Características da ameixa japonesa

Contente
  1. descrição geral
  2. As nuances do crescimento
  3. Uso

Sakura não é o único tesouro que floresce nos jardins japoneses. Existe outra cultura incrivelmente bela, cuja aparência é de tirar o fôlego. Vamos falar sobre as características da ameixa japonesa e também descobrir como cultivá-la nas condições de nosso país.

descrição geral

A cultura também tem outros nomes - "damasco japonês" e "Mume". A classificação o atribui à família Pink, o gênero Plum. A planta parece impressionante. Normalmente é uma árvore alta e exuberante com uma casca acinzentada, crescendo até 6-7 metros. Às vezes, a ameixa japonesa assume a forma de um arbusto espalhado de altura média.

As folhas de Mume são ligeiramente alongadas, assemelhando-se à forma de um ovo, têm dentículos nas bordas e apresentam uma ligeira pubescência. As flores começam a florescer no início da primavera. As pétalas podem ser regulares ou duplas. A cor é branca ou rosada. Uma floração exuberante e duradoura geralmente é acompanhada por um aroma rico e agrada aos olhos por 2,5 meses.

Os primeiros frutos aparecem em julho. Eles têm uma tonalidade amarela ou esverdeada e um osso firmemente "assentado" na polpa dura. Em condições naturais, a cultura pode ser encontrada no norte e no centro da China. Também é criado por japoneses, coreanos e vietnamitas.

Quanto à Rússia, a planta é exótica para nossos jardineiros, embora seu cultivo também seja possível aqui.

As nuances do crescimento

A versão original da cultura é termofílica. Não será capaz de sobreviver no clima russo, a única exceção são as regiões mais quentes. No entanto, graças aos criadores, surgiram recentemente vários híbridos com muito boa robustez invernal. Portanto, os damascos japoneses podem ser cultivados em áreas mais frias hoje.

Do osso

Nesse caso, o plantio é melhor feito no final de julho ou início de agosto. Um buraco cavado no jardim deve ser preenchido com uma mistura de nutrientes de turfa, areia, húmus e solo frondoso. A pedra é imersa a uma profundidade de 5 cm. O surgimento das mudas está previsto para o final da primavera do próximo ano.

Plantar mudas

Este processo pode ser realizado tanto na primavera quanto no outono. A cova é preparada 2 semanas antes de a árvore jovem ser imersa no solo. O diâmetro ideal do buraco é de 60 cm. O solo é enriquecido com húmus antes do plantio.

Após a colocação da cultura no solo, ela é regada abundantemente. O círculo próximo ao caule é coberto com turfa ou composto.

Cuidado

Na primavera, a muda é alimentada com agentes contendo nitrogênio. Eles ajudam a árvore a crescer mais rápido e ganhar massa verde. No final da estação de crescimento, é necessário usar suplementos de nitrogênio-potássio e fósforo. No outono, a introdução de matéria orgânica (composto e húmus) será útil.

Os brotos das raízes devem ser eliminados em um raio de 3 metros do tronco. Além disso, algumas variedades requerem desbaste de frutas. O excesso de ovários deve ser eliminado imediatamente após a emergência, sem esperar que os frutos comecem a derramar. Este procedimento melhora significativamente a qualidade da safra atual e aumenta as chances de uma boa frutificação no futuro.

A árvore é podada na primavera ou no início do verão. É desejável que o tempo já esteja estável a esta altura. Aumentos bruscos de temperatura não são bem-vindos. Somente um procedimento realizado em temperatura confortável garante a preservação da saúde da cultura. O corte não pode ser ignorado. Isso pode levar a uma sobrecarga do tronco e uma diminuição do esplendor da coroa.

Quanto a doenças e pragas, a ameixa japonesa original é resistente a elas.

Mas algumas variedades híbridas não podem se orgulhar de imunidade perfeita e capacidade de resistir a ataques de insetos. Portanto, a condição da planta deve ser monitorada cuidadosamente e, se necessário, o processamento apropriado deve ser realizado.

Uso

As vantagens indiscutíveis da cultura incluem a capacidade dos frutos colhidos de conservar a forma e o sabor por muito tempo. Você pode colhê-los sem esperar pelo amadurecimento completo. Como os tomates, eles podem atingir a maturidade total fora da árvore. Além disso, em uma sala fria ou na geladeira, você pode armazenar ameixas japonesas já maduras (até três semanas).

Os frutos da planta original têm um sabor muito específico - azedo, com notas herbáceas. Portanto, eles não são comidos em sua forma original. Mas Mume em conserva, em conserva e salgado são frequentemente usados ​​em pratos asiáticos. O óleo de damasco japonês é considerado muito útil. Pode ter um efeito benéfico na mucosa gastrointestinal, prevenir o desenvolvimento de doenças gástricas, cardíacas e vasculares e repor a carência de vitaminas no organismo. Além disso, o licor alcoólico é feito com os frutos desta árvore.

Além de ser comido, o óleo de ameixa japonesa também é usado para fins cosméticos. Possui propriedades anti-envelhecimento, tônicas e antiinflamatórias.

Ele está incluído em vários cremes e loções e também é aplicado na pele em sua forma pura. Com uso regular, o produto:

  • acalma, elimina a irritação;
  • hidrata e nutre a epiderme;
  • restaura o equilíbrio de água e gordura;
  • resolve o problema de secura excessiva e descamação;
  • torna as rugas menos visíveis.

A pele se transforma, fica macia, elástica e aveludada. Um efeito particularmente pronunciado pode ser observado com alterações relacionadas à idade e desidratação da epiderme. Este produto também é usado para cuidar de cabelos secos e quebradiços. Um produto natural não é barato, mas isso só confirma seu valor.

Algumas palavras devem ser ditas sobre as variedades híbridas ("Souvenir do Oriente", "Shiro", "Ka-hinta", "Alyonushka", "Skoroplodnaya" e outras). Todos eles são igualmente bonitos e despretensiosos de cuidar. As diferenças estão na cor e no sabor da fruta. A casca pode ser bordô, roxa ou vermelha. O sabor é geralmente de sobremesa, doce-picante, às vezes com uma acidez agradável. Por isso, algumas variedades de damasco japonês podem ser consumidas frescas, e também utilizadas para fazer geleias, marmeladas e compotas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário