problemas de polinização das plantas. E o cerne do problema está na escolha errada da variedade. Para condições de cultivo em estufas, recomenda-se considerar variedades partenocárpicas de pepinos. Essa abordagem se deve ao fato de essas variedades serem caracterizadas pelo florescimento predominantemente feminino, o que exclui a necessidade de os insetos participarem do processo de polinização.

Ao plantar variedades polinizadas por abelhas, será necessário garantir seu livre acesso às plantas. Além de todas as portas e aberturas de ventilação estarem abertas, podem ser colocados na sala recipientes com uma solução de mel ou xarope de açúcar. Outro remédio eficaz é espalhar cascas de melancia e melão ao redor dos arbustos. A desvantagem desse método é que essa isca provavelmente interessará tanto as abelhas quanto as formigas. Outra forma de resolver o problema é polinizar manualmente as plantas. Você pode realizar todas as operações necessárias com uma escova macia. É com ela que o pólen é transferido entre as flores masculinas e femininas.

Além de todos os itens acima, a lista das razões descritas também inclui falta de rotação de culturas na estufa usada para o cultivo de pepinos. Se apenas pepinos forem cultivados nele, o esgotamento do solo começará inevitavelmente com o enchimento paralelo do solo com bactérias patogênicas. A alternância de safras cultivadas permitirá evitar problemas, cuja lista também inclui o aparecimento de ovários amarelos. Eles fazem isso de acordo com as mesmas regras do campo aberto.

Em algumas situações, a alternância é impossível e a estufa é usada apenas para pepinos. Ao mesmo tempo, será necessário trocar a camada fértil com uma profundidade de pelo menos 30 cm a cada ano.

Além disso, a semeadura de adubo verde é um ponto importante. Após a colheita dos pepinos, é recomendável plantar leguminosas, mostarda ou trigo de inverno.No final do outono, antes da floração, você precisará cavar o solo.

Cuidado impróprio

Na maioria das vezes, o amarelecimento dos ovários é o resultado de uma violação das regras para cuidar de pepinos em diferentes estágios de desenvolvimento da planta. É importante levar em consideração que a cultura descrita pode reagir de forma extremamente dolorosa a quaisquer desvios. E, em primeiro lugar, vale a pena focar na rega inadequada. Ao irrigar o solo em uma estufa, é importante não ignorar os seguintes pontos-chave:

  • a temperatura da água utilizada deve estar na faixa de 22 a 27 graus;
  • no calor, o solo é umedecido diariamente, e em tempo nublado - com intervalo de 3-4 dias;
  • consumo - de 8 a 10 litros para cada arbusto adulto.

Os ovários ficam amarelos e, em alguns casos, você pode até perder a colheita se:

  • despeje água fria sobre os pepinos;
  • regularmente alagando o solo;
  • não forneça umidade suficiente no calor.

O próximo fator chave é a violação das regras de alimentação.... É importante lembrar aqui que tanto a deficiência quanto o excesso de fertilizantes são igualmente prejudiciais para os pepinos. Você pode prejudicar os ovários se alimentar o solo sem levar em conta os pontos mais importantes.

  • O nitrogênio é um elemento chave para o crescimento normal da cultura. Infusões de ervas, assim como uma solução de verbasco na proporção de 1:10 e uréia, ajudarão a garantir seu conteúdo no solo. Deve-se lembrar que você só pode alimentar a planta com eles antes da floração.
  • Na fase de floração e formação dos frutos, aumenta a necessidade de fósforo, magnésio e potássio. Desde o nascimento do botão até o final da frutificação, os fertilizantes são aplicados a cada 2 semanas.
  • As espécies partenocárpicas são particularmente "glutonas". Ao cuidar deles, a taxa de curativo é dobrada em condições climáticas normais e 2,5 vezes durante os períodos de seca.

Um erro igualmente crítico pode ser afrouxamento áspero do solo. Em um esforço para manter a soltura do solo a todo custo, alguns jardineiros negligenciam a cautela. Isso geralmente causa danos e subsequente morte de algumas raízes. Como resultado, previsivelmente, a planta não tem força suficiente para o desenvolvimento posterior dos ovários.

Outra razão para os problemas descritos pode parecer insignificante à primeira vista. No entanto, na prática, muitas vezes pode afetar negativamente a frutificação. Isso é sobre colheita prematura. O fato é que os frutos crescidos retiram uma grande quantidade de nutrientes da planta, que simplesmente não são suficientes para o pleno desenvolvimento de novos ovários. Nesse caso, livrar-se do último será mais fácil. Os problemas podem ser evitados se, durante o período de maturação ativa dos pepinos, eles forem removidos a cada 2-3 dias.

Além de tudo que já está listado, é preciso focar em sobre as consequências prejudiciais de negligenciar o procedimento para a formação de arbustos de pepino. Via de regra, os jardineiros novatos enfrentam problemas semelhantes. Eles são aconselhados a não esquecer que, quando cultivada em uma estufa, a planta perde sua capacidade de se formar independentemente. Diante disso, é necessário retirar alguns dos cílios. O desempenho competente de tais operações evita efetivamente o amarelecimento dos ovários e sua morte..

Os arbustos de pepino são formados em vários estágios. Além disso, as nuances de cada um deles são determinadas pelas características varietais da cultura. Algumas variedades diferem por crescerem muito bem, com um número relativamente pequeno de rebentos laterais. Ou seja, não crescem e, portanto, direcionam todas as forças para a formação e desenvolvimento dos ovários e frutos.

Ao mesmo tempo, outros membros da família estão crescendo em uma escala real. E se a pinça não for realizada em tais situações, então muitos embriões aparecerão, alguns dos quais inevitavelmente ficarão amarelos e cairão rapidamente.

Como lidar com a doença?

Se os sintomas de doenças aparecerem sob a forma de ovários amarelos, devem ser tomadas medidas eficazes imediatamente.Em tais situações, tanto produtos químicos populares quanto modernos são usados ​​com sucesso. O tratamento, dependendo da causa do problema, inclui o seguinte tratamento:

  • da podridão - preparações contendo cobre ("Ordan", "Abiga-Peak", "HOM" e outras);
  • com mosaico de pepino - eliminação de brotos e arbustos infectados, é importante lembrar que a última fase da doença é o amarelecimento dos ovários;
  • com cladosporium - pulverização com soluções comprovadas como "Pseudobacterina" e "Gamair".

Outra doença perigosa para os ovários é bacteriose... Ela se desenvolve, via de regra, com a combinação de dois fatores ao mesmo tempo: alta umidade e densa plantação de pepinos. Vale lembrar que o primeiro e claro sinal de bacteriose é o aparecimento de manchas disformes na folhagem. O próximo estágio no desenvolvimento da infecção é o amarelecimento e o rápido murchamento da cor e dos ovários. Os elementos afetados são removidos imediatamente e os locais de corte são tratados com uma solução fraca de permanganato de potássio.

A pulverização preventiva ajudará a prevenir o desenvolvimento desta doença perigosa. Ao mesmo tempo, soluções de Bordeaux líquido (1%) e suspensões de oxicloreto de cobre (0,4%) são usadas com sucesso.

Para o tratamento rápido da bacteriose, são utilizados meios eficazes, tais como:

  • Pharmayod;
  • Actellik;
  • Bayleton;
  • Fitolavin-300;
  • "Clima";
  • "Fas".

Entre outras coisas, é importante prestar atenção a flagelos como o oídio. É uma consequência do excesso de umidade na estufa, bem como das oscilações repentinas de temperatura e do plantio denso de plantas. Para evitar amarelecimento e morte de frutos nascentes em tais situações, é necessário:

  • primeiro pare a irrigação e fertilização por uma semana;
  • para tratar as áreas afetadas das plantas usando soluções quentes "Oxicoma" ou "Topázio".

Outra razão para os problemas descritos é o alagamento do solo como resultado da irrigação excessiva. Para corrigir a situação em tais casos, você pode usar as seguintes manipulações:

  • colocar adsorventes nos canteiros da estufa (musgo comum é bem adequado), que absorvem o excesso de umidade de maneira rápida e eficiente;
  • cancelamento temporário (até que a camada superior do solo seque) da irrigação;
  • organização da ventilação de alta qualidade da estufa;
  • removendo folhas velhas no fundo dos arbustos.

Controle de pragas

Um dos inimigos mais perigosos dos pepinos é o ácaro-aranha. Por isso, é recomendável dar atenção especial ao combate a essa praga. Ele se instala, via de regra, na parte inferior das folhas e suga ativamente a seiva da planta. Um sinal de infecção será o aparecimento de uma teia de aranha característica, e seu dono deve ser eliminado imediatamente. No estágio inicial, o mais eficaz será:

  • solução de sabão, que inclui 3 colheres de sopa. eu. sabão em pó triturado e 10 litros de água;
  • infusões de celidônia, pontas de dente-de-leão e também mil-folhas;
  • infusão de cebola, para seu preparo serão necessários 80 g de polpa de cebola picada e 10 litros de água, infundidos por um dia;
  • tintura de alho - 50 g de produto triturado por 20 litros de água, esta solução deve ser infundida em 24 horas.

Uma medida preventiva eficaz na luta contra este ácaro será a escavação profunda do solo na estufa. Simultaneamente, é usado vapor e congelamento do solo. O método principal é substituir completamente o substrato.

Outro inimigo perigoso dos pepinos são os pulgões. Nesse caso, é necessário, inicialmente, lembrar que a praga possui muitos inimigos naturais. Rapidamente se livrar dos pulgões na estufa ajudará:

  • joaninhas;
  • lacewing;
  • voa pairando;
  • tesourinhas;
  • vespas predatórias.

Como mostra a prática, os mais perigosos para os pulgões e, portanto, os mais eficazes no seu combate são as joaninhas. Eles são cuidadosamente coletados em todo o local e transportados para a estufa, liberando-os o mais próximo possível das áreas afetadas.

A próxima maneira eficaz de se livrar dos pulgões, devido aos quais os ovários ficam amarelos, é no plantio de plantas que podem repelir essa praga... É conhecido por ser intolerante com a maioria das flores de jardim. por exemplo, malmequeres, bem como as seguintes ervas:

  • hortelã;
  • mostarda;
  • coentro;
  • manjericão.

Esses repelentes naturais são plantados ao redor do perímetro da estufa e diretamente entre os canteiros de pepino. Além disso, muitos jardineiros experientes usam com sucesso algumas infusões.

  • Cebola... Encha um balde até a metade com casca de cebola e cubra com água. Durante o dia, esta solução é infundida sob a luz solar direta. Em seguida, é filtrado e diluído com água até um volume total de 10 litros. Este produto é utilizado tanto para pulverização como para irrigação.
  • Pimenta... Pique ou pique o mais finamente possível 1 kg de pimenta e despeje a massa resultante com três litros de água. Deve ser cozido em fogo baixo por uma hora. A mistura preparada é levada ao calor por 48 horas. A próxima etapa é filtrar o produto, diluí-lo com água e aproveitá-lo. Para 5 litros de água, meio copo de infusão de pimenta é suficiente. A propósito, ele pode ser guardado na geladeira despejando-o em garrafas ou potes escuros.
  • Alho Dandelion. Para prepará-lo, você precisará de meio quilo de pontas de dente de leão (com raízes). Todo o material coletado deve ser picado e, em seguida, esfregado 3 cabeças de alho de tamanho médio. A massa resultante em um balde ou qualquer outro recipiente conveniente é despejada com água morna e bem misturada. Resta apenas depois de duas horas para coar a solução e pulverizá-la sobre os pés de pepino afetados por pulgões.

Medidas de prevenção

Analisando as formas mais importantes e eficazes de prevenir o aparecimento de ovários amarelos, vale considerar que inicialmente é necessário nivelar as quedas de temperatura em casa de vegetação. Isto exige:

  • em dias quentes, organize uma boa ventilação da sala;
  • no caso de ondas de frio à noite, leve pedras quentes para a estufa;
  • se houver previsão de queda brusca de temperatura, cubra os arbustos com material não tecido para isolamento.

Também é importante lembrar que snaps a frio prolongados são prejudiciais à cultura descrita. Para evitar consequências extremamente negativas, a construção de um abrigo temporário feito de filme sobre a estufa vai permitir. Outra medida eficaz é a introdução de estimulantes de crescimento, que irão maximizar a imunidade das plantas. Outro ponto importante é evitar a sobre-polinização de variedades de pepinos com espécimes híbridos.

Naturalmente, não se esqueça do controle constante do nível de umidade do ar e do solo da estufa, bem como das regras para a realização dos diferentes curativos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário